Tudo branco
SÃO PAULO (haja Omo) – A F-1 anda meio cautelosa com as cores. Veja a foto da turma de 2007, abaixo. 16 dos 22 pilotos usam macacões que têm o branco como cor predominante.
Importante, não?
Não, acho que não.
SÃO PAULO (haja Omo) – A F-1 anda meio cautelosa com as cores. Veja a foto da turma de 2007, abaixo. 16 dos 22 pilotos usam macacões que têm o branco como cor predominante.
Importante, não?
Não, acho que não.
Sinto falta do verde benetton, do azul e amarelo tyrrel, e do colorido macacao da equipe larousse!
Realmente fraquíssimos os macacões e quando tem cor parece roupa de palhaço como o macacão da Renault
A maioria das marcas é desenvolvida para ser melhor aplicada sobre fundo branco. Sempre existem versões em negativo como a da Vodafone no macacão da McLaren.
Agora analise a marca da Red Bull no macacão da RBR e a marca da Intel sobre o macacão da BMW. Qual tem maior pregnância? Qual é melhor identificável?
Claro que temos outras questões. Como, existem vários patrocinadores em uma mesma equipe e suas cores são diferentes uma das outras. O que tem acontecido atualmente é que a montadora dona/sócia da equipe tem determinado o padrão cromático como na McLaren, BMW, Toyota… E os patrocinadores acabam tendo que se adaptar a este padrão cromático. Por exemplo, na McLaren a Mutua Madrilena, Santander, Johnie Walker, Mobil1 tem que aparecer em p&b sobre fundo prata. A única exceção é o patrocinador principal, no caso a Vodafone. Na BMW isto também ocorre. Perceba que o destaque principal é a Petronas, o patrocinador principal que aparece em azul. Aqui estamos falando de hierarquia na composição. Agora vejamos o carro da Spyker todo em laranja. Os patrocinadores não se destacam tanto. Não tem uma hierarquia clara. Mas no macacão isto foi amenizado ao se aplicar a marca em cores sobre o macacão branco. Entendeu o meu raciocínio.
Não estou falando que é só por causa do contraste melhor. Tem influencias como quem é o patrocinador, quem é a montadora. E a hierarquia e o contraste vão ajudar a estabelecer estas relações.
Fabridney, desculpe, mas não concordo com seu post que com uniforme branco o nome do patrocinador aparece mais.
Que adianta ter mais contraste num uniforme que não aparece?
Fosse algo, sei lá, rosa, verde-lima, ou algo assim, destacava mais e aparecia.
Não que eu ache bonito essas cores, mas é melhor o feio ao nulo, na comunicação.
olha só o Massa, entre o Tartaruga e o Iceman…Pegou uma Uruca desgraçada
Esses macaões brancos na verdade parecem mais coisa de DTM. Os da McLaren em especial.
Comentários sobre a transmissão merd, ops, global (e no final falo de cores):
1º – O Bundão Bueno, na tomada de tempo da véspera, “decretou” que o Massa havia subido na zebra, coisa e tal, abortado a volta, quando São Burti esclareceu. Me lembrou um famoso pit stop do Mansell, que a câmera deu um close no piloto, ele arrancou e tirou o pé (?). O Bundão, instantâneamente, decretou que “só podia ser o Mansell, quebrou a caixa”, tudo com aquele risinho debochado e babaca que só ele consegue. Aí, a câmera abriu o close e o carro estava sem a roda traseira, mal apertada pelo mecânico…
2º – Algum de vocês chama o Hamilton de “Robinho”? Nada contra o jogador, longe disso, mas me parece criação Bundal…
Por falar em Hamilton: (cara fera…)
Espalhou-se que ele é o 1º negro a disputar uma prova de F1.
Ou eu estou muito enganado, ou o Jody Schekter era considerado negro, pelo menos aos olhares sul-africanos. Estou mais enganado ainda, ou ele foi impedido de correr em seu país devido ao problema racial?
Tudo igual, só seira pior ee os caras da williams colocassem uma faixa da petrobras no peito. Aí seriam 4 pilots da bmw- williams
Hahhahahha! Essa foi boa.
Aí Capelli, aproveita e faz a charge!
o caso é que como ninguém viu a bolinha branca nos pneus, o tio Max mudou a regra e vai pedir para os pilotos trocarem o macacão no pit stop. Pneu mole , macacão branco; pneu duro, macacão preto ( conto pro mala Bueno que é capaz dele acreditar) .
Quanto a ING. Realmente não ficou harmonioso. A Renault deveria ter buscado um outro layout. Este parece que é apenas uma adaptação da carenagem do ano passado. Onde era azul ciano entrou o branco.
Talvez seja mais fútil do que analisar a própria corrida, mas estamos falando de coisas que agregam significado e cumprem uma função economica. Vocês nunca ouviram falar nas flechas de pratas ou do vermelho ferrari? O ser humano é um animal simbólico, cria significado em tudo que vivencia. O trabalho de comunicação visual das carenagens tem uma importância grande na indústria que é a F1. É fonte de recursos para o circo funcionar. Além do mais tem uma função bastante importante, diferenciar as equipes umas das outras. E neste processo criam mitos como Ferraris, Mercedes, Brabhans, Lotus, etc…
Também havia notado isso. Fico meio p… da cara com a Renault. O carro, além de ser uma clara evolução prá piuor do que foi o R26, ficou feio que só. Apenas prá poder dar mais visão à marca ING.
Tivessem usado o carro que o Nelsinho fez o shake-down, teria ficado muito mais lindo. E o macacão também. Era o tradicional amarelo do ano passado com um azul- escuro. Lindo de morrer!
A Ferrari ainda continuou com o macacão vermelho, mas vocês notaram as luvas???? Branquinhas, branquinhas…
Abs.
É…. comentar macacões…., pq não convidam o Clodovil para analisar os modelitos? Que viadagem!
Tem problema não é só citar a fonte!
Aproveitando a sua presença, tá na hora de você melhorar aquelas charges lá no grande prêmio. A do Eco-Honda foi uma das piores coisas que já vi publicada.
Roubou meu post! Ia falar sobre isso justamente agora em meu blog.
Pusilânime!
Os patrocinadores e as empresas/montadoras proprietárias influem muito na escolha das cores.
Vamos lá:
Ferrari: Marlboro e Ferrari são vermelho e branco tradicionalmente.
Mclaren: O carro é prata, mas o patrocinador principal é vermelho e branco. Assim, a opção foi um macacão branco que ressalta os patrocinadores. E no fundo da marca da Vodafone o vermelho.
Renault: A ING é azul e laranja. Mas a aplicação da marca sempre acontece sobre fundo branco. Então temos um macacão em que prevalece o branco. Mas detalhe em laranja/azul (ING) e amarelo/azul (Renault) estão presentes.
BMW: A empresa alemã utiliza o branco e o azul em todas as competições onde estão presentes. E é bom lembrar que a Brabham do Piquet Pai impulsionada por motor BMW tinha estas cores. Inclusive os grafismos são parecidos. E a Petronas é azul também.
Red Bull: a marca de bebidas dona da equipe é a principal marca presente no carro. As cores são azul, vermelho e amarelo. Com maior destaque para o azul, assim como no macacão.
Toyota: a empresa japonesa utiliza as cores de sua pátria no logotipo e também em seu carro. Como na bandeira japonesa prevalece o branco em relação ao vermelho, o carro e o macacão seguem este padrão.
Honda: Também japonesa e utiliza a mesma paleta de cores. O interessante é que o conceito ecológico do carro não foi para o macacão. Outro ponto é que os poucos patrocinadores que não estão no carro, marcam presença no macacão. Ray Ban é um deles, e é vermelho e branco.
Toro Rosso: É a Red Bull Fashion, seguindo a linha da cultura e arte italiana onde está baseada. O belíssimo touro que aparece na carenagem do carro está presente também no macacão. O carro e o macacão são os mais belos do grid e utilizam as cores da Red Bull, apenas o amarelo e trocado pelo dourado.
Super Aguri: Também japonesa e com patrocinadores vermelho e branco: Honda e SS United.
Spyker: Essa sim podia explorar melhor o laranja do carro no macacão. Mas o laranja não destaca tão bem os patrocinadores. O fundo branco ajuda melhorar este ponto. Então temos um macacão com muito branco e pouco laranja. E laranja é holanda!
Willians: carro branco e azul. Macacão branco e azul. Patrocinadores branco e azul: AT&T e lenovo. Até a petrobras tá em azul, parece estranho mas internacionalmente a nossa estatal usa esta cor principalmente. O logotipo no mercado externo não tem o quadrado amarelo e verde, apenas a tipografia em azul.
Resumindo: O branco prevalece por causa dos patrocinadores e da possibilidade de melhor destacá-los.
Que isso? O macacão da Toro Rosso é um dos mais bonitos! O da Red Bull já é mais tradicional, mas muito interessante. Na minha opinião os melhores são: Toro Rosso, Ferrari, Toyota, Red Bull…
O da Renault é uma mistura de palhaço e paraquedista!!!!!!!
Os macacões da Red Bull e Toro Rosso parecem roupa de mecânicos, daqueles de fundo de quintal mesmo.
E o Massa está com cara de quem está louco para tirar a foto logo para ir correndo para o banheiro. Está até procurando por um.
Ao contrário dos macacões os carros estão bem mais coloridos este ano.
O macacão da Renault parece pijama de criança.
E reparem que na foto todos os pilotos estão olhando pra câmera menos o Massa! =P
O Ralf queria utilizar um macacão Rosa, mas a Toyota vetou…rsrs
Engrançado que há alguns anos o azul era predominante, mas agora não tem NINGUÉM com o macacão tomado por essa cor!
Interessante! São só três cores. Branco, a maioria, preto, só quatro e dois vermelhos da Ferrari.
esses 7 ponto que Kimi abriu vai fazer uma falta, levando em conta a confiabilidade do carro da Ferrari, q apesar dos problemas com o Massa, ele parece ser confiavel.. Kimi o azarado?? que nda! hehehee
ja Alonso sofreu né? ehehe.. esse ingles é bom mesmo!
Pois é, apesar do macação da Ferrari ser vermelho, a corrida do massa passou em branco.
Meu filho, pelo amor de deus, se vc quiser ser campeão do mundo, você tem que acelerar e partir pra cima dos adversários. Ficar esperando cair uma posição do céu é demais pra mim.
Ah e sejamos justos, parabéns pela combatividade do Rubéns, que mesmo guiando uma tartaruga e a equipe atrapalhando mais que ajudando, fez uma bela corrida dentro de suas possibilidades.
Abraço a todos e até Kuala Lumpur!!!
Ate acho que tem alguns macacoes brancos que ficaram bonitos…. Mais realmente e de longe o mais feio e o da Renault…. eita coisa feia!
Eles usam branco, pois esta chegando a geração que nunca mexeu com graxa.
Ainda bem que não estão mais andando de kart.
Colorido demais , ficariam parecidos com arlequins.
Cadê o Webber com aquele sinal simpático para o público?
RC*
Nada mais chato. Gastam milhões em propaganda e não se preocupam em chamar a atenção!
ùnicos uniformes bonitos, são os da Ferrari e da quadra RedBull.