Schumacher: dono de equipe?

SÃO PAULO (por que não?) – Quem mandou a notícia foi o blogueiro Rodrigo Mazzeo. Saiu na imprensa italiana a nota, atribuída a um jornal de Munique, que resumo:

Michael Schumacher está para voltar ao mundo da F-1, mas sem vestir macacão, ou uniforme de diretor-técnico. Ele pode ser dono de equipe. Numa entrevista ao “Abendzeitung”, de Munique, o manager do heptacampeão do mundo, Willi Weber, disse que Schumi tem a intenção de comprar a antiga Minardi, que hoje se chama Toro Rosso e pertence ao milionário Dietrich Mateschitz, dono também da Red Bull. “Talvez um dia desses a gente vá até ele para comprar sua segunda equipe”, disse Weber, que sublinhou que por enquanto isso “não passa de uma idéia”.

Idéia que me fez lembrar certa ocasião em 2001 ou 2002, em Sepang. Estávamos, os jornalistas, no escritorinho da Ferrari esperando Schumacher para uma pequena coletiva, num daqueles dias em que é difícil emplacar uma matéria, por causa do fuso horário. Quase só italianos, um ou outro brasileiro, não lembro bem.

Enquanto Schumacher não chegava, disparei a cascatear. Disse à italianada que tinha informações de que Michael estava para comprar a Sauber. E tinha várias indicações. Primeiro, ele andava insistindo muito em elogiar a equipe e um de seus pilotos, Heidfeld. A Sauber usava motores da Ferrari e tinha íntimas relações com Maranello. O alemão já tinha conquistado títulos pela Ferrari e não tinha muito mais a fazer como piloto.

E todos me ouvindo atentamente.

Chega Schumacher, faz-se silêncio, começa a coletiva e ninguém pergunta nada a ele sobre o assunto, claro. Eu falava em tom de brincadeira, apesar da historinha bem montada.

Volto à sala de imprensa e um colega do “Tuttosport” encosta em mim e pergunta: “Escuta, essa história do Schumacher é verdade?”. “Claro que não!”, respondo. E ele: “Cazzo, já mandei 40 linhas para o jornal!”.

Morri de rir. E ele não foi o único. Todos os jornais italianos saíram no dia seguinte com a história: “Schumacher pretende comprar a Sauber”. No dia seguinte, a italianada, sem outra opção, foi a Willi Weber, que estava na Malásia, para “repercutir” a notícia, como se diz. E Weber, para melhorar ainda mais a deliciosa história, fez um muxoxo, olhou para o nada e disse: “Por que não?”.

Batata. No dia seguinte, os jornais italianos: “Empresário de Schumi confirma: compra da Sauber está perto”.

Foi bem engraçado. No aeroporto, voltando para a Europa, o pessoal da Renault, ou talvez ainda fosse Benetton, não lembro, veio me perguntar se o Schumacher não teria interesse na equipe deles, também. Virou um “hit”, esse caso. Damos boas risadas até hoje.

Agora, se rolar de verdade essa história e Schumacher comprar a Toro Rosso, farei questão de ligar para meus amigos italianos, um a um. “Não disse? Ele estava mesmo comprando a Sauber na época. A BMW chegou antes, comprou outra.”

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maurice
Maurice
17 anos atrás

E ainda lí tudo até o fim, inclusive todos os cometários. hummpffff!!!

Jaja Smith
Jaja Smith
17 anos atrás

FG, será que náo há outro “FG” em Munique inventando coisas e vc agora caiu como um patinho também???

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

Será que essa história de comprar a antiga Minardi, hoje Toro Rosso (dane-se a “toda poderosa” com sua sopa de letrinhas), não seria uma bela desculpa para o Schummy voltar às pistas? Sabe como é, a equipe é minha, vou ter que salvar meu mano do desemprego, alguém vai ter que colocar essa joça para andar direito… e brigar com o comichão de correr deve ser duro para um cara como o alemão…

Agora, FG, sobre o último parágrafo do teu post, isso me lembrou aquele capítulo do teu livro (Então era Isso) que você fala da entrevista exclusiva com o Senna que tu não arrancou nada e depois meio que imaginou uma espécie de plano secreto…

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
17 anos atrás

Pe. Antonio Vieira??? Se manifestando no século XXI… e ainda por cima na internet??? Rss..

Olhe, concordo com a sua opinião, não acho que seria fracasso não. Hoje temos uma Aguri bancada pela Honda, por que não uma equipe bancada pela Ferrari? E olhe que a equipe de Suzuki-san foi levantada quase do zero, teve que correr com carros da Arrows e tal…. a Toro ao menos já tem a estrutura da Minardi.

Pe. Antonio Vieira
Pe. Antonio Vieira
17 anos atrás

Sei não. Acho possível que o empreendimento vingasse. O nome do Shummy é certeza de grana de patrocinador. Não vai ser difícil arrumar uns 150/200 milhões de doletas de patrocinadores para torrar em temporada. Segundo, me parece claro que a Ferrari daria um belo suporte ao seu amado ex-piloto. Eu gostaria muito que acontecesse.

Uncle Bernie
Uncle Bernie
17 anos atrás

Se ´Miguel comprar a Toro Rosso, oh não, perdão, a Venus Prateada só aceita se for STR, claro, então comecemos de novo… Se o Miguel comprar a STR, pelo menos o Ralf vai ter emprego garantido, pq duvido que a Toyota o mantenha em 2008 depois do fiasco (mais um) que se anuncia hahahahaha

Dããã
Dããã
17 anos atrás

ué, aguri não é suzuki ??? kkk

Frank and Stein
Frank and Stein
17 anos atrás

Como escreveram, já se foi o tempo de John Surtees, Bruce McLaren, Jack Brabham ou Fitipaldi. Stewart ao menos venceu uma corrida, mas Prost faliu feio.
E Aguri é Honda, assim até eu.
Xumi deveria achar um modo melhor de torrar seus milhões.

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Porque o Shummi não compra um país, como o Brasil?

Quem sabe, ele nos salve como fez com a Ferrari.

Fabio
Fabio
17 anos atrás

Para que torrar US$100 milhões para comprar uma equipe de F1, e mais outras dezenas de milhões para fazê-la competitiva.

Com 1/10 desse dinheiro, ele compra/monta uma equipe na IRL ou na Nascar, e pode brincar de autorama gigante da mesma forma.

Estevão
Estevão
17 anos atrás

Se for como foi a Prost e a Stewart, vai ser uma fiasqueira que só…
Abs.

Michael Schumacher
Michael Schumacher
17 anos atrás

eu comprrarria o Minardi, botarria os carros prra correr no formula 1 de 2008 com a Flavio Gomes como pilota numerro 1 e Barrichello numerro 2

Bebeto
Bebeto
17 anos atrás

será que ele vai fazer esta burrice ? Já não chega o Prost que torrou boa parte de sua fortuna nesta furada ?

Serginho RJ
Serginho RJ
17 anos atrás

essa foi boa, realmente.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
17 anos atrás

Boa, muito boa essa!

Leo
Leo
17 anos atrás

A F-1 atual nao permite mais esse tipo de empreitada…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Boa Gomes! hehe

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Que sarro hein??? Nada como uma zoada!!!

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

O pior de tudo é que nós os mortais lemos essas notícias e, claro, acreditamos. Principalmente no período da silly season.