Carros que eu gosto: Renault 12
SÃO PAULO (o escape fica) – A primeira viagem internacional que fiz foi nos idos de 1977, para a Argentina. Aí meu pai nos levou a Bariloche e alugou um carro, vejam só!
Novidade das novidades, essa de andar num carro dos outros. Era um Renault 12 branquinho, igual a esse da foto.
Um dia ainda vou ter um, prometi a mim mesmo. Não cumpro todas minhas promessas…
Quem quiser saber mais da salada Willys-REnault-Ford Brasil é bom ler o livro do Claudio Habara que é fera e conta tudo, principalmente como o nosso Corcel ficou muito mais bonito.
Exceto os primeiros Laguna e Mégane, os franceses não sabem o que é fabricar um carro bonito. Eu perdôo os Citroën pois são (ou eram) carros feitos por engenheiros para engenheiros, com alta tecnologia empregada em seu projeto, mas basta entrar no citado sítio Best Cars e procurar os Renault e Peugeot para comprovar a missão dos franceses: enfeiar os semáforos do mundo.
Que coisa horrorosa! Aliás o que a Argentina tem de bom são as chicas!
PS: ah, o som do Charly Garcia também é 10!
A Ford pegou o projeto no caminho, e deu tempo de melhorar ele bastante.
Sobre o Renault 12, ele teve sucessores, até hoje esse modelo é fabricado, em algum país europeu estranho, com frente nova, painel novo, que nem aquele Laika que o Gomes mostrou esses dias.
É vendido como Dacia Logan. Lógico, em outros mercados ele teve atualização, virou o novo Dacia Logan, reformulação de chassis mesmo, mantendo o estilo, o mesmo conceito de motor 1.4…
Curioso, acham o carro tão bom que ele vai ser lançado aqui no Brasil pela Renault. Não ei se vem com o motor 1.4 derivado do igual ao Corcel, acho que apenas com o 1.0 Renault nacional.
Continua feinho que dói.
Esse Renault 12, serviu de inspiração para o lançamento do nosso Corcel em 1968, que por muito tempo foi chamado de Projeto M pela Willys.
Alem das rodas e calotas pode-se notar a linha de cintura dos carros que é identica, assim como o desenho das portas.
Tohme:
Outro dia aqui na praia do Leblon tinha um Topázio à venda. É de um cara que coloca cortinas. Estava meio caído, mas inteiro…
Tio Gomes:
Outro dia tb, esbarrei com um Niva conversível aqui no Recreio. Até onde sei este carro, literalmente, caiu do caminhão qdo foi desembarcado e o representante cortou e vendeu como conversível. Deve ser o único. Interessa uma foto?
Faço minhas as palavras de Veloz-HP.
Talvez alguns de vocês lembrem ou tenham visto em fotos mas, em 1969 a Bino Sandaco que era dirigida pelo Greco e tinha como chefe da oficina o Luiz Pereira Bueno criou uma versão chamada Corcel Bino.
Era um 4 portas branco com rodas de magnésio modelo Bino (aquelas lindas com 6 furos em relevo) e faixas pretas na lateral inspiradas no Mustang Shelby. Além disso podia vir com aquele vinco com relevo em V no capô pintado em preto fosco porém, a maioria dos compradores não o queriam (no que faziam muito bem).
O motor vinha com o kit 1440cc, dupla crburação e carter e tampas de válvula aletadas e em magnésio.
Esse Corcel era lindo e andava muito bem comparado aos carros da época e creio, não faria muito feio até nos dias de hoje.
Pois bem, se compararmos uma foto desse Corcel com esse monstro aí da foto, creio que a Renault ressucitará até quem já morreu daquela época só para matá-los de novo por fazer algo tão feio comparado ao que fizeram os desenhistas da Ford Brasil.
Aliás, ô lugar para se fazer tanto carro feio como a França, Deus me livre.
E não há razão lógica para isso pois é um país lindo, com grandes artistas em todas as áreas culturais, tem um povo que valoriza a beleza, (mesmo não sendo chegado a banhos diários) e que procuram dar forma e estética em todas as atividades construtivas humanas como pontes, prédios, torres, palácios, etc.
Mas nos carros acontece alguma coisa inexplicavel para mim com eles.
Fora esse monstro aí da foto, lembram da Ligier F1 Periscópio ?
Da Talbot Grand Prix ?
Dos Citroen, fora o 11- L ?
Mas claro, tudo sempre pode ser pior. Haverá sempre uma compensação.
Existem os carros russos, poloneses, ucranianos & adjacentes, mas esses não são feios, são horrendos.
E tem quem os ame de paixão….
Hôômmm, hôômm…
Meu pai teve vários Corceis, e posso afirmar que o nosso é 1000x mais belo que esse.
Se voce prestar bem a atencao, verá que as linhas do Corcel seguem as linhas do Mustang, principalmente no vidro traseiro.
Adorávamos os Corcéis.
Carlao
Corretíssimo Filipe W, assino em baixo o que você disse.
Abraços.
Nos anos 70 e 80 era comum ver tipos assim pelambulando pelas praias do nosso litoral na época das ferias.
Mas sinceramente ,é medonho ,e tem a b.u.n.d.a caida, nada a ver com a preferencia nacional.
Pergunto : dá para colocar o 1.4 motor do Corcel 1(ou 0) no Interlagos? e no Gordini?
Falando em corcel, e da seção carros que eu gosto, dá para alguém mandar fotos do Topázio feito pelo Anísio sobre corcel II? Acho o carro muito legal.
Esse carro tem um pouco de minha família, pois fazíamos as rodas originais dele.
É um carro bonito, parece muito com o meu carro predileto, o corcel.
Se não puder comprar um Renault, compre um Corcel. São, em essência, o mesmo carro. Aliás, tem toda a história do carro no Best Car contando, inclusive, o desenvolvimento do carro. Eis os links quebrados: http://www2.uol.com.br/ bestcars/ph2/161a.htm e http:// www2.uol.com.br/bestcars /classicos/corcel-1.htm
Putz, os cara tentaram fazer um corcel I e olha a %!@$&@#que deu, agora sinceramente, este Flávio Gomes gosta de %!@$&@#mesmo.
Veloz-HP hj não tá dando chance a ninguem pô ! hehehe
grande veloz, só vou acresentar que os franceses deram uma estragada no carro, pq o nosso sem ufanismos bestas, é muito mais bonito, escutei uma história de que como são projetos gêmeos nem quiseram mostrar os dois juntos, quando da sua conclusão, para não saltar ainda mais aos olhos o melhor “acabamento estético” do nosso, pq ai já viu, cabeças podiam rolar. hehehe
Certa rsposta, veloz!
Olha a roda dele, igualzinha ao nosso!
Aliás, tirando os Maverick e Gálaxie, a ford só foi colocar motor próprio em seus caros brasileiros em 1996, com o jurássico endura no Fiesta.
O Gomes..
Te respeito pra caramba como jornalista.. acesso o GP umas 10 vezes por dia.. acho a tua coluna muito melhor que a do Reginaldo Leme.. e de vez em quando venho fuçar no teu blog.
Só tenho uma dúvida, nao encare como ofensa: porque é que tu curte essas porcarias velhas? Saudosismo?
E porque entao voce curte as porcarias velhas e soviéticas, que sao os carros mais medonhos que ja andaram no mundo (Trabant, Lada, etc)?
Carro pra mim é uma obra de arte. Ferrari F40, McLaren F1, Porsche Carrera GT, e em menor escala Peugeot 307, Kadett GSi Conversível, Honda Civic Restart..
Ja falei isso por aqui, mas nao li a resposta.
Pois é meu kompadre kamarada, e desse carro derivou o nosso Corcel lá pelos idos de 1968 do projeto herdado pela Ford na compra da Willys do Brasil.
Tô certo Joaquim ?
Que coisa pavorosa! O dono do blog deve estar de brincadeira.
Mais um carro na sessão errada… esse deveria estar nas –Esquisitices–
Seu flog é mesmo sensacional…
Parabéns…
Putz, é super parecido com um que vi em Punta del Este, só que todo podre… te mandei fotos por e-mail, inclusive… você recebeu ?