Virou, afinal

ALGUMA PRAIA (gelo, precisa comprar gelo!) – Outubro de 2001. Felipe Massa, um ilustre desconhecido, tinha acabado de ser contratado pela Sauber. Na verdade, pela Ferrari. Antonio Pizzonia era a aposta da vez. Escrevi sobre o futuro dos dois.

Não cheguei a grandes conclusões. Mas, cinco anos e pouco depois, é curioso reler o que se pensava na época.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelim
Marcelim
17 anos atrás

Poutz, me lembro das brigas homéricas no falecido news.uol.formula1.
O pior que 99% dos brasileiros apostavam no “Jungle boy”, sabe lá porque.

Desde aquele capotamento-mico com a Jaguar de rua, a imagem que tenho do Pizzonia é uma só: atrapalhado.

Um piloto profissional não ter a percepção do limite com um carro de rua em um autódromo é coisa de desastrado de primeira.

E não deu outra, na fórmula 1 foi uma decepção, mesmo tendo chances em uma Williams -BMW.

Will
Will
17 anos atrás

Flavio, acertou ao dizer que o Massa se sairia bem na F-1!
Ele é um clássico caso de cara “no lugar certo e na hora certa” .
Esperamos que o Pizzonia consiga, enfim, uma chance de verdade na F-1, caso, claro, consiga vencer ou se destacar na GP2.

ney
ney
17 anos atrás

Esse negócio de julgar pilotos é muito mais passional que realista.
Todos eles são excelentes, Massa, Pizzonia, Rubens, Zonta, Nelsinho e afins. Diferenças mínimas, o que realmente manda é o momento. De sentar no carro certo, na hora certa, e lidar certo com as equipes. Nossos tres campeões não tinham muita diferença para os de agora, deram certo pelos momentos vividos. Competencia todos tem, lembrem-se que são corridas de carros, não de pilotos. Senão, o Tony ganhava todas.

Gustavo
Gustavo
17 anos atrás

Davi, foram duas as vitórias do Massa: Turquia e Brasil.

Junior
Junior
17 anos atrás

Uma coisa é certa, o Schummy não estraçalhou o Massa, acredito que o Kimi tb não conseguirá

Davi
Davi
17 anos atrás

É preciso ter calma, pois Felipe Massa só ganhou um GP até agora na F1.

Daniel
Daniel
17 anos atrás

Não sei não, acho que existe muito oba-oba em cima do Massa. Ele que se cuide, pois deve saber como o brasileiro reage quando um ídolo criado artificialmente não corresponde ao que dele se espera. A propósito, não venham depois falar que a Globo é a única responsável pelos exageros, pois no caso do Massa o ufanismo está por todos os lados, inclusive no “Grande Prêmio” e em seu site irmão “GP Total”.

Dú
17 anos atrás

O Massa ainda tem a garra de manter a gana de mirar na curva e entrar dividindo, de ter sido excluído pelo novo comentarista careca e preterido pela famiglia. Coisa que o Sr. rubens perdeu quando viu que o tamanho da lingua era igual aos tempos que até o Badoer enfiava nele. Pizzonia? Deve estar feliz da vida, pois vai ter a mídia expontânea da GP2, coisa que nunca soube lidar, e ganhar uns dólares para fazer o que gosta. Que saudades subindo, quando chegava a entrada da serra velha, passando o carro pelos cones e chegando na anchieta após um belo passeio, e isso não faz muito tempo!!! Outro dia de moto fizemos isso entrando em cubatão.!

Marco Antonio
Marco Antonio
17 anos atrás

FG,

Quer marcar um cartão da loto para mim ?
Depois desta sua matéria de 2001, creio que você tem um certo dom de ver o futuro.
Abraços,

Marco Antonio.

Humberto
Humberto
17 anos atrás

Pré-temporada é isso mesmo: todo mundo faz todo tipo de apostas.
A única certeza que temo é que o Alonso dobra na turma. Ninguém vence dois campeonatos por ter apenas sorte, ainda mais com Schumacher na pista.
Quanto ao Massa, por que deveríamos acreditar e/ou apostar nele se nem a Ferrari, ou Luca de Montezemolo o fazem? Afinal de contas, se a Ferrari paga o dobro pro Kimi é porque o considera o piloto principal, e quem deve receber todas as atenções para disputar o título.
Por que o Montezemolo disse que esse é o ano do Kimi? Será que agora Luca e Ferrari resolveram dar uma de Toyota e rasgar dinheiro?? Duvido muito.
Sinceramente, o Massa pra mim não é melhor piloto que o Barrichello, que o Coulthard e outros do gênero.

Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

O lugar nao eh aqui, eu sei, quando ver pode apagar. Na materia “Objetivo para 2008 é a Nascar, diz Villeneuve” diz que ele eh campeao mundial de 1996. So se o Hill eh que esta atras de uma vaga na Nascar…

Pe. Antonio Vieira
Pe. Antonio Vieira
17 anos atrás

Interessante é que tem muita gente do ramo apostando no Massa. Enquanto, por aqui, muitos apostam que o Kimi vai trucidar o massinha, tem gente como Bernie que até apostaria uns trocados no menino, em detrimento até do espanhol. Legal isso.

Eu confesso o meu ceticismo.

João
João
17 anos atrás

Milton Friedman, não sei exatamente quantos o conhecem por aqui, na década de 60 previu que o mundo enfrentaria uma grande inflação. Dito e feito, em 1970 estava o mundo a experimentar inflação alta em todos os cantos. Isso foi um grande feito, pois os economistas são competentes para explicar o passado e medíocres para prever o futuro. Por essas e outras ele levou, com muita justiça, o prêmio Nobel.

E qual a relação disso com o tópico? Bem, certamente o Gomes não é nenhum Friedman e provavelmente não ganharia o Nobel se houvesse esse prêmio para o jornalismo. Contudo, essa previsão sobre o futuro dos jovens pilotos brasileiros me fez lembrar o Friedman. Assim como os economistas, os jornalistas fazem análises maravilhosas do que já aconteceu no passado. Mas, quando se trata de prognósticos são uma verdadeira desgraça. Essa previsão do Gomes rompeu essa máxima. Parabéns!

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

E deu… o Massa na Ferrari, andando bem… e o Pizzonia meio que sumido… quando tudo indicava o contrário…

Ombudsman
Ombudsman
17 anos atrás

Gelo, cerveja, limão, gelo, gelo…
O Gomes tá que nem pinto no lixo.