Palavras de Nardini

SÃO PAULO (esse manja) – Romeu Nardini, dos maiores conhecedores de antigos brasileiros que se tem notícia, rabiscou suas linhas sobre o Clássicos de Competição no ótimo portal Maxicar.

Comentem!

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mayara
Mayara
17 anos atrás

Valeu Thiago. Concordo com vc.
Acho que eu deveria ter escrito de forma menos severa.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Belo texto, o Romeu descreveu muito bem o evento.
Mayara, infelizmente é impossível conseguir todos os carros de corrida originais, até porque muitos deles nem devem existir mais. E muitos dos que existem não são acessíveis ao público, seja por estar jogado e abandonado em algum barracão, seja pela dificuldade de transportar, ou qualquer outro motivo. Eu nasci em 1979, por isso não tinha visto boa parte dos carros que estavam lá (na realidade acho que não tinha visto nenhum, hehe). A Brasília do Ingo por exemplo, só tinha visto fotografias em preto e branco. Agora sei qual é a cor dela e de vários carros. Melhor, pude ouvir o som de vários deles. Para mim valeu muito a pena.
A senhora (ita) esta sendo muito severa!
Abraços

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Não precisa tapete vermelho, precisa apenas que os carros sejam compatíveis com a grande propaganda que vcs fazem. Tá legal?

Memória de Rino
Memória de Rino
17 anos atrás

Puxa você pode até pintar por lá? Quanta honra, avisarei aos organizadores para estenderem o tapete vermelho. Diga o que mais a senhora quer que levem.

Nunca vi tanta prepotência de desinformação juntos.

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Quanto ao comentário do Sr Milton Bonani, concordo com ele. Repito, o evento deve ter sido agradável para muitos presentes.

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Não fui, não vi, mas sei do que estou falando sim. ~Quanto as réplicas, muita gente aqui gosta de réplicas, que inclisive tem seu valor. Mas réplica de fitti fusca, réplica de brasília do Ingo, etc… como alguém já escreveu ( e gente que esteve lá) alguns tópicos abaixo. Só porque vcs gostaram muito do evento, ( que deve ter sido bom) não impede uma análise por outro ângulo. Análise construtiva diga-se de passagem. Conversando novamente com um amigo que esteve lá ele observou por exemplo o adesivo BMW do Fúria e me disse que era deprimente, apesar do carro ser bem legal. As reconstruções como o carcará 2, fitti fusca e brasília etc… é louvável, mas muito triste de terem reciclado os originais. Não é nada emocionante para quem gosta de coisas boas. Muitos aqui se contentam com pouco, inclusive o FG ( pessoa que admiro muito) pelo que está fazendo pelo automobilismo junto com o 96. Gostaria de um dia conhecer esse carro pessoalmente e vou, mas ficaria decepcionada se soubesse se tratar de um outro carro pintado parecido. Gostaria que vcs soubessem que nem todos no Brasil se contenta com pouco. Eu por exemplo. Mas me rendo aos organizadores pela iniciativa, mas pelo que vi, para os próximos eventos se mais pessoas ajudarem, inclusive ex e atuais pilotos ( de F1, indy …) , estiver por exemplo o carro das 500 milhas do Emerson, do Gil , do Helinho, Jaguar do Raul, F1 de Senna e Piquet etc… posso até pintar por lá!

Memória de Rino
Memória de Rino
17 anos atrás

Não foi, não viu, não sabe do que está falando, e afirma que foi meia-boca.

Você é que deve ser bem meia-boca.

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Nossa pessoal, como vcs não aceitam opniões diferentes! Não falei em nenhum momento que os KG Dacon eram réplicas, ao contrário, era uma das ilhas em meio de muitas réplicas. Quanto as Ferrari s eram réplicas mesmo. Pelo que tenhoi lido, o evento realmente foi meia boca, mas vcs ficaram felizes e gostaram, TUDO BEM. Pensei que como temos 2 tricampeões de F1 e 1 bicampeão , esperava pelo menos os carros desses pilotos, mesmo que patrocinados por eles ou outras empresas. Mas se vcs e o FG gostaram do evento como foi, TUDO BEM. O que é meia boca para uns pode ser o céu para outros. Eu não estive lá, pode ser até que eu tivesse gostado, sei lá.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Fricotes.
Flávio, ele falou que seu carro está cheio de outros fricotes.

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

NÃO FOI MEIA-BOCA!

Mesmo que todos os carros presentes fossem réplicas (o que não foi o caso) várias outras coisas valeram à pena.

P. Ex:

O passeio em si. Sair de casa num sábado de manhã com sol e matar a saudades de Interlagos vendo as curvas 1, 2, retão e curva 3 lá, intactas;

Conhecer pessoalmente os amigos virtuais;

Rever os amigos antigos;

Os papos sobre Ferrari, Vileneuve, Fittipaldi, Copersucar… ;

Os papos com as personalidades automobilísticas;

Tirar foto de tudo para mostrar depois para os amigos;

Contar tudo e mostrar as fotos para os amigos na segunda-feira;

Conhecer os carros da Superclassic e vê-los andando (e andando forte);

O capucchino gelado “de grátis” e por ai vai.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Para mim, o mais importante de tudo é que esse evento “meia boca” continua repercutindo e muito, uma semana depois.
Ontem no encontro de carros antigos do Parque das Bicicletas no Ibirapuera, o assunto “Classicos de Competição” foi o comentario geral das 18,30 às 22,30hs (quando fui embora).
Quem esteve em Interlagos ainda estava babando, e quem não foi batia a cabeça nas arvores do parque, de puro arrependimento.
O Carlão Braz, brilhante 3º colocado na Super Classic (Passat 21) que o diga.
Passou horas dando explicações, comentando o evento, dando dados técnicos e outras amenidades.
Imagino como seria um evento “boca inteira”.

Walter Gonçalves
Walter Gonçalves
17 anos atrás

Mayara
Não foi, não viu e diz que foi meia boca…
Me lembrei da fábula da Raposa e as Uvas.
Se lembra Mayara?
Será que as uvas estavam verdes?

Pablo
Pablo
17 anos atrás

Os KGs 7 e 77 estavam expostos lado a lado, e o Anísio Campos, que foi só o cara que fez as carrocerias, procurou um detalhe no teto e mostrou pra todo mundo: eram sim os carros originais!
E das três ferraris que estavam lá, a mais antiga ao que tudo indica é 100% original. A Testarrossa e a 250 GTO são declaradamente Recreations, mas em cima de chassis Ferrari, com V12s Ferrari. Meia boca? Sem falar da belíssima 300SL, da presença acachapante do 908/2, daquele chassi Maserati, o Ford 1925, a carretera do Camilão, a carretera do Andreatta, o Maverick Berta e das voltas na pista do Copersucar FD01. Meia boca? Dos carros que estavam atrás dos boxes, só os originais já que não gostam de réplica: Porsche 914 2.7, muitos (mesmo) Mustangs, vários Camaros, vários Corvettes, incluindo aí um 454, Impalas, Dodges, Buicks, T-Buckets, Ferrari Dino… Pra quem gosta MESMO de carro de corrida, o evento surpreendeu. Pra quem gosta MESMO da história do nosso automobilismo, o evento também surpreendeu. Ou é normal dar de cara com Jorge Lettry?

Ai ai ai...
Ai ai ai...
17 anos atrás

Sim, dois KG-P originais, de fibra, cujos moldes foram tirados do Karmann da tia do J. C. Pace que havia capotado, deixando marcas inconfundíveis na capota.
O FD01 original;
A carreteira 18 do Camilo original;
O Maverick-Berta Hollywood original;
A Porsche 908 ex-Hollywood original;
O Mickey Mouse do Volante 13 original;
O Le Zebre da família Dumont original;
O Stock do Ingo original;

Entre outros…

Meia boca?

.
.
17 anos atrás

não é o original…

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Discussão boba, quando o importante é ter lido o grande texto do Romeu Nardini, grande figura e profundo conhecedor de carros antigos.
O KG Dacon era o verdadeiro, que os irmãos Marx compraram do Sidney Cardoso, que havia comprado do Pace.
O Sidney, para ter certeza, foi lá e procurou alguma coisa na traseira, voltando todo emocionado : ë o meu, mesmo! Fizemos uma modificaçào para refrigerar melhor com um corte na carenagem.
Assim, acho que as discussões sobre originalidade ficam inóquas.

.
.
17 anos atrás

Memória de Rino com vocabulário de cafajeste !
Coisa fina, o grande mala, né ?

Augustaro
Augustaro
17 anos atrás

Olha a síndrome de Malco aí gente!

.
.
17 anos atrás

Só para aumentar um pouco esta polêmica !
Mayara, aqueles KG, de Dacon só tem as cores…
Já aquelas Ferrari, que são ditas réplicas, na verdade são verdadeiras ! Mistério interessante, né ?
Quanto as réplicas, apesar de achar uma opção interessante, sou obrigado a concordar com vc que não deveriam estar neste evento !
Mas, por outro lado, vários carros excelentes marcaram presença !
Entendo o que vc chama de meia-boca !
Mas lembre-se que os nossos carros de competição autênticos, na maioria das vezes, eram MESMO originalmente meia-boca de nascença !
Sob este aspecto, acho que é essencial manter a originalidade.
Mesmo que o resultado não encha muito os olhos…

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Quando escrevo meia boca, uso as palavras de um amigo que esteve lá. Ele por exemplo, falou que o Fúria tinha um adesivo BMW “meia boca”, a maioria dos carros não eram autênticos , como as ferraris por exemplo. Mas ele falou que as palavras do Wilsinho foram emocionantes, os KG Dacon eram bárbaros, e outras coisas mais. MAS PELO QUE SE FALAVA DO EVENTO, segundo ele foi bem inferior. Acompanhei as fotos, percebi que ele tinha razão. Só isso.

Ombudsman
Ombudsman
17 anos atrás

Memória, Memória:
Não trate a Mayara desse jeito. Você pode provocar uma reação em cadeia da Blogaiada!

Memória de Rino
Memória de Rino
17 anos atrás

Ou seria menopausa?

Memória de Rino
Memória de Rino
17 anos atrás

Você achou mesmo, Mala-yara? Puxa, por que não foi até lá para ver? E posso saber qual é seu carro “boca inteira”, já que todos foram meia-boca? TPM é %!$&#..

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Pelas fotos que tenho visto, desculpem-me, tirando o F1, e os KG -Porsche Dacon , esse evento foi bem meia boca. Valeu talvez pelas palestras dos pilotos e a presença deles, mas de carros foi fraco. Particularmente também não gosto de réplicas, como o MP da foto que achei bem feio.

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Para orgulho da Blogaiada, o #96 aparece com destaque-2 fotos!

Rodm
Rodm
17 anos atrás

Em tempo: no portal tem os classificados com carros bem interessantes.

FG, tem uns carros que vc comentou aqui que gostaria de ter.

Rodm
Rodm
17 anos atrás

Realmente os textos são muito bons.

Jean Tosetto
Jean Tosetto
17 anos atrás

Já disse isso pessoalmente, mas faço questão de registrar por aqui: ler um artigo do Romeu é como ter ele do seu lado relatando as coisas para você.
Felizmente dividimos o mesmo entusiasmo pelo MP Lafer! No site http://www.mplafer.net há uma coluna só dele, que não obstante se chama Interlagos e acompanha a Super Classic. Obviamente torcemos tanto pelo #96 quanto pelo #2.
Saudações à todos!