Só na tomadinha – II

SÃO PAULO (mas ainda é caro) – Desconfio que está em pleno curso uma revolução no desenvolvimento de combustíveis alternativos para carros e motos, e a eletricidade está começando a ser levada a sério. Havia muitas dificuldades, no passado, com o tamanho, peso e autonomia das baterias, mas elas já estão sendo superadas.

Ontem mostrei a lambretinha elétrica brasileira. Hoje, por coincidência, recebi algumas mensagens do grupo de DKW gringo do qual participo, e o pessoal anda discutindo o tema.

Indicaram alguns links, como este da Tesla Motors, uma empresa americana sediada na Califórnia que monta seu modelo único, o Tesla Roadster, na Inglaterra, nas instalações da Lotus.

O carro faz de 0 a 100 em 4 segundos, chega a 210 km/h, sua bateria dura 160 mil km e tem autonomia de 400 km com uma única carga. É esse aí da foto. Não tem cara de brinquedo. Estamos falando de carro, mesmo. O problema dessa bagaça é o preço, 92 mil dólares.


Tesla Roadster: 92 mil pacotes

Na Noruega, os modelos da Th!nk já estão em produção há algum tempo e alguns projetos, como o micro-microônibus Public e o pequenino roadster Open, devem sair do forno logo. Por enquanto, o modelo de entrada da marca é o City, que já está na segunda geração. Tudo elétrico. E um protótipo a hidrogênio está em testes.


Th!nk Public: amiguinho do meio-ambiente


Open, ainda em fase de projeto, e City, já na segunda geração

Ainda na Noruega, existe o micro Buddy, e na Europa o smart é uma realidade há tempos — o último modelo fortwo tem como principal apelo de venda a baixa emissão de poluentes.


O feioso Buddy norueguês e o já conhecido smart fortwo

Resumo: está todo mundo quebrando a cabeça para se livrar do petróleo. Péssima notícia para o mundo árabe, a longo prazo. Talvez por isso os caras lá gastem tanto em tão pouco tempo. Talvez por isso amanhã terei dificuldades para chegar ao trabalho, porque Mister President estará na cidade para saber como é que o Brasil fez com esse negócio de álcool.

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Sergio Gallo
Sergio Gallo
17 anos atrás

O Buddy Norueguês não lembra o Itaipu Elétrico?
( http://www.primeiramao.com.br/editorial/superauto/editorial_classicos74.asp )

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17 anos atrás

Caro Morcegão !
Quem delirou-na-maionese foi vc !
E perdeu uma grande chance de ficar quieto !
Não confunda o tal do aquecedor-de-água solar, que pode ser feito com 1/2 dúzia de radiadores velhos de Opalas; com as placas de sílício para obtenção da energia elétrica.
Uma placa de 3 AMPS e 18 V. custa uns US$150 !
Para uma demanda de 90 kva/mes, que é consumo de casa-de-pobre, você precisa de 12 placas destas, limitadores de carga, inversor, baterias. E muito sol !!!!
O sol é grátis, mas o resto não !
Já para aquecer a água, 1 radiador velho custa uns 10 mangos.
E se o dia estiver encoberto, o máximo que acontece é você tomar banho frio !
Os geradores eólicos são muito eficientes, só que infelizmente, precisam de vento !
Em quase todo o litoral nordestino, encontramos a condição ideal para a implantação destes sistemas.
Visite Fortaleza e conheça o maior parque eólico brasileiro.

Tiago S.
Tiago S.
17 anos atrás

Finalmente um carro, aquelas coisas com rodas que são ligadas na tomada acho que nao vai a lugar nenhum, mais se começar a sair carros assim seria uma boa alternativa. Eu sou estudante de Engenharia Ambiental, mas não sou nenhum ambientalista (que fique claro sao coisas distintas) acho que qualquer coisa que seja criada visando amenisar os impactos ambientais é bem vinda sempre… mais tem que fazer algo descente como esse carro ai, com o tempo espero que o preço caia, assim que a tecnologia se aprimorar e tal.. pq essas coisas minusculas que ligam na tomada que tavam inventando tava mais com cara de projeto de faculdade, desses que só inventam por inventar e que não funcionam na pratica.

Thi@go
Thi@go
17 anos atrás

òtima notícia, com o tempo eles vão baratear, isto se forem levados a sério, pena que continuam horríveis.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Apenas numa coisa você tem razão R/T, o país que eu quis dizer era a Bolívia e não a Colômbia, o que para mim pouco importa pois não ligo a mínima para nenhum dos dois, apenas tenho de, infelizmente, conviver com os efeitos do que acontece de errado por lá, como se já não bastasse o que de ruim temos cá.

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
17 anos atrás

Pelo visto estão utilizando, além da fábrica, a estamparia da Lotus.

Abs

Morcego
Morcego
17 anos atrás

Caro ‘.’ (ponto). Vc deu uma viajada ai ao fazer uma comparação entre energia Solar x Eólica.
Afinal, o sol é bem mais abundante no planeta do que os ventos…
Sem contar que a energia eólica só é viável em grande projetos, que compensam o investimento com o equipamento.
A energia solar, captada por meio de painéis, já está bem difundida para aquecimento de água em casas. E é mais indicada para geração distribuida.

Quanto aos carros elétricos, é notório que faltará energia para abastecer esses carros.
O próprio sistema brasileiro atual não suprirá a demanda no futuro, caso o país continue crescendo nesse ritmo, que está muito longe de ser acelerado…imagina se a gente começar a abastecer o carro na tomada…

O profeta...
O profeta...
17 anos atrás

Tem que fazer um continha que ninguém faz.

A relação de [Energia Produzida pela Queima da Bagaça]/[Energia gasta para refinar a Bagaça].

Essa relação é que importa, inclusive ecologicamente. Sempre é maior que 1… Mas do petróleo é muito superior ao do álcool.

É por isso que não compensa pros usineiros usarem caminhões a álcool. O diesel é muito mais barato.

As reservas de minério de ferro atuais dão para mais 500 anos.Eu imagino (e bota imaginação nisso).. A energia atômica servirá, além da rede elétrica, as refinarias que estrairão óleos e combustíveis da madeira.

As estruturas que hoje são de madeira, serão todas de aço…

R/T
R/T
17 anos atrás

Ah, e outras coisas, nesse assunto

1. Concordo com o colega que se referiu a quantidade de MW que teriam que ser gerados, seja a partir de combustiveis fósseis, nucleares ou barragens, todos eles não são limpos, e alguns são dispendiosos

2. Ao outro colega, que falou sobre desmatamento e sua relação com plantio de cana; de fato, ocorreria desmatamento de areas enormes, porem já foi provado que há capacidade para dobrar a produção nacional sem necessariamente dobrarem as areas de plantio. E outra, a cana faz fotossintese, portanto colabora sim na “despoluição” do ar

R/T
R/T
17 anos atrás

Veloz, voce é um dos nomes importantes daqui, e tal, mas, as vezes voce escorrega feio

Que (e quem le um pouco) saiba, a Colombia NÃO é comandada por “ditador” muito pelo contrário, o presidente deles (Alvaro uribe) é de centro, conservador, mete bala nas Farc e afins, e até por isso recebe vasto apoio norte americano

Então acho que nessa parte do texto voce escorregou e feio

Portanto, como diria algum “famoso que não vem ao caso” ; menos, muito menos

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
17 anos atrás

Kamarada Gomes,

tomei emprestado de um blogueiro mais famoso e influente do que eu.

Muito me espanta que o Sr. não citou aqui os carros da Gurgel, o que vem a ser uma lacuna grave em seu Blig !!!!

Outra coisa que notei vc ainda nem desancou o Bush no Blig para deleite dos Vejeiros & Cia !?

Sobre a venda da Isto é também no comments ????

Você está mundando Flávio….

Abraço a todos

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Esses caras da Tesla foram espertos, pois procuraram logo na industria que mais desenvolveu as baterias , a industria de eletroeletrônicos, afinal hj os laptops, celulares e afins possuem uma grande duração e em tamanhos reduzidos, alguem se lembra das primeiras baterias de celular ?

Etanol a meu ver será bom para um período muito curto de tempo, tem muito oba-oba, nessas nóticias e estão transformando o etanol em panacéia universal.
O consumo de combustível é imenso e tende a crescer cada vez mais, não tem como produzir tanto etanol assim para abastecer o BR e EUA , que dirá o mundo, nem que se plante cana do Oiapoque ao Chuí.

O futuro acho que são as células de hidrogênioque estão ficando casda vez mais e mais desenvolvidas e eficientes.

Cacique pé de cana
Cacique pé de cana
17 anos atrás

não importa o forncedor, o piloto de teste sempre será o Raikkonen .

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Que barganha terão os novos ditadores da América do Sul para implantar seus pseudos impérios filosóficos com o fim gradual da nescessidade mundial de produtos derivados do petróleo que financiam a implantação das novas ditaduras cucarachas ?
Cuba virará um imenso canavial para abastecer os EUA quando o “comandante” morrer mais do que já está. Está a 150 km da Flórida e é muito mais barato do que trazer alcool do Brasil, além do que, eles plantas cana de açucar a mais tempo que nós.
A Colômbia voltará a fazer a única coisa que sabe, cocaina.
A Venezuela com seu fanfarrônico e ridículo enfeitado “general” fará o que para vender ao mundo ?
O Brasil continuará a ser fornecedor de matérias primas arrancadas do solo a preços de miséria ou plantadas a preços de sangue e colhidas a preços pífios até acabarem os estoques que Deus nos deu. Depois, só Êle sabe.
É, meus amigos da Rede Gomes, quem viver verá.
De minha parte prefiro não ver nada disso e nem viver tanto para tal.
Que Deus me leve antes.

Piki
Piki
17 anos atrás

Essa história de que estão vindo aqui p/ ver o etanol brasileiro é conversa p/ enganar tonto, principalmente o Lula.
Trabalho c/ etanol há muito tempo. Os americanos estão cansados de saber quem produz, o que produz e como se produz nosso etanol.
Estão vindo aqui por outro motivo e só dizem isso p/ nos deixar mais alegres.

E ainda tem gente que fica….

Francisco
Francisco
17 anos atrás

Ah, Lotus… meu reino por um Elise.

O Tesla é legal, mas enquanto a energia ainda é gerada de maneira ineficiente, fica complicado. Sou muito mais as células de hidrogênio e o carro gerador de energia.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Xííííí´, péssima notícia para o companheiro Chavez.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

É, também achei o ultramicroônibus norueguês muito feio, poderia ter um desenho melhor (o roadster mostra bem isso, é lindo pacas), mas a idéia é muito boa… por aqui, em termos de ônibus, ainda se vê muito os híbridos movidos a alguma coisa e que geram energia enquanto rodam para que, em determinados momentos, as baterias fiquem carregadas e movam o ônibus, poupando combustível…

Agora, eu acho que a Gurgel, se ainda estivesse firme e forte, chegaria também nesses projetos de carro elétrico… estavam perto disso…

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

olá,
Ao Marcio: tambem não gosto do Bush, mas antes de criticar o esquema de segurança dele, o que vc., achou do tour aéreo do Fernandinho Beira-Mar só para depor por duas horas ?
De volta ao post: os árabes sabem que o petróleo não vai durar pra sempre, por isso estão se virando como podem para o futuro. Mas legal mesmo seria ver o Chávez de camelô, oferecendo petróleo a preço de banana…
[ ]´s

Helio
Helio
17 anos atrás

O problema do alcool é que se todo mundo adota-lo como combustível, diminuirão as emissões de carbono mas o desmatamento aumentará muito. ou seja será maléfico para o meio ambiente de qualquer maneira. acho que carro elétrico e células de hidrogênio serão o futuro

Bebeto
Bebeto
17 anos atrás

o mini onibus parece uma cabine telefonica. por que carro eletrico tem que ser feio?
O Roadster é lindo

Antônio Vieira
Antônio Vieira
17 anos atrás

Nem álcool, nem elétrico, pelo menos se a preocupação é com o meio-ambiente, leia-se efeito estufa. A melhor solução, acho, é o hidrogênio. Claro que se todos os carros do mundo passarem a rodar com hidrogênio algum outro desequilíbrio vai ser gerado, mas até lá a gente ganha mais umas décadas. Como é inviável o planeta… Parem de ter tanto filhos!

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Energia eletrica em carros, não sei não ? Ainda mais se tiver que ser provida pelas tomadas, quantos e quantos MW de energeria serão necessarios, e como gerá los ? Mais usinas poluindo, mais (eventuais) termoeletricas a base de gás, carvão ou uranio ? Ou ainda mais e mais barragens, represas, que jogam metano decorrente da decomposição da vegetação alagada ? Não !

MarcioVS
MarcioVS
17 anos atrás

A visita do Bush aqui parece a mesma coisa quando a seleção brasileira foi jogar no Haiti.

Brasil abaixa a cabeça, pensa pequeno e vai abrir sorriso de orelha a orelha para qualquer valor que ele oferecer pelo alcool.

Precisava de tanta palhaçada para receber a besta do Bush?
Aliás, pra que precisa da visita desse pilantra sanguinário?

Hoje em dia tem teleconferência, skipe msn e o diabo a quatro! É dispensável a presença desse ser aqui em São Paulo.

1GT
1GT
17 anos atrás

E o grande Gurgel cantou a pedra a muitos anos, dizendo que o alcool era o combústivel certo no motor errado…

HM
HM
17 anos atrás

Esse tesla é com certeza um dos meus “sonhos de consumo”, dirigir um carro elétrico esporte deve ser extremamente prazeroso… potencia, silencio, suavidade, linearidade e etc… Alem de ser um carro bonito e diferente… pena a motinho eletrica não ser tão veloz e andar tantos km. LOL

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Pablo:
to devendo fotos da ferrari pra vc…
A tecnologia está disponível faz tempo, realmente, mas, no comparativo com o diesel, perde longe…não tenho vocabulário técnico para abordar o assunto em profundidade, mas, o que os especialistas dizem é que o motor a alcool em caminhões e tratores e outros equipamentos não dão o torque – ou coisa que o valha – durante a utilização pesada., além de beberem como um bando de alcoolátras…

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

vc falou do ibc…E do IAA…lembra? não tem jeito. Governo metido em qq negócio é una gran mierda…em qq lugar…Se eu fosse usineiro, apresentaria uma planilha daquele tamanho é claro!. Produção oficial…duvido que o “rainho da petrobras” sabe do que se passa nos muitos baronatos que existem la dentro…Caixa preta???? põe preto nisso…Tirando uma hecatombe agricola, dificilmente faltara açucar pro cafezinho e mesmo para o alcool nosso de cada dia…

Pablo
Pablo
17 anos atrás

Já temos tecnologia faz muito tempo para converter motores diesel para trabalharem com álcool… Nossos caminhões e ônibus ainda queimam óleo não é por deficiência técnica.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Pontinho:
Não estão defasadas não. Eu trabalho na área, e tenho amigos – técnicos- muito bem situados e que sabem das coisas, e que se arrepiam com os ufanistas discursos. A planta industrial de nossas refinarias são de uma tristeza de fazer dó. (aspecto qualidade técnica x produtividade) Aquela que se pretende construir em Recife em sociedade com a PDVEZA, (nhaca…) utilizará tecnologia infinitamente superior. (se levarem a sério os contratos é claro…)A dependencia do diesel – é óbvio – não é culpa dos usineiros apenas…Do ponto de vista empresarial eles estão certos. Pra que gastar tentando desenvolver um propulsor adequado movido a alcool, se temos disponíveis excelentes equipamentos movidos a diesel Outra verdade que vc situou é a dependencia absoluta no transporte rodoviario 100% movido a diesel…A importação de gasolina para aviação geral ocorre já a muito tempo. Não e novidade. Da mesma forma que vendemos o excedente de gasolina comum, a preço de banana, isto é aos preços vigentes no mercado exterior. Enquanto isso, por aqui, no país das maravilhas, pagamos $2,50 por litro, dos quais, 1/4 é alcool, não gasolina e que custa na Usina algo como UM REAL.Eu disse que o assunto rende….abç

Cel-Lep
Cel-Lep
17 anos atrás

Incrível. “Following an 11th hour decision…”, de outro site, que se traduz como “Depois de uma decisão de última hora…” virou “Após de uma reunião de 11 horas…”.

Não dá pra deixar de se divertir no GP.

Verifique a unidade mais próxima de você: http://www.cellep.com/unidades/unidades2.php

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17 anos atrás

Mas só podemos citar os números da “produção oficial” !
Numa coisa concordamos: Onde o nosso “competente” govêrno bota a mão, sempre dá m.e.r.d.a !
Alguém lembra do IBC ?
E a Petrobras é uma caixa preta, né ?
Mas por outro lado, os usineiros são uns bons FDP : Estão sempre reclamando e botando na mesa de negociação uma planilha de custos de 1812 !
Se deixar por conta deles, irão exportar tudo ! E vai faltar açucar até para o cafezinho !

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17 anos atrás

Caro Reginaldo,
As suas informações sobre as refinarias estão bem defasadas !
Hoje, a realidade é outra !
É verdade que ainda importamos um pouco de gasolina do tipo aviação, porque é anti-economico produzi-la no país.
Mas não é para “mistura”, não. Isto é lenda !
O brazil exporta de gasolina de crack há muito tempo. E por preços muito menores do que o infeliz zé-povinho paga nas bombas !
E a tal dependência do diesel não é culpa dos alooleiros, e sim decorrente do nosso anacrônico sistema de transporte rodoviário.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Pontinho:
O BR produz mais que 13,5 B de litros…isso é só de alcool anidro…vc ignorou o alcool neutro, e principalmente a cachaça, além de muito alcool hidratado que “navega” pela zona cinzenta da informalidade. Aliás, o que se sonega nesse mercado é uma festa…
Demanda tem sim…do Japão, da China, da India, mas, a BURROCRACIA, emperra os negócios, dentre outras coisas por responsabilidade de uma tal de Transpetro, especialista em colocar dificuldades….,além da própria ANP, uma usina de resoluções políticas com uma aparencia “técnica”. Vc acha que usineiro é bobo? eles querem mais é produzir e esvaziar seus tanques…basta o governo normatizar “de verdade” e deixar as forças do mercado livre funcionarem…

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17 anos atrás

Acho que o Sr. Joelmir não falou isto ! É bobagem !
O brazil produz hoje 13,5 bilhões de litros. E não produzimos mais porque não há demanda. Se os USA baixarem as alíquotas – e eles farão isto porque precisam – passaremos a exportar os 5 bilhões de litros para lá com a maior facilidade !

Energia solar é muito bonito, mas a obtenção é cara ! Além do que depende muito do…SOL !
E a luminosidade não é uniforme em todo o planeta !
Mais interessante é a energia eólica, que é realidade em diversos lugares.
Energia ainda mais barata e limpa pode ser obtida pela variação das marés !
Mas isto é regalia dos povos que vivem perto do equador, onde as marés chegam a ter variação de mais de 8 metros !

Por aqui só se pensa em carros !
Mas é importante ressaltar que o petróleo, por questão de custos, ainda é a energia mais viável empregada na calefação das casas, nos paises de inverno rigoroso !

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Olha gente: O mercado de alcool provocou um efeito, no mínimo, sui generis: toda a cadeia produtiva, do plantio até o posto de abastecimento, está apoiada no DIESEL….é, e o Brasil, tem que importar um oceano de diesel pra dar conta das necessidades do mercado de….alcool.. seria comico se não fosse tragico.. Se esse, fosse um pais sério, teriam desenvolvido equipamentos movidos a alcool. Caminhões, tratores, etc… e ngm fala nisso…Esse é o grande calcanhar do alcool è muito bonito dizer que “meu carro é ecológico pq é movido a alcool, mas o custo desse alcool, traz, embutido, TODOS os subsídios que existem no preço do óleo diesel. Então, não adianta dizer pros arabes que bebam seu petróleo. Nós (brasil) precisamos deles. Outra coisa, é uma balela a tal auto suficiencia que uns e outros apregoam por ai. A qualidade de nosso petroleo é tão ruim que temos que comprar petroleo leve de custo altíssimo, para misturar com o nosso para que as nossas refinarias possam refina-los. Esse papo vai longe…
Caio: O que o Joelmir disse é que temos 180M de hectares agricultáveis, no entanto, com as novas tecnologias que estão em franco desenvolvimento, logo – logo , estaremos produzindo o dobro, ou perto disso, com a mesma área plantada. Voltarei ao tema pra não ficar muito extenso.

Leo
Leo
17 anos atrás

E o pessoal dizendo que o Honda F-1 era puro marketing… a realidade está aí.

Como disseram ai abaixo, os carros elétricos estão longe de ser a solução. A não ser que carregassemos os carros com energia solar. Aí sim, a natureza agradeceria.

joli
joli
17 anos atrás

A conta aí dos hectares está errada.
Em 10 anos o Brasil estará produzindo o dobro de álcool no mesmo espaço de terra de hoje. Foi um senhor que não me lembro o nome que falou isso na CBN.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

O lobby dos caras do petróleo é alto.
E o que precisamos para plantar é um absurdo para achar que poderemos ser provedores.
Ou do Joelmir Betting: 186 milhões de hectares de cana para poder arcar com um contrato em 20 anos!
Ah, tá…

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17 anos atrás

Não há problema nenhum de aceitação do metanol como combustível, pelos americanos !
Pelo contrário, em várias cidades onde a preocupação com a poluição é maior, há até incentivos para quem usa o álcool.
O probleme é que nos USA, o etanol é obtido a partir do milho; e isto é uma faca de 2 gumes !
Além da produção ser muito mais onerosa do que o nosso álcool de cana, já está afetando os criadores, que reclamam da alta nos preços das rações (que dobrou em 40 meses).
Os USA já são os maiores importadores do nosso álcool combustível = 2,5 bilhões de litros !
Mas eles precisam mais do que o dobro disto !
O interessante é que, apesar deles taxarem o nosso álcool pesadamente, ainda chega ao consumidor por $0,20 / litro. E o álcool de milho não sai por menos do que $0,30 !
Dá para entender porque o Mr. Bush está procurando uma parceria com o braZil ?

De alhos para bugalhos, vale a pena registrar aqui que o Toyota Prius, apesar do preço, está vendendo como água !
É um híbrido, bonito e eficiente !

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Eu já me livrei do petróleo. Meu Kadetão GS é a Álcool.

E os árabes (gananciosos) vão se %!$&# Bem feitos.

Rikho
Rikho
17 anos atrás

O Tesla tá lindo e nem acho tao caro assim, lembrem-se é um esportivo. Em relaçao ao álcool, os USA também produzem só que o nível de aceitaçao é menor. Poderímos ser uma Venezuela ou mesmo Arábia Saudita do álcool, basta investir. Só que nao adianta muito se a grana ficar concentrada somente nos usineiros, ainda mais com um monte de subsídios que a gente sabe que eles recebem. Vamos ver no que vai dar… De qq maneira, nao importa qual seja a alternativa do petróleo, tudo, rigorosamente, TUDO, acaba poluindo ou agredindo o meio-ambiente de alguma forma, a questao é investir na que menos agrida.

Abçs

1GT
1GT
17 anos atrás

O Tesla é um projeto sério…e vem mais coisa por aí…mas ainda acho q os motores que conhecemos a tempos terão uma sobrevida graças ao alcool e outros bio-combustiveis.

Franco
Franco
17 anos atrás

só temos q lembrar q a maioria desses paises (principalmente os europeus) ainda utiliza muito as termoeletricas pra gerar a energia … ai no final fica tudo na mesma …

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
17 anos atrás

Os números dos Tesla impressionam. Sinceramente, eu achava que nunca iriam combinar energia elétrica e perfórmance. Boa notícia essa. Quanto ao preço, um dvd player já custou mais de mil reais…