Para quem?
SÃO PAULO (atrasei?) – Foto do Luca Bassani, domingo, na abertura da F-3 Sula-americana. Foi um acidente razoavelmente forte, mas o garoto saiu andando do carro, tudo bem.
Na verdade, a rodada e a batida não têm importância no que quero dizer. Olhem para as arquibancadas. Ninguém.
É certo isso? F-3 Sul-Americana + Trofeo Maserati = público zero. Tem coisa muito errada no automobilismo brasileiro.
Aproveitando: alguém aqui foi? Tem algo a contar?
Trabalho na equipe Bassani Racing e estava em Interlagos este dia…o nosso carro é esse azul e amarelo…
Arquibancadas vaizas é nossa realidade faz tempo…automobilismo no brasil é somente sinonimo de Stock Car….
É e ainda há pessoas que meteram o pau na corrida de jericos!!!
Tem muita coisa errada no automobilismo brasileiro sem dúvida. E não é de hoje.
Em 1984,85 eu não me lembro bem, eu corri uma mil milhas com com a lateral do carro pintada “DIRETAS JÁ NA FEDERAÇÃO” A cartolada ficou em pé de guerra e também a pilotada os “cumpadres” que dominavam através de poder do dinheiro e do trafico de influencia também.
Na verdade é cada um fazendo o seu “futuro” e os trouxas que se envolviam por amor ao esporte só se …………..am!!!
Alvaro
Concordo com o Jeff, tbm não fui porque não fiquei sabendo.
Decida-se!
Se arquibancada é sinonimo de sucesso, pq falas tão mal da Stock Car?
Alguem sabia que pelo menos era possivel acompanhar as corridas pelo Live Timing da Racing Crono? http://www.racingcrono.com.br/Crono/livetiming/
Porradaria da última volta:
http://www.youtube.com/watch?v=7xRoDDAdCZk
A culpa é do promotor que não divulga o evento que realiza. A própria Superclassic é muito mal divulgada e acaba tendo mais gente no farnel que nas arquibancadas.
E a propósito a Stock Monobolha só tem bastante divulgação porque os filhos de GB correm nela…
Aqui no Rio de Janeiro, muita gente não sabe até que o autódromo voltou a receber provas… em 2005, o trofeo maserati foi pouco divulgado aqui e mesmo com o ingresso sendo 01 kg de alimento não lotou completamente mas deu um bom público.Fico imaginando uma boa divulgação nas rádios e inserções na TV que as corridas iriam lotar pois o que eu mais gostava de fazer no RJ mesmo com sol aos domingos era ir ao autódromo… pena..
Também o que não leva público para o autódromo nessas categorias são falta de pilotos.
Você correndo é uma coisa,agora assistindo,parece um desfile,não tem ultrapassagens ousadas, disputas por posição,simplesmente uma chatice.
O pior é que nesse circuito novo tão sem graça tipo autorama em 8 ,eles se perdem muito fácil nas curvas e retas, imaginem colocá-los no antigo circuito uma volta já pediriam arrego.
Bons tempos que se tinham pilotos de sangue e não de barbie.
Eu estive no autódromo no sábado, acompanhando os treinos da Maserati e a primeira corrida da F-3.Lamentável o público não comparecer, só daremos valor quando o Brasil não sediar mais nenhuma prova.Vamos prestigiar a molecada que acaba de sair do kart.Abraços
Bem, eu continuo sonhando com a F-Mil
Motores 1000 cm³ originais, podendo apenas trabalhar o cabeçote, a injeção e o escape, com miolo idêntico ao de fábrica. Câmbio com carcaça original também.
Chassis, ainda não sei, mas tem que ser algo barato, com aerodinâmica simples e de pouca pressão, padronizada.
O truque tem que estar na suspensão. Quem acertar melhor ganha, pra isso tem que ser suspensão que permita muito acerto.
Freios, rodas, pneus… Tudo com o máximo possível de peças que possam ser encontradas em lojas.
Pneus 175mm de largura, iguais em estrutura ao de rua, apenas slicks, aro 14, coisas simples mesmo e baratas, discos ventilados, etc
Quer dizer: carro barato. Dinheiro se gasta em divulgação, nacional, na televisão. Todos devem gastar em propaganda, seja times, promotores…
Gastar naquilo que dá retorno imediato, esse é o truque.
QUe chassis usaríamos? Tinha que ser nacional, barato e simples.
Nos anos 70 existiam provas desde divisão 1 até de protótipos . Corri numa prova de div. 1 com um fusca 71 que era um torneio universitário e largaram 43 carros. Começaram a aparecer : Ingo Hoffmann , Alfredo Guaraná Menezes e muitos outros…
Tinha público , muita divulgação . Nesta corrida cheguei em quinto e saiu na ” Folha de São Paulo” na última pagina a foto do meu carro . Tinham comentários nos jornais e revistas ocupando grandes espaços…
Peguem um jornal hoje!!! UMa revista especializada… Não traz nada sobre automobilismo nacional , a não ser matéria paga como a Stock , F-1 etc…
Este é o nosso pais. Falta estrutura , faltam patrocinadores , falta boa vontade dos dirigentes , falta divulgação em massa , falta cobertura da TV , falta facilidade de locomoção e conforto nos poucos circuitos , falta tudo !!!
Mas não vamos desistir. Vamos a luta , pois certamente o Brasil não é só FUTEBOL !
Alfredo
Aí eu pergunto: e a prefeitura quer construir arquibancada no antigo retão para quem? O ano todo, todas as provas é isso, às moscas!
Falta interesse dos promotores em divulgar, fecham com patrocinadores, enchem o rabo de dinheiro e público que é bom, nada, público só dá trabalho, bilheteria não dá lucro, etc, etc…
Não sei se digo feliz, ou infelizmente que não fui pra interlagos. Fui ai pra Sampa pro show do Roger Waters. Havia me programado a ir pra interlagos. Mas alguns problemas familiares com o meu anfitrião, junto com a noticia que li sabado no GP de que haviam 8 carros no grid, tiraram meu tesao.
Mas essas coisas não acontecem apenas ai em interlagos. Em Curitiba mesmo quando vem inclusive o trofeo Maserati, muito pouca gente vai assistir. Única e exclusivamente por falta de divulgação.
Culpa do POVO que só dá bola para aquilo que aparece na tv (a global principalmente) fora disso, o que divulgam é banal. Agora, se passa no intervalo dos BBB (Big BOTHER brasil) teria 500 mil pessoas nas bilheterias de interlagos pra comprar ingresso. Esse é nosso país… e só nos resta lamentar.
Se nem a ESPN apareceu para filmar é pq a situação está crítica…
Como ir se não é divulgado. E não venham dizer que o Limite é divulgação… adoro o programa, mas o público é restrito. FATO: A ÚNICA PROVA DE AUTOMOBILISMO DIVULGADA NO BRASIL É A F1. Este ano o super classic ganhou 30 segundos no band news e só. Por exemplo, eu não soube do porsche supercup no Rio.
Como as pessoas vão ao autódromo se não ficam sabendo das provas.
o grande carcinoma do automobilismo brasileiro e o mesmo que passa o baskete e o mesmo da cbf que e o cartola
os caras so pensam no interesse pessoal e se auto promover
nimguem quer saber de incrementar nada amanha o brasil vai amistosar com GANA NA SUECIA
qual e o objetivo?
e o mesmo de f3 e maserati de 200 mil o casco.qual o piloto que tem bal na agulha pra competir nisto?ou e dono de empresa aerea ou senao filho de pai rico e o braco duro.nos anos 60 e 70 tinham uns abnegados que corriam por prazer e ideal.existem muito poucos hoje com os mesmos objetivos
e triste ver o templo de sp so voltado pra interesses de tvs e de f1 e nao tao nem ai pro povao
colocar um velodromo e praticamente parar um ano o rio motor speed way
tamos fritos,os cartolas estao acabando com a alegria do povo
jc
sete lagoas
Já que disseram que brasileiro só gosta de F1, que inventem um campeonato de F1 Brasil….ueheuheuhe
Pra identificar os pilotos, coloquem o número cobrindo 50% da viseira, incluindo o nome também ali…é cada uma que vejo…
Um autódromo em Jundiaí ou Taubaté ia bem, ah, com um estacionamento graaaande, por favor.
Poucos carros, nenhuma divulgação.
Cara Blogaiada
Moro em São Bernardo do Campo, a uns 40 minutos do autodromo, vou em tudo quanto é Farnel, (faltei no ultimo por agenda completa pela mulher), vou na F1 de madrugada, fui em Stock logo cedinho,…. pois sei que vai ter carro na pista, corrida de verdade, etc.
Mesmo olhando na internet não conseguia saber quantos carros ia ter, só na sexta feira, vi que teria 8!!!!! oito Masserati, me desculpem, não dá. Quanto a F3, de novo olho em tudo que é site, inclusive o site oficial só tem abertura e …nada. No Grande Premio sei que tem uns carros, equipes velhas voltando, piloto novo que só vai treinar e talvez, talvez uns 14 carros!!!! De novo, não dá.
Na TV então, nada, procurei em tudo quanto é emissora para ver se iria passar algo, nada, nem na paga (cabo, satélite, telepatia) nada.
Então voltamos no velho papo deste Blig, algumas corridas não é para publico, aliás era para ser de portôes fechados, assim ninguem iria atrapalhar a brincadeira cara de alguns nababos.
Gosto e gosto muito de corrida, até de motor de serra elétrica (já viram no YouTube apresentado aqui), mas tem que ter carro, tem que ter gente, tem que ter uma porrada de coisa que muita gente não quer.
Espero que isso mude um dia, senão, vou ter que me mudar para o Paraná ou Rio Grande do Sul, onde alguma cosa ainda acontece, com tudo aquilo que gostamos, carros e corridas, se tiver publico, fica melhor, mas muito melhor.
Eu fui…eu como estamos acostumados nos regionais ..mais uma vz as arquibancadas vazias…..eu trabalhei pouco apenas algumas azuis e uma amarela na 2ª voltra da Maserati….mas o automobilismo sem divulgação é isso…..sem publico e sem interesse de anunciantes..para quem???????
Flavio, ontem, Porsche Cup, Autodromo do Rio…3 (isso mesmo, TRES) pessoas assistindo a prova…eu e dois amigos…triste, muito triste…
Sabe pq o povo não vai?
Pq sabe que só corre playboyzinho braço duro nessa %!@$&@# que quem está lá esta lá só pela grana que tem…
Clemente Faria, isso é a maior nojeira aqui de Minas, tem o rabo cheia da grana…
FG vc conhece melhor que nós, autoIMOBILISMO brasileiro….fala com o Trajano quem sabe ele arruma espaço na grade …
Uma coisa tem que ser dita: A programação está no site do autódromo.
A verdade é que a cultura popular no Brasil é ditada pela TV aberta. A diferença de sucesso que existe entre Stock Car e F3 se atribui à atenção dada pela TV globo à Stock Car. Enquanto tiver BBB e novela na televisão o brasileiro não se interessará em mais nada.
Prezados, não há como negar que a publicidade/divulgação deste tipo de evento é falha. Precisamos saber pelo menos que o evento vai existir na cidade naquele dia. Daí sim é possível verificar na internet mais detalhes (preço, horario, eventual transporte, etc). Agora se nem estes blogueiros, que efetivamente gosta de automobilismo, sabiam do famigerado evento, quanto mais o resto. Abs
aqui em curitiba lota até os horríves arrancadões, f3 pode ter cinco vezes no ano q as arquibancadas estarão LOTADAS.
Não sei se o problema é só divulgação. Alguém viu divulgação do campeonato brasileiro de motovelocidade? Mesmo assim, as arquibancadas estavam lotadas.
Tirando a Stock, nas demais categorias faltam nomes, ou seja, pilotos já consagrados e com relativa fama. No grid da F3 não tinha um único nome de peso. Mesmo que se divulgue, a categoria não tem atrativos para a maioria do público.
Infelizmente a no Rio Porsche Cup foi tão vazio quanto. Tinha alguns fanáticos na arquibancada da reta oposta. No box por sua vez tinho um bom número de fãs, mas menos do que se espera em uma competição desse nível.
é so falta de divulgação… eu fiquei sabendo dessas corridas com entrada gratuita agora (ok, nao estaria la de qualquer maneira ja que estou a 700km de SP) com divulgação apropriada teriam algum publico, por que voce acha que a f1 enche, mesmo tendo entradas caras? é toda a expectativa criada, toda a propagandanda e o apoio da globo, muita gente que nao liga pro automobilismo de forma geral quer ir pra interlagos assistir a f1… se algum canal aberto transmitisse essas categorias… mas nem na TV paga tem opcao de ver isso.
realmente é triste ver que categorias de formação no passado, hoje não tem importância nenhuma.
Gostaria de fazer um comentário sobre o acidente com Rodolfo. Olhando pelas fotos, o movimento do corpo do piloto para frente, dá para imaginar que ele estava parcialmente solto dentro do carro, pois mesmo com o HANS, olhem até onde foi a cabeça dele. Pode parecer bobagem, mas já vimos no RS o cinto arrebentar e fazer um piloto quebrar várias costelas.
Fica minha dúvida.
Porsche Cup este fim de semana, se tivesse 15 pessoas na arquibancada era muito.
Procurei um video que tinha no youtube que mostrava a arquibancada vazia, mas tiraram, parece que é festa particular para meia dúzia mesmo…
Qual é a motivação para assistir esses “campeonatos” que brotam do nada e desaparecem pouco depois? Sem contar que muitos são apenas ricos curtindo um hobby. Melhor ficar em casa. Brasileiro gosta é de F1.
Cada faculdade deveria patrocinar um carro, já que ensinar elas não estão ensinando muito mesmo.
Deveriam tirar 1 ponto da média para cada aluno analfabeto ou não, ausente na prova.
Comparecimento compulsório também para estudante do 2.o grau.
, já que estudar paras as provas também não é mais obrigatório; passa todos analfabetos mesmo…
Incluir no currículo de história Senna, Piquet, Emerson, Alex Barros, Pace, Boesel etc…
Nivelar poor baixo as provas
( automobilísticas e / ou acadêmica).
A lista de presença seria conferida no site do RR ou aqui no blog, toda segunda.
Pronto! Já dei minha contribuição .
tá até certo que a entrada era, bem dizendo, franca. mas pra ver 8 carros do maserati e 16 carros da F3, até eu só levantaria a bunda do sofá se o autódromo fosse perto de casa. capaz de ir em uma exposição por ae e ter mais carros.
falando nisso, em numeros, quantos apareceram por lá? pra nao ter ninguem teve que ter ido pelomenos uns 5000 ne?
Como o amigo Rodrigo Ruiz mencionou ,ingresso barato …faltou interesse ,todos temos internet ,era só olhar no site oficial ,é como se faz pra qualquer outra coisa ,antes de ir ao teatro olha-se na internet ,antes de descer pra praia olha-se a previsão na internet e várias outras coisas que poderia mencionar .
Que tal começar promovendo o linchamento sumário dos vendedores-de-carteirinhas ?
Eu fui. E fiquei na arquibancada, não nos boxes (mesmo pq não tinha credencial).
Mas foi triste ver as arquibancadas vazias. Na que eu estava, ali no Laranjinha, só tinha eu.
Faltou divulgação mesmo. Mas a corrida valeu a pena.
Mas o mais triste mesmo é o numero de carros no grid.
Só falta você me dizer que a foto enquadrou todos os participantes da corrida.
Ai é de doer.
ingresso: 1 kg de alimento….
e mesmo assim não tinha quase ninguém. Arquibancadas lembraram o Paulista. Tinha muito mais gente nos boxes, que estavam até que cheios.
Ainda continuo batendo na mesma tecla. Não adianta fazer ações desse tipo se não houver divulgação. Não vão ser o releases da imprensa que vão levar público. Tem que fazer alguma coisa nas ruas, utilizar mídia local entre outras coisas…
Tirando essa parte triste, até que foi um final de semana legal.
As fotos já estão no ar..
[]s
Uma das coisas erradas é querer fazer eventos sem grande apelo popular em uma cidade como São Paulo.
Fosse em uma cidade de médio porte, aposto que estaria cheio o autódromo.
Então, ou se pensa em alternativas para tornar o espetáculo mais atraente ou o futuro do automobilismo brasileiro vai ser corrida de jerico no interior do Acre.
Eu não fui. Aliás só agora estou sabendo que houve. acho que o erro está ai… falta de comunicação, divulgação, promoção do evento, etc…