Vai patinar

SÃO PAULO (notícias pululam) – Os carros da F-1 não poderão mais usar controle de tração a partir do ano que vem. A decisão foi tomada pelo Conselho Mundial da FIA e todas as equipes aprovaram. E a surpresa foi a manutenção dos pneus com sulcos, em detrimento dos slicks, que estão sendo usados na GP2. Esquisita, essa segunda decisão. Aliás, as duas.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Akhenaton
Akhenaton
17 anos atrás

Uma no cravo e uma na ferradura… Vai entender…

Valmir Chicarolli
Valmir Chicarolli
17 anos atrás

Agora que o schummy saiu não tem mais graça…rs

Aliás, sonhava com essa notícia há anos!

Tatú
Tatú
17 anos atrás

Sobre ese lance de câmbio semi – automático, o Piquet já disse certa vez ao ser interpelado pelo pessoal da Williams, sobre sua viabilização ( acredito que foi em 87 ): ” Esqueçam dessa porcaria. Invistam tudo na suspensão ativa. “. Falou e disse.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Pra mim escrever que “o controle de tração está proibido” nas regras é o mesmo que tentar estipular aceleração máxima de 0-200km/h para o carro. É colocar regras pelo resultado prático, não pela questão técnica.
Os times de F1 não opinam, pois com regras assim fica mais fácil burlar. Mas absurdo a FIA tentar estipular que resultado de desemepnho o carro vai ter.
Deviam sim era limitar os sensores dos carros atuais (um F1 produz 4 GB de informação por volta, devia produzir 10 MB no máximo), limitar númeor e tamanho de processadores, de placas, etc.
Dentro disso, os times com melhor qualidade de acerto seriam valorizados ante os times com um inferno de grana.

Mas a F1 jamais tomará uma atitude inteligente. Não enquanto o Max Mosley continuar lá.

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Quero ver os GRANDES dirigindo na chuva sem essa porcaria…..
Peterson, Villeneuve, Pace, entre outros devem tar dando risada lá em cima…..

Vamos ver se os pilotinhos pokemóns aprendem a tocar sem o TC…..

Felipe Maciel
Felipe Maciel
17 anos atrás

Boa notícia, muito boa. Agora é que os caras vão ter que mostrar serviço de verdade.

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
17 anos atrás

Nossa!
Esse controle de tracao ja saiu e voltou quantas vezes?
Esses caras tem que decidir o que fazer!

Eduardo Benvenuti
Eduardo Benvenuti
17 anos atrás

“que boa noticia. agora só falta tirar fora o cambio automatico . este controle de tração tirou a emoção das largadas e beneficiou os pilotos ruins. e o cambio semi automático transformou a F1 em video game. qualquer muleque bom de video game aprende a andar naquilo se tivesse como treinar.”

No meu prédio tem uma velha que deve ter uns 80 anos e dirige um carro manual. Se até ela consegue dirigir um, qual a diferença vai fazer termos de volta câmbio manual na F1? Qualquer piloto de F1 sabe trocar de marchas tanto com um câmbio em H quanto com um semi-automático. Coisa de saudosista essa de ficar implorando pela volta do câmbio manual. Não faria a mínima diferença.

Sobre o que falaram de controle de largada… não há controle de largada, porque baní-lo?

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Excelente notícia, este fim do controle de tração. Sem contar que deve ser muito mais divertido!

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás

Até que enfim a F1 vai deixar de ser um trenzinho.

Carlos CW
Carlos CW
17 anos atrás

Está ai uma excelente noticia, essa de tirar o controle de tração, agora vamos ver quem é quem de verdade da F1, pois com o controle de tração era só ficar pisando no freio e no acelerador, sem precisar pensar muito, a tal “patada” que o computador fazia tudo, agora o cara vai ter que controlar o pezinho para não ver o mundo pela contra mão…

Bruno
Bruno
17 anos atrás

boa notícia. enfim, uma né.

só realmente não gostei dessa dos pneus, tem que ser slick e acabou. essa frescura dos sulcos vai pro 11º ano em 2008, acho que chega já.

1GT
1GT
17 anos atrás

Finalmente aposentadoria pro controle de tração!
Pneus com sulco ou sem sulco tanto faz…com os avanços que se deram nos últimos tempos, creio eu, que um pneu sulcado tenha melhor desempenho que um slick.
Outra coisinha a sere retirada é o controle de largada…
As regras de f1 que teriam de mudar pra beneficiar as equipes a rriscarem mais…do jeito que está mais parece um campeonato de resistência que de velocidade.

Maximo
Maximo
17 anos atrás

Rikho,

não foi por maldade.
Eu lembrei do comentário dele, mas coloquei no sentido de que agora (2008) vamos separar os homens dos meninos na F1.
Aliás, comentei em outro blog que acho que o Barrichello vai ser um dos que vai sair ganhando, já que tem uma tocada limpa e o controle de tração da Honda é horrível.

Quem perde mais é o Massa e o Haikonen, pelo estilo de pilotagem e principalmente porque o controle da Ferrari é excelente.

Na verdade, a cutucada sobre as patadas era no Massa e não no Barrichello…

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Adorei a notícia sobre o controle de traçao, espero que nao mudem de idéia na última hora, como já fizeram tantas vezes. E a permanência dos pneus com sulcos, embora nao desejável pelo menos dá pra engolir.

Máximo, deixa o Barrica em paz, cara, ele já tá pagando todos os pecados na Honda :-P

Spider Coupé
Spider Coupé
17 anos atrás

Para quem já viu Senna e Piquet pilotando sem controle de tração e pneus Slick sabem no que a F1 se tornou hoje.. um espetáculo previsível e que nivela os “jogadores de videogame” por baixo… na época dos nossos saudosos campeões, em que as marchas eram trocadas manualmente onde a pegada era determinada pelo piloto mais capaz onde não tinha nenhum recurso eletrônico as corridas eram mais emocionantes…e realmente se dividiam os homens dos meninos….

Marcelo Borges
Marcelo Borges
17 anos atrás

Também achei estranho.
São duas decisões que se contradizem. Por um lado se avança e por outro se mantém estagnado.
Sempre fui contra o controle de tração porque nivela os caras por baixo. Mas os pneus slick nivelam por cima uma vez que proporcionam maior aderência e facilitam, em tese, a freada mais dentro da curva a fim de possibilitar a ultrapassagem dos mais arrojados.
Tomara que em 2009 os slicks voltem para tornar as coisas mais interessantes.

Frank
Frank
17 anos atrás

Foi a melhor notícia de 2008 essa do fim do controle de tração. Só falta agora a tal da asa dividida, que facilitará as ultrapassagens. E banir os kartódromos e ruas centenárias da F1.

Helio
Helio
17 anos atrás

que boa noticia. agora só falta tirar fora o cambio automatico . este controle de tração tirou a emoção das largadas e beneficiou os pilotos ruins. e o cambio semi automático transformou a F1 em video game. qualquer muleque bom de video game aprende a andar naquilo se tivesse como treinar.

Marcos Smirkoff
Marcos Smirkoff
17 anos atrás

Não ter controle de tração significa adoção de centralina padrão para todos os times e/ou caixa de câmbio padronizada. O primeiro ítem estava previsto para 2008, então é bom esperar a publicação oficial das regras pra saber se vai ser isso mesmo. A não adoção dos slicks parece mais uma idéia econômica da Bridgestone, assim como a idéia do uso obrigatório de dois tipos de pneus. Depois de anos desenvolvendo simuladores para pneus com sulcos, as equipes devem ter gostado de não ter que mudar tudo.

Maximo
Maximo
17 anos atrás

O fim do controle de tração é uma boa, principalmente porque vai separar os homens do meninos…

Ganham com isso aqueles pilotos que tem uma tocada mais limpa e brigam menos com o carro.

Vai acabar aquela história de uma patada no freio e outra no acelerador…

Carlão
Carlão
17 anos atrás

E desde quando a FIA toma decisão certa ou normal ??? Já já eles vão colocar placas e radar de velocidade nos circuitos, deixar os pilotos andarem só pela direita, semáforo nas saidas dos boxes, e na época do politicamente correto, leitinho com toddinho no pódio.

Rony
Rony
17 anos atrás

rs! Boa.. :)

Bernie Ecclestone
Bernie Ecclestone
17 anos atrás

Esse Max Mosley não aprende nada mesmo…

Rony
Rony
17 anos atrás

Acho bom por um lado. Ruim pelo outro. Concordo com nosso amigo sobre o lance de que a F1 é um laboratório ambulante onde muitas das idéias utilizadas por pilotos, acabam virando recursos em carros de rua. Mas sinceramente…. acho uma boa para o esporte! O campeonato começou bem. Espero que continue assim. Mas se a retirada do controle de tração melhorar o interesse do público (por tornar as corridas mais competitivas), isso pode se reverter em benefícios para a própria F1. O que eu achei estranho foi o caso dos sulcos nos pneus. Me corrijam se eu estiver errado, mas me lembro que já tinham concordado em usar slick para as próximas temporadas.

Peixe
Peixe
17 anos atrás

essa de tirar o controle de tração é estranha.., claro que vai ficar mais difícil e uma galera vai ficar tonto com a quantidade de rodadas que vão dar nas corridas, mas putz.., é estranho.
Sempre falam da tecnologia das pistas que vai parar nos carros, e que é pra isso que existe o automobilismo e bla bla bla…
Aí tiram o controle de tração…

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Acho que vai ter um monte de gente querendo correr no sentido contrário…

Rodolfo I. Vieira F.
Rodolfo I. Vieira F.
17 anos atrás

Só espero que traga mais emoção , mais ultrapassagens e prevaleça o piloto 70% e 30% a máquina o que deve ser inversamente hoje.