Nürburgring, 1939

SÃO PAULO (e a coragem para subir no helicóptero?) – O Francisco Bonanza achou este belo vídeo sobre o GP da Alemanha de 1939. Teve até chuva. Imaginem o que era correr em Nürburgring com chuva, sem cinto, sem capacete, só com a cara e a coragem, naquelas baratas que passavam dos 300 km/h.

Vale uma olhada, apesar da abominável saudação nazista do vencedor e do público depois da prova.

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Sinto Muito
Sinto Muito
17 anos atrás

Ola moçada ,, alguem já deve ter falado… , mas esses caras dirigiam com a pernas abertas para se MANTER dentro da barata!! …ja que nao tinha cinto!!! ……..a 300 com um %!$&#motor nervoso , direçao de caminhao!!!!!!! esses caras sao herois sobreviventes numa época como os franceses pilotos de caça na primeira guerra onde a vida média de um piloto era de 4 a 6 semanas…OÓÓ

Fabio Audi Gonçalves
Fabio Audi Gonçalves
17 anos atrás

comprei seu livro o boto do reno e adorei assim como gosto muito do que e como vc fala vc deixa a minha vida mais alegre obrigado

jovino
jovino
17 anos atrás

Os Auto Union foram os primeiros carros de formula 1 a usarem motores traseiros e de 16 cilindros. Existe uma foto clássica do Nuvolari entrando nos boxes com o volante na mão. Como ele conseguiu levar o carro até lá, só Deus sabe. O Nazismo naquela época estava bem aflorado e as reuniões e discussões políticas aconteciam nos salões das barbearias e Hitler odiava os Russos pelo seu Idealismo e os Judeus por causa do dinheiro que tinham.

Jovino

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Talvez agora, após apreciarem esse filme e os do Histori Chanel, os mais jovens entendam porque na minha lista dos melhores pilotos do mundo o primeiro lugar seja do Tázio Nuvolari.
Ele venceu com carros e motos nesse e em quase todos os outros circúitos do mundo nessa época, sendo que a maioria deles eram em estradas e ruas de cidades, com postes, muros, guias, paredes, árvoves, espectadores e tudo o mais.
Rosemayer morreu a mais de 400 km/h batendo o recorde de velocidade na estrada de Avus 1 ano antes desse filme.
Ele também era motociclista e vencedor como o Tázio.
Diz a lenda que eles foram os melhores pilotos do potentíssimo e dificil Auto Union por isso. Os dotes de sensibilidade e loucura que só se adquire correndo de moto foram fundamentais aos dois mestres.
Michael e seus 7 títulos, pois sim….

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Os melhores dirígiveis já feitos atingiam uma máxima de 170 km/h impulsionados por seis motores mayabach de 280 cavalos a nível do mar e 180 acima dos 5.000 metros. Eram o petardo tecnológico até o final da 1.guerra mundial, depois cairam rápido em desgraça devido aos avanços da aviação militar – vide o famoso circo voador do barão vermelho – e foram aplicados para fins comerciais e recreativos depois da guerra. Tecnicamente seria possível a filmagem via dirigível, mas depois do pavoroso acidente no campo de Hamburgo/Hedimburgo em 1933 (estou certo?) nunca mais usaram esse forma elegante e imponente de voar, salvo algumas exceções. Bom, mas o papo é carros, e é importante sempre salientar a coragem dos homens que dirigiam essas banheiras de gasolina a toda velocidade sempre corrigindo as inevitáveis vontades próprias dos eixos dos seus carros….imagine-se nós – pobres mortais – ao volante de um carro desses, a primeira volta em nurbur à velocidades de cruzeiro para esses pilotos seriam o suficiente para nos sufocar de tanto medo e adrenalina (que no final é a mesma coisa).

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

O que seria “poitiquice” ?

Bruno
Bruno
17 anos atrás

e pra quem não se tocou da principal parte, a primeira curva que eles fazem é a südkehre (curva sul), aquele hairpin, devidamente extinto na construção de nurburgring atual. hoje só restou a primeira reta. (reta dos boxes da F1) a curva em si morreu, e o que restou de asfalto deve ser, hoje, o paddock.

outra coisa. ja nessa época, nao corriam mais no südschleife, que, basicamente era ir reto ali na curva südkehre, que ia dar em outra parte da pista. (galera corria de moto e bicicleta em ) hoje, não há mais nada de lá. pelomenos não identifiquei no google earth

Pall Mall
Pall Mall
17 anos atrás

Poitiquices à parte, este GP foi o penultima corrida antes da II Guerra Mundial. Caracciola ganhou aqui o seu último GP da sua carreira. A corrida disputou-se a 23 de Julho, seis semanas antes dos nazis invadirem a Polónia. E de facto, correr daquela maneira nem com um décimo as actuais condições de segurança, revela um autêntico desprezo pela morte…

Rick Lucas
Rick Lucas
17 anos atrás

Realmente está rápido demais para ser um dirigível e estável demais para ser um helicóptero.

Jogo minhas fichas que estas imagens devem ter sido feitas a partir de um Fieseler Storch Fi-156, um exelente avião de observação e ligação e que possui histórias fantásticas na II GM. Vale a pena dar uma conferida.

Abraços

Angelo Cravalho
Angelo Cravalho
17 anos atrás

sensacional!!!!!!! vou ganhar na mega sena quarta feira e comprar um Auto Union e colocar a barata pra correr na super classic, e dar um vareio naquele dkw 96!!!
um abraço.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
17 anos atrás

Os caras eram loucos!

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Fantastico video.

Agora, essas imagens, dificilmente seriam feitas a bordo de um dirigível, tal a velocidade do aparelho em relação ao solo. Tá muito veloz pra ser dirigível. Eu creio que usaram um avião para as imagens. Helicóptero não tem a menor possibilidade, porque os aparelhos naquela época eram muito instáveis, e não garantiriam essa suavidade toda nas imagens não.

Foi de avião.

Tatú
Tatú
17 anos atrás

Revendo o vídeo, notem a saudação nazista do Caracciola bem no final.

Wagner
Wagner
17 anos atrás

Gomes, o vencedor ter feito a saudação nazista não faz dele um crápula. O mundo capitalista inteiro saudou a ascensão de Hitler, pois o nazismo fazia contraponto ao comunismo. Basta lembrar que o Duque de Windsor renunciou por ser pró-nazista (não por aquela balela de ter se apaixonado por uma plebéia americana) e que o genial Chaplin foi marginalizado pelo stablishment americano por causa de “O grande ditador”, visto como um libelo comunista.

Tatú
Tatú
17 anos atrás

Posso estar enganado, mas vi um filminho besta certa vez, em que porta aviões yanque Nimmitz voltava no tempo para a época da segunda guerra, como já disse um enredo bem besta. O que interessa é que em certa parte do filme, um oficial americano da época da guerra pergunta o que é aquela máquina voadora diferente no convés, ou coisa parecida. Ou seja: Ou os alemães foram pioneiros na construção de helicópteros, ou aquilo é mesmo um dirigível ou ainda, tacaram uma câmera numa pipa gigante com um escudo do framengo e filmaram a pista.

vitão
vitão
17 anos atrás

a filmagem foi feita de dirigível, não de helicoptero, embora os primeiros aparelhos de uso militar tenham sido alemães (Focke Wulf FW61 em 1.936, e o Flettner FL 282 Kolibri e Focke Aahgelis FI223 em 1941/42). O Sikorsky XR4 americano voou em 42 e entrou em uso pelas AAF (Allied Air Force) em 44. Nenhum desses aparelhos tinha a estabilidade necessária para a filmagem feita.

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
17 anos atrás

Naquela época, na Alemanha, a pessoa tinha duas opções: ou era a favor dos nazistas e vivia feliz, ou era contra, e não vivia…

Guardadas as devidas proporções, isso acontece até hoje, com vários líderes, em vários países…

Ricardo Cunha

anselmo
anselmo
17 anos atrás

outro assunto : muito boa a entrevista c/giuliano losacco. muito bacana ele.
se alguem for proximo dele poderia sugerir ele voltar a usar a pintura do casco do inicio da carreira.

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Que coragem hein. Me chamou a atenção a filmagem de helicóptero. A Alemanha como sempre muito a frente dos outros países.

Não ligo muito pra saudação nazista. Afinal, era 1939 e Hitler estava na moda na Alemanha naquela época. E não tinha-se o conhecimento que tem hoje sobre o que ele fez.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Imagine um daqueles pilotos, pegando um F1 atual, que é a baba do quiabo se comparados com aquilo que eles pilotavam, iam deitar e rolar.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Que louco, nem sabia que existia helicóptero já naquela época. Mas eu acho que era um avião ou um dirigível, como foi mencionado pelo Francisco, pois a aeronave que estava voando não conseguiu acompanhar o traçado da pista (coisa que o helicóptero faz melhor – eu acho…). Sei-lá, posso estar falando besteira…
Vídeo muito legal.

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás

Qual é o problema com a saudação nazista?

Danilo (Denver)
Danilo (Denver)
17 anos atrás

EXTRA TÓPICO

Por falar em velocidade (…30km/h), o que acham disso?

Um estudo conduzido pela British School of Motoring (BSM),instituição de direção britânica, descobriu que jovens motoristas que jogam títulos de corrida costumam cometer mais imprudências no trânsito.

Integra:
http://www.geek.com.br/modules/noticias/ver.php?id=5178&sec=7

Jonny'O
17 anos atrás

1939 foi o ultimo ano em que se disputou um campeonato regular com os carros Alemães,e a Mercedes estava em grande vantagem sobre a Auto Union ,que mesmo contando com Nuvolari só venceu uma corrida.
O grande nome do periodo chamado de The Golden Era ,que foi de 1934 a 1939 acabou coroando Caracciola que foi cameão europeu em 35,37e 38,em 1939 o vencedor foi Lang também da Mercedes.

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

Outro dia assisti a um “Melhores Momentos” da Copa de 1970 e os vídeos dos jogos estavam um lixo. Todos descorados e dando a impressão que estão sumindo. No entanto, esse filme, que é de 1939, está ótimo. Muito nítido. Não dá para entender.

Rodrigo Ghigonetto
Rodrigo Ghigonetto
17 anos atrás

Kamarada Flavio,

Dá uma olhada no seu inbox que estou te enviando um monte de Ladas, inclusive da nova Classic SW.

Abraços

Francisco
Francisco
17 anos atrás

Bonanza é ótimo, obrigado pela referência.

E acho que a filmagem aérea foi feita com um dirigivel, não um helicóptero.