Dá asas

SÃO PAULO (anotem na agenda) – Mensagem de Mestre Mahar, carioca da gema: “O Rio de Janeiro recebe no dia 21 de abril a segunda etapa do circuito mundial de corrida de aviões de 2007, o Red Bull Air Race World Series. 13 pilotos vão se desafiar em uma verdadeira corrida contra o tempo e a gravidade num dos cartões postais brasileiros: aos pés do Pão de Açúcar, na enseada de Botafogo”.

Essa maluquice, mais uma, da Red Bull começou em Zeltweg em 2003. Depois passou pela Hungria, Inglaterra, EUA, e em 2005 virou uma espécie de campeonato mundial.

Corrida de avião não é exatamente algo comum por aqui. Então, preparem-se, vocês do Rio!

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Essa competição é uma das mais bonitas que existem.
A última edição foi em Istambul e foi um sucesso de público, promoção, etc. Pena que não posso ir….

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

Esse avião da foto é um Extra alemão.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

O VELOZ:
Na Lapa e em Pirituba tb tinha muita competição de carrinhos de rolemã. O meu, fui eu mesmo que fabriquei, utilizando rolamentos de um Ford que meu tio me deu depois de muita aporrinhação. Tinha a forma de um tubarão, com uma barbatana vertical no rabo, para acentuar a semelhança.Bom era despencar rua abaixo. Ruim -? arrastar rua acima. Grandes raladas quando perdia o controle…Capacete? eu usava meu boné de lobinho…Santa e bendita ingenuidade…pena que acabou..

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Essa conversa sobre aviões me fêz lembrar do primeiro produto produzido para crianças por causa de uma série de TV.
A série era o “Jat Jackson”. Alguem aí se lembra ?
Tem de ter mais de 48 anos para tê-la assistido.
Tratava-se de um cara que vivia dentro de uma caverna na montanha junto com um mecânico-ajudante-quebra galho e que decolava do topo dela com seu Sabre para chegar rápidamente onde estavam os meliantes e prendê-los.
No início dos anos 60 essa série fez tanto sucesso na TV Record que a Troll produziu um capacete igual ao usado pelo Jackson.
Era de plástico duro na cor branca com a viseira deslisante em ray-bam verde claro e fivela com ajuste. Tinha também o emblema do cara pintado em vermelho e que era o nome dele ladeado por dois raios.
Esse foi o primeiro capacete que tive na vida e usei-o até os 11 anos de idade nas corridas de carrinho de rolemã que existiam todos os domingos no bairro da Penha.
Eu era o único a usar capacete e o meu carro era na verdade um daqueles a pedal com formato de carro de corrida em que mandei tirar os pedais, as rodas de borracha e usei vários rolamentos de caminhão mercedes como rodas.
E esse carro tinha o número 5 do Speed Racer que mandei um pintor de cartazes de cinema fazer para mim. Ficou perfeito, igual ao do desenho.
Viram só, aviões e carros, tudo junto para enlouquecer de vêz este que vos escreve.

Souza
Souza
17 anos atrás

Não Piki, não é uma t %!$&#feira de aeronáutica. É apenas um dia de comemorações onde existe diversas provas de acrobacias e outras, acontece sempre no 4 de julho, e tudo começou após o término da guerra do Vietnan, onde os pilotos ociosos desafiavam-se mutuamente, há que se registrar que até hoje nunca aconteceu acidentes fatais, por isto que insisto em dizer que não são malucos, se tornou muito popular nos anos 80 com a participação de pilotos estrangeiros, o atual campeão é um ex piloto da Nasa que participou de uma missão no space shuttle.

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Red Bull Air Race. Fantastico. já tava na hora dessa prova vir pro Brasil. Um dos pontos principais para que a prova ocorra, é que tenha um cartão-postal de fácil reconhecimento mundial. Ou seja, aos pés do Cristo, no RJ, não existe melhor predicado. Máquinas fantásticas, é a F-1 dos ares com Extras, Edges, CAP, e Sukhois.

A questão discutida entre o veloz e piki é a seguinte: O veloz quis dizer que as corridas norte-americanas são as disputadas em ” pylons” que nada mais são do que postes delimitando um circuito externo , tal como um oval. E os avioes largam conforme o veloz disse. E a Red Bull é uma corrida em que os pylons determinam um circuito, havendo sequências de slaloms, travessia na faca ( voo de sustentação lateral, usando apenas o leme direcional a manter o voo nivelado) entre alguns pylons ( coisa que não ocorre nas corridas norte-americanas), entre outros. Outra característica é a velocidade pura e simples dos norte-americanos que se dedicam a duas situações: Repotencializar antigos warbirds com motores surreais, ou criar experimentais que atinjam uma velocidade monstruosa, muito leves.
Exemplos: P-51 mustang, T-6, T-28 Trojan, Corsair F-4U, entre outros.

Já tive a oportunidade de voar um Extra 300 e Sukhoi 29. Só de pensar ( ou realizar um MINIMO movimento de comando) o avião gira muito rapido….imagina passando por estes pylons…

Estaremos lá!!! Sem falta!

Piki
Piki
17 anos atrás

Que bacana, Souza.
Esse Air Derby Show é uma feira tipo OshKosh?

Já fui duas vezes numa feira que ocorre em Orlando, a Sun Fun. Menor que Oshkosh mas, muito boa. É diversão da melhor qualidade.
Sobre essa que vc mencionou, num ouvi falar.

Souza
Souza
17 anos atrás

Concordo em parte com você Paulo, porque estes caras são bons, mas não tem nada de malucos, eles são quase na totalidade ex-pilotos militares (top guns) das melhores forças aéreas do mundo (destaque para o piloto israelense) que voaram naquilo que existe de mais moderno, uma condição para participar desta competição é ter sido pelo menos uma vez campeão mundial em acrobacias aéreas simples, com relação a força G causada pela ação da gravidade os pilotos se utilizam de perneiras pressurizadoras para manter o fluxo sanguíneo no cérebro e todos sem exceção já não possuem o núcleo dos dentes, que se auto esmagam dentro do seu próprio habitáculo, muitos padecem também de hemorróidas. Aqui em Burbank temos todos os anos o Air Derby Day, e tenho o prazer de participar da preparação e manutenção destas máquinas, simples, resistentes e velozes.
Save America.

Paulo
Paulo
17 anos atrás

Tem que ser bom e ao mesmo tempo maluco para fazer isso.
Esse tipo de corrida não permite erros, por isso espero que não exista nenhum Ukio “Katagrama” (como diria o ídolo do Gomes) nessa modalidade.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Que delicia:
todos os amigos blogueiros, navegando num céu de brigadeiro,
conversando como gente educada, civilizada e antenada, faz um bem danado. Discussão de alto nível. como sempre deveria ser, em qualquer assunto.

Piki
Piki
17 anos atrás

A todos e principalmente ao VELOZ.
Desculpe.
Realmente não havia reparado que vc falou sobre as corridas americanas. Não as conheço.
Mas, de novo, discordando de vc, essa Red Bull não é de regularidade. É de acrobacia c/ velocidade. ALUCINANTE!!!
Só que ao invés de ser um contra outro, os aviões correm contra o relógio

Souza
Souza
17 anos atrás

Caro Veloz.
Você acabou de confirmar que é um sujeito boa praça, continue assim.
também acho que estamos falando de coisas diferentes. As corridas em Reno (a maior pequena cidade do mundo) acontecem exatamente como você bem narrou, mas acontece que esta que será disputada no Rio é no formato como o Piki descreveu, tendo como condição principal ser realizada sobre uma grande massa d’água. A ultíma edição desta loucura foi na cidade de Sidney (Austrália) onde balizas são instaladas sobre flutuadores delimitando- se assim a raia da competição que além de ser contra o relógio obriga o piloto a realizar uma série pré-determinada de acrobacias.
Parabéns pela sua saúde espiritual.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Eu não disse?…minha mulher veio me trazer um cafézinho (ela cuida bem do maridão) e viu o avião ai, e quis saber do que se tratava…Leu os comentários e avisou.: “nem pense em arranjar ocupação para esse dia. Estaremos lá para assistir”. Como a última palavra é sempre minha simplesmente disse : sim senhora!…Casar com uma louca que voa de planador dá nisso. O pior é que minha filha está indo para o mesmo caminho….Fazer o que? eu AMO Citroen 1951- 11 Ligére..(só que os preços que pedem…vixe!).e aqui em casa, ngm reclama.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Olá Souza.
Que é isso cara, não me ofendo assim por qualquer coisa não.
Na verdade estamos todos falando de coisas diferentes como o Reginaldo já disse.
O que eu narrei foi sobre as corridas de verdade, com campeonatos estaduais e nacionais dos EUA.
Tem um monte de categorias, desde Téco-Téco até versões de protótipos à jato e a hélice.
A mais importante, porém, foi essa que eu detalhei.
Esses shows da Red Bull são mais uma prova de regularidade do que pauleira pura como nos EUA.
Essas corridas em Reno são expetaculares.
Assisti algumas ao vivo e até gravei em Super 8 e em VHS.
Estão na fila para passar para CD e aí vou disponibilizar para vocês verem o que é aquilo.
Tem cenas que filmei deitado no chão ao lado de uma dessas balizas e flagrei os malucos fazendo aquelas curvas a não sei quantos km/h lado a lado e acenando uns para os outros.
Filmei até os tiras chegando e me expulsando dali…
Abraços.

Souza
Souza
17 anos atrás

Prezado Veloz- HP
Com todo respeito que você merece, não quero te contrariar ou contrair uma discussão, porém o Piki está com a razão. E além do mais os aviões utilizados não são modelos que foram utilizados na 2ª guerra, e sim modelos moderníssimos, tal como os sukhoys russos.
Não se ofenda.

David Coulthard
David Coulthard
17 anos atrás

Não esqueça de vestir um colete à prova de balas…

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

Ignorando totalmente comentários sobre a segurança carioca (acho que é só aqui mesmo que isso acontece…), vou ver, claro!
Pelo sim, pelo não vou chegar cedo, vai que a Infraero quer se redimir e libera os vôos no horário marcado…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Piki,
não sou teimoso, você é que não lei direito o meu primeiro comentário.
O tempo todo eu falei e descrevi as corridas dos EUA, dando inclusive endereço e localização.
É só ler direito e com calma.

David Coulthard
David Coulthard
17 anos atrás

Essa “corrida” é muito legal. Se rolasse aqui em São Paulo eu iria assistir. Como vai acontecer no Rio, só posso torcer para que não abatam nenhum avião com balas perdidas ou muito bem endereçadas pelos bandidos.

Japoneis
Japoneis
17 anos atrás

A Red Bull faz competição ate de avioes que nao voam…
hehehe
Teve uma aqui no Lisarb, vc junta uma equipe e constroi um “aviao” pra voar e cair num lago…
Alguem ja viu?

Fabridney
Fabridney
17 anos atrás

Falando em Red Bull, que charge (se aquilo for charge mesmo) foi aquela do Cappelli? Puts. O cara não acerta uma. Já está na hora dele buscar umas referências melhores tipo Angeli e companhia.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Piki e VELOZ:
Ambos estão certos. Um fala das corridas americanas e outra fala da Red burro (gostei dessa), cujas regras são diferentes.Um é mano a mano e outro contra o relógio. Só isso.
Mas que são um T. ah! isso são mesmo. Paz brodhers…Abração a ambos

Marcelo Borges
Marcelo Borges
17 anos atrás

Roberto Froés, combinemos então.

Outra coisa, essas aeronaves aguantam carga de até 20G, mas aí o piloto já foi pro saco.
Eles puxam no máximo 9G nas curvas, o que é uma barbaridade.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Realmente é emoção elevada às alturas.quando fazem as “curvas” a impressão que fica é que a aeronave vai “capotar” ao longo do eixo longitudinal…Sensacional. Se fizerem parecido no Rio, será SHOW!
Esses intrépidos pilotos devem ter 4 bolotas..E fazem isso por diversão.!!!..Como vc disse uns posts abaixo, FG,” doido eu ?”.Tem gente MUITO mais louca por aí..

Roberto Fróes
Roberto Fróes
17 anos atrás

Marcelo Borges, acho que vou “me convidar” para representar o FG, se ele não for. Afinal, estou perto e de DKW.
E, “Pouca Paciência”, por favor, me desculpe! Não entendi que você estava sutilmente mandando o “blogmarketer” ir pastar, só depois vi…

Piki
Piki
17 anos atrás

VELOZ HP,

essa não é exatamente igual a que ocorre nos EUA, que, aliás, não conheço.
Eu assisti, há dois anos, uma etapa dessa mesma Red Bull Air Race e, ocorre da forma que estou te falando.
Não há disputa aérea de um contra outro, ao mesmo tempo.
É uma prova contra o relógio, em que os aviões voam sozinhos.

Largue de ser teimoso e veja as regras no site da corrida.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Só mais um detalhe,
As voltas de apresentação são dadas em fila indiana e após um sinal de rádio do diretos de prova eles alinham-se lado a lado em filas sendo que, o avião com o melhor tempo fica sempre à esquerda na fila pois as curvas são sempre para a esquerda. Idêntico à F.Indy ou Stock-Car.
Nunca assisti a corridas com mais de 4 filas portanto, o número de aviões máximo por prova foi de 8.
Quando, durante a prova, algum deles tem problemas mecânicos como estouro do turbo compressor (o mais comum que ví) a norma é sair do circúito por dentro das balizas e se dirigir para a pista de aterrisagem dos “boxes”.

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Sendo aqui na Terrinha dá pra ir assistir facil.
O unico medo é que não adianta ficar atrás do guard rail. rss

Chico Gois
Chico Gois
17 anos atrás

Eu costumava ver nos canais pagos.

Ja acho muito doido o que os caras fazem assistindo pela tv, imagina ao vivo. Na F1 falam tanto da força-G, esperem pra ver a imagem do plioto com a ação da força….coisa de doido mesmo

Chico Gois
Chico Gois
17 anos atrás

Eu costumava ver nos canais pagos.

Ja acho muito doido o que os caras fazem assistindo pela tv, imagina ao vivo. Na F1 falam tanto da força-G, esperem pra ver a imagem do plioto com a ação da força….coisa de doido mesmo

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Não senhora Piki, é exatamente como falei.
Eles fazem isso que você disse para a tomada de tempo. Para a largada decolam na ordem do tempo que fizeram, dão algumas voltas em fila indiana e então é dada a largada, nesse caso parecida com a F.Indy.
Na Europa pode ser diferente, essa que descrevi é do campeonato nacional dos EUA.

Marcelo Borges
Marcelo Borges
17 anos atrás

Sou sócio do aeroclube de Jacarepaguá e já estava sabendo dessa. Vai ser sensacional. Alguns caras inclusive vão pousar por lá para participar do churrascão que estamos organizando.
Flavio, você está convidado.
Abs.

Lourival
Lourival
17 anos atrás

Motor DKW 3C2T tem só sete partes móveis (3 pistões, 3 bielas e o virabrequim). Essa simplicidade é que me fascina.
—–
Wendy, vá pastar.

Gustavo
Gustavo
17 anos atrás

Uma das coisas mais loucas que já vi….. fiquei pasmo!!

Roberto Fróes
Roberto Fróes
17 anos atrás

Ah, Flávio, não se esqueça de colocar mais informações aqui sobre isso. Acredite ou não, é a primeiríssima vez que escuto algo sobre isso. Haverá divulgação? É possível, não digo nem provável… Falarei com Mahar.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
17 anos atrás

“Pouca paciência”, assim eu perco a paciência…
Bronzina de DKW ????? Se aparecer com uma, você vai preso por picaretagem… DKW nunca teve bronzina…

Morcego
Morcego
17 anos atrás

GRANDE IDEIA!!!

Acho que essa é a grande saida para os pilotos cariocas que não possuem mais kartódromos, autódromos e afins. Correr de avião! Até porque lá no céu não tem como o Sr César Mala lotear terrenos e construir condomínios de luxo!

Piki
Piki
17 anos atrás

Caro VELOZ HP,

essa “corrida” não é da forma como vc colocou. Os aviões não se alinham e saem todos juntos.
Vai cada um de uma vez e o menor tempo é o vencedor.

Já assisti uma vez na Europa e pretendo estar no Rio p/ assistir.
É ALUCINANTE!!!!

lincoln andrade
lincoln andrade
17 anos atrás

me corrigindo:
foi na Austria, e não na Suiça.
Vejam mais em:
http://www.redbull.com.br/pt/ArticlePage.1135625141782-1622063560.0/htmlArticlePage.action

Lucas
Lucas
17 anos atrás

%!$&# corrida de avião é algo que está em desuso desde os anos 30! Essa foi uma boa da Red Burro ;)

lincoln andrade
lincoln andrade
17 anos atrás

Os caras já fizeram até campeonato mundial de…………..aviões de papel.
Um brasileiro foi o campeão na categoria tempo de vôo.
A bagaça foi na Suiça, se não me engano, ano passado, e neste ano tem de novo.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Bem amigos da Rede Gomes, bom dia.
Corridas de avião existem nos EUA desde os anos 20 após a I Guerra Mundial.
O princípio é o mesmo das corridas de barco onde os concorrentes contornam boias instaladas em pontos determinados formando um circúito.
No caso dos aviões essas bóias são “postes” coloridos e bem altos fincados no chão que demarcam o circúito.
Os aviões decolam dos “boxes”, alinham lado a lado e largam ao sinal luminoso na torre do juiz da corrida.
Percorrem o circúito contornando os marcadores pelo número de voltas estipulado e nunca abaixo de 60 metros do solo.
As ultrapassagens são sempre por cima e à direita com comunicações constantes entre eles para maior segurança.
Basicamente é o mesmo que uma regata de velocidade, só que no ar.
Os carangos alados são aviões da II Guerra movidos a hélice com motores extremamente preparados. A fuselagem também recebe aperfeiçoamentos como rebites lisos, arestas das asas cortadas e alívio de peso geral conseguido com materiais nobres e modernos como fibra de carbono, cerâmica, titânio, etc.
Evidentimente existem várias categorias sendo a principal esssa que descrevi.
São 4 provas por ano no campeonato nacional sendo a grande final em Reno, Nevada.
Em cada prova dessas existem várias atividades paralelas como shows aéreos, exposições de novos, clássicos, etc.
Na verdade o que existe hoje é uma continuidade das Copas Vanderbilt (está escrito errado), Dally Mirror (de novo) e outras do gênero na Europa e EUA em que recordes de velocidade eram premiados, quando batidos, por enormes somas de dinheiro.
Quem tiver TV por assinatura e o canal ESPN Internacional poderá acompanhar esse campeonato que se encerra no mês de Julho em pleno verão por lá.
É uma pauleira fantástica e as imagens das câmeras instaladas dentro dos canopis são de alucinar.
Abraços alados.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Askjão: FISSOREEEEEE… senão o dono, vai ficar bravo…
Com relação a acidentes, não há muito o que dizer, principalmente pq nas demonstrações é sempre procurado o limite da máquina. Os que abusam, ou dão sorte e se safam ou vão pro vinagre. Não é muito diferente de corridas de formula 1. Só que qdo dá tilt, danou-se.

Fabridney
Fabridney
17 anos atrás

Ah, a empresa de aeronaves da Red Bull chama-se Flying Bulls.
O site é http://www.hangar-7.com/

Fabridney
Fabridney
17 anos atrás

A Red Bull é um show de Marketing. Os caras encarnam literalmente o espirito do slogan Red Bull te dá asas. O grupo tem até uma empresa que restaura aeronaves antigas para passeios. No aeroporto onde estão estas aeronaves existe também um restaurante da Red Bull que chama Hangar 7, todo ambientado neste clima de aeronaves.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Só fico bolado porque em quase todo show aéreo dá m.e.r.d.a… Mas se eu tivesse um Fissori eu iria…

Pouca paciência
Pouca paciência
17 anos atrás

Wendy, no seu site tem jogo de pistão e bronzina de DKW ?
Então vai ver se o lacraia tá na esquina…..

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Nos states isso é comum a muitos anos no festival aéreo (Americano adora qq tipo de competição, inclusive de carros em ovais)…de “whoshikhoshi” sei lá como se escreve isso . Se minha mulher souber , e vai saber, quererá assistir ao vivo.

Felipe
Felipe
17 anos atrás

Pombas, deve ser legal pacas…

Jacob
Jacob
17 anos atrás

Rapaz, eu daria um Lada para estar lá.