22 anos, já
SÃO PAULO (não custa lembrar) – Hoje, 21 de abril, é aniversário da primeira vitória de Senna na F-1. Foi no GP de Portugal de 1985, debaixo de chuva, no Estoril.
No mesmo dia morreu Tancredo Neves. O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus nem existe mais.
Gente:
alguém já andou de kart?
Agora imaginem o que deve ser pilotar uma usina nuclear sobre quatro rodas na chuva….
Esse cara aí, de capacete amarelo, no carro preto, era simplesmente imbatível… ninguém ganhava, ninguém conseguia ser mais rápido.
É em condicões adversas que distinguimos quem é quem…
Podem falar o que quiser, mas na chuva o cara estava a anos luz de qualquer outro…
HAIL LORD OF ALL RACES!!!
Caros colegas! Só quem viu essa corrida na época q sabe o q é emoção. Carro maravilhoso, piloto sensacional, até o GB na época era bom, narrava a corrida, hoje em dia comenta os hoteis q fica, os vinhos q bebe e etc. Tempos q não voltam mais..
Bonani: tem razão. O ‘silvastone’ ficou marcado mesmo. E era aquela pista sem chicanes e curvas travadas: ‘Silvastone’ era velocidade pura.
EL GRAN MESTRE DE TODOS OS TEMPOS!!! INESQUECÍVEL!!! ÍDOLO!!! THE BEST!!! THE LEGEND
Quando ele corria de kart no começo da sua carreira, fazia questão de treinar em dias chuvosos. Aprendeu muito!
Pra quem quiser relembrar segue uma versao nao global do dia, primeira parte fala da primeira vitoria:
http://www.youtube.com/watch?v=2sCr4Ni0Yjo
Quando se soube que o Tancredo morreu, não parada de tocar na TV aquela musica do Milton Nascimento, “coração de estudante”, era o nome da musica, acho.
E o Senna adorava aquela outra musica dele, que eu não me lembro o nome agora, que diz dos amigos.
Não é intrigante?
Bela corrida de Senna, e uma bela corrida do Bellof também, que chegou em sexto com um Tyrrell sem spoiler dianteiro. Essa geração 84 era f***…
Acho que até rolou um Hat trick. Nada mal para uma primeira vitória.
vendo o vídeo no YouTube, com a narração só posso dizer que não só a F1 era melhor naquela época como até o GB narrava muito melhor… que voltem osbons tempos de F1.
Essa corrida foi memorável. Senna deu um show de pilotagem, mostrando um nível de adaptação ao piso molhado que nunca vi na minha vida. Talento puro. E a Lotus estava longe de ser o melhor carro do grid. Sempre digo e repito agora: o grande piloto se forja nas adversidades. Ayrton Senna é uma prova disso. Saudades, campeão !
Sem palavras (chorando de emoção…)
Lembrando um pouco daquela epoca ,apesar de ser muito novo,nas primeiras vitorias de senna pela lotus, ja torcia mais por ele do que piquet, fato que eu ja notava entre meus colegas de menos de 10 anos daquela epoca, a pedra fundamental para nos daquela epoca, foi a primeira corrida do senna pela mclaren no brasil em 88. Naquela corrida ele teve que largar dos boxes em ultimo e com algumas voltas ja estava em segundo aproximando do novo companheiro de equipe, o prost, quando o desqualificaram, foram tantas coisas que aconteceram com ele naquele ano e ele ainda levou o titulo, isso sim era piloto.
Apos esta corrida eu lembro de todos os meninos do colegio afirmando que ele ja era muito melhor que o piquet e iriam torcer ainda mais por ele.
Hoje, pensando, nao sei o porque disto, acho que por ele ter sido realmente o melhor.
Lembro bem da corrida. E lembro da grande surpresa: não senti nada de especial depois da vitória. Ótima corrida, ótimo piloto, lindo carro, mas não significou nada pra mim, desde o começo da carreira… Incrível como o tempo passa rápido: 22 anos! Não lembrava da coincidência com a morte do Tancredo.
Foi uma corrida impressionante !!
Me lembro dessa corrida… O único que parecia estar correndo no seco era o Senna ! Foi um piloto incrível !!
Walter,
É verdade. Fiz confusão com Fórmula Ford 2000 e F-2. De qualquer maneira não invalida o que eu falei. O Autódromo já era conhecido como Silvastone por conta das vitórias seguidas dele.
Aproveitei e fui ver o vídeo desta vitória no you tube…
COMO É BOM VER UMA VITÓRIA DE SENNA SEM AQUELA PORCARIA DO TEMA DA VITÓRIA!!!
Continuo preferindo o Piket (sim senhores… com K)
abraços
Guilherme Corrêa
E pensar que este cara é quem me fez gostar da coisa (sem maldades hein!!). Esse aí é sem dúvida um dos carros mais bonitos da F1 e o incrível dessa corrida em Estoril é que…enquanto todos os outros lutavam para se manter na pista, Senna desfilava essa maravilha impecavelmente.
Milton Bonani: o Senna nunca andou de F2 (só de F3).
Mas era “O cara”: veio destruindo, desde a FFord européia e saltou da F3 para a Toleman.
Os bons daquele tempo fizeram o mesmo caminho, embora alguns menos afortunados, como Mansell, tivessem que ficar de coadjuvantes algum tempo na F2.
Achava que era chato envelhecer, mas é ótimo ter sido testemunha desse acontecimento ocorrido há 22 anos. Os estagiários que trabalham comigo nem tinham nascido.
O MELHOR PILOTO DE TODOS OS TEMPOS CONQUISTAVA SUA PRIMEIRA VITÓRIA E EM PISTA MOLHADA. AYRTON REALMENTE ERA IMBATÍVEL NA CHUVA !!!!!
Foi uma bela vitória e ele quase causou um grande acidente após cruzar a linha de chegada, tirando o pé de forma abrupta.
Lembro bem dessa vitória. Após a bandeirada, ele tirou o cinto de segurança para poder comemorar melhor. O Galvão Bueno falou para anotar o nome do Senna, mas também não foi nenhuma façanha. Ele já vinha sendo notado há muito tempo, principalmente na F-2 quando Silverstone já tinha virado Silvastone.
“anotem esse nome, vocês ainda vão ouvir muito o nome dele…” GB
…e esse carro era mesmo lindo!