Ladaland (sexta)

SÃO PAULO (estamos em todos os lugares) – Recebo e-mail irado de Velov Agapov.

“Kamarada, seus critérios são difíceis de compreender. Insiste em publicar fotografias de nossos automóveis como se eles fizessem parte de um passado distante e cinzento. Tenho conversado sobre seu comportamento com nossos kamaradas do partido. Sua campanha, que aparenta ser simpática à nossa causa, muitas vezes nos parece dirigida a macular a imagem de nossa indústria. Sugiro que leve nossas conclusões a sério. Uma boa forma seria publicando imagens que mostrem como somos contemporâneos e ligados no que há de mais moderno, por exemplo, em termos de competição.”

Agapov, às vezes, acha que pode me controlar. Já disse a ele que o Muro de Berlim caiu, e que ninguém me diz o que devo ou não fazer.

Mas, por via das dúvidas, recorro à foto enviada pelo blogueiro de Portugal Aurélio Neto, que informa: “Aqui em Viana do Castelo foram realizadas as finais mundias Rotax de kart. São mais de 50 países representados. Ao passear pelos boxes, deparei-me com a delegação russa. Sabe qual é o patrocinador oficial da equipe??
Veja a foto…”.

Agradecido, patrício. Espero que Velov me deixe em paz, pelo menos no fim de semana.

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gomes
Gomes
17 anos atrás

É, eu gosto de Lada. Descobriste quando?

vitão
vitão
17 anos atrás

pois é FG, gosto não se discute. Lamenta-se. Você também gosta de Lada , né ?

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Tô gostando cada vez mais desse cara aí embaixo.

Não interessa
Não interessa
17 anos atrás

Eu achava que estava me comunicando com alguém maduro, mas pelo baixo nível da resposta creio que é um (sem preconceito) adolescente de 15 anos quem responde. Ou melhor, é um coroa saudosista, meio esclerosado, que ficou horrorizado quando o Collor chamou de carroça seu carro, que não consegue aceitar idéias novas, cheio de tabus e preconceitos. Eu, por ser um cara jovem, mais receptivo ao novo, cujos pais tem doutorado, separo o joio do trigo.
Mas Lada é uma idéia nova? Não, não é, mas negar a parte bonita da história dessa marca, é estúpido, é burro. Desmerecer os projetos, as conquistas, as vitórias, desprezar os engenheiros soviéticos por causa de erros do PC e do sistema político ineficiente é coisa de quem não sabe nada de carro. A marca foi castigada pelas raposas do partido, que somente viam importância naquilo que fosse bélico. Foi castigada pelo período de caos que se instalou com o fim da União Soviética. Tudo isso minou sua imagem. Admiro projetos de baixo orçamento que dão certo. Admiro os engenheiros da Bosch e MMarelli que conseguiram desenvolver um sistema bi-combustível eficiente e de baixo custo. Tanto que foi popularizado. É por isso que eu admiro os projetos da Lada e os caminhões Kamaz, mesmo com orçamento limitado, aqueles russos fizeram algo eficiente. Os resultados de vários ralis confirmam isso. Ah você não deve saber nada de ralis, não é mesmo? Afinal seus carros americanos não participam de p. nenhuma, senão daqueles arrancadões. Lembro de uma antiga 4x4ecia dizendo que os americanos chegaram prepotentes, mas viram suas enormes picaponas se desmancharem no deserto.
Agora batendo nas suas respostas:
1- o primeiro tópico é tão grotesco que nem merece ser respondido.
2- Acelerar essas tosqueiras na rio-santos pra quê? Para entrar nas estatísticas de mortos e feridos da policia rodoviária na primeira curva? Se quadrijet fosse tão bom o GT40 não teria apelado aos webers. Para o 302 ser excelência em motor, o mínimo que ele teria que ter é um comando em cada cabeçote. Um opala SS mal consegue chegar aos 50cv/litro, um número medíocre desde os anos 70. Como sou da geração Schumacher, não vi os pegas que esses carros protagonizaram, mas conheci pessoas que afirmam que os v8 apanhavam de passat ts e Alfa 2300. Fique aí acreditando naquele caipira texano, “nada substitui as pol3”. Quatro válvulas por cilindro, carburadores eficientes, injeção eletrônica, baixo peso, compressores e etc já mostraram que substituem as pol3. Ainda bem! Não, eu não tenho teias de aranhas no cérebro, gosto de ABS, injeção, catalisador, e AirBag. Teia de aranha tem quem gasta 3km\\litro para andar como um clio 16V.
3- Problema seu! Sua criação não me interessa.
4- Quem surgiu primeiro? Niva ou Vitara? Niva ou Samurai? O que eles têm em comum? A concepção mecânica. Existem muitas semelhanças de design. Concerteza não foram os russos a criarem essa formula (Alfa e Fiat pensaram primeiro), mas foram eles que fizeram ela ter sucesso global. O antecessor Japonês do samurai era horroroso, parecia um mutt da guerra do Vietnã. Se muscle e pony cars fossem bons os Italianos teriam os seus. E, se não me engano, o Opala descende de um Opel (kaptain, não é?) meio esquecido pelos alemães.
5- Isso prova que você, Vitão, não corre o menor risco de afogamento.

Siga o exemplo de seu amigo Ceregatti, que pareceu ser uma pessoa civilizada. E pense melhor antes de dizer que Japoneses são máquinas de xérox, chineses são mafiosos e americanos são ladrões. Ah, já ia esquecendo, como disse um amigo: O village people combina com esses carros, afinal “macho men” precisa de muscles, muscle cars. È o verdadeiro carro do “machããão”, cara de “mauuu”. Que medo!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Putz, Vitão…
Sabe que só agora me toquei do duplo sentido zebra x vacca?
Pra esclarecer: A zebra a que me refiro abaixo é aquela que fica na beira da pista, esperanbdo os incautos.
Quanto à Vacca, trata-se de minha pessoa, mesmo.

vitão
vitão
17 anos atrás

CC, é vaca pazza ou zebra pazza ? os dois tem 4 patas mas a finalidade é BEM diferente …..

vitão
vitão
17 anos atrás

Pro não interessa :
1- A sua resposta comprova a tese que proprietários de Lada precisam de doses cavalares de Prozac, tomada por todos os orifícios disponíveis, é claro.
2- Você não precisa gostar de 302, R/T, SS 250, Lambo, mas não sabe o que tá perdendo`(ou talvez saiba, mas não quer dar o barço a torcer). Recomendo um Quadrijet modificado para 321 acelerando na Rio-Santos para sentir os ‘b.a.g.g.o.s vindo parar na garganta e tirar as teias de aranha do seu cérebro.
3- Trapizonga é copyright meu (embora o FG não queira admitir, fui o primeiro a utilizar no blog). Existem trapizongas de várias formas e condições etérias. Uma versão moderna chama-se Corolla.
4-Se Lada fosse bom os japoneses teriam copiado, os alemães admirado, os americanos apropriado-se e os chineses contrabandeados. Nào parece ser o que acontece.
5- Sabe o que acontece com as caracaças de aviões? Jogam no mar para virar banco de coral. Sabe porque não dá pra fazer com os Ladas? Exato, porque essa joça não afunda, como todos os que freqüentam uma privada diariamente podem comprovar.

laert
laert
17 anos atrás

FG, quer trocar um livro seu por um da Tania Silvado?
“eu Gaivota” to falando sério. vale a pena , pra quem gosta de poesia.
vc tem meu e mail.

laert
laert
17 anos atrás

..Ceregetti , poxa cara desculpe eu escrever seu nome com i nop lugar do E axo que é esse vinho argentino que estou tomando que está me deixando meio argentino ( tonto ) rsrsrsrsrs . PSSSSSSSSSSSSS. prometo escrever direito o seu nome da proxima vezzzzzzzzzzzzzzzzz. cerrrrrrrrrrrrto? rs

laert
laert
17 anos atrás

cerigatti, pq vc não divide o speeed com o FG ( ele é seu amigo não é ? ) ou co a amiga do luca, pois vendo bem por traz . axo que o banco daria para para os dois… pense bem….

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Tem razão, Laert.
Pena que não tem mais nenhum chassizinho assim meia-boca, bem no jeito pra eu sentar e exercer minha especialidade: Detonar.
Esse apelido de Vacca Pazza vem bem a calhar…
Voce sabe bem que não posso ver uma zebra dando sopa, que já quero %!$&#com tudo, só pra dar conta daquela graminha bem verdinha, que as vaquinhas adoram…
Uma dessas Pazza então… Não vejo a hora.

laert
laert
17 anos atrás

Ceregatti, vc e o FG vao disputar uma prova aparte, sim aparte…os que rodam mais ( entendam por rodar não seria andar em todo o percurso da pista, e sim rodar no proprio eixo.) e ainda vamos dividir o box com o FG e sua dupla, . Vai ficar bom num foi? rsrsrsrs

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Voce tambem, FG?
Maldade, pura maldade…
Se alguem morder a língua hoje, morre envenenado…

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Dependendo do adversário, nem precisa…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Maldade sua, Laert…
Pura maldade com nosso piloto ainda em fase de crescimento, que gosta de Lada, é mezzo comunista, mezzo aliche, anda de DKW e que vai precisar de banquinho pro podium…
Fora os dois toquinhos pra alcançar os pézinhos no acelerador e freio do Formula Speed…
Dois não, desculpe.
Só um é suficiente, o do freio.
O do acelerador não precisa, ele praticamente não usa, mesmo…

laert
laert
17 anos atrás

Ceregetti, obrigado pela grande explicação sobre quem fica na parte de cima e quem fica na parte de baixo ( do podium é claro ) mas a equipe que te perguntei?
Seria… Equipelada? Camalada…rsrsrsrs

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Ô Sr. Não Interessa…
Talvez não tenha percebido, mas “não interessa” a nenhum de nós (literalmente) essa sua seriedade. Essa postura inquisitiva.
Não venha comer nossos rabinhos, visto que todos aqui divertem-se. Todos, menos os sérios.
Não percebeu o tom da coisa, ou o tom da bagaça, como diz o dono do espaço?
Pois o tom é “leve”.
Anárquico, divertido, engraçado.
Nada muito sério, nem nada muito chato.
Relaxe. O Vitão é uma figuraça.
Do bem, engraçadíssimo, espirituoso, divertido. Excelente companhia.
Naturalmente respeito suas opiniões, sua cultura e a qualidade de seu texto. É visível o nível dessas qualidades, é evidente.
Sugiro que use essa soma de características pro lado leve, pro lado solto.
Vai ficar bem legal.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Gostei desse cara aí embaixo. Como os incautos podem perceber, somos muitos.

Não interessa
Não interessa
17 anos atrás

Aí Vitão,
Se não tem nada de útil para escrever, então não comente e vá ler um pouco mais antes de despejar conceitos preconceituosos. Meu recadinho serve tanto pra vc como pra um outro indivíduo, muitas vezes citado pelo Gomes, que eu acho que devia estar no filme do Borat.
Após uma proveitosa leitura aproveite e responda algumas perguntas para mim. Qual foi o primeiro SUV? Qual foi o primeiro Jipe ou SUV a ter suspensão dianteira independente e carroceria monobloco?
Por que vários pilotos de sucesso como Jackie Ickx “Rei de Le Mans” (Niva Proto e Samara T3), Jean Louis Schelesser (Niva Proto), Trossat, Patrick Tambay(…), pilotaram varias vezes os Lada? Por que a Lada tem dois vice-campeonatos no Dakar, bicampeonato no rali da Argélia e foi campeã do rali dos Faraós? Por que os 2105 VFTS, que eram modificados em Vilnius, eram mais potentes que os Passat e Gols 1.6 que disputavam os ralis brasileiros? Por que, em 1974, um Lada 1500 tinha 72cv enquanto um passat nacional 1.5 tinha 65cv? Por que existem tantos clubes dedicados aos Lada no mundo inteiro? Por que existem páginas Japonesas dedicadas ao Niva? Por que Prof. Peter Zec(ao ser entrevistado pela automotor und sport), do Reddot Design elogiou o design simples e funcional do Niva? Porque Reynaldo Varella gostou do Niva, apenas com a ressalva de que a carburação deveria ser melhorada? Se não me engano a potência dos gols que disputavam o brasileiro de velocidade era de 160cv, mas existem 21074’s mais potentes que isso, por quê? Por que ainda podemos ver Ladas (vários, principalmente o zsiguli) subindo aos pódios nos ralis húngaros? Só pra lembrar: a Hungria entrou para a UE, tem uma fabrica da Audi e outra da GM, portanto os Ladas competem contra carros modernos.
Sei que muitos virão com respostas “engraçadinhas” para as minhas questões. Pois então saibam que a intenção ao escrever isto foi para pedir mais respeito com o gosto dos outros. Assim como não gosto de muitos carros nacionais (acho uma grande %!$&#o opala, 4.1l 6 cil e 121cv…), eu respeito quem gosta dos mesmos e não faço comentários ofensivos. Afinal ver um Lada destroçado na rua, que não vê uma peça original há dez anos, e tirar conclusões errôneas, é fácil.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Sei não, Laert…
Como chama uma equipe patrocinada pela Lada?
Mas o nome da nossa amiga que não coube no banco do Lucca é Camilla Giordano, mas é bom explicar:
Não coube porque é mulher, com quadris naturalmente diferentes…
Mas não é só por isso.
Ocorre que a Camilla é ligeiramente mais alta que todo mundo, incluindo voce, o Lucca e outros. Digo ligeiramente para não dizer imensamente… Xiiii…. Agora já disse…
Quanto a ser maior que o Decanini e o FG então… é até maldade.
Pra aparecer bem na foto do podium, o FG vai ter que ganhar e rezar pra ela ficar de quarto lugar pra baixo senão…
Se ela chegar em segundo ou terceiro, a foto vai ficar estranha… talvez um palmo acima de voces, mesmo com aquele degrau…
Tudo bem, a gente providencia um banquinho, pra garantir.

laert
laert
17 anos atrás

Ceregatti, como se chama uma equipe patrocinada pela LADA?
vc sabe?

laert
laert
17 anos atrás

FG, é camarada ou camalada?

laert
laert
17 anos atrás

CAMALADA……ISSO Q É EQUIPE DE ……KART ?
Ceregatti, quem corre nesse kart? aquela sua amiga que não coube no banco do lucca?

vitão
vitão
17 anos atrás

com este patrocinador, a trapizonga não corre o menor risco de vencer.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Impressionante a má influencia do patrocinador…
Reparem no design da carenagem do kart: Horrível. parece que deu de cara no muro e vai largar assim mesmo.
E o design das partes plásticas? parece uma colcha de retalhos, verdadeira salada russa de cores, letras, sabores. Tudo poluído, uma zona.
O construtor do chassis então… Jarno Trulli, aquele da chuquinha meiga e sexy… O maior chorão do grid da F1 dos últimos tempos (exceto nosso amigo, aquele coitadinho do brasileirinho contra tudo isso que tá aí…).
Resumo da Ópera: Lada, tudo a ver.
Concorda, meu amigo Veloz HP?

Será?
Será?
17 anos atrás

é o Ratinho que está mechendo no Kart?

Aurélio Neto
Aurélio Neto
17 anos atrás

1ª fotografia minha publicada no Blig!! Valeu Gomes!
Ah!, antes que esqueça, o patrício é brazuca, viu!!

Alexandre
Alexandre
17 anos atrás

Esqueci o e-mail.

Alexandre
Alexandre
17 anos atrás

Flávio

Desculpe utilizar o seu blog para isso, mas o ‘fale conosco’ da home do Grande Prêmio está me pedindo uma senha para prosseguir.
Tenho um material fotográfico que gostaria de te enviar para quem sabe ser utilizado no blog. Carros antigos e fotos minhas em carros de corrida do início da década de 70. Acho que são do Emerson(os carros), mas não me recordo direito(eu era um molecote).
Não sei se as fotos podem ser aproveitadas, mas gostaria de enviá-las assim mesmo.
Desde já agradeço.

Alexandre Bacci(não o jornalista)

Pall Mall
Pall Mall
17 anos atrás

O quê? Não sabem que o Jarno Trulli também é construtor de chassis para Kart?

Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

Trulli???

Boss
Boss
17 anos atrás

a lada é a fornecedora oficial dos motores da equipe russa de kart… e são os mesmos utilizados nos carros da marca.