Gira mondo, gira (sexta)

SÃO PAULO (informação nunca é demais) – Tenho notado, nos meus fortuitos encontros com leitores de “Veja” e auscultadores de figuras impolutas que fazem as vezes de comentaristas de política internacional no rádio, um temor extremo do furacão Chávez.

Hugo Chávez, presidente eleito da Venezuela, tem sido tratado pela nossa impoluta mídia como um excêntrico perigoso. Que vai tomar os apartamentos da classe média para dividir com os pobres (já ouvi isso antes). Que vai contaminar nossa próspera América do Sul com suas idéias comunistas e totalitaristas.

Oh, quanto medo expressam meus amigos que têm casa na Riviera! O que será de nós com esse louco como vizinho? Vejam, está nacionalizando o petróleo! Vejam, não vai renovar a concessão da TV Globo deles! Oh, o que faremos se isso acontecer aqui? Onde vamos assistir ao “Big Brother”? No meu Land Rover ninguém encosta!

Perco a paciência rápido com esse tipo de gente, e percebo que muitos de meus amigos que têm apê na Riviera têm me tratado como se fosse eu uma versão paulistana do comandante Hugo. Um excêntrico, em suma.

Chávez é o demo da vez. Gozado que é considerado um ditador esquizofrênico, assim o tratam a “Veja” e boa parte da mídia, esquecendo-se do detalhe que me parece relevante de que ele foi eleito e reeleito em eleições abertas e democráticas. Ora, a democracia… Às vezes não funciona, parece.

Dada minha preguiça de aprofundar determinados colóquios à mesa de restaurantes chiques, pensei em sugerir a todos que assistam ao documentário The Revolution Will Not Be Televised, em oito capítulos, disponível no YouTube. Posso estar enganado, mas esse documentário, de 2002, nunca foi ao ar em nossos canais, abertos ou fechados. Ora, a democracia… Bem, a TVA é da Abril, a NET é da Globo. Não me surpreende.

O material foi colhido por jornalistas irlandeses que estavam meio por acaso em Caracas quando a elite venezuelana, tão machucadinha, coitada, tentou derrubar Chávez. Tomou o palácio, instalou um governo, e caiu dois dias depois porque o povo (quem é esse cara?) venezuelano foi às ruas e mandou os caras plantarem batatas. A maioria, hoje, vive em Miami. Porque querem, já que nem os generais conspiradores Chávez prendeu. Apenas expulsou das Forças Armadas.

O que as TVs privadas da Venezuela fizeram com Chávez em 2002, com apoio de certo vizinho mais ao norte, foi uma das maiores cafajestadas da história contemporânea. No fim, fez-se história naquele fim de semana de abril. Mas, aqui, tudo aquilo foi tratado apenas como mais uma esquisitice dessa turma que fala castelhano e tem cara de índio.

(Sobre o tema, recomendo o artigo de Mair Pena Neto no “Direto da Redação”. Aliás, recomendo todos seus artigos.)

Ah, não comentem nada antes de assistir aos oito vídeos. Leva algum tempo. É que para compreender bem as coisas leva mais tempo do que ler duas páginas de revista, ou ver 30 segundos no “JN”. No pain, no gain.

Subscribe
Notify of
guest

158 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cabral
Cabral
17 anos atrás

Outra coisa acabo de descobrir agora. O Gomes escreveu que “nem prender os generais conspiradores”.

No jornal esta falando dos pobres demitidos da PDVSA, que também fazem parte do povo. Eles foram demitidos sem receber um centavo e vários até agora não receberam nada. Tripudiar as elites que foram pra Miami e esquecem dos trabalhadores, que defendendo seus ideais ficaram lá chupando dedo.

Cabral
Cabral
17 anos atrás

Eu me informo sobre a Venezuela… Através dos jornais da Venezuela, é fácil encontrar vários na Internet.

A politica do Chávez derrubou a agricultura, e faltam vários alimentos…

A PDVSA poluí rios, e a Hidrocaribe lança diz que a água da torneira esta amarela por causa do cloro.

A PDVSA contrata pessoas por um salário… E paga o que quer pagar. Algo como ser contratado para receber 1.000 reais e receber 250…

O Álvaro Uribe é uma unanimidade tão grande na Colômbia quando o Chávez na Venezuela. O único país da américa latina onde a direita é desenvolvida é na Colômbia, graças a destruição de seu país pelas milicias esquerdistas (é por isso que eu não sei se choro ou do risada, quando o R/T vem falar de moral…)

A diferença é que a Colômbia não esta sentado num barril de petróleo, e Bogotá já é menos violenta que Caracas.

dedo estropiado
dedo estropiado
17 anos atrás

FG, a coisa ía muito bem, passamos um feriado maravilhoso em Interlagos, tudo estava indo muito bem, até……VC COMEÇAR A DISCUTIR POLITICA…..CATZO, PQP, só faltava um pouquinho para um 10 com louvor, mas vc chutou o pau da barraca. CHAVEZ VENDE 15% DO PETROLEO CONSUMIDO PELOS STATES, ISTO REPRESENTA 42% DO DINHEIRO QUE JORRA NA PDVSA, QUANDO OS GRINGOS IRÃO TERMINAR COM ESTA BRINCADEIRA???? A AMÉRICA LATINA ESTÁ CERCADA PELOS GRINGOS, GUIANA INGLESA, COLOMBIA,EQUADOR,PARAGUAY E OUTROS JÁ TEM PRÉ BASES AMERICANAS….A NOSSA BASE DE LANÇAMENTO EM ALCANTARA APARENTEMENTE FOI SABOTADA….(ESTOU TRANSCREVENDO JORNAL DO BRASIL….COSTUMO CREDITAR AQUILO QUE LEIO, AO CONTRÁRIO DE OUTROS)…ENTÃO PORQUE NÓS BRASILEIROS DEVEMOS NOS PREOCUPAR COM ESTE PRETODITADOR (LEVOU COMIDA DE RABO ATÉ DO TORNEIRO PRESIDENTE LULA), DEIXEMOS DE LADO ESTA DISPUTA ELITE E POVO, A MAIORIA QUE POSTA POR AQUI TEM DOIS CARROS, VIVE BEM, TRABALHA EM GRANDES EMPRESAS (INCLUSIVE O SENHOR QUE SERVE A UMA EMPRESA AMERICANA)…FG CHEGA VAMOS FALAR DE SEUS 10 CARROS NO ESTACIONAMENTO DO PRÉDIO…ABRÇOS A VC.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Democracia não é perfeita, não impende governos de %!$&#
Mas ainda é o melhor método, e principalmente, o mais justo.

saulo
saulo
17 anos atrás

seu pensamento intelecto-politico é como vc….anão

Guilherme
Guilherme
17 anos atrás

(CORREÇÃO)
Boa noite.
O Calango fez o comentário mais sensato: cada um tem que estudar muito ou conhecer para ficar bostejando ou, pior, sacaneando os outros por suas opiniões. Repetir os \\”entendidos\\” dos diferentes matizes demonstra que muitos não fazem \\”o dever de casa\\”.

SINISTRO
SINISTRO
17 anos atrás

A revolução não será televisionada!

Os esquerdinhas ficam bravinhos quando os meios de comunicação social não apoiam os alucinados e demagogos governantes que eles tanto amam!

É óbvio que a mídia venezuelana e a brasileira não podem compactuar com um pateta como esse Hugo Chavez! Os caras querem o quê? Quem é que o Hugo Chavez acha o máximo? Fidel Castro!

Como é que está a situação em Cuba? A imprensa foi extinta, só existe o jornaleco do Fidel e a TV do Fidel que vive de falar que Cuba é perfeita, que os cubanos vivem no paraíso e que Fidel é lindo e maravilhoso, a despeito de os cubanos não poderem contar nem mesmo com papel higiênico para limpar a bunda!

Aí um presidente vem e fala que Cuba é bom!

A grande imprensa é o que é pois é formada por gente competente naquilo que faz (o Flávio Gomes é um exemplo – pena que só nas opiniões sobre automobilismo). Gente competente não é burra. Sendo assim, a grande mídia é formada por pessoas inteligentes, e pessoas inteligentes não acreditam em gente do naipe de Hugo Chavez, Evo Morales, Fidel Castro e Lula! Porque estão contra esses caras? Não, porque pensam, analisam, e percebem que esse tipo de político é enganador, que suas políticas levam os países para a miséria, que eles querem acabar com a liberdade de imprensa e assumir poder total sobre a vida de todo mundo, liquidando a democracia.

Portanto, a grande imprensa TEM O DEVER de se posicionar CONTRA esse pessoal, pois assim estão prestando um serviço à nação!

A coisa é tão simples, não sei porque o povo não entende um lance tão bpasico assim! Ah..sei..são esquerdinhas, claro! É pedir demais para que esquerdinhas raciocinem um pouco, não é?

Guilherme
Guilherme
17 anos atrás

Boa noite.
O Calango fez o comentário mais sensato: cada um tem que estudar muito ou conhecer para ficar bostejando, ou pior, sacaneando os outros por suas opiniões. Repetir os “entendidos” dos diferentes matizes demonstra que muitos não fazem “o dever de casa”.

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
17 anos atrás

Caramba, falaram um bocado. Uma frase:

HITLER TAMBÉM FOI ELEITO DEMOCRATICAMENTE E TINHA O APOIO DO POVO!

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás

Os E.U.A . deveriam vender para estrangeiros seus poços de petróleo,sua ind. automobilísca,suas águas,enfim o Patrimonio do povo americano.
Aí eu acreditaria em globalizaçõ.

R/T
R/T
17 anos atrás

Pela parca e ignorante opinião de alguns leitores desse blog a gente percebe o atoleiro intelecto-moral no qual se encontram as classes média e alta brasileira, principalmente a paulistana

Salvo raras exeções, nessas classes citadas o que se nota é um ranço golpista, direitista, conservador e principalmente preconceituoso, sem contar a arrogancia

Mas o que mais choca é a alienação em que essas classes se encontram; da classe alta pela simples questão de que lhe interessa a manutenção do status, com distancia dos pobres, e da média por pura e simples vontade de parecer superior, quando vomitam as porcarias escarradas pela imprensa, opiniões a mando de setores, disfarçadas de noticias imparciais.

A quem não acredita, leia a Veja desta semana, lá fala se muito “en passant” da MANIPULAÇÂO das eleições pra governador no AL, a mando do candidato tucano, porem no texto NÃO HÁ UMA LINHA citando o partido ao qual ele pertence. Isso é manipulação, na qual a classe média mediocre e alienada cre e repete os bordões, na tentativa de parecer politizada ou superior, como o Gabriel resumiu num post abaixo

R/T
R/T
17 anos atrás
R/T
R/T
17 anos atrás

Pela parca e ignorante opinião de alguns leitores desse blog a gente percebe o atoleiro intecto-moral no qual se encontram as classes média e alta brasileira, principalmente a paulistana

Salvo raras execções, nessas ckasses citadas o que se nota é um ranço golpista, direitista, conservador e principalmente preconceituoso, sem contar a arrogancia

Mas o que mais choca é a alienação em que essas classes se encontram; da classe alta pela simples questão de que lhe interessa a manutenção do status, com distancia dos pobres, e da média por pura e simples vontade de parecer superior, quando vomitam as porcarias escarradas pela imprensa, opiniões a mando de setores, disfarçadas de noticia imparciais. A quem não acreditam, leiam a Veja desta semana, lá fala se “en passant” da MANIPULAçÂO das eleições pra governador no AL, a mando do candidato tucano, porem no texto NÃO HÁ UMA LINHA citando o partido ao qual ele pertence. Isso é manipulação, na qual a classe média mediocre e alienada cre e repete os bordões na tentativa de parecer politizada ou superior, como o Gabriel resumiu num post abaixo

Mayara
Mayara
17 anos atrás

O método para chegar ao poder varia pouco. Ou se dá um golpe para “salvar a nação”, ou se tenta o caminho das urnas. No primeiro caso, basta criar um plano de governo convincente, cabalar meia dúzia de generais e derrubar a porta do palácio. No segundo, utiliza-se uma estratégia mais sutil; o candidato vai aos ricos, pede-lhes dinheiro e promete defendê-los contra a sanha dos pobres.

Depois vai aos pobres, pede-lhes votos e promete protegê-los contra a voracidade dos ricos. Armado de uma razoável dose de eloqüência, convence ambos os lados de que está sendo sincero, criando expectativas nas duas partes de que ,uma vez empossado, todos viverão em um paraíso.

Uma vez terminada a cerimônia de posse começaram os problemas.

Andre Viana
Andre Viana
17 anos atrás

Todo mal, acaba-se por si so, vide comunismo, pt, regimes fundamentalistas, fanatismos, etc, a historia mostra isto, entao veremos o que ira acontecer.

2- para acabar com esta discursao ridicula, e preferivel viver no mundo medieval (comunismo(disfarcado de socialismo) ou de liberdade e criacao?

3- Supondo que voce abra uma empresa tenha todos ganhando o mesmo salario em cargos vitalicios, tendo de pagar 80% da receita para o governo, nao conseguindo fazer nada devido a burocracia sem tamanho, etc e tal.

Isso e o comunismo, coisa que o Brasil de hoje deve ser considerado como o 3 pais comunista do mundo, pois, temos um altissimo numero de funcionarios publicos e cargos de confianca, temos os maiores impostos do mundo, a burocracia e a troca de favores, pedidos de propina sao as maiores, se voce trabalhar mais do que os outros na sua area voce e chamado de otario, quem se deu bem na vida roubou ou e ladrao, ganancioso, sao com estes pensamentos que nos continuamos onde estamos , pois muita gente quer trabalhar e progredir, nao ficar vivendo do governo, coisa que os grandes idiotas que mamam no poder, nao querem, pois estao vivendo das rendas dos que trabalham.

Chega de discursao ridicula, tem de dar ao povo condicoes de trabalhar de progredir, nao ser um estado totalitario em que as liberdades sao frouxas e o estado e dono de quase tudo, sendo que quem tira proveito disto tudo e quem esta no poder, la em cima.

Por isso o Brasil tem de largar o posto de um dos 3 paises mais comunistas do mundo para voltar a crescer e seus cidadoes se orgulharem , mudando sua cultura e pensamentos.

Obs: A evolucao tecnologica vai diminuir o numero de empregos, aumentar a exigencia de qualificacoes, Diminuir os gastos , burocracia, roubos e corrupcoes, entao nao adianta estamos num caminho sem volta , nao ha como continuar a ser tao ruim. (logicamente que tem seu lado nao tao bom, como aumento da poluicao etc, mas com pessoas mais esclarecidas e com a tecnologia, ocorrera o inverso.)

Quem viver vera, o socialismo ou o chavismo nao tem a minima possibilidade de acontecer, se acontecer vai ser so para atrasar a evolucao da venezuela.

cardeal
cardeal
17 anos atrás

Não há temos algum ao Chavez, quanto mais extremo. Somente uma sensação de pena em relação à América Latina. E de ridículo. Principalmente ridículo.

Calango
Calango
17 anos atrás

Bom, já fui de direita. Já fui de esquerda. Hoje prefiro não defender ninguém. Ambos cometem os mesmos erros. De compra de votos para reeleição até mensalão, passando por irregularidades nas privatizações e máfia das sanguessugas.

Agora quanto à Venezuela, prefiro não opinar por uma simples razão: NÃO ESTOU LÁ PARA VER. O que vemos é um cenário pintado por duas formas de pensamento através de seus principais veículos de comunicação.

Ao invés de adotarmos como verdades absolutas tudo que nossa mídia (de direita e de esquerda) nativa faz, por que não conversar com algum brasileiro que RESIDA lá? Com certeza seria uma fonte muito mais confiável que Mino Carta, Emir Sader, Reinaldo Azevedo ou Olavo de Carvalho.

Beren
Beren
17 anos atrás

Deve ser divertido ser “comunista até onde dá”. Ah, a esquerda festiva…

Zelite
Zelite
17 anos atrás

O Flávio é f…, trabalha num canal de TV dos EUA (ESPN), que é só para o os ricos, pois para poder assinar uma TV a cabo precisa de grana e para ter acesso aos canais de esporte mais ainda…
Ele ainda tem coleção de carros antigos, o que só pessoas com grana podem ter o luxo de ter.
Depois ele critica e elite, mas esquece que ele faz parte da mesma…

saulo
saulo
17 anos atrás

como disse chapolin, lá é tudo tao bom e lindo como cuba…muda pra lá e funde a tv esportiva chavegomes.com
facil falar mal de tudo e ter emprego em multi né anao

Marlon Maestri
Marlon Maestri
17 anos atrás

De todos os comentários, o que mais gostei foram do Bruno e de um tal de Hugo Chávez ( o Flávio deve ter se rolado no chão, mas não deveria). Um foi sensato e o outro “mui amigo”. Não entendeste Flávio. A tua resposta aos que acreditam na força de produzir algo sem depender de Estado é sempre forjada na conquista ou melhor na consequência de um trabalho. Porque o rótulo, porque o preconceito. Tem pessoas bem intencionadas em todas as posições políticas e porque essa agressividade. Dar audiência ao teu blog? Não precisa disso. Esse Chávez é um louco e dos grandes, tipo George Jonny Walker Bush. Só que um fica dando gasolina de graça pro seu povo (2 dólares pra encher um tanque de gasolina na Venezuela – TV Cultura) a troco de voto. Dá comida, roupa, casa, mas não gasolina. Para irem onde? Ná casa da sogra todos os dias? Mandar mais CO2 pra atmosfera pra ajudar a acabar de vez com tudo. Babel, é isso que este mundo está virando. Ninguén se entende ou não quer entender. Fala da Globo quando ela tenta fazer um alerta mundial sobre o aquecimento! Vais inventar algo esteriotipado, escrever bonito como sempre escreves pra que? Flávio, pense grande, mobilize seus simpatizantes pra uma grande causa, levante uma bandeira que realmente valha a pena, não fique com idiotices ideológicas como o pior dos jornalistas, tentando justificar o que não tem justificativa. O caminho, a verdade e a vida é um só. Do resto, o mundo está caminhando para mais uma torre de Babel. Abraços Flávio.

SINISTRO
SINISTRO
17 anos atrás

“O trecho é de um interessante artigo de Demétrio Magnoli, dia 09/01/07, no Globo (o grifo é meu):
“Simón Bolívar, o Libertador (1783-1830), morreu em Santa Marta, na Colômbia, e seus restos mortais foram transferidos para Caracas, 12 anos depois. Embora reverenciado como herói por toda a América Hispânica, a sua figura ocupa um lugar especial na Venezuela. É esse lugar que explica a apropriação de seu nome e de seu legado por Hugo Chávez.
Homem de seu tempo, ávido leitor de Montesquieu e Adam Smith, Bolívar inspirava-se na Revolução Americana e defendia a razão, a liberdade, a ordem e o livre mercado. Visionário, lutou até o fim pela unidade da América Hispânica, tomando como modelo a grande República da América do Norte .”

SIMOM BOLIVAR ERA CAPITALISTA!

Seu ideal de revolução é a Revolução AMERICANA!

Até nisso os esquerdinhas são ruizinhos: História!

Chapolim
Chapolim
17 anos atrás

quem sabe a Venezuela não abre um canal de esportes aqui no Brasil e divide com a ESPN a tarefa de empregar jornalistas e apresentadores inexpressivos. os americanos estão sobrecarregados

NO LULA
NO LULA
17 anos atrás

MORTE AOS COMUNISTAS E SEUS SEGUIDORES…

Antônio Vieira
Antônio Vieira
17 anos atrás

Flávio, por incrível que pareça assisti ao documentário no GNT, de madrugada, faz algum tempo… Claro que o Chávez foi várias vezes reeleito, mas tudo que eu lia a respeito dele, no Brasil ou fora, era negativo. Era difícil de entender. Então eu assisti ao documentário… Como dá nojo assisitr à tudo aquilo, como é absurdo o que se faz nos meios de comunicação, depois do que aconteceu naqueles dias. Vergonhoso! Chávez é um líder moderno da América do Sul. Ele acredita no que prega, e o país acredita nele. Eu acredito nele! Que chorem os ianques terceiro-mundistas, mas democracia é isso. O povo nas ruas, lutando pela volta do presidente, é provavelmente o momento político mais bonito já registrado que eu assisti.

Gregório
Gregório
17 anos atrás

Bah não pude aguentar de novo.
Seu Flavio Gomes se és tão socialista assim porque tu ganha salário de uma empresa dos ianques (ESPN) outra contradição. Porque não vai mora lá na Venezuela e ficar mais perto do teu idolo.

Gabriel Izar
Gabriel Izar
17 anos atrás

Consegui ler só metade dos comentários… a julgar pela frequência deste blog é melhor o sr. Gomes parar de falar em política pois o pessoal dito esclarecido não entende nada do assunto. Ao invés de opinar limitam-se a vomitar seu ódio contra um cara que não lhes fez nada. Incrível como essa classe mérdia brasileira é preconceituosa e burra. Posando de altamente esclarecidos politicamente falando, mas a única coisa que sabem fazer é repetir os refrões da grande mídia canarinho…

Se tivessem pelo menos assistido ao documentário…

Gregório
Gregório
17 anos atrás

Esse Hugo Chavez jamais fará a tal revolução bolivarina; porque uma revolução só é feita por muita gente unida e não por apenas uma pessoa. E digo mais se esse cara é tão socialista porque prega uma coisa e age de outra maneira. É que nem o Saramago; se é tão socialista assim porque ao invés de VENDER seus livros ele não DOA os mesmos. Vem me aplicar 171 vão aprende a enganar os outros antes de mais nada.

Zé Duarte
Zé Duarte
17 anos atrás

Perguntar não ofende: se Chavez é tão convicto assim porque vende seu petróleo para os EUA alimentando a máquina de terror? Ora, a primeira coisa que ele tinha que fazer era parar com isso…

Mas claro que na hora de encher o bolso de grana, às favas com os encargos de consciência…

fyi
fyi
17 anos atrás

a maior mentira que se espalha a respeito da Carta Capital é de que a mesma chegou a ter 70 porcento de verba publica de publicidade, quando no auge de recebimento de tais verbas o montante nunca excedeu 35 porcento

ao contrário da globos.ta que tem um acordo assinado pelo fhcanalha em 99 que garante a ela 75 porcento de publicdade do governo mesmo ela tendo 50 porcento da auidencia nacional

em tempo; a chiadeira e os ataques ao governo por efetuados pela “platinada” durante 2005 e 2006 se devem a uma mudança nesse acordo que igualaria em termos propocionais a audiencia essa distribuição de verbas, isso corre nos bastidores, conforme um colega já comentou ali embaixo

bruno
bruno
17 anos atrás

Insisto em acompanhar o trabalho do FG porque reconheço que ele é um bom comentarista de automobilismo. Lamentavelmente, quando faz incursões políticas o Flavinho é deprimente, sua referência editorial, vejam só, é Carta Capital, aquela mesma na qual ele já trabalhou e que, certa feita, não teve pejos de ostentar, numa única edição, pasmem, 70% de publicidade estatal. É esse tipo de “jornalismo independente”, de “democratização da mídia” que o FG representa. Sua indignaçao e fervor ideológico, porém, prescindem do fato deste defensor incansável dos oprimidos usufruir as benesses dessa elite branca e perversa. Se Moliere fosse vivo, teria encontrado em FG a encarnação mais bem acabada de Tartufo. Vá cuidar dos seus carrinhos antigos FG, os miseráveis dispensam sua comiseração oportunista….

Madruga
Madruga
17 anos atrás

Gosto muito Chaves…. mas as vezes me dá uma saudade do Chapolin…..

fernando fernandes
fernando fernandes
17 anos atrás

Gostava do comentarista de F1 e futebol Flávio Gomes. Fechava os olhos pra algumas coisas aqui, pra não confundir o pessoal com o profissional, mas depois dessa, parei.
A democracia não é a melhor coisa, mas pelo menos nesse país democraticista, ainda posso mudar de canal, ou de página na net. Pena que os venezuelanos nem isso poderão fazer.
“Socialismo o muerte!”
Que seja “muerte” então….
Do morto,
Fernando F.

HUGO CHAVEZ
HUGO CHAVEZ
17 anos atrás

Muchas Gracias Kamarada Gomes!
Espero conecer-te na posse do Ze Dirceu em 2010, quando jo i el Comandante Fidel estivermos em Brasilia.
E Biba la Rebolucion!

SINISTRP
SINISTRP
17 anos atrás

Interessante: os posts deste blog que versam sobre política tem uma repercussão – em termos de comentários – em média 10 vezes maior do que os que versam sobre automobilismo.

De qualquer forma, o Flávio Gomes, e a esquerda, em geral, acha que Democracia se resume às eleições.

Nada mais falacioso. Democracia pressupõe uma série de pré-requisitos, dentro os quais:

– preservação dos direitos das minorias (o que está sendo extinto na Venezuela)

– liberdade de manifestação de pensamento (o que está sendo extinto na Venezuela)

– preservação dos direitos civis (que estão em franco processo de putrefação na Venezuela)

Um dos fundamentos da Democracia é a alternância no poder, pois é óbvio que quem exerce o poder sempre está em vantagem eleitoral em relação a quem não está. O Flávio Gomes parece ignorar tal regra, tendo em vista que deve achar perfeitamente normal que o Hugo Chavez mude as regras do jogo eleitoral no meio do jogo para poder se perpetuar no poder.

Mas o mais legal dessa papagaiada ridícula que é representada pelo Hugo Chavez (e seus servis e patéticos seguidores) é que ele só está brincando de fazer socialismo com o petróleo a US$ 70,00 o barril, o que permite ao Chavez usar os lucros da PDVSA como da forma que ele acha melhor, no caso, distribuindo assistencialismo na Venezuela, e comprando apoio de outros amalucados na América Latina.

É claro que a brincadeira vai acabar se o petróleo cair abaixo de US$ 40,00. Aí nós vamos ver onde é que a porca torce o rabo, e toda a patomima montada pelo Chavez ir pelos ares por falta de financiamento.

Na boa, a América Latina não é séria mesmo. É América Latrina mesmo! Ainda bem que o Brasil está fora dessa papagaiada. O Uruguay também tá pulando fora, fazendo acordo com os EUA. Colômbia também.

O Chavez é um sensacionalista barato. Um populista montado em alguns bilhões de petrodólares, o que permite a ele dar o showzinho dele para seu público fiel, que, obviamente não sabe fazer conta (a esquerda não sabe matemática).

Andre Viana
Andre Viana
17 anos atrás

Os pobres e toda populacao brasileira sofrida e obediente(85%), precisam apenas de uma boa condicao fisiologica e ensino de qualidade, assim poderao se desenvolver,ter um trabalho, ou principalmente virarem empreendedores,ganhar dinheiro, gerar renda e fazer o pais crescer, diminuindo assim a desigualdade, coisa que o comunismo nao fez, e um pais como os eua ou alemanha fez pelo capitalismo, o x da questao e esse.

hoje a funcao de qualquer presidente e :Diminuir o tamanho do estado, pois o estado deve ser apenas regulador, e deixar por conta das pessoas, dos empreendedores, diminuir ao maximo os impostos e premiar a criatividade o empreendedorismo a educacao, dar condicao de um desenvolvimento digno, etico e moral.

Quem apenas da que comer (fisiologico) sem se preocupar com o principal, educacao e condicoes de mercado competitiva, na verdade esta querendo se perpetuar no poder utilizando para isso da falta de condicoes intelectas e de emprender dos mais necessitados , entao para mim este chavez ate agora se mostrou uma especie de ditador de esquerda ultrapassado egoista e burro, pois em poucos anos com o advento da tecnologia e em consequencia da economia , estaremos discutindo questoes muito mais nobres ao inves de discutir se esta certo ser um ditador ou nao.

P.s-E bom dar uma espetada no bush de vez em quando, para ele ficar esperto,isso o chavez faz,mas nao vamos bater palmas para um cara que prega o maior de todos os males o clientelismo (comunismo).

Ou voces queriam que no Brasil todos fossemos funcionarios publicos.(rrssss)

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Putz, sou pobra pra caramba, sempre fui, e mesmo assim não engulo um otário como Chavez, um sujeitoque claramente é mal intencionado, que usa do marketing esquerdista (e é incrível os esquerdistas engolirem com farinha) para conquistar poder pessoal.

Outra coisa que achei supe estranha foi o discurso moralista a respeito da democracia.
Hipocrisia pra caramba para quem defende o governo cubano.

Decidam-se: Ou são democratas ou não são, não fiquem viajando de um lado para o outro por simples conveniência de “ganhar” alguma discussão.

Mauro
Mauro
17 anos atrás

Léo Engelmann:
Profundo, não? Ainda morro disso…

Marcato
Marcato
17 anos atrás

dois palhaços, chavez e bush.

se odeiam, mas um vende o “ouro negro” pro outro palhaço que compra e todos dois o fazem com um sorriso no rosto.

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

E, na boa, não sei pra que tanta briga! A Venezuela não tem importância nenhuma nem na América Latina e nem no mundo. Na América Latina, os 2 países em que o governo americano presta atenção são Brasil e Argentina, o resto não conta. Pra que tanta elucubração sobre o que faz ou deixa de fazer o Chavez? Se ele se tornar muito inconeniente os estadunidenses derrubam o governo dele por telefone. É só pisar no tubo de oxigênio dele que é o petróleo.
O Chávez fala muito mas não incomoda. Se incomodasse, já teria sido apeado do poder….

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Pelo jeito o patrão não deixa que se xinguem os Ladas e os Izquierdistas de mierda… Baixou o espírito de Stálin nele hoje

jbchaves
jbchaves
17 anos atrás

Fco Neiva, os ossos daki são os do DOPS e outros, da turm a “neo-liberal” do PSDB…( FHC, Serra e outros, no primeiro tiro correram para o Chile…lembra? ) e depois voltam de bonitos..os que ficaram aki ou viraram ossos ou foram presos…quanto a casa chiqeu, foi um presidente de lá, s naum me falha a memória, Ricardo Lagos….amigo do peito e vendido como o FHC…abraços…e seja como for, morro aki…e naum quero saber de outro lugar no mundo…e reafirmo: as portas continuam abertas…até mesmo as de entrada, para os Stroessner da vida… EM TEMPO: WLADO HERZOG…imprensa livre…

Leandro Briese
Leandro Briese
17 anos atrás

O filme é excelente! Vi ele há muito tempo na TV Câmara. Isso mesmo, esse filme documentário já passou na TV. Foi a TV Câmara, ou se não me falha a memória foi a TV Senado, uma das duas, que exibiu seguidas vezes por um bom tempo “A revolução não será televisionada”. Me emocionei com as imagens dos militares da Guarda Nacional tomando o Palácio Miraflores, expulsando os golpistas e recebendo os ministros de Estado instituicionais (a guarda nacional era legalista, estava expulsando a minoria golpista do exército). Me emocionei com os militares da guarda sinalizando para a população que fazia pressão em frente ao palácio para a reversão do golpe de Estado, numa imagem que lembrava muito a Revolução dos Cravos em Portugal. Era a Guarda Nacional ao lado do povo pelos interesses de soberania e de justiça na Venezuela.

Marcelo
Marcelo
17 anos atrás

LADA(inha) – Tu é burro ! Configura o teclado como ABNT que passa a ter til. Mas tem um problema, tem que saber usar a acentuação.

:-)

Quanta perda de tempo.

A propósito, quem se interessa por automobilismo, informações precisas atualizadas, experimente o cronospeed.

Pelo menos lá eles se limitam ao que entendem.

Viva a democracia. A mesma que acabou de eleger Collor, Senador da República. O qual, acaba de mudar de partido.

Parece que aqui esta tudo bem. Com o governo dos sonhos de TODOS os brasileiros.

Enquanto isso – vamos comentar sobre a Venezuela.

Abraços a todos.

Cachimbo da Paz...
Cachimbo da Paz...
17 anos atrás

As vezes eu acho que o FG pega escondido o “cachimbão” da Soninha lá na ESPN e dá uma boa tragada… cada uma que ele fala…

Francisco Neiva
Francisco Neiva
17 anos atrás

Em cima de quantos ossos o Lula e o Chavez governam hj, jbchaves? Pensar que o sucesso do Chile se deve à ditadura é bobagem, a coisa é muito mais complexa. Na verdade, o país superou aquela fase, na qual, de uma forma ou de outra, a Venezuela está adentrando (se é que já não se afogou).
E mais, ser um país rico em franco desenvolvimento num continente pobre cheio de índios salvadores da américa é algo mais complicado do que ser um bairro rico em uma cidade pobre.

Léo Engelmann
Léo Engelmann
17 anos atrás

Mauro, seu comentário foi sensacional… Não sou contra nem a favor, muito pelo contrário.
Supimpa.

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Cleverson:

O fato da maioria ter escolhido o Chaves não faz da Venezuela uma democracia. Na democracia as minorias são respeitadas, o que não está ocorrendo lá. O Chaves apóia um candidato no Paraguai. Se ele vencer lá, nós Brasileiros vamos sentir o peso de ser sócio em Itaipú.
Vai chegar um dia que até as pessoas que apóiam essa política internacional ridícula do Brasil no momento vão rever seus conceitos, mas será muito tarde. Tomara que eu realmente seja só uma Mala-yara como alguém aqui já escreveu e o FG , o Chavez , Lula e celso Amorim sejam o caminho certo…
Mas duvido!

jbchaves
jbchaves
17 anos atrás

Quem quiser prestar atenção no Chile, ” a casa chique num bairro pobre”, deve tbm prestar atenção no alicerce, que foi feito com ossos…claro, de quem pensou o contrario dos manda-chuvas…e se alguem aki naum está feliz no Brasil,
a porta de saída nunca foi fechada…FG, valeu a dica do Mair…

BartBoy
BartBoy
17 anos atrás

Ianques, go home!