Le Cirque (du Soleil) da F-1

SÃO PAULO (nem palhaço tem mais) – Odeio, e veto no meu site, por exemplo, a expressão “circo da Fórmula 1”. Ela foi criada para se fazer uma analogia com os mambembes espetáculos que paravam aqui e ali, montando suas tendas esgarçadas e fazendo suas apresentações para na semana seguinte estacionar em outro canto. Coisa de cigano, panis et circenses.

Fazia algum sentido, nos anos 60 e 70. Era mais ou menos assim, mesmo. Tudo improvisado, feito no tapa, e o showzão de domingo para milhares de gentes empilhadas onde dava. Depois dessa época, não. De circo, a F-1 não tem nada. Não há tendas ou malabaristas, é tudo asséptico, limpo, tecnológico, artistas robotizados, ingressos caros, tudo como o… Cirque du Soleil!

É isso. Os circos também não são mais circos, o que se entende por circo hoje é a brancura do Cirque du Soleil, seus ginastas silenciosos de movimentos harmônicos e infalíveis, luzes fortes, produção sofisticada, nada de animais, nada de palhaços, movimentos delineados por músculos perfeitos. Sendo assim, que se volte a chamar a F-1 de circo, combina.

Bem, fiz toda essa digressão apenas para informar que hoje Bernie Ecclestone, como se esperava, confirmou um GP em Abu Dhabi pelos próximos sete anos.

Como o Cirque du Soleil, a F-1 de hoje só quer mesmo é circular pelo mundo rico e bonito, fazer seu showzinho para milionários, e pular fora. Que se danem os desejos de torcedores de países que construíram ao longo de décadas a história do automobilismo e que, aos poucos, vão sendo privados de ver aquilo que criaram.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
John Rambo
John Rambo
17 anos atrás

Os conflitos da Vida…

Cirque du Soleil X Circo Vostok as 9 da noite

F1 à Hermann Tilke X Antigas Interlagos-Jacarépaguá

Champions League no Emirates Stadium X Lusa no Canindé

____________

Vítor Rodrigo Dias
Vítor Rodrigo Dias
17 anos atrás

Excelente a escolha da equipe a ilustrar o post – nada mais asséptico do que (a falta de) os patrocínios da Williams…

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
17 anos atrás

É, vc tem razão FG. Alguns abaixo não concordam, mas a F1 era melhor no tempo dos garagistas.
John Cooper, Colin Chapmann, Bruce McLaren, Jack Brabham, Sir Stanley Owen, Rob Walker e, evidentemente, Enzo Ferrari. Posso estar enganado, mas a paixão foi um dos ingredientes da história destes perdonagens e de muitos outros que ajudaram ou fizeram a F1 se tornar a categoria top do automobilismo e embalar o sonho de milhões e milhões de garotos pelo mundo afora. A visão de Ecclestone, Mosley e Briattore ( provável futuro comandante ) é mercantilista. Não acho que isto ocorra sómente na F1 ou no automobilismo em geral. É comum a todos os esportes profissionais, com suas federações e seus cartolas. Vide o futebol. A grana, a cada dia que passa, é o que fala mais alto, deixando cada vez menos espaço para a paixão e a aventura, como era no início. Este tempêro está faltando. E não tem volta.

Jason
Jason
17 anos atrás

Circo, quanto mais vagabundo melhor.

Adoro aquele sbem mambembes de roça. Nos dias do Blue Cloud de Caxambu havia um ótimo, perto do parque.

De Soleil, só se for um Peugeot.

1GT
1GT
17 anos atrás

O que odeio dos circos são os palhaços…

Thi@go
Thi@go
17 anos atrás

O melhor é que este velho miserável não vai levar centavo algum na dia que morrer. Esta é a maior ironia da vida hahahaha!!!

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Bela reflexão, Gomes!

Marcelo
Marcelo
17 anos atrás

Sou so eu que acho que o FG ta ficando muito chato? Implica com tudo e todos, menos carros velhos, Hugo Chaves e Lula…

Senise
17 anos atrás

Gomes, fui ver o link da Ferrari x Lada e achei este vídeo. Acho que você gostaria de frequentar este circo! http://tinyurl.com/2ffjsy

Castrinho
Castrinho
17 anos atrás

Desde que a Petrobras foi para lá a Williams não conseguiu mais nada. é melhor eles voltarem para a Elf que deu tantos titulos para eles.

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Odeio animais em circo. Odeio rodeio e touradas também.

Helio
Helio
17 anos atrás

Há quem não goste de limpeza, eficiência, luxo. Os intelectuais odeiam. Mas como Joãozinho trinta disse uma vez. Quem gosta de miséria é intelectual, pobre gosta é de luxo. Bernie e o Cirque du Soleil mostram que estão certos. enquanto isso os intelectuais esbraveja, e querem a miséria de volta

Zé Dirceu
Zé Dirceu
17 anos atrás

O de Lua e marte será quando?

F1GP
F1GP
17 anos atrás

sim, na foto do meio o piloto e agora também bailarino Nico Rosberg está mostrando que támbém é bom na ponta do pés…

.
.
17 anos atrás

essas fotos são de quê? Das duas profissões do Nico Rosberg?

Burgão
Burgão
17 anos atrás

Fórmula 1 é um show bilionário ( em euros ) ..ela cheira dinheiro…não pode pensar em torcedores…o que interessa são os milhões que assistem pela tv…como vai sobreviver ???