Esquisitices (segunda)
SÃO PAULO (oba, nova seção!) – Carros esquisitos, que de tão esquisitos se tornam… belos! É o caso desta Alfa. Ano? Modelo? História?
Temos gente boa aqui, inclusive alfistas, que saberão dizer que cazzo é esse carro cheio de persianas.
Atualizando: aqui um ótimo texto do Renato Bellote sobre o carro-persiana.
É caso de revirarmos os armários à procura de nossos Super Trunfo. Parece um Rover S.
Acho que essa é uma Alfa modêlo Montreal.
Amigao , andei num desses na Italia e posso te dizer que o carro éq uase uma obra de arte! o ´´quase“ é que nao éra meu naooooooooooo!!!!!!!!!!!!11
Isso é o maximo que um designer pode querer! …a casa é Bertoni com interior e painel fantásticos mas a cara nervosa é Alfa! e ainda tem a assinatura nas entradas de ar !!! laterais …magistral. um classico no dia que nasceu…
Montreal 74 ou 75
Carro esquisito? Feio? Projetado por um bebado? Belo Antonio?
Não tem problema!
Podem jogar essa “bagaça” na lata de lixo lá de casa…
A Montreal é um “belo-antônio” !!!!
É ruim, de A a Z !!!!
nem fala no AMI que o FG vai atrás só pra chatear a gente (quer dizer, os normais como nós que gostamos de carros bonitos e velozes).
Felipe W,
Taí, mais um ponto negativo para o Bertone. Estou falando que ele vai acabar ficando no negativo.
O Bertone bebeu, de cair de cara na sarjeta, foi quando projetou o citroen AMI. hehehehe
Vitão e Milton,
acho melhor vcs dividirem os pontos pois realmente foi o Gandini que desenhou o Miura, mas na época ele trabalhava para o Bertone, então nem que seja um pouco tem o dedo dele no projeto hehehe.
Milton, pra dizer a verdade, acho que foi, mas ele se desculpou porque estava bêbado !
Na verdade, a Miura é tão linda ( ela é meu feitiche, junto com a Ghibli, a Daytona e a Countach) que o Bertone tem pode pecar quanto quiser, todos os dias, até o fim da vida, como diria Santo Agostinho.
Já quem desenhou (escarrou) o Lada deve arder no fogo eterno do inferno pra apreender com quantos lápis se faz um desastre.
Vitão,
Então um ponto a menos no saldo do Bertone. Se pesquisarmos mais um pouco é capaz dele ficar negativo.
Obrigado pela informação.
Alias, será que não foi ele que projetou o Lada?
Pro Milton :
A maravilhosa Countach é do Marcelo Gandini, não é do Bertone.
Com certeza absoluta, pois tem a marca registrada dele, a abertura da roda traseira em trapézio.
Gosto é gosto, não se discute, com exceção da Lada, é lógico.
Mas em relação a essa Alfa, sinceramente acho que o Bertone havia bebido mal na noite anterior ao desenho.
Certamente foi algum porre de vodka, e da russa.
Ninguem é perfeito ou infalivel as vezes.
Mas o saldo positivo dele é enorme, portanto, viva Bertone.
O Lamborghini Miura também é dele e é maravilhoso. Em compensação o Countach (Argh!), a Ferrari Dino 30 8 GT 4 (8 cilindros) e essa Alfa Montreal são de doer.
nunca nem vi uma ao vivo – sou apaixonado pelas GTV dos anos 70-80, as de 4 e 6 cilindros, as Alfettas.
Quem fala mal de Bertone não se lembra do imortal cupê Alfa GTV dos anos 60. Ele deu a plataforma para a Montreal, que então também faz parte da serie 105. A caixa é que foi trocada por uma ZF mais fortee para saguentar o torque do V8. A injeção era uma Spica mecanica, fonte inesgotável de problemas se não estivesse muito bem ajustafa. Mas uum carro emocionantee que foi o carro do Diabo em uma novela global nos anos 70. Eu andei e dirigi.
m
A verdade é que a caranga é invocada, bonita pacas… aliás, acho que devo estar falando besteira, vendo coisas (deve ser a fome pré-almoço), mas por um momento algumas linhas dele me fizeram lembrar o Maverick…
Mas que é bonito, é… tem nada de esquisito não…
alfa montreal, criada para ser lançada na exposição mundial(ainda fazem essas exposições no séc. XXI?) realizada em montreal,canadá, em 1967.
O ponto já matou Jonny´O essa alfa Montreal de corridas foi feita a pedido da Bobcor Motors que é uma grande revendedora da Alfa nos EUA.
Em 72 foi pedida a Alfa para que a Autodelta e o Carlos Chiti montassem uma Montreal com motor 3 litros aprovada pela FIA, ficou acertado que cada um pagaria 50% do projeto.
Um ano depois o carro ficou pronto, mas como já foi falado não teve vida fácil nas pistas, apesar de lindo e aparentemente veloz nunca terminou uma corrida.
Vou mandar a foto pro FG.
chamar uma montreal de cazzo e venerar lada ,sugiro procurar um santorio urgente
Caceta Flávio, nunca viu um Montreal.
Vai no estacionamento debaixo do Trianon, perto do seu escritório que tem um lindo lá, vermelho, de um colecionador.
Pô, eu gostei mesmo. Bem coisa da Alfa Romeo.
Outro caso de carro esquisito e belo são os Delorean DMC 12.
Adoro aqueles carros!
Abraços.
Em 1973, a Autodelta preparou uma com motor 3.0 e mandou para Watkins Glen, junto com mais 3 Tippo33.
O carro fez a pole na categoria, mas um retentor estourado acabou com a festa, após 3 horas de prova.
Em 1974, este carro voltou a participar de 7 provas nos USA. Conseguiu algumas poles, mas nunca terminou uma corrida !
Não há notícias sobre o paradeiro da barata.
Belo carro… vi um destes a ser testado, há uns tempos, no “Top Gear”.
Este montreal é belissimo, um dos mais belos esportivos com motor dianteiro que conheço, e como já relataram quase tudo sobre o carro ,só vale dizer que seu motor teve uma grande ligação com as corridas, derivado do 33 este motor nasceu com dois litros ,projetado por Chitti , chegou até 3 ,quando disputou sem bons resultados na F1, primeiro se cogitou equipar a Cooper, mas não deu certo, foi utilizado na March e Mclaren entre 70 e 71 ,mas foi nas provas de resistência que o V8 fez fama com os T33 ,portanto quem acelerar esta maravilha pode ter certeza que se trata de um puro sangue, e preste atenção no som do escape!
Teve uma Montreal preparada para corrida mas o FilipeW é que sabe contar.
ingegnere Bertone que nos perdoe, mas esse era esquisito mesmo. Aliás, a grande maioria dos projetos dele são discutíveis, na minha opinião. Bem diferente dos Pininfarina.
E não é que esse Alfa pra lá de bonito tem um quezinho do nosso inesquecível Uirapuru.
No Brasil sei da existência de duas Montreal, uma vermelha e outra verde. A vermelha estava em Lindóia no ano passado.
Não sou um “entendedor” de carros, mas com uma busca localizei…
Alfa Montreal
ANO DE FABRICO: 1970-1977
MOTOR: 8 cilindros em 90°-V
CAPACIDADE DO MOTOR: 2593 cc
POTÊNCIA: 200 bhp em 6500 rpm.
VELOCIDADE MÁXIMA: mais de 220 Km/h
O carro desportivo clássico do futuro. Desenhado por Bertone, o protótipo do carro foi lançado em 1967 na Exposição Mundial de Montreal (daí o nome), assinalando o centenário da Federação Canadiana, na medida em que o modelo se encontrava um passo à frente do progresso tecnológico da época. Em 1970, a Alfa Romeo inicia a produção da ideia vista pela primeira vez em Montreal e lança-o no mesmo ano no Salão Automóvel de Genebra. O resultado é um carro com verdadeira classe e prestígio, oferecendo uma performance ao nível da competição, mas com um motor e características mecânicas que o tornam prático na condução citadina do dia-a-dia. O motor em V de 8 cilindros, deriva do 33, com injecção mecânica Spica, e tem uma potência de 200 cv, alcançando uma velocidade máxima de 220 Km/hr. O habitáculo do Montreal é refinado e elegante, com bancos racionais, controlos de fácil acesso e instrumentos anit-brilho. A carroçaria original tem um estilo aerodinâmico convexo, com um capot liso e faróis frontais emoldurados por grelhas, cauda cortada e pára-choques moldados na linha da carroçaria. Performance, segurança e conforto são as qualidades que tornam o Montreal num dos carros luxuosos e desportivos mais apreciados.
Fonte: http://www.alfaromeo.pt
Seria o Alfa Monte Carlo?…não lembro direito dessas linhas.
Alfa Romeo Montreal, motor V8, ano 74/75… meraviglia!
Alfa Romeo Montreal, motor V8 da 33/2 (2 litros) amansado.