Foto do dia
SÃO PAULO (e tinha gente) – Faz tempo que não pinga aqui uma fotinho de corridas brasileiras antigas. Pois fiquem com esta maravilha enviada pelo Arerê Um Love Com Você, blogueiro e dono de trio elétrico.
Na sua descrição, “Malzonis #10 de Marinho e #9 de Eduardo Scuracchio, 1º e 2º (o 3º foi Chiquinho Lameirão) aqui em Piracicaba em 1965, corrida que também teve participação do Volante 13, que chegou em 6º lugar”.
numca vi malzonis com esse parachoque inteiriço!!!
Os caras restauram os carros e fazem como os malzoni 66
Reparem que o carro da frente esta com o parachoque mais baixo que o de tras!
Esta foto é de um lugar sagrado da minha cidade. É o meio da “curva do S” onde se sai do ponto mais travado de pé em baixo, troca marcha e sente a velocidade aumentando na curva. É uma delicia. Não passo lá impunemente. Pelo menos o caminho mais curto eu faço mesmo lentamente. Detesto quando me atrapalam. Tem gente que não tem respeito quando passa ali no “tunel do templo”.
Outro trecho pesadíssimo é uma curva cega em descida, inclinada pra fora onde passava a linha do trem bem abaixo da “pista”, Av. dos Operarios. As DKVs passavam ali berrando e com as rodas de dentro da curva, pra fora da carenagem do carro. Era de arrepiar. Eu era um moleque, torcia para os Sincas mas adorava aquelas máquinas DKVs. Bons tempos devem voltar!
Por acaso vc é filho da Selma ? Agradeço a resposta. Enir
O Simca nº 87 que vem logo atrás é do Zoroastro Avon que terminou em 10º nessa corrida.
O “Volante 13”, Flodoaldo Arouca, correu de 1960 a 1968, sempre fiel à marca DKW.
Considerando que sempre correu particularmente, sem nenhuma ajuda da fábrica, seus resultados podem ser considerados muito bons, tendo em vista que, durante toda a sua carreira competiu contra equipes de fábrica (Willys, Vemag, Simca) ou equipes particulares bem estruturadas (Jolly-Gancia e Dacon).
Seus melhores resultados foram:
1962 –
25/01 – 12 Horas de Interlagos – nono colocado
25/02 – Premio Victor Lossaco – quarto colocado
1965 –
20/06 – 12 Horas de Interlagos – décimo-segundo colocado
15/09 – Circuito de Piracicaba – sexto colocado
1967 –
16/04 – Prova Centauro Motor Clube – quinto colocado
06/08 – Circuito de Piracicaba – quinto colocado
01/10 – 100 Milhas de Interlagos – quinto colocado
03/12 – Mil Milhas Brasileiras – quinto colocado
1968 –
30/09 – 250 Milhas do Rio de Janeiro – quinto colocado
08/12 – 1000 Km da Guanabara – décimo colocado
Em algumas dessas corridas foi o primeiro colocado em sua classe.
Nem sempre a ausência de vitórias significa que o piloto não é bom.
Flodoaldo Arouca faleceu em 1969.
Ricardo Cunha
NO COMENTS…
Prometo enviar fotos da Lola T 70,do GT 40 do Sidney,da Alfa P33,do Lorena, do Mark II e, de outros mais.
Dependo da ajuda dos filhos, porque ainda sou meio analfabeto no uso dessas tranqueiras do computador.
Joaquim,
teve tambem Fitti-Porsche, Lotus Europa…quebrou todo mundo…Com todo o respeito, continuo achando que o Volante 13 foi um piloto inexpressivo.
Bello!!! Adoro estas fotos!!! Estes postsfaziam tempo q nao apareciam! Tava até traindo o blog com o do Saloma q tá com uma competição ótima!!! Posts assim é que trazem galera legal!!! Como sao lindos esses Malzonis, e pensar q eu alinhei meu Celtinha do lado de um destes ai no trofeu de regularidade!!!
Como essa vida é boa!!!
Abraço garotos!!
Fábio,
Só para dar um exemplo, o Volante 13 e sua carretera Mickey Mouse terminaram em quinto lugar nas Mil Milhas de 1967, corrida esta que teve Alpine Mark I, Carretera Corvette do Camilo, Malzoni, Fitti-Porsche, Posche 911 e Ford Cortina dos portugueses do team Palma, KG-Porsche, Alfas GTa e TI, além do decano de todos os fuscas que correriam nos anos vindouros, o Fitti-Volks 1600 cc de Nathaniel Townsend/Fritz Jordan que terminaria em sexto. Nada mal para um DKW já em fim de carreira. Abs.
Volante 13 era puro folclore. Não arrumava nada.
Bene amici di Rede Gomes, bon giorno.
Mio amicci kamarada volante, guardando questa bella foto dos bellos tempos passados, me fêz lembrar da minha infância quando ia todo mês de julho na casa de uma prima da minha mãe em Araraquara passar uma semana por lá.
Íamos sempre na semana da corrida de rua que se realizava todo ano e era o acontecimento mais importante da cidade.
Um dos trechos da pista passava em frente da casa dela que ficava no contorno de uma praça e então, assistíamos de camarote pullman pois ficávamos na laje da garagem confortavelmente sentados em cadeiras de praia e abastecidos de comidas e bebidas às toneladas italianas habituais.
A cidade fervia de gente. Muitos como nós vinham de longe para assistir a prova. Os hotéis lotavam, as pensões idem, quem tinha quartos vagos, porões, sotãos e celeiros os alugavam facilmente para hospedar a galera no final de semana da corrida.
Os restaurantes viviam cheios. Os bares não fechavam por dias. As padarias faturavam vendendo de tudo. Lojas de artesanato, doces caseiros, etc., vendiam quase como no Natal.
Os postos de gasolina serviam de box para muitas equipes e forneciam todo o óleo e gasolina azul para os pilotos.
Tudo era uma grande festa e o melhor, lucrativa para todos.
Ninguém perdia, todos faturavam de uma forma ou de outra, quer no comércio, quer na convivência familiar e social.
Os únicos que detestavam esses dias eram aqueles velhinhos que ficavam na praça sentados nos bancos jogando damas e conversa fora e odiavam barulho e agitação.
As esposas deles, ao contrário, adoravam pois os acontecimentos geravam fofocas para semanas e semanas de matraqueação.
Tudo isso acabou por causa daquele maldito e terrivel fim de semana em Petrópolis quando então, as corridas de rua foram proibidas.
Digo tudo isso para ilustrar uma idéia que me ocorreu para a categoria Superclassic.
Que tal promover essas provas em cidades do interior próximas a São Paulo e agitá-las social e economicamente com a ajuda das respectivas prefeituras ?
Será que é muito caro ou complicado preparar um circúito não mortal para esse evento ?
Entre vocês da categoria não existe algum Aurélio Miguel II para encarar esse desafio ?
Para os meses em que Interlagos ficará fechado essa seria uma boa alternativa até porque, nada mais clássico para a Superclassic do que corridas de rua ou estrada, tipo carreteira.
Que tal ?
Estou delirando ou isso é ao menos factível ?
Legal, emocionante e… perigoso!
Se um carro sobre o meio fio, adeus algumas dezenas de pessoas.
As corridas hoje podem não ter o mesmo charme de outrora, mas estão bem mais seguras, temos que aplaudir isso.
Foto MARAVILHOSA.
O Sinca ao fundo não é do Walter não. O número dele era 88.
Gomes, alguém precisa inventar uma máquina do tempo só pra gente voltar e assistir outra vez essas corridas.
É… foto bacana… e o mais legal, além dos carros prá lá de históricos, é o público, muito, mas muito mais do que se vê hoje em dia… aliás, se não tô errado, para participar dessas corridas bastava a vontade de correr e dar espetáculo, não precisava ficar pagando fortunas para federações ridículas, né? Tudo era bem mais simples… e emocionante…
Será que o Malzoni #10 encostou em alguém?
Reparem que o para-choque está caindo.
Linda foto!
Não é da minha época (nasci em 1970) mas muito ouço falar sobre as corridas de rua aqui em Piracicaba. Se não estou enganado o local é a atual Av. Armando de Salles Oliveira, em pleno centro da cidade, e esta curva é conhecida como “s”, pertinho aqui de meu trabalho.
Nunca tinha visto uma imagem de tais corridas. Valeu!!!!!!!
Notar a semelhança na quantidade de público entre a foto acima, e a corrida da F3sulamericana…
No mais, linda foto. Em se tratando de malzonis, não há muito o que comentar…
Linda foto. Seria do Walter Hann (será que é assim que se escreve) o Simca que aparece atrás dos Malzones?