Quer um Puma zero? Tem.

SÃO PAULO (e aqui, por que não?) – Grande notícia manda o blogueiro Diego Llopis. O Puma está de volta. Na África do Sul.

A história é a seguinte. Nos anos 70, um sul-africano chamado Jack Wijker se apaixonou pelo pequeno esportivo brasileiro e fundou em Durban a Puma Sports Car. Isso foi em 1973, pelo que consta. Alguns carros foram importados (vi um Puma na Cidade do Cabo, em 1992) e em meados dos anos 80 o cara resolveu produzir por lá mesmo, sob licença da Puma do Brasil.

Alguns dados falam em 357 carros produzidos, mas depois Wijker foi fazer outra coisa da vida. Agora, aposentado, decidiu produzir Puma de novo. Montou uma fábrica em Babelegi, ao norte de Pretória, e já tem 20 sendo montados. Tais informações tirei do site sul-africano da marca.

As fotos abaixo são de alguns carros sendo produzidos, do jeitinho que eram feitos no Brasil. Vão custar entre 38 mil reais (versão 1.300 cc) e 52 mil reais (1.700 cc, carburação dupla, etc.).

Muita coisa ele ainda importa do Brasil. Fato é que Pumas zero quilômetro estarão nas ruas sul-africanas em algum tempo.

Legal demais.

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marcos soldi da silva
marcos soldi da silva
15 anos atrás

sou um apaixonado pelos pumas principalmete por um gtb s2, mas acho que ninguem que tivesse um capital para investir voltaria fabricar pumas no brasil, seria como ums bloguista disseram, algums saudozista comprariam os primeiros e depois acabaria, e iriam encalhar tipo os fuscas, as melhorias iriam encarecer o carro, levando seu preço as alturas, quem vai deixar de andar de new civic, ou afins para nadar em um carro que chove dentro.

Roberto S F
Roberto S F
17 anos atrás

Estas são coisas que nunca são divulgadas na mídia e nos meio de comunicação.
O brasileiro também exporta idéias para outros lugares do mundo. Que magnífico.
Isto nos enche de orgulho de sermos brasileiros. Que temos competência para fazer projetos de sucesso e não ficar só nas palavras.
Pensar e agir! Isso sim!
Achar que aqui só têm violência, escândalo e corrupção.
Temos que virar esta página ridícula do Brasil e começar a mudar as coisas por aqui. O que acham vocês sobre isso?

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Impressão minha ou é a fôrma de um Tubarão, com janelas no lugar das entradas de ar?

Galvão
Galvão
17 anos atrás

Puma para os Pumentos.

Felipe Maia
Felipe Maia
17 anos atrás

Eu fico muito feliz, e ao mesmo tempo com inveja. Eu tenho vontade de ter um Puma e acho que seria interessante um zero quilômetro!
Mas esse preço aí está muito salgado! Sei que é um clássico, mas R$50.000,00 num 1700 carburação dupla é pra quem tem $$$.

Gárgula
Gárgula
17 anos atrás

Gosto muito dessa parte do Blog de lembrar carros a comerciais antigos, mas querer ressuscitar um morto já é demais, o Puma teve seu tempo assim como o Miura são carros que fizeram parte minha infancia, valeria a pena se fosse repaginado como temos o exemplo de alguns carros

jose carlos
jose carlos
17 anos atrás

no mercado livre tem um anuncio a muito tempo de uma empresa de sc ou pr que esta vendendo cabine zerada resto de stock da amv
se nao me engno era 3 paus por kit

Luiz Fenando  Marian
Luiz Fenando Marian
17 anos atrás

Sou proprietário de um Puma há 28 anos, e acho essa notícia maravilhosa.
Luiz

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Tony,
Concordo totalmente contigo.
Isso mostra pelo menos que a África do Sul consegue estar mais atrasada que o Brasil.
Que Incrível, não ??

tony
tony
17 anos atrás

Vamos ser sinceros, foi o sonho de muita gente, mas o carro era uma bomba, e não chega aos pés dos esportivos citados abaixo.

O motor era fraco e inversamente proporcional ao ruido interno. A carroceria de fibra deixa a desejar em muitos aspectos.

Vendia porque naquela época era proibido importar e quem tinha grana não queria ficar andando com os mesmos carros dos menos afortunados.

Se voltasse a ser fabricado seria um francasso como foi a reedição do fusca. Quando a VW anunciou que voltaria a fazer o fusca tinha fila de candidatos, depois encalhou nas lojas. Uma duzia de saudosositas não sustentariam a fabricação.

André Grigorevski
André Grigorevski
17 anos atrás

Bela notícia!!!

E se no lugar de mandarmos chassis para o carro ser montado lá e trazido de volta, porque não importar apenas a carroceria e peças que talvez sejam mais difíceis de encontrar por aqui (vidros, por exemplo)? Não seria mais vantagem?

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
17 anos atrás

Isso só aumenta minha impressão de que, se o pessoal da Puma tivesse feito a coisa certa na administração, além de contado como maior estrutura de exportação e marketing, esse carro teria se firmado como um esportivo de nível internacional. Penso que poderiam estar concorrendo com TVRs, Spykers e outros dessa categoria de pequenos esportivos.
Por outro lado, se tivesse continuado e se desenvolvido, provavelmente já estaria nas mão de uma grande marca (vide Troller-Ford).
O Brasil realmente em coisas complicadas…

Serginho RJ
Serginho RJ
17 anos atrás

Esse é o carro!!!!!!

jbchaves
jbchaves
17 anos atrás

Zuquim,
o Mauro soldado e eo Delegado Zé Laranjeira tbm tem….rsrsrsrsrs

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Saudades dos meus Pumas. Um spider azul e um GT branco.
Bons tempos!

Estevão
Estevão
17 anos atrás

Tá certo o Allan. O Fusion, por vir do México, tem os mesmos benefícios tributários do Mercosul. Citei esse carro pois esses tempos estive na terra do Tio Sam e fui ver uns carrinhos com meu primo que mora por lá. Lá, como disse, o Fusion custa na base de U$. 16.000,00. Mesmo livre de alguns impostos, ainda assim custa muito caro. Imagina se não tivesse acordo de livre comércio então!!! Valeu pelo toque Allan.
Ao Virgo, obrigado pelo dito. Quanto ao fato de importar em partes, acho que você tá certo. Poderíamos fazer como era feito com a 1ª geração do Astra, lembram? Era a importação CKD, onde o Brasil enviava o motor e recebia o carro montado. Nunca mais vi isso por aqui. Garanto que seria um sucesso com vários modelos. Puma, inclusive…
Abs a todos.

"Japoneis"
"Japoneis"
17 anos atrás

Mais um sonho de consumo meu!!! hehehe
ainda mais se for com motor porsche 6 cil. como as fotos q acabei de mandar pro Gomes…
Espero que ele coloque aqui pra gente curtir….

Engate
Engate
17 anos atrás

Duvido que alguém, não saudosista como nós, no Brasil pagasse 50 mil por um Puma novo.
Aqui carro só vende se dá status ou se for muito barato. A mentalidade infelizmente é essa, e é por isso que não temos mais esportivos nacionais.

Diego Llopis
Diego Llopis
17 anos atrás

Pessoal alguém poderia me tirar uma dúvida?
Se não existem mais fábricas da VW que fabriquem o chassi do fusca e “agregados” e não tem mais fábricas que fabriquem o motor a ar, corrijam-me se eu estiver enganado, mas a mecânica dos Pumas será composta por motores recondicionados e chassis reformados??

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Estevão,
Bem legais (sem trocadilho) as suas dicas!
E a opção de enviar o chassis de um fusca para eles montarem a carroceria em cima, não mudaria essa questão da importação (uma espécie de draw back ao contrário)?

Rafa V8
Rafa V8
17 anos atrás

O Brasil é assim… joga na mão dos outros o que não teve competencia pra manter… foi assim com vários outros modelos e também em várias outras áreas… prá se ter uma idéia, quem luta e protege a nossa amazonia, é um grupo de pesquisadores holandeses e alemães… na verdade, nada do que tem aqui é nosso… já foi arrendaddo pelos cidadãos do exterior… a nós sobra a criatividade e a alegria… q por enquanto, vejam bem, somente por enquanto ainda é nossa… mas se fizerem uma boa oferta podem levar… quem irá dar o primeiro lance?!?!? []´s

Stanley
Stanley
17 anos atrás

Espero que lá na Africa do Sul não chova muito pois o carrinho apesar de simpático entra água de bica …

Ele parou de ser fabricado pela mesma razão que o SM, o Bianco e outros chamados fora -de-serie, a entrada dos carros importados no mercado nacional.

O mercado de carros como o Puma era exatamente o publico que tinha dinheiro e não queria comprar um carro igual aos outros, queria algo diferente e por isso pagava caro em um carro que lhe desse status, sem falar nas inovações tecnológicas que não havia nos carros nacionais. Com a entrada dos importados no governo Collor com tecnologia ultra moderna e modelos sofisticados o sonho de fazer um carro “a mão” foi pelo ralo.

Pelo preço de um SM você comprava um importado melhor e mais sofisticado e sem defeitos cronicos como os fora-de-serie tinham.

Se alguém quiser fabricar novamente vai sofrer para vender por causa do preço e da concorrência feroz.

Diego Llopis
Diego Llopis
17 anos atrás

Pessoal realmente é uma grande notícia, mesmo que fora do Brasil. Eu tenho uma 78, mas se tivesse condições compraria um desses novos. Realmente muito bacana!!

Sergio Luis Santos
Sergio Luis Santos
17 anos atrás

Pelo que me recordo o nome Puma é usado por um outro carro, de grande montadora. Ford, eu acho. Estes puminhas enfrentarão algum processo pelo uso indevido do nome? Afinal o Puma GTB não pode ser GTO por causa disso também…

ReinaldinhoBaptista
ReinaldinhoBaptista
17 anos atrás


têm q tocar adiante, no Brasil: aquele projeto de Uirapuru; e, seguir pelo msm caminho com os Karmann-Guia. Sim, dar uma repaginada no visual e mandar-bala. Seria bom n!?

Abraço,

jovino
jovino
17 anos atrás

Eu queria que eles voltassem a fabricar o Puma no Brasil, mas o Malzoni com uma mecânica mais moderna, mas preservando o desenho original, já que o motor 2T é quase impossível.

Jovino

Arthur
Arthur
17 anos atrás

Se alguém no Brasil topasse a empreitada e fabricasse o brinquedinho, vendendo-o por um preço não-proibitivo, eu seria um seríssimo candidato a adquirir um desses

Pandini
Pandini
17 anos atrás

Por um lado, muito legal ver o carro saindo como era nas primeiras séries – e não como nas últimas, que erra muito feias.

Por outro, um amargo na boca: tínhamos a Puma aqui e perdemos. Na África do Sul, ela ressuscitou. E assim vemos mais um marco nacional deixar de ser nacional.

Allan
Allan
17 anos atrás

Estevão:
O Fusion vem do México, livre de diversos impostos. Assim, ele não pode ser parâmetro para as contas apresentadas. Melhor pegar um carro importado por independentes, tal qual uma F-150 ou um Corvette. Também vale os Mini europeus (assim o susto é menor ao se calcular para o Puma).
Gozado que esse Puminha tá meio diferente… Cobertura nos faróis e traseira mais alta, com a frente do modelo mais antigo (sem os piscas embutidos).

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

Tudo bem, é um carrinho simpático e com a onda “retrô” tende a ser um sucesso.
Porém, não poderia ser produzido com uma plataforma e mecânica um pouco mais atual?

Carrera
Carrera
17 anos atrás

Eu compraria um Puma zerado. Imagina o preço, com as devidas taxas, deve dobrar o valor. De 38 vai pra 76, o outro de 52 vai pra 104… hehehe.. vai demorar pra eu comprar essa relíquea.

Estevão
Estevão
17 anos atrás

Para o Renan: a taxa de importação de autos beira os 120% do valor praticado no país de origem. Ainda tem que pagar U$. 1,00 por peso excedente (não sei qual o peso máximo); mais taxa alfandegária de vistoria e taxa de empresas Courrier (Fedex, Cronotech, etc) (num outro post escrevi Carrier. Tá errado). Levando em conta que, v.g., um Fusion nos EUA custa U$. 16.000,00 (cerca de R$. 35.000,00) e no Brasil R$. 80.000,00, pode jogar como média de acréscimo em torno de 150% do valor “lá de fora”.
Abs.

Jansle
Jansle
17 anos atrás

A indústria automobilística nacional era criativa ….tivemos Puma, Bianco, Miura, Sta. Matilde…e tantos outros..
Alguém aí pode esclarecer pq e como o Puma deixou de ser fabricado no Brasil? Alguém (montadora) comprou a marca? Faltou grana? Não tinha mercado??? Alguém aí conte sobre isso.

Arquimedes
Arquimedes
17 anos atrás

Um dia vou ter um desses.

Renan Raul
Renan Raul
17 anos atrás

Alguém aí sabe me dizer quanto fica o preço com as taxas de importação?

Thi@go
Thi@go
17 anos atrás

Meu sonho de consumo é comprar um desses…

Estevão
Estevão
17 anos atrás

E saber que prá achar um desses inteiro no Brasil é uma dificuldade que só…
Torçamos para que isso reavive o interesse em se construir esse carro novamente no país.
Abs.