Esquisitices
SÃO PAULO (e belo) – Essa coisa doida aí embaixo foi mandada pelo Jason Vôngoli. “Olha que beleza: um Tatra 602 Sport, feito para competições em… 1949! Tinha motor traseiro, um boxer de quatro cilindros, 1.950cm³ e 84cv. Chegava a 180km/h”.
Não, Veloz, não está à venda. Pára de querer comprar tudo!
Olá,
São polêmicas as semelhanças entre os projetos do Ferdnand Porsche e os de Hans Ledwinca, engenheiro da Tatra.
Mas afirmo que soluções como o motor boxer “à ar”, os semi-eixos oscilantes e o chassis de trave central começaram a ser utlizados nos Tatra T11 de 1923.:
http://auta5p.eu/muzea/koprivnice_2002/tatra_026.htm
Já as carrocerias fusiformes, começaram a ser desenvolvidas em 1933 com o V 550 de de 1933:
http://auta5p.eu/vystavy/automobil_1986/auto_10.htm
..com o mais conhecido T77, no mesmo ano:
http://auta5p.eu/katalog/tatra/t77_01.htm
… e com o T97 de 1937:
http://auta5p.eu/katalog/tatra/t87_01.htm
caro jason
sua versao e a correta,eu havia associado tatra mas nao e tatra e sim skoda
o ronaldo killar conta isto com muito orgulho e inclusive tem muitas fotos e paginas de jornais da epoca onde detalha o feito de praga a dakar
eu tenho um bom relacionamento com o ronaldo que esta me passando informacoes importantes para o restauro do saab 93 1957 que estou em fase de pintura
eu ja tive um skoda 1961 que tecnicamente tem muito em particularidade com os chevettes so que os chevetes eram dos anos 70 e os skoda especialmente o que tinha era 1958
tenho uma grande paixao por carros antigos especialmente os europeus pois nos demonstra uma confianca bem como uma epoca que nunca ira voltar
possuo um pv444 57,um saab 93 56 que perteceu ao niemeyer,um jk 2150 72,uma 944 83 s2,unimog 404 1961
estou em sete lagoas a dispor
jose caros
Bela história, essa logo abaixo !
Já o carrinho da foto é bem interessante !!!
Jose Carlos,
Seu comentário foi na trave…
Rali Paris-Dakar, só a partir de 1979.
A história à qual você se refere é do Oldrich Kyllar – foi uma grande aventura mas não tem nada a ver com a famosa competição! (apenas alguns trechos foram os mesmos)
O Kyllar era engenheiro da Skoda e havia conhecido o Brasil, a trabalho, antes da guerra. Ficou apaixonado pelo país.
Em 1947, ele resolveu fazer um grande reide de resistência, como era onda na época. Chamou um cunhado, conseguiu carro e algum apoio da fábrica e partiu de Praga para chegar a Dakar.
Os malucos viajaram sozinhos, com a cara e a coragem – sem qualquer caminhão de apoio. Passaram pelas maiores perrengues e chegaram a achar que iam morrer no Saara. Por muitos quilômetros o Skodinha 1101 galgou as dunas sem pneus, só no aro! Mesmo assim, o carro chegou funcionando perfeitamente em Dakar.
Em Dakar, o cunhado voltou para a Tchecoeslováquia e o Kyllar, que estava se separando da primeira mulher, embarcou pro Rio. Trouxe o carro e, durante muitos anos trabalhou com a assistência técnica da Skoda – na época, a marca tinha bastante presença por aqui.
Até o fim de seus dias, o Kyllar dirigiu o heróico Skodinha. Hoje o carro está guardado com um dos filhos dele, mecânico de motos em Caxias (o outro é mecânico de carros em Petrópolis).
Já dei uma voltinha com o Skoda dessa aventura: é uma delícia. Pega bem, roda macio – é incrivelmente bom para um carro popular dos anos 40.
os comentários desse blog é que são a parte principal do espetáculo, hahahahaha
É mesmo? Só que o primeiro Paris-Dakar foi em 1979.
“agora eu sempre falei que o ferdinando buscou muita inspiracao nos projetos tchecos da tatra”
Bom, eu confesso que não sabia disso, mas parece que agora não resta mais dúvida.
em idos de 1950 um sujeito de petropolis,que e pai de um famoso antigomobilista petropolitano correu o paris dakar a bordo de um tatra e terminou entre os primeiros na categoria que competiu
agora eu sempre falei que o ferdinando buscou muita inspiracao nos projetos tchecos da tatra especialmente em formatos e tambem suspensao,pode se observar pela furacao da roda que e exatamente igual ao da 356 e eu ja vi um desenho explodido deste projeto onde mostra o chassis tubular muito parecido com o 356 bem como a suspensao trazeira
o unico problema dos tatra exclusivamente dos tatra plan eram os motores 8 cil boxeur muito pesados e que esquentavam muito a popa do veiculos
jc
sete lagoas
Jason,
Você tem razão. Eu fui até pegar um livro que eu tenho chamado “The complete book of Porsche” porque eu não estava convencido. Mas é verdade. O carro que eu estou vendo agora, nesse livro, acredite ou não, é branco com faixas vermelhas no capô e nas laterais. Ou seja, é idêntico a esse da foto. É impressionante. Até as rodas são iguais. Será possível? Eu vou tentar achar esse carro na Internet (tomara que eu ache) e, se achar, eu coloco o link aqui. É um Porsche 550A RS Spyder que teve a sua primeira aparição em 1956. O texto diz que o apelido do carro era o Gigante Matador porque o seu motor era praticamente inquebrável mesmo quando abusado. Estou achando que nesse Tatra aí tem mutretra. (aí essa foi horrível).
Obrigado pela informação.
Milton,
Repare bem o ano do carro: não é o Tatra que tem frente de Porsche….
É o Porsche que tem frente de Tatra!
É bonitinho. Também têm frente de Porsche. A traseira? Esquece!
Enfim ,carro de corrida!Que beleza!
E esse tatra tem o famoso motor que incomodou muito ao ditador alemão e deu muita dor de cabeça a Tatra.
A corda estoura sempre do lado mais fraco e neste caso não fugiu a regra ,quem ficou com a fama foi a VW.
E este 620 sport deve ser uma delicia, tinha também um modelo formula muito parecido com o Auto Union, pensando bem , viva a Porsche!
Carrinho de autorama!!!
Parece uma jacuzzi de ponta-cabeça, com rodas e um buraco para encaixar o motorista.
Meu amigo kamarada, pois esse aí eu até gostaria de experimentar. Parece ser jeitoso em circúitos de baixa como Interlagos-Mutilado e pistas de rua como a que vocês da Superclassic ressucitarão.
Reparem a roda dianteira. Parece de VW.
Pelo menos caminhões para correr no Paris-Dakar, a tatra presta para fazer.
Já carros, admito que é a primeira vez que estou vendo essa aberração.