Moco, 1974
Na Argentina, ainda com a Surtees, equipe que na mesma temporada deixaria…
…para passar a defender a Brabham de Bernie Ecclestone a partir do GP da França
Aqui, em Nürburgring, 1974, levantando vôo…
Mais um acompanhamento: matéria especial do Reginaldo Leme, na Globo.
Sobre voar em Nurburgring, vejam esse antigo, mas imperdível http://www.youtube.com/watch?v=Km65jQdT8V8
Santa ignorância , Batman. A pista de Nurburgring foi projetada em 1928, quando não se podia prever a evolução dos carros. O resultado é que os a partir da década de 30 tornaram-se muito velozes (Flecha de Prata, etc) e a topografia mostru-se inadequada, embora ninguém desse bola pra isso. As Flugplatz oficiais são 3, e semrpe foram vistas como uma prova da habilidade dos pilotos. E mais, o carro do Moco decola mesmo com aerofólio e spoiler fazendo pressão para o solo, então a velocidade tinha que ser astronomica.
Erro do piloto, faz-me o favor…
Em Nurburgring, o carro só não sai do chão se estiver quebrado.
Essa terceira foto está realmente o máximo.
A foto ficou linda, mas tirar carro do chão é barbeiragem.
Realmente a última imagem é digna de um quadro!
quero ver se o Heidfeld vai tirar um F1 moderno do chão quando andar em Nurburgring antigo, esse ano
Gosto muito dessa matéria da Tv Cultura: http://www.youtube.com/watch?v=_xHJbPfymBg&mode=related&search=
Achei o curioso o Pace dizendo que tinha interesse em entrar para a Copersucar
O Moco nao tem nenhuma semelhanca com o Rubinho…nada mesmo…jamais.!!!!!
A última imagem uma pintura!
é . esse aí foi um que não chegou lá
como o barrichello. mas acelerava muito
Estou sem computador…escrevendo no meu palm…descupem os erros do comentario anterior.
O mais bonito era o vermelho / Martini …
Vendo esse carro lembro o qto o Moco era cheiroso…dava um banho de Paco Rabane embora seu macacao antes de sentar no carro.
Sensacional essa foto do Pace em Nurburbring.
do tópico abaixo sou eu, andre jung.
eu acordei naquela manhã e descobri, via rádio, que meu grande ídolo havia morrido, tinha 15 anos então e a morte, pela primeira vez, assumiu toda sua trágica dimensão na minha vida.
nunca mais fui o mesmo, a morte de moco foi um ritual de passagem na minha vida.
À vontade, Ronaldo.
Meu Deus do céu!!! Onde eu encontro essa última foto pra fazer um pôster e colocar na minha casa??
Essa foto de Nürburgring é simplesmente fantástica!
Na reportagem do Reginaldo, nos 20 anos da passagem do Moco, é citado seu filho, debutante na F Chevrolet. Pergunta: onde está o então garoto? Foi tão mal sucedido assim que hoje nem sabemos que existe?
Um abraço.
O cara voava na pista!!!!!!!!!!!!
VelozH2,
Vc só vem a confirmar a fama do Surtees ,dizem que era dificil, por isso não é de se estranhar o pouco tempo que permaneceu na Ferrari, já que o Enzo não era lá uma moça no tratamento com os pilotos.
Agora ,olhando esta foto do Pace voando em Nurburgring , é só uma pessoa com muitos euros querer ,e poderá andar nele hoje em dia, bem diferente de interlagos antigo.
Olá Flavio, estou construindo um blog pra mim e queria te pedir permissão para por o link do teu blog lá nos blogs amigos. Leio sempre o teu e foi o que me inspirou a fazer o meu. como não sabia como contactar, usei este espaço. Peço desculpas pela forma e espero uma resposta tua.Obrigado.
Ontem falei do calvário do Moco na Surtes e as fotos mostram bem essa transição.
Na Surtes ele não tinha voz ativa nenhuma pois o dono da equipe, Surtes, no alto dos seus 7 títulos mundiais de motociclismo e 1 de F1 e ainda mais pela Ferrari, fazia tudo o que queria sem escutar o que o Moco e os outros pilotos diziam ou pediam. Muitas vezes vestia o macacão e metia-se a acertar ele mesmo o carro querendo provar as suas teses. Logicamente nunca andou mais rápido do que o Moco, mas mesmo assim insistia nas suas idéias.
O Moco não falava muito por natureza e então, tentava andar o que sabia com o carro do jeito que estivesse.
Além do que, ele era extremamente leal com as pessoas e quando dava sua palavra seguia até o fim.
Isso de certa forma o prejudicou muito pois no tempo da Surtes ele recebeu por várias vezes convites do próprio Enzo Ferrari para mudar de equipe. Como já tinha dado sua palavra ao Surtes manteve-a até o fim do contrato.
Eu disse palavra e não contrato pois, ele ainda não tinha renovado com a Surtes mas, tinha dito que renovaria e para ele era como ter assinado um contrato. Sua palavra de homem estava acima de qualquer pedaço de papel assinado.
O Surtes, como ex piloto e campeão, sabia reconhecer um grande piloto e procurava manter o Moco de qualquer jeito na equipe. Prometia o que não poderia cumprir, estreitava o relacionamento da forma mais paternal possivel, procurava ser o melhor amigo do mundo, enfim, tentava cativar o Moco de todas as formas. Conseguiu por 2 anos até que o ET disse “agora chega, quero ganhar corridas” e foi-se embora.
A Ferrari já tinha contratado o Lauda, a Lotus tinha o Peterson e o Icks, a McLaren o Emerson e então, sobrou lugar só na Brabham e mesmo assim como segundo piloto, pois o primeiro era o Reutman.
Daí em diante as coisas melhoraram muito para ele, tanto de carro como de equipe e, principalmente, com perspectivas futuras.
Tudo acabou na Serra da Mantiqueira em Mairiporã num estúpido acidente de avião, num estúpido sábado chuvoso e maldito.
E assim os pilotos do Brasil deixaram de ter mais um campeão mundial de F1 e mais uns 2 ou 3 títulos para vangloriar a nossa pobre terra.
repito o claudio : como eram lindos os carros. a foto do voo em nurburgring e sensacional. ele teve a volta mais rapida l’a ?
Como eram lindos esses carros….
Belíssima esta última foto !!!
Teria ela em uma definição mais alta para eu poder usar como papel de parede ?