Meu calhambeque

SÃO PAULO (empresta?) – Reinaldo Silveira é o feliz proprietário da caranga abaixo. “Um Maverick GT 1974, bem original, mas com algo mais na mecânica: carburador quadrijet, coletor de alumínio, comando mais bravo, câmbio de 5 marchas do Mustang, e freio a disco nas quatro rodas”, explica Silveira, dizendo que é o mais novo “habitante” de sua garagem.

Portanto, desse mato sai mais coelho. Donos de calhambeques podem mandar fotos dos seus para [email protected].

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
beluzzi
beluzzi
14 anos atrás

Parabens pelo carro, tenho saudades da época, um otimo carro.Abraços.

kakão
kakão
17 anos atrás

De esportivo estes carros não tinham nada. O desempenho do GT era praticamente o mesmo do restante da linha com motor V 8.

Eles pintavam uma faixa na laterla, colocavam um relógio no console e o contagiros e pronto. Era um Gt …

Compare os esportivos de hoje com os carros ditos normais do mesmo modelo e o desempenho vai ser muito superior acompanhado do preço é claro.

Sobriedade em pessoa
Sobriedade em pessoa
17 anos atrás

iiih, parece que só tem maluco por aqui. É melhor eu ir pro outro post.

Mário Buzian
17 anos atrás

Gente,gente…
Pelo visto tem os defensores dos carros modernos,e os defensores dos antigos (eu incluso nas duas categorias)…
Olhem bem,não existe o menor propósito de comparar um esportivo clássico dos anos 70 com um carro novo,moderno…Disseram que a gente só se lembra das coisas boas desses carros,e eu afirmo que mais do que isso,ESSES eram os carros bons,e custavm caro,muito caro…Pra se ter uma idéia,com o dinheiro pra comprar um Maverick GT em fins de 1973,dava pra levar um Corcel GT zerinho,e mais um Corcel cupê de brinde,e ainda assim sobrava troco pra abastecer por quase um ano…
Resumindo,quem comprou novo é porque tinha cacife para tal,e esses carros são verdadeiros sobreviventes,que conseguiram passar todos eses anos sem serem escrapeados,detonados,acabados e destruídos por seus incontáveis donos…
Normalmente quem possui um desses é apenas para passear num ensolarado dia,e tem mais um um carro na garagem (e geralmente novo) pra bater no dia-a-dia.O carro era ruim de curvas,fervia,era pesado pra esterçar ???
Isso é carro pra homem de verdade,quem quisesse conforto que comprasse um Galaxie,custando praticamente a mesma coisa…
Se você quer maciez,conforto e economia,hoje em dia tem dezenas de opções de carros novos no mercado,mas quero ver se eles tem esse carisma todo de um GT,R/T ou SS6… Não dá pra comparar carros modernos com clássicos como esse,por favor !!!!

Estevão
Estevão
17 anos atrás

É isso aí Fernando! Não dá nem prá dizer que Palio 1.8R, Astra SS são esportivo. Nem o jeitão o é! Deram uma ‘dubada’ nas carangas e saíram falando que são os esportivos da linha. Ai, ai, ai… Se a FIAT queria um esportivinho mais ou menos que mantivesse na linha o 1.6 16v do Palio.
Bão mesmo é o roncão dos MAveco, Dojão e afins.
Abs.

Fernando Marson
Fernando Marson
17 anos atrás

hehehe… muito interessante, tanto a foto quanto os comentários…

O fato é: corre quem quer; aproveita quem pode

E claro, esse Maverick é uma jóia, não trocaria Maverick GT, Opala SS e Charger R/T por Palio 1.8R, Astra SS ou nem Astra GSi nenhum

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Uma foto dessa e o cara vem falar de Golf. Tá brincando né.
Se for pra comparar eu digo que o Golf anda menos que a Ferrari atual do Felipe Massa.
Gente menos tá.

Pedro Neto
Pedro Neto
17 anos atrás

Falemos então de Audi A6, até A4 e MB. Nada de Golf (carro de pobretão europeu) e Audi A3, que são feios demais.
Ex: vejam o conjunto da lateral, somente a lateral – da porta para traz – de um carro desses e do Maveko..
Puxa, o golf novo, por exemplo, tem um interior ridículo e a trazeira parece que veio de outro carro, só ganha mesmo do Fiat Tipo, que é indecente.
Ao compararmos uma máquina desta com carros atuais devemos guardar o devido respeito, sendo assim, acho que a comparação com um Omega 4.1 ou com aquele Passat V6 (modelo quadrado), Ford Mondeo (1º modelo) seria mais justa.

Stanley
Stanley
17 anos atrás

Também concordo com o Leon. O Maverick GT foi um carro que marcou época e foi o sonho de praticamente toda uma geração e continua ate hoje. O ronco deste motor V 8 é incomprarável.

Mas é indiscutível que esta ultrapassado e que hoje carros com um motor bem menor são mais rápidos, ageis, estáveis, seguros e consomem muito menos. É a evolução natural da tecnologia.

A estabilidade do Maverick nunca foi grande coisa, seus freios então eram um desastre sem falar no radiador que era sub-dimensionado para o nosso clima, a direção também era muito imprecisa e não paropriada para direção esportiva. Um carro moderno tem uma estabilidade impressionante, mesmo sem ser modelo esportivo.

Dizem que ao lembrar do passado a maioria de nos faz uma edição de nossas vidas e se lembra apenas das coisas boas. Por isso esta idolatria para com alguns modelos de carro.

Tive um fusca comprado zero e fiquei com ele por mais de 15 anos. Isto foi a uns 10 anos e nunca mais tinha dirigido um destes. Nesta semana dirigi o do meu cunhado que é um fusca 78 em estado de zero com apenas 100 mil km e me espantei com a diferença para os carros atuais. Eu nem me lembrava mais como o carro era duro, o volante impreciso, a visibilidade ruim, o cambio e freios curos, etc …

Carrera
Carrera
17 anos atrás

Isso é carro de verdade. Melhor que VW, DKW, BMW, Audi, Mercedez, tudo… é o melhor do mundo :-))

Tyrone
Tyrone
17 anos atrás

Parabéns pelo carro, assim q puder vou comprar um pra mim, e se for com esses “temperos a mais” melhor ainda. E concordo com o Márcio, não desmerecendo os carros atuais, mas V8 é outra história……..

Mário Buzian
17 anos atrás

Leon,

Não vou discutir sobre quem anda mais ou quem faz curvas melhor,ou mesmo qual veneno fica melhor em qualquer um dos carros…
Só te digo o seguinte: já tive ambos,e te afirmo com a maior certeza do mundo que não troco um Maverick GT desses por dez,vinte ou até trinta Golf GTI´s,nem os carros que competem com eles…Não desdenho de sua atualidade,e nem poderia,mas não tem comparação…
Desculpe o meu desabafo,mas apenas quem pode segurar um Walrod nas mãos,e sentiu o cheiro de adrenalina dentro do carro quando fincou o pé no acelerador pode dizer sobre esse ícone da história automobilística nacional…O próprio dono do carro definiu exatamente o que estou dizendo…
Aliás,grande abraço aos amigos de São Bernardo do Campo,lugar que eu vivi por bons anos,e que me trouxe grandes carros e grandes amizades…Sem contar que ra uma delícia passar pelo posto da Polícia Rodoviária no Riacho Grande,fazer a volta e tocar forte pela pista central da Anchieta,voando baixo de V8…Simplesmente sensacional !!!!
Reinaldo,mais um vez os meus parabéns pelo seu GT 73/74 com os upgrades para uma melhor pilotagem !!!!!

Leon
Leon
17 anos atrás

Também acho o carro mais bonito já feito no Brasil. Difícil é encontrar um em perfeito estado e principalmente original GT pois a maioria é apenas adaptada para a versão esportiva.

Apesar da fama hoje é um carro ultrapassado, levaria uma surra de um Golf Gti que tem metade do motor e também freia melhor, bebe menos, etc.

Já sei, vão dizer que se o maveko for envenenado vai andar mais e se esquecem que o Golf com veneno vai continuar andando mais…

Tá certo que o Maverick é ótimo para arrancadas, mas o mundo não é só de retas.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

O modelo de carro mais bonito já feito no Brasil. E este espécime está maravilhoso. Parabéns ao proprietário!

Reinaldo Silveira
17 anos atrás

Caros, Veloz,
obrigado pelos comentários. O carro é modelo 74, mas fabricado em 13 de dezembro de 1973. Como li certa vez, acelerar esse carro (e o Charger R/T mais ainda) sobre piso de paralelepípedos na descida é experiência que todo mundo deve ter um dia…
Ao Askjão, sou de São Bernardo do Campo, SP.
Depois mando fotos dos demais (Charger R/T 78 caramelo e Landau 1981 azul, ambos melhores em conservação que o GT). para a fila de publicação do Calhambeque.
Abraços.

Episcopo
Episcopo
17 anos atrás

Tô babando !!! Que carro lindo !!!
Parabéns ao dono, pela aparência original e pelas poucas alterações cheias de bom senso !

1GT
1GT
17 anos atrás

E imaginar que têm dois na garagem do meu prédio…

Fernando Honda
Fernando Honda
17 anos atrás

Simplesmente MARAVILHOSO!!!

bruno mantovani
bruno mantovani
17 anos atrás

podia ser um carro de apoio da equipe spyker….alias, deve andar mais do que um spyker hehe

Mário Buzian
17 anos atrás

Tenho um amigo que achou um desses,na cor Laranja Mandarim,ano e modelo 1973,da primeiríssima série,e vai restaurar o carro por inteiro,como fez com um GT branco 1974,que obteve 94 pontos na vistoria da placa preta…mas antes ele tem de terminar um Mustang Fastback 1967 código K (motor 289 Hi-Perf.,com câmbio Top-Loader,tudo original),cor azul metálico com interno azul…Depois o Maveco entra na fila,mas sinceramente com um Stang desses o Maveco vai ficar meio apagado na garagem,na minha opinião…
Parabéns ao dono desse magnífico GT 74,atualizou a mecânica e manteve a belíssima estética,muito lindo esses carros…
Grande abraço a todos os amigos !!!

Estevão
Estevão
17 anos atrás

Calhambeque, isso???? Ô loco, meu!!!
Ainda quero um desses, mas amarelo. Ainda bem que modifiquei a planta da garagem da minha casa…
Abs.

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Lindo de morrer!

Até que ano você aceita fotos de carros em Gomes?

Pedro Neto
Pedro Neto
17 anos atrás

Vira esse A3turbo pra lá…!

Maveko é Maveko, ainda mais V8 4jet. !!
..Gostei dos faróis de neblina amarelinhos, mto legal belo detalhe
t+

André Grigorevski
André Grigorevski
17 anos atrás

Belo Maverick!!! Nada mais bonito em um carrão desses do que manter a sua aparência original! Parabéns ao Reinaldo pela obra de arte!

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Esse era o A3 Turbo da sua época….cobiçado e respeitado.

vitão
vitão
17 anos atrás

Corretíssimo, Veloz. Como diz a revista CAR, os meninos andam de Ferrari, os homens de Porsche e os machos de Lamborghini ( ou de maveco V-oitão) . Se ganhar na megasena vou buscar um certo carro que está sendo restaurado por um certo piloto francês numa certa ex-cidade maravilhosa.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

FG, por acaso o seu amigo ae do maveco é do Rio??? Tinha um igualzinho a esse em uma oficina perto da minha casa… Responde ae, vai!?

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Esse sim, é carro prá macho e não pleiboyzinho de mer.da ainda cheirando a talquinho da mamãe.
Parabéns Reinaldo. Cabra macho.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Puts, meu pai teve um igualzinho…
Amarelo e Preto.
Kd essa foto???

Benito Santos
Benito Santos
17 anos atrás

Esse é “o carro”!

3=6
3=6
17 anos atrás

bem original mesmo.
assim da gosto de ver.