Pequenos tesouros
SÃO PAULO (há tantos…) – O blogueiro Zé Clemente indicou este site de Watkins Glen que tem um acervo fotográfico verdadeiramente do cacete. Aquelas de F-1 anos 70/80 que deixam todos babando.
Pesquei uma. Essa cegonhinha aí, que deve valer alguma coisa.
O site merece uma demorada visita.
É 1973. A BRM numero 20 é do Beltoise (http://wildsoft.ru/img/cha/mod/BRM%20P160E.gif).
O Jarier andava de March em 1973 (http://wildsoft.ru/drv.php?l=J&id=197109026), companheiro do Mike Beutler.
“Mike The Bike”, Mike Hailwood, morreu de acidente, mas fora das pistas, junto com o filho.
O Donohue era ‘Mark’. Morreu de concussão, depois de bater, na Áustria, em 75, ser socorrido (pelo Emerson, entre ourtos) e sair do carro andando.
O Iso Marlboro (equipe Williams, na verdade) do Merzario era de 1974, tinha detalhes em preto, que não dá para confundir com a linda BRM branca e vermelha da foto.
Em 73 a equipe BRM era: 19 – Clay Regazzoni, 20 – Jean Pierre Beltoise e 21 – Niki lauda.
Tem razao Pall Mall. Acho que minha memoria ja nao vai tao longe. Eu estava me referindo a Mark Donohue e ele morreu na Austria em 75, mas pilotando um March e nao um BRM. Mas o ano nao eh nem 75 e nem 73. Eh 1974, o shadow 17 eh de Jarier e o 20 nao eh uma BRM, mas sim um ISO Marlboro de Arturo Merzario. Podem conferir no formula1.com Peguei voces……he he
Tem a pontinha da asa traseira de uma Lotus.
Os pilotos da Shadow eram Jackie Oliver e George Folmer (O Jarier tava na March).
E essa BRM de 1973 era muito linda, além do ronco do V12: não era uma Matra, mas dava bem para o gasto.
Gde indicação Ze Clemente.
Tem mais ?
Cegonha transportando essas preciosidades com pneu careca? Achei que fosse só aqui
Essa fotografia deve ser mesmo de 73. Aquele carro numero 20 é um BRM, provavelmente do Regazzoni, e o Shadow 17 deve ser do Jarier…
Quanto ao “Mike The Bike”, ele não morreu em 75, mas sim em 81, num acidente de estrada. Devem ter confundido com o outro Mike, Donohue de seu apelido, americano de gema, vencedor das 500 Milhas de Indianapolis de 1972, num McLaren.
Muito bom , esse site.
Bom mesmo .
Obrigado..
Desculpe Ludimar. Acho que ficou confuso. Cevert, treino, 6 de outubro de 1973, Koinnigg, acidente na corrida, 6 de outubro de 1974
Cevert não foi só decapitado. Foi dilascerado, um ano antes de Koinnigg, na mesma data: 6 de outubro de 1973.
Não foi o Cevert que foi decapitado lá em Glen?
Prezados, Watkins Glen é um circuito interessante. Pena que aliado a isso é uma das pistas mais perigosas do mundo, o ” reino dos guard – rails mais próximos do que deveriam “. Achem nas fotos uma curva chamada The Boot. Essa curva, de média para baixa velocidade diga-se de passagem, ceifou a vida de um promissor piloto austríaco chamado Helmut Koinnigg, que no infortúnio de um estouro de pneu simplesmente atravessou três barreiras de cercas de proteção que deveriam diminuir ainda mais a velocidade de seu Surtees, e ainda assim rompeu um guard – rail de três lâminas só parando ao se chocar com um segundo guard-rail de duas lâminas paralelo ao primeiro. Resultado? morte instantânea por decapitação. Uma guilhotina não teria feito serviço melhor. Hoje em dia a IRL corre lá. Dizem que o padrão de segurança da pista comporta até F1. Mas pelo que se observa em geral, aparenta-se uma pista setentista com algumas melhorias maquiadas. Sei não !
Me desculpe, mas não tenho outra expressão a não ser ” %!@$&@#MEU IRMÃO”
Chegaram tarde!! Este site já me rendeu algumas das mais de 1000 fotos que tenho…
Dá pra identificar o UOP Shadow de Jean Pierre Jarier e uma BRM…..nao lembro de quem……Mike (the bike) hailwood? Acho que sim….e ele acabou morrendo neste ano pilotando este carro…….1975
Falando em F6A,o Alex Dias Ribeiro também participou dos treinos com o F6A #19,mas não classificou.
Muito legal o site!
Voltei de novo,e tem um pequeno erro de legenda.
Tem uma foto que diz ser um F5A de 1979,quando na verdade é um F6A.
Gomes, de um pulo no blog do Seixas, tem algo que voce gosta muito lá
Beleza!1973.
Um Shadow e um BRM,claramente!
O #8 parece o M23.