Ladaland (quarta)

SÃO PAULO (na minha lista, é o primeiro) – Podem espernear à vontade, mas a verdade é que a Lada está se tornando uma coqueluche. Como me disse Velov Agapov ontem, o mundo vive uma “Lafafever”, ou “Ladamania”.

Não por acaso, o Webmotors publicou um guia muito útil para quem quiser comprar um Niva.

Meu sonho de consumo é esse aí embaixo, branquinho, 1995.

Terei.

Subscribe
Notify of
guest

73 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto.
Roberto.
17 anos atrás

Tinha uma concessionária Lada na Tijuca-RJ e vi vários desses em exposição

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Rodrigo, meu caro, realmente eu gosto do Niva. Lembra-me um Fiat com uma tração decente. Pessoalmente não compraria um Laika, mas se a escolha para me locomover tivesse que ser entre um Laika e um VW Gol, COM CERTEZA ABSOLUTA eu escolheria o Laika. Posso ter minhas questões contra o Lada, mas ao menos me sinto mais confortável ao volante dele do que no Gol, um carro onde se eu acerto o posicionamento do tronco e dos braços, as pernas ficam incômodas, e assim a coisa vai variando entre os diversos membros. Sinceramente, o problema dos Lada não é o carro, mas sim o controle de qualidade da produção (ou falta de, enfim). Por isso, meu carro é um Monza…

vitão
vitão
17 anos atrás

bons companheiros ? isso não a ver com aquele filme de cowboys , o Brokeback Montain ?

Cesar
Cesar
17 anos atrás

um amigo meu tinha um destes branquinho. ficou 5 anos tentando vender e baixando o preço. Um belo dia já não aguentava mais e colocou um adesivo ” DOA-SE”. No dia seguinte foi na calçada e tinha outro Lada igualzinho ao dele parado atrás com uma carta. “Amigo sei que tem bom coração. quem doa 1 , doa 2”

Vitor Batisat
Vitor Batisat
17 anos atrás

Encontrei um carro desses na rua e o dono colocou um adesivo muito bem humorado!
“0-100km/h em 15 minutos”

vitão
vitão
17 anos atrás

Rodrigo, quem precisa de simancol é você . Comparar um projeto antiquado da Fiat e mau executado por bebedores de vodka com projetos contemporaneos, é no mínimo falta de bom senso. Pode sentar e relaxar, que a estória é boa. E fique tranquilo, não preciso mentir. Afinal nunca fui (intencionalmente) dono de Lada.

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

Vítão,
Liga o desconfiômetro. As pessoas não querem mais saber da sua ladafobia. Isso virou radicalismo. Você tomou uma surra do cara, e agora precisa de tempo para escrever uma história que ninguém poderá confirmar se é verdade ou não. Sim, eu acredito que vários ladas possam ter sido bomba, afinal se isso acontece atualmente com montadoras que possuem um modelo de gestão ocidental, por que não aconteceria na lada? Mas se existem pessoas que defendem, é porque eles foram e continuam sendo bons companheiros. Se você detesta tanto lada, deveria ignorá-los e não ler o ladaland. Se virou ringue, é porque muitos já se encheram de você e de seus companheiros ladófobos.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

E o Niva uruguaio com motor diesel. Alguém sabe de alguma coisa?

vitão
vitão
17 anos atrás

A gente fica fora uma tarde e o blog virra rinha de briga.
Pro Rodrigo : os comentários tem fundamento sim, porque por caminhos tortuosos fui dono de 2 Lada ( um Niva e o outro aquele que atende por nome de cachorro. Qual mesmo ? Rex?) . Estou escrevendo a saga e posto no próximo ladaland (devia ser neverland, já que não vai a lugar nenhum mesmo).
O assunto do não interessa está sendo tratado também.
O resto é ancião com saudades da música do Cazuza (ideologia , preciso de uma para viver….)

Henrique VIII
Henrique VIII
17 anos atrás

Gil, para terminar:
A empresa dententora dos direitos do Camel Trophy, desede 1979, é a WBI da ALEMANHA. com acionistas ingleses.

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

Pô Gomes comenta a Fonte neh…

Henrique VIII
Henrique VIII
17 anos atrás

Pô então estou virando Looser, porque só estou falando com um.

Gil
Gil
17 anos atrás

Henrique, não fale besteiras

A Camel foi criada pela RJ Reynolds , sempre pertenceu a ela, uma empresa americana e centenária.

Nunca foi da B.A.T, nunca foi inglesa.

o que te faz um looser é persistir na burrice

Henrique VIII
Henrique VIII
17 anos atrás

A Chrysler Americana pertence a Mercedes e está sendo vendida. A Bentley já foi Inglesa, hojé é da VW. A BMW é dona doa Morris e faz os Mini-Cooper, A Arisco já foi Brasileira e hoje é da UniLever. A YPF era Argentina e hoje é da Repsol. O Camel Trophy aconteceu nos anos 80.

Henrique VIII
Henrique VIII
17 anos atrás

Gil,

A Marca CAMEL, pertencia na época a B.A.T. e inclusive por isso uma das grandes bandas de Rock Progressivo se chamava CAMEL e utilizava a o mesmo logo para divulgação e esta banda era INGLESA. A Nabisco já foi de um monte de donos assim como a Beatyrice Foods, assim como a Bentley, a Morris, Chrysler, etc. O Niva, conforme já se falou aqui mesmo, detonou os Land Rover no Paris-Dakar e por favor a explicação sobre o que é difícil já foi dada à você neste post mesmo. OS Defender não conseguem nem vencer os Jericos feitos em Rondônia e mostrados aqui no Blog no Carnaval.
E outra coisa, meu carro é um MERCEDES, V-8, 2001, bem Looser.

Collins
Collins
17 anos atrás

70 mil em algo que nem suspensão dianteira independente tem. Não senhor! Fico com niva, vitara e samurai mesmo.

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

Ele já começou a elogiar o niva. Admitiu que a Land chega depois, comparou o niva com o que há de mais caro no mercado. Para ter sido comparado com veículos que custam 8x mais, é porque o niva tem seu valor. Aliás, vai dormir, amanhã tem escola cedo, o cara da vanzinha com faixa amarela passa cedo tb. Qdo vc tiver, pelo menos, carteira de motorista nós conversamos.

Augusto
Augusto
17 anos atrás

Apresente o seu relatório engenheiro Gil. Por que o Niva abre o bico fácil?

Gil
Gil
17 anos atrás

se não quebrar antes chega sim
chegar não é o problema,
só que Niva abre o bico muito fácil

collins
collins
17 anos atrás

Filhinho, aonde um defender vai, um niva vai. E como disse o Rodrigo, ele chega antes.

Gil
Gil
17 anos atrás

Categorias distintas
quem sabe algo não faria esta comparação.
Land Rover não foi feito para correr, mas para passar por lugares de difícil acesso

alguém
alguém
17 anos atrás

Se é de “looser”, então por que vc está visitando um blog de “looser”? Vá procurar algo de “winner”.

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

Gil,
Sua opinião é apenas fruto do marketing da land, do trabalho de publicitários e não de quem sabe algo do assunto. Não é difícil perceber que o perfil do público de um niva é bastante diferente do x5 e outros que vc citou. È obvio que o dakar e o camel-trophy são competições distintas, mas tem algo em comum: seus participantes são levados ao limite. E acho que o esforço de um rali de velocidade é superior ao de um raid. Lá os pilotos vão contra o relógio todo o tempo, os motores funcionam na rotação máxima, as pancadas que a suspensão tem de absorver são maiores, estabilidade tem que ser superior, autonomia se torna importante (pois não se pode pensar em ganhar massa com galões extras de gas.). Quando a lada entrou pra valer no dakar, em 1982, os range rovers v8 só comeram poeira dos nivas 1.8 turbo. Portanto looser é quem chega depois.

Gil
Gil
17 anos atrás

A Camel é da RJ Reynolds/Nabisco
Uma empresa Americana.
Se fosse por isso deveriam usar o Jeep Wrangler que também é muito bom por sinal.

Looser tira onda sem saber nem do que está falando.

O pior looser é aquele que não admite e ainda discute dizendo que um Lada é melhor que Land Rover.

Henrique VIII
Henrique VIII
17 anos atrás

Gil,

Imagine a Mild Seven, que é japonesa, patrocinando o “Mild Seven Challenger” (igual ao Camel), aí eu lhe pergunto: Você acha que uma empresa Japonesa ia escolher um Off Road Inglês ou um Off Road Japonês? A Camel é Britânica e os Land Rover são muito ruins na Lama, no asfalto, na realidade são umas belíssimas porcarias. O cara aí embaixo falou dos Bandeirantes e ele está certo, o Toyota é mil vezes melhor que os Land Rover Defender, aliás, acho que você foi quem escreveu que o Niva é carro de LOOSER. Eu acho que os Defenders são Super-LOOSERS. Vivem de uma verdade que é uma mentira e os novos-ricos o adoram.

Gil
Gil
17 anos atrás

Dakar é rally de velocidade, não é a praia do Land Rover. Lá a Mitsubish domina.

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

Lembra do Dakar? Sabe qual 4×4 chegava na frente dos lands? Briavoine, Trossat e Ickx que o digam…

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

Bianchini, o niva pode ser o unico lada do seu agrado. Mas não é o unico que presta. Quem já dirigiu um 2105 (acho laika horrível, erro de marketing) com um volante tipo motolita, sabe.

Gil
Gil
17 anos atrás

Lembram do Camel Trophy ? existe off road mais pesado que aquele? Qual era o carro escolhido ?

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

O Niva é o único Lada que presta. Obviamente tem seus defeitos, frutos do controle de qualidade inexistente no seu país de origem para qualquer coisa que não vá servir às Forças Armadas. No entanto, em que pese as opiniões contrárias de alguns que preferem o escóriamóvel chamado VW Gol, eu gostaria de ter um desses. Por ser mais alto e mais curto, no mínimo é melhor para andar em SP do que aquele rascunho do Scirocco feito por um demônio com Parkinson que é o citado carro de montadora alemâ.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Que fim levou aquela história que iriam fabricar Nivas aqui na América do Sul? Uruguai, se não me falha a memória fotogênica…

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Meu primo tem um DEFENDER. O Bandeirante é também mal acabado mas funciona bem pacas.

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
17 anos atrás

Num gosto de Lada nao, mas dizer que eh carro de looser eh meio pesado…

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Off Road não é meu ramo, mas para isso eu iria de Toyota Bandeirante, que é muito melhor que um Defender. Meu primo tem um que é uma bomba, além de pessimamente acabado.

Francesco
Francesco
17 anos atrás

Desculpe Gil, mas parece que vc não é do ramo Off road………A land defender só tem luxo………..não seria melhor um troller? Vc conhece?. Já andou de CJ5 com motor opala 4cc em trilha pesada? Já andou de F 75 com motorgm 6 cilindros e câmbio clark 2605??? Já fez alguma trilha pesada? Desculpe aos niveiros…………..Aprecio o Niva, mas para trilha pesada não vira…..Imagina só ter que puxar a bagaça no guincho elétrico ou rebocar na cinta…….Na certa vai arrancar o painel dianteiro ou traseiro…..Pra trilha não serve…..E quem tem um e quiser testar é só marcar um domingo no pinheirinho, ou trilha do verde….
Abraços
Francesco ( [email protected])

Não interessa
Não interessa
17 anos atrás

Devagar cv. Acho que você está sendo muito exigente com o Vhp. Afinal ele vive num mundo a parte do nosso, um lugar onde todos tem audi, bmw, bentley, bristol, ferrari, pedigree e royal-canin.

Gil
Gil
17 anos atrás

Off road pesado – um Land rover Defender

Algo mais luxuoso
BMW X5
Volvo XC90
Land Rover Discovery
Range rover

só pra citar alguns

Só para citar alguns off roads

DEVAGAR CV
DEVAGAR CV
17 anos atrás

Já que isso é carro de Looser, o quê seria um carro de Winner?

Gil
Gil
17 anos atrás

É um típico carro de looser.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Um assunto muito falado aqui é sobre peças para carros importados. Este mes que passou me vi atrás de alguns reparos para um carro meu e depois de receber cotação aqui no Rio e em São Paulo para os reparos e para a bomba de gasolina, que custavam ambos cerca de R$ 2.900,00 aqui no Rio e R$ 2.450,00 em SP, resolvi consultar fora do País e comprar pela Internet. Tudo incluindo o frete me custou R$ 580,00 (dolar já convertido) e as peças foram mais baratas que as de um GOL que verifiquei os preços e me teriam cobrado pelas mesmas coisas R$ 750,00, e GOL pra mim é uma carroça, logo devemos ter cuidado com essas comparações, porque as vezes é mais barato trazer uma peça de Londres ou Nova York que compra-la na esquina.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Christian – do Niva,

Sou totalmente a favor de se manter o carro original. Se tivesse um Niva, coisa que minha filha está me pedindo, e ele estourasse o motor, eu colocaria um motor FIAT, que é o mais correto, pelo menos na minha visão, já que a motorização original é FIAT.

Guilherme P
Guilherme P
17 anos atrás

Leonardo,
Não é bem assim, a webmotors cometeu alguns vários equívocos. A lista de peças similares deve ter vindo da página de algum clube. Acho essa lista meio vaga, parece “chute”. Aquela reportagem, foi, provavelmente, inspirada (ou copiada), de uma edição da 4R onde o niva foi usado do mês. Tem uma loja na internet http://www.ladaparts.ru onde eles vendem todas as peças do niva, desde um simples parafuso à um cambio completo. Comprei um carburador novo com eles, custou 170 dólares (com frete), mais barato que comprar um novo nacional e ter que adaptar depois. E me desculpem alguns colegas niveiros, mas tem alguns que só fazem m.erda, gambiarra em cima de gambiarra e depois vem com a “historinha” de que os problemas são mais frequentes que o normal.

dcoelho
dcoelho
17 anos atrás

No Webmotors, tem à venda um Niva com motor 1.7 e injeção eletrônica, da última leva de veículos vindos em 97/98. Aquilo sim é uma raridade!

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

Concordo com o Rino. Os comentários sem fundamento do Vitão ja deram o que tinham que dar. Agora só enchem o saco! Não tem nada mais criativo? Pior que ele ja tomou uma surra (verbal) num post anterior. Pelo jeito não aprende.

Angelo Carvalho
Angelo Carvalho
17 anos atrás

Boa Vitão, o Rino não senso de humor, essa “intimidade” e dada na medida que acessamos e postamos nossas mensagens, e sinceramente não vi nada de pejorativo nas suas mensagens. Até o Veloz HP que é o blogueiro mais “íntimo” dá uma bela zoada no FG. Tem um comentário meu nada amigável sobre o Laika. Se não puder dar minha opinião tb prefiro nem acessar o Blog.
Um abraço.

vitão
vitão
17 anos atrás

prezado Rino, a intimidade dos post é dada pelo dono do blog, que permite que compartilhemos idéias, desejos, lembranças, esperanças, crenças, etc. e o FG tem todo o direito de apagar as mensagens que divergem dos princípios do blog, como já fez com mensagens minhas. Compartilhamos alguns gostos ( DKW) , deprezamos outros (como o Corolla, por ser um carro chinfrm, mais parecido com eletrodoméstico) , e discordamos de outros ( o gosto do Lada dele e o meu por Lamborghini, principalmente com o lustre de cristal opcional). Tudo com respeito e consideração, porque quase nada no mundo é absoluto (embora muita coisa seja absurda). Meus respeitos.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Por favor, meu amigov kamaradov, são os sonhos que moveram a humanidade até onde chegou hoje, tanto pelo bem como pelo mal.
Até Leonardo Da Vinci a 600 anos atrás sonhava com veículos melhores que isso aí.
Mesmo você não fazendo parte, ainda, da ordem dos templários, os seus sonhos devem merecer um carinho e respeito maior de sua própria parte.
São eles que o levarão para cima e para frente até a gravidade se manifestar.
A propósito, nobre amigo, você anda se alimentando direito logo pela manhã ?
Saiba que essa é a refição mais importante do dia, pois ela ativa as enzimas energéticas que aguçam nossas ligações neuro-sensoriais, proporcionando um bem estar mental importantíssimo para o início dos nossos dias e nossos sonhos.
Estou preocupado com o seu café da manhã. Cuide-se meu amigo.
Um forte abraço e um copo duplo de leite desnatado para você.

Memória de Rino
Memória de Rino
17 anos atrás

Mais um candidato a “mala do ano”, esse tal de vitão, que em qualquer post só fala mal de Lada, como se fosse o cara mais íntimo do FG, tipo “sou amigo dele, vivo tirando sarro dele, ele me acha muito engraçado”. Nada mais irritante do que a falsa intimidade…

christian - do niva
christian - do niva
17 anos atrás

Edgard,

Há muitas lendas dos que não conhecem o Niva e “metem o pau” a toa.

Concordo com você, tive um Niva por 6 anos e foi mantido dentro da originalidade, por isto era um Niva que não me dava trabalho.

Penso que as adaptações devem ser restritas a dois casos, quando a peça substituta é melhor que a original ( por ex. o meu usava os pivôs da D20 na dianteira para levantar a suspensão) ou quando da absoluta indisponibilidade da original (no caso da mola a gás da tampa traseira que é exatamente igual a do Ford Ka).

A grande maioria das peças podem ser encontrada as originais Lada ou feitas no Brasil por fabricantes de renome.

christian - do niva
christian - do niva
17 anos atrás

Prezado Caique e demais

O motor do Niva, apesar da sua baixa potência devido a idade do projeto, é muito resistente, com uma boa preparação o motor original rende tanto ou mais que os AP’s adaptados no Niva, que além de ser cara não é tão simples quanto parece.

Os fora de estrada necessitam muito mais de torque, principalmente em baixas rotações, do que de potências altas, neste caso seria muito mais interessante um motor a diesel ou um de 8v mesmo.

Potência por potência o 2.0 Turbo do Tempra também encaixa na caixa de câmbio do Niva…

No universo Niveiro há duas correntes (em se tratando de motor a álcool/gasolina), os que optam pelo motor original preparado (ele aceita inclusive ser passado para 1,7l) e os que optam pelo AP, eu sou partidário da 1a corrente.