Esqueci de comentar… em http://www.imca-slotracing.com/2006-FG.htm
tem uma fotozinha do Arturo Merzario em todo o seu explendor e chapéu marlboro.
E, de sobra, no pé da página, tem uma foto minha na versão Topeka e não Sunoco.
leoengelmann
17 anos atrás
É o Ovelha cantando no guarda-roupas deitado ( o móvel, não o artista )
TODOS: “…uouououeiiiiiii, sem você não vivereeeii…”
Caca
17 anos atrás
AO SERGIO
Sergio, muito obrigado, fico esperando ansiosamente!
Obrigado mais uma vez
Danilo
17 anos atrás
É o Ovelha!!
Ououieieiiiiiiiii!!!!!!
walter
17 anos atrás
Eu torcia prá Ferrari, mais bonita que tudo (‘no offenses’, mas era mais bonita que a Matra). Mas em 1975 a Alfa fez barba cabelo e bigode.com o Merzario (o maluco da foto) andando muito.
Tem fotos lindas dessa Alfa, em Targa Florio, dentre outras.
Durante muito tempo curti um mega poster da Alfa, com Merzario ao volante: lindíssima.
Merzario andou de Copersucar, salvou o Lauda no meio do fogo, fez seu próprio F1 e, agora sabemos, protegeu bloqueiros em tenra idade: grande sujeito!
914 GT Sunoco
17 anos atrás
Ao colega blogueiro que pergunta o nome do filme: Speed Merchants. Tem um livro tambem.
A foto realmente eh moderna, deve ser de Goodwood – onde o Merzario eh presenca constante – ou de outro festival do genero.
Romeu
17 anos atrás
Olha aí uma boa sugestão de peruca para o Flavio Gomes. Tá precisando hein
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás
Ao CACÀ.
Enviarei em breve fotos do MOCO na P33.
Essa ALFA do Merzario era simplesmente LINDA.
Relâmpago Mcqueen
17 anos atrás
Essa foto parece ser atual. Provavelmente essas competições de carros antigos, tão polulares na Europa e EUA. Notem que o Merzario tá bem idoso nessa foto, bem semelhante a uma foto mais recente dele ao lado de Niki Lauda. Uma curiosidade: O Merzario foi companheiro do Pace no mundial de marcas de 73, onde ambos pilotavam a Ferrari 312 – P. Dizem que houve grande divergência no início pois um queria o carro regulado para sair mais de frente, e o outro queria que saisse de traseira. Mesmo assim conseguiram o 2º lugar em Le Mans 73.
Jacob
17 anos atrás
Valeu, Flavião. Sabe tudo.
Henri Toivonen
17 anos atrás
Sendo Alfa, independente das colocações do carro, já é um post que merece muito respeito. Uma Alfa inclusive já me tirou de uma situação de risco fatal pelas suas excelentes capacidades dinâmicas (na época….97), sempre terei um apreço especial por essa marca.
Claudio Ceregatti
17 anos atrás
Meu Deus…
Não sei o que faria para sentar numa barata dessas, cercado de vermelho por todos os lados…
Coisinha mais linda.
Flavio Chinini
17 anos atrás
Bom, o que sei da Alfa F-1, de 1979, era que o carro foi um projeto para ir à pista em 1977… Não lembro qual foi o problema, mas ele estreou somente em 1979. Foi com o Giacomelli, revelação italiana, e com o Vittorio Brambilla, recém recuperado do acidente na largada de Monza, 1978. Começou com um carro totalmente obsoleto (inclusive o motor Alfa, pesado e beberrão), entrando exatamente na fase onde os carro-asa dominavam o cenário. Tudo para não dar certo. Creio que os melhores (menos piores) momentos da Alfa neste retorno à F-1, foram protagonizados por Giacomelli (pole-position nos EUA, em 80, se não me engano), e de Cesaris… Alguns pódios e nada mais! Tudo acabou em 1985, depois de fazer Patrese e Cheever passar muitos nervosos com o frágil Alfa. O motor turbo desenvolvido pela Alfa Romeo durou ainda um tempo, sendo utilizado pela Osella até 1988. Quando o engenheiro Carlo Chitti morreu, creio que foi o ponto final da Alfa Romeo em F-1.
Jacob
17 anos atrás
Falaram de Merzario, de Alfa do commendatore de 1900 e bolinha, dessa Alfa aí… mas e a Equipe Alfa Romeo que retornou melancolicamente à F1 no final dos anos 70? Alguém tem algo contar?
Tô curioso.
Filipe W
17 anos atrás
Jonny´O
esse carro do Merzario foi uma “draga” na maioria das vezes não se qualificava e quando conseguia não terminava, acho que o melhor resultado foi um 14 ou 15 lugar em Zolder.
MarcioVS
17 anos atrás
é aquele cantor do Carrapicho?
Bate forte o tambor, eu quero tic tic tic tac!
hahahaha
VELOZ-HP
17 anos atrás
Jonny`O cara, meu amigo, o estilo do Merzario era muito parecido com o do Regazzoni só que ele não era “sangue quente” e quando levava uma fechada mandava o cara tomar no kú fazendo o famoso o sinal com o dedo mas, dando risada dentro do capacete e sem revidar na volta seguinte.
Quando acabava a corrida ia até o box do “fechador” e passava a mão na bhunda dele na frente de todo mundo e falava que o que ele fizera na pista era mais feio do que isso.
Esse era o estilo Arturo de se relacionar com os “cavalos”. E dava certo pois nunca mais o “fechador” o sacaneava, sob pena de passar um vexame público no box.
Grande Arturo.
:)
17 anos atrás
Peter Frampton?
Henri Toivonen
17 anos atrás
É quase surreal a foto, é mais fácil associar aquele monte de carenagens e apêndicea à naves espaciais do que a carros….simplesmente lindo, magnífico!!!!
Por falar nos carros do Merzario, acho que ele gastou os tubos em sua equipe ,no final o A4 ,nada mais era que o sofrivel Kauhsen ligeiramente modificado e rebatizado.
Não deu em nada também!
vitão
17 anos atrás
Veloz e MAttar : nesse ano em que a Alfa foi campeã, fizeram um filme sobre a temporada, mostrando várias corridas . Como é o nome mesmo ?
Tohmé
17 anos atrás
Esse soube curtir a vida.
Um barato era o chapéu que ele usava, sempre com patrocínio da Marlboro.
carlos
17 anos atrás
E o cara ainda pilotou um FD03 no lugar do Wilsinho, e chegou em último, mas chegou. Figuraça. Ele chegou a fazer seu próprio FD03, o Merzario A1, que também não deu em nada. Mas foi ele que no GP da Espanha de 75, ao lado do Wilsinho e do Emerson, parou o carro na primeira volta e saltou fora, num protesto contra as más condições da pista. Não se faz mais Merzarios como antigamente.
K2
17 anos atrás
Elke Maravilha……depois da enchete…
Rodrigo Mattar
17 anos atrás
Com certeza o ano é 1975. Em 74, a Matra foi campeã mundial de marcas e nesse ano de 75, as Alfa foram alinhadas por Willi Kauhsen. Começaram com o patrocínio das salsichas Redlefsen e depois trocaram pela Campari. Ganharam praticamente tudo no campeonato, exceto uma etapa que a Alpine Renault venceu com o modelo A441 Turbo.
A Alfa teve Mario Andretti, Jacques Laffite, Henri Pescarolo, Jacky Ickx, Jochen Mass, Vittorio Brambilla, Arturo Merzario e alguns outros, na pilotagem da T33/3
Flavio Chinini
17 anos atrás
E detalhe: por ser muito amigo do Emerson e do Wilsinho, correu até de Copersucar, creio que na Itália em 1976…
Flavio Chinini
17 anos atrás
Sempre fui fã do Merzario… O cara era louco, pra se meter naquelas maquinas dos anos 70… Fumava, bebia, curtia mulher adoidado… Foi dono de equipe na Fórmula 1, e está aí até hoje, correndo! É um dos caras que admiro!
Grande VelozH2!
Claro, está foto enviei ao Gomes ontem ,logo após ler seu texto sobre 72.
E olha uma coisa, pelo que andei lendo em velhas revistas e livros ,acho que o estilo de pilotar do Merzario era excitante para quem estava vendo, pois dizer que o italiano atravessava barbaridade o carro nas curvas.
Seu grande pecado foi correr justamente de Ferrari em 73,o pior ano do time italiano na F1.Acho que queimou o piloto .
Abraços !
Ernesto Brock
17 anos atrás
Flavio Gomes como faço para te mandar fotos??? tenho duas fotos de kombi fantasticas… vc vai gostar de ver…
VELOZ-HP
17 anos atrás
Olha o meu “pai adotivo” do GP Brasil de F1 de 1972 aí.
Não falei que o cara era mais doido que eu ?
Gente finíssima, mais gozador que o Piquet e mais “komedor” que o Regazzoni.
É uma pena que não existam mais figuras como essas em categoria nenhuma no mundo.
Merzario, Regazzoni, Hulme, Hill, Joe Dunlop, Barry Shane, Mamola, etc. eram pilotos que davam vida e alegria aonde estivessem, interagindo com tudo e todos, mostrando que eram de carne e osso como qualquer um de nós não somente após um acidente mas, todo o tempo em qualquer lugar.
Hoje temos esses atores pasteurizados pilotando videogames escala 1:1.
Eu era feliz e sabia.
Eles também.
anselmo
17 anos atrás
não sei quem é o cara mas o Arturo Merzario, não é..
Tarsis
17 anos atrás
A tradição do Quadrifoglio deveria ser mantida…afinal a FERRARI descende da ALFA ROMEO quando ainda se chamava Suderia FERRARI e corriam com ALFA ROMEO P-3 com Tazio Nuvollari como piloto.
Mark Kweirotz
17 anos atrás
Acho que foi 74, porque o Merzario voltou para os carros esporte em 75 e o carro já estava com o número 1.
Obs.: espero ter colaborado, mas não me venham com essa de “matuza” não…
Tenho apenas…. ah, deixa pra lá… acho que já tou meio matuza mesmo…
Filipe W
17 anos atrás
Blz Jonny´O,
essa Alfa 33tt12 é um dos meus carros favoritos.
agora já os cabelos do merzario, putz oque que é isso ! hehehehe
Caíque.
17 anos atrás
Speed,
Alfa Romeo T33/3 campeã mundial de Marcas em 74 ou 75. O Merzário foi Campeão Mundial pela Alfa com este carro.
Mark Kweirotz
17 anos atrás
Arturo Merzario ficou assim depois de ajudar o Lauda a sair do carro em chamas… hehe
Mas acho que, na verdade, não é ele não. Acho que por volta de 1975 o Biro-Biro andou visitando os boxes da Alfa Romeo no mundial de carros esporte. Ele estava inclusive com a camisa do Sport Club do Recife debaixo do macacão.
rsrs…
Speed Arosi
17 anos atrás
O cara é feio, mas num carro lindo desse, quem vai repara no cabelo dele. O carro é demais. Matuzada, fala ai do carro….
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Esqueci de comentar… em
http://www.imca-slotracing.com/2006-FG.htm
tem uma fotozinha do Arturo Merzario em todo o seu explendor e chapéu marlboro.
E, de sobra, no pé da página, tem uma foto minha na versão Topeka e não Sunoco.
É o Ovelha cantando no guarda-roupas deitado ( o móvel, não o artista )
TODOS: “…uouououeiiiiiii, sem você não vivereeeii…”
AO SERGIO
Sergio, muito obrigado, fico esperando ansiosamente!
Obrigado mais uma vez
É o Ovelha!!
Ououieieiiiiiiiii!!!!!!
Eu torcia prá Ferrari, mais bonita que tudo (‘no offenses’, mas era mais bonita que a Matra). Mas em 1975 a Alfa fez barba cabelo e bigode.com o Merzario (o maluco da foto) andando muito.
Tem fotos lindas dessa Alfa, em Targa Florio, dentre outras.
Durante muito tempo curti um mega poster da Alfa, com Merzario ao volante: lindíssima.
Merzario andou de Copersucar, salvou o Lauda no meio do fogo, fez seu próprio F1 e, agora sabemos, protegeu bloqueiros em tenra idade: grande sujeito!
Ao colega blogueiro que pergunta o nome do filme: Speed Merchants. Tem um livro tambem.
A foto realmente eh moderna, deve ser de Goodwood – onde o Merzario eh presenca constante – ou de outro festival do genero.
Olha aí uma boa sugestão de peruca para o Flavio Gomes. Tá precisando hein
Ao CACÀ.
Enviarei em breve fotos do MOCO na P33.
Essa ALFA do Merzario era simplesmente LINDA.
Essa foto parece ser atual. Provavelmente essas competições de carros antigos, tão polulares na Europa e EUA. Notem que o Merzario tá bem idoso nessa foto, bem semelhante a uma foto mais recente dele ao lado de Niki Lauda. Uma curiosidade: O Merzario foi companheiro do Pace no mundial de marcas de 73, onde ambos pilotavam a Ferrari 312 – P. Dizem que houve grande divergência no início pois um queria o carro regulado para sair mais de frente, e o outro queria que saisse de traseira. Mesmo assim conseguiram o 2º lugar em Le Mans 73.
Valeu, Flavião. Sabe tudo.
Sendo Alfa, independente das colocações do carro, já é um post que merece muito respeito. Uma Alfa inclusive já me tirou de uma situação de risco fatal pelas suas excelentes capacidades dinâmicas (na época….97), sempre terei um apreço especial por essa marca.
Meu Deus…
Não sei o que faria para sentar numa barata dessas, cercado de vermelho por todos os lados…
Coisinha mais linda.
Bom, o que sei da Alfa F-1, de 1979, era que o carro foi um projeto para ir à pista em 1977… Não lembro qual foi o problema, mas ele estreou somente em 1979. Foi com o Giacomelli, revelação italiana, e com o Vittorio Brambilla, recém recuperado do acidente na largada de Monza, 1978. Começou com um carro totalmente obsoleto (inclusive o motor Alfa, pesado e beberrão), entrando exatamente na fase onde os carro-asa dominavam o cenário. Tudo para não dar certo. Creio que os melhores (menos piores) momentos da Alfa neste retorno à F-1, foram protagonizados por Giacomelli (pole-position nos EUA, em 80, se não me engano), e de Cesaris… Alguns pódios e nada mais! Tudo acabou em 1985, depois de fazer Patrese e Cheever passar muitos nervosos com o frágil Alfa. O motor turbo desenvolvido pela Alfa Romeo durou ainda um tempo, sendo utilizado pela Osella até 1988. Quando o engenheiro Carlo Chitti morreu, creio que foi o ponto final da Alfa Romeo em F-1.
Falaram de Merzario, de Alfa do commendatore de 1900 e bolinha, dessa Alfa aí… mas e a Equipe Alfa Romeo que retornou melancolicamente à F1 no final dos anos 70? Alguém tem algo contar?
Tô curioso.
Jonny´O
esse carro do Merzario foi uma “draga” na maioria das vezes não se qualificava e quando conseguia não terminava, acho que o melhor resultado foi um 14 ou 15 lugar em Zolder.
é aquele cantor do Carrapicho?
Bate forte o tambor, eu quero tic tic tic tac!
hahahaha
Jonny`O cara, meu amigo, o estilo do Merzario era muito parecido com o do Regazzoni só que ele não era “sangue quente” e quando levava uma fechada mandava o cara tomar no kú fazendo o famoso o sinal com o dedo mas, dando risada dentro do capacete e sem revidar na volta seguinte.
Quando acabava a corrida ia até o box do “fechador” e passava a mão na bhunda dele na frente de todo mundo e falava que o que ele fizera na pista era mais feio do que isso.
Esse era o estilo Arturo de se relacionar com os “cavalos”. E dava certo pois nunca mais o “fechador” o sacaneava, sob pena de passar um vexame público no box.
Grande Arturo.
Peter Frampton?
É quase surreal a foto, é mais fácil associar aquele monte de carenagens e apêndicea à naves espaciais do que a carros….simplesmente lindo, magnífico!!!!
Por falar nos carros do Merzario, acho que ele gastou os tubos em sua equipe ,no final o A4 ,nada mais era que o sofrivel Kauhsen ligeiramente modificado e rebatizado.
Não deu em nada também!
Veloz e MAttar : nesse ano em que a Alfa foi campeã, fizeram um filme sobre a temporada, mostrando várias corridas . Como é o nome mesmo ?
Esse soube curtir a vida.
Um barato era o chapéu que ele usava, sempre com patrocínio da Marlboro.
E o cara ainda pilotou um FD03 no lugar do Wilsinho, e chegou em último, mas chegou. Figuraça. Ele chegou a fazer seu próprio FD03, o Merzario A1, que também não deu em nada. Mas foi ele que no GP da Espanha de 75, ao lado do Wilsinho e do Emerson, parou o carro na primeira volta e saltou fora, num protesto contra as más condições da pista. Não se faz mais Merzarios como antigamente.
Elke Maravilha……depois da enchete…
Com certeza o ano é 1975. Em 74, a Matra foi campeã mundial de marcas e nesse ano de 75, as Alfa foram alinhadas por Willi Kauhsen. Começaram com o patrocínio das salsichas Redlefsen e depois trocaram pela Campari. Ganharam praticamente tudo no campeonato, exceto uma etapa que a Alpine Renault venceu com o modelo A441 Turbo.
A Alfa teve Mario Andretti, Jacques Laffite, Henri Pescarolo, Jacky Ickx, Jochen Mass, Vittorio Brambilla, Arturo Merzario e alguns outros, na pilotagem da T33/3
E detalhe: por ser muito amigo do Emerson e do Wilsinho, correu até de Copersucar, creio que na Itália em 1976…
Sempre fui fã do Merzario… O cara era louco, pra se meter naquelas maquinas dos anos 70… Fumava, bebia, curtia mulher adoidado… Foi dono de equipe na Fórmula 1, e está aí até hoje, correndo! É um dos caras que admiro!
Grande VelozH2!
Claro, está foto enviei ao Gomes ontem ,logo após ler seu texto sobre 72.
E olha uma coisa, pelo que andei lendo em velhas revistas e livros ,acho que o estilo de pilotar do Merzario era excitante para quem estava vendo, pois dizer que o italiano atravessava barbaridade o carro nas curvas.
Seu grande pecado foi correr justamente de Ferrari em 73,o pior ano do time italiano na F1.Acho que queimou o piloto .
Abraços !
Flavio Gomes como faço para te mandar fotos??? tenho duas fotos de kombi fantasticas… vc vai gostar de ver…
Olha o meu “pai adotivo” do GP Brasil de F1 de 1972 aí.
Não falei que o cara era mais doido que eu ?
Gente finíssima, mais gozador que o Piquet e mais “komedor” que o Regazzoni.
É uma pena que não existam mais figuras como essas em categoria nenhuma no mundo.
Merzario, Regazzoni, Hulme, Hill, Joe Dunlop, Barry Shane, Mamola, etc. eram pilotos que davam vida e alegria aonde estivessem, interagindo com tudo e todos, mostrando que eram de carne e osso como qualquer um de nós não somente após um acidente mas, todo o tempo em qualquer lugar.
Hoje temos esses atores pasteurizados pilotando videogames escala 1:1.
Eu era feliz e sabia.
Eles também.
não sei quem é o cara mas o Arturo Merzario, não é..
A tradição do Quadrifoglio deveria ser mantida…afinal a FERRARI descende da ALFA ROMEO quando ainda se chamava Suderia FERRARI e corriam com ALFA ROMEO P-3 com Tazio Nuvollari como piloto.
Acho que foi 74, porque o Merzario voltou para os carros esporte em 75 e o carro já estava com o número 1.
Obs.: espero ter colaborado, mas não me venham com essa de “matuza” não…
Tenho apenas…. ah, deixa pra lá… acho que já tou meio matuza mesmo…
Blz Jonny´O,
essa Alfa 33tt12 é um dos meus carros favoritos.
agora já os cabelos do merzario, putz oque que é isso ! hehehehe
Speed,
Alfa Romeo T33/3 campeã mundial de Marcas em 74 ou 75. O Merzário foi Campeão Mundial pela Alfa com este carro.
Arturo Merzario ficou assim depois de ajudar o Lauda a sair do carro em chamas… hehe
Mas acho que, na verdade, não é ele não. Acho que por volta de 1975 o Biro-Biro andou visitando os boxes da Alfa Romeo no mundial de carros esporte. Ele estava inclusive com a camisa do Sport Club do Recife debaixo do macacão.
rsrs…
O cara é feio, mas num carro lindo desse, quem vai repara no cabelo dele. O carro é demais. Matuzada, fala ai do carro….
O cantor Ovelha ???