Alonso: a diferença que um piloto faz

SÃO PAULO (cadê meu ovo?) – O sorriso estampado no rosto de Ron Dennis ao final do GP da Malásia não deixa dúvidas. “Acertei”, ele parecia dizer, sobre a contratação de Alonso. E sobre a aposta em Hamilton, como não?

Antes de começar o campeonato, considerava-se a dupla da Ferrari, Raikkonen-Massa, a mais forte da temporada. O noviciado de Lewis impedia que se imaginasse uma performance tão boa logo de cara na parceria com Fernandinho.

Mas, depois de duas provas, dá para afirmar sem medo de errar que Alonso-Hamilton é a dupla do ano.

A largada dos dois foi fenomenal, e a defesa de posição de Hamilton contra Massa, uma aula de pilotagem — com direito a X e tudo. Ali, parecia Felipe o novato e Lewis o veterano.

Massa acabou errando, e já na sexta volta tornou-se carta fora do baralho. Chegou em quinto, resultado muito ruim para quem largou na pole. Pior para ele, Kimi não quis andar mais que o carro e se contentou com o terceiro lugar. Marcou mais 6 pontos, foi a 16 e abriu 9 de vantagem sobre o companheiro. Em duas provas, é muito.

Pitaquinhos, para não ficar enrolando…

– Felipe, o mais rápido da pré-temporada e dos treinos na Austrália e na Malásia, está apenas em sexto lugar no campeonato, com 7 pontos, 11 atrás do novo líder Alonso. E junto do chorão Fisichella, da decadente Renault.

– A McLaren não vencia uma corrida desde Suzuka/05, com Raikkonen. Foi a primeira dobradinha desde Brasil/05, com Montoya-Raikkonen.

– Hamilton: duas corridas na vida, dois pódios. Bom ou quer mais?

– Fernandinho: segundo na primeira, primeiro na segunda. Bom ou quer mais?

– Kimi: para a Globo, “conservador”. Se fosse um brasileiro, seria “inteligente e maduro”.

– Aliás, a Globo… São todos meus amigos, antes que pensem bobagem. O que não quer dizer que tenho de achar tudo que dizem bonito. Além do mais, acho que isso é orientação da casa, não é possível. Na Globo, brasileiro não erra, mas sim “arrisca demais e sai dos padrões”. Se não passa, “é culpa da F-1”, ou tem seu desempenho “limitado” pelo que está na frente. A corrida teve um monte de ultrapassagens. Felipe não errou. “Foi além do limite, é questão de estilo”. Não avaliou mal a tentativa de ultrapassagem. “Faltou ter menos sujeira aí”, sendo “aí” o pedaço de asfalto onde ele foi parar para tentar fazer a curva. Alonso e Hamilton não largaram bem, e Felipe mal. “Precisa ver como é o dispositivo de largada da McLaren”. Massa não foi precipitado. “Mostrou uma Fórmula 1 diferente dos últimos anos”. O brasileiro não jogou o pódio no lixo. “Pagou o tributo pelo arrojo que tem”. Aí, no fim da corrida, o repórter pergunta a ele se errou. E Massa: “Lógico”.

– Ou seja: narrador e comentaristas podiam ter dito apenas, naquele momento, que Massa cometeu um erro. Porém, não disseram. Ficaram fazendo firulas a corrida inteira. Firulas que não aplicam a outros pilotos, de outras nacionalidades. Aliás, é preciso parar com esse negócio, também, de determinar para quem temos de torcer antes de começar a corrida. “Vamos todos torcer por Felipe Massa!”, é como abrem as transmissões, é como fazem as chamadas. Por quê? E se eu quiser torcer para o Sutil? Ou para o Liuzzi? Posso?

– O que quero dizer, é que meus amigos globais são bons o bastante para não precisarem fazer o que fazem. Entendem de corridas, conhecem o assunto, são experientes, inteligentes e competentes. Em resumo: não têm necessidade alguma de fazer o papel ridículo de animadores de torcida, “cheerleaders” televisivos, pachecos fora de época. A audiência não vai subir ou cair se o narrador for realista o bastante para dizer o que realmente aconteceu. As cotas publicitárias estão vendidas. O piloto não vai cobrar dele uma eventual crítica. E se cobrar, que o mandem plantar batatas. Por que é tabu na Globo dizer que um brasileiro cometeu um erro?

– Para ser justo: no encerramento da transmissão a palavra “erro” foi usada. Cheia de atenuantes, na linha “é disso que o povo gosta”. Mas ouvi, sim, alguém dizer “erro”.

– Me estendi sobre TV, mas é algo que me incomoda. Não só pela F-1. Por tudo. Na Globo, por exemplo, não houve superfaturamento de obra nenhuma dos Jogos Pan-Americanos, o orçamento não estourou, o fato de os ingressos não serem numerados não quer dizer nada, está tudo lindo, maravilhoso. É uma emissora que presta vários desserviços a quem a assiste, quase todo mundo. Bem, chega. Vamos a mais pitaquinhos malaios:

– Rubens fez uma corrida muito boa, para quem largava em último com aquele desastre ecológico ambulante. Wurz também. Mas nenhum dos dois pontuou.

– Rosberguinho era um que merecia marcar pontos. Quebrou no fim, quando estava em sétimo.

– Fisichella largou excepcionalmente bem. De 12º no grid, para oitavo na primeira volta. Terminou em sexto. Fez uma boa corrida. Kovalainen, um pouco menos: 11º no grid, oitavo no final. Pelo menos pontuou e tirou um pouco da carga sobre seus ombros.

– Não se iludam com o “conservadorismo” de Raikkonen. Ele andou com o motor baleado pelo superaquecimento de Melbourne. Não pôde acelerar tudo que gostaria, sob pena de arrebentar a bagaça e ficar sem ponto algum. Também por isso ficou longe na luta pela pole. Vai continuar na briga pelo título.

– Alonso não tem nada de bobo, é algo que se sabe faz tempo. Mas notaram quantas vezes ele diz “obrigado” pelo rádio quando vence uma corrida? Transfere o mérito todo ao time. É assim que se conquista uma equipe. É assim que um piloto se torna adorado pelos que trabalham para ele.

– Alonso é favorito ao título? Para mim, não é grande novidade. Piloto faz muita diferença.

Subscribe
Notify of
guest

353 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Piazza
Carlos Piazza
17 anos atrás

Pedro J., não tenho certeza mas, creio que já estão usando a 7ºmarcha como overdrive, basta ver, (quando eles mostram), que em velocidade maxima, a maioria dos carros não alcançam os 19000Rpms.

Deka 3234
Deka 3234
17 anos atrás

Valeu “Marçal blogueiro”!
Grato pela info.

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
17 anos atrás

Deka 3234, o Galvão admitiu na segunda, no “Bem, amigos”…

Ficou meio sem graça, mas admitiu…

Rickson Gracie
Rickson Gracie
17 anos atrás

…isso mesmo um bambi enigmático !!!!!

Rickson Gracie
Rickson Gracie
17 anos atrás

Eu disse um %!$&#enigmático !!!!!

Rickson Gracie
Rickson Gracie
17 anos atrás

Galvaum Bueno eh um %!$&#enigmático…………….

Deka 3234
Deka 3234
17 anos atrás

Parabéns Gomes!
Vc. é muito modesto quando diz que não será lido…
Impressionante a mudança de tom nos comentários da Globo após sua mensagem!
Lito, Reginaldo e Cia., todos admitindo, finalmente que o Massa errou! Só não ouvi ainda o Galvão…
Keep up the good work!

Massa cima de tudo
Massa cima de tudo
17 anos atrás

Caro amigo Carlos , concordo com você em prosa e verso..

Aliás.. muito interessante foi o programa Linha de chegada no canal Sportv realizado hoje 10/04/2007.

Onde ex piloto do passado Byrd Clemente pedia para que Rewginaldo Leme intercedesse entre os dirigentes da Fia para devolver a esportividade á formula 1, ele inclusive mencionou os pneus, coisa que eu também mencionei aqui.

O Lito Cavalcante até afirmou que no ano que vem o controle de tração será abolido, o Byrd inclusive afirmou, com reiteração de todos que se o Senna estivesse na situação do Massa na corrida, também teria saido da pista , o que acho plausível, afinal estas “cadeiras elétricas”, são extremanente instáveis quando chegam juntas nas freadas antes das curvas, e quem vem de traz por estar obviamente mais rapido acaba chegando sempre sem estabilidade e sem down force, coisa que não acontecia no passado..

Afirmou inclusive que a propria Stock Car está começando a ter o mesmo problema em função de tanta eletronica embarcada em seus bólidos, resultando ultrapassagens mais difíceis..

Que bom que pessoas do meio também compactuam com minhas reivindicações!!, pois com certeza acompanham a formula 1 a 37 anos como eu também acompanhei e sempre acompanho, todas madrugadas e manhãs..

Talvêz possamos ter uma formula 1 mais voltada as habilidades dos pilotos novamente!!!

Valeu Galera.

Carlos Piazza
Carlos Piazza
17 anos atrás

Ha muito tempo venho defendendo a idéia de que os regulamentos deveriam ser criados e conduzidos pelo pessoal técnico, engenheiros, projetistas, aerodinamicistas, eletrotecnicos etc. Mas os fatos tem demonstrados que sob a orientação de ´´politicos“ (Max Mosley e cia) a coisa tende a nivelar por baixo. Inventaram tanta porcaria para limitar a velocidade dos carros que deu nisso aí. A propósito Pedro J., concordo que o limitador de giros atrapalha, assim como o fornecedor unico de pneus, a obrigatoriedade de usar 2 compostos durante a prova, gasolina padronizada e tantas outras bobágens típicas de tecnocratas interessados somente nos numeros de audiencia e perdendo completamente o foco da questão. A F1 sempre foi e sempre será um campeonato de tecnologias onde quem pode mais chora menos e tudo o que esses abobados conseguiram foi transformar um espetáculo grandioso, altamente tecnológico, numa loteria monótona e razoavelmente previsível.

Piquet
Piquet
17 anos atrás

Como se escreve besteira neste blog…Oh professor pardal, pára de escrever asneiras…bomba de combustível que falha, era só o que faltava…Por um acaso vc é o engenheiro que projetou o cágado da EcoHonda do Chenelo ?!?!?

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Caro amigo Piazza:
Sobre a limitação de rotação, gostaria de dizer que ela atrapalha as poucas ultrapassagens por vácuo que ainda temos na F1, causadas pela super rotação que os motores chegariam em vácuo, permitindo quem vem atrás ficar mais rápido.

Vimos a dificuldade do Massa e do Kimi nesse tipo de passagem. Mesmo com os problemas aerodinâmicos nas entradas de curva, os carros da Ferrari saiam mais rápidos e ainda colados nas McLaren, e mesmo assim não desenvolviam velocidade para passar.
Por que? No momento do vácuo, a limitação de giros do virabrequim é obrigada a frear o motor, para não ultrapassar os giros e o time ser punido.
Não sei como funciona esse sistema, exatamente o que diz a regra e como é feita a limitação, mas sei que esse problema de ultrapassagens era esperado e ninguém fez nada.
Talvez a solução seja última marcha overdrive obrigatória.
Seis marchas úteis, mais uma em overdrive padronizado.
Outra solução, claro, é câmbio CVT.

Sobre a famosa disputa da França em 1979, sei como tecnicamente deixar aquela emoção na F1 atual: criamos uma bomba de combustível que falhe em momentos alternados, e ela fica obrigatória na F1. Assim, sempre que alguém estiver na cola, com a bomba boa, e o da frente falhar, ultrapassa.

Assim imitamos exatamente o que aconteceu naquela corrida.

Léo Engelmann
Léo Engelmann
17 anos atrás

Tive a capacidade de me manter acordado durante a corrida. E tirei lá minhas conclusões. Espero ser erradas.

Uma delas é que a Fórmula uUm não é a mesma do ano passado. Os carros pareceram mais lentos.

Outra é que o Felipe Massa, respeitando o trabalho dele, para nós, brasileiros, é mais um cocozinho de nariz ( crianças, não façam isso ). Sim, mais um porque o Rubinho é um deles. Até Maurício Gugelmin foi melhor que eles.

E querem saber? Nem no Nelsinho eu acredito. Mesmo assim, apesar de dirigir somente programa de rádio, eu continuarei assistindo às corridas. Até perder a graça ou encontrar algo mais atrativo que a Fórmula Um, o que não está longe de acontecer.

antonio
antonio
17 anos atrás

Acho que o Massa vai disputar as corridas , mas não vai disputar o titulo .
Ele disputa 2 campeonatos . Um contra todos os pilotos em um montão de etapas . Outro , apenas contra o Raikkonen , que dura 5 ou 6 corridas no máximo . Neste , já se passou 1/3 , e ele está muuuiiito atrás .
Com Alonso na frente , a Ferrari vai por as fichas no Kimi , e ai teremos assunto para falar por décadas ( teoria da conspiração ) .
Talvez , tomara que não , o desempenho do Massa mostre que o Rubinho não era tão ruim como muitos falam .

antonio
antonio
17 anos atrás

3 premissas e 1 conclusão .
Premissa 1 : Boa parte do $ da F1 vem da televisão , portanto o direito televisivo deve ser caro . Quem o paga , no caso a Globo , paga para poder vender pacotes de patrocinio , igualmente caros . Os anunciantes que os compra o faz pensando em algum beneficio , seja de vendas , seja de fixação de marca . Em ambos os casos , precisam de púbico . E muito , porque como disse , é caro .
Premissa 2 : tem muito mais gente que gosta do que gente que entende de F 1 ( e de automobilismo em geral ) . Portanto o publico alvo dos anunciantes tem mais a ver com quem gosta do que com quem entende . E gostar tem a ver com um monte de coisas , inclusive torcer ( garanto que a maioria prfeere uma corrida chata com dobradinha brasileira do que uma corrida repleta de pegas e ultrapassagens com os dois brasileiros quebrados nos boxes … ) .
Premissa 3 : a Globo é uma empresa , e como tal visa lucro . Os patrocinaores idem .
Conclusão : o Galvão tá certo em tentar criar um ídolo . Os que gostam precisam disto . Voces já imaginaram ficarmos sem brasileiros por lá , perdermos um montão de audiencia e a Globo não conseguir montar um pacote de patrocinio que justifique a compra dos direitos televisivos ? Já imginaram não termos F1 na TV ? Deixe-o fazer o seu show para os que gostam . Nós , que julgo sermos os que entendem , podemos filtrar as baboseiras ditas na transmissão . É um saco , mas não mata ninguém. Talvez seja um mal necessário …

Nelmo Prates
Nelmo Prates
17 anos atrás

O pior é que o Reginaldo está pegando a síndrome do Galvão em falar besteiras. O Heidfeld fez o 1º pit 3 ou 4 voltas depois de Massa. É lógico que no 2º pit o Heidfeld iria continuar fazendo o pit depois de Massa e continuar na frente dele. Mas o reginaldo dizia que Massa podia passar o Heidfeld na parada dos box. Lamentável.

joao mendonça
joao mendonça
17 anos atrás

A Globo é o presidente absoluto, ela diz o que o país tem de fazer, sentir, comprar, aplaudir ou acusar. Os reporteres não assinam o que dizem, cumprem!

Elieser Fagundes
Elieser Fagundes
17 anos atrás

Olá Flávio. Sobre a transmissão da GLOBO e o papel ridículo do GALVÃO (especialmente), você tem toda razão. É de encher o saco estas palhaçadas. Será que eles acham que o público que fica até de madrugada para assistir a F1 é um bando de tapados que não sabe reconhecer quando um piloto erra? O MASSA errou sim e não tem nada demais nisso. Aliás, esta mania desde o ano passado em dizer que o MASSA era favorito ao título 2007 já era babaquice. A FERRARI contratou o KIMI para ser campeão. Não o MASSA. No máximo ele será o queridinho da equipe, mas na hora do botar o carro no chão e montar a estratégia, é visando a vitória do KIMI que este trabalho será feito. As poucas chances que o MASSA tinha a GLOBO está jogando fora, colocando sobre ele uma pressão da torcida que é inadmissível.

Pô GALVÃO! Nós não somos idiotas. Dá um tempo.

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
17 anos atrás

Emerson Luis, muito bem observado. O Massa errou sim e admitiu seu erro. Isso já é um grande passo. Ele não é como o Rubinho que culpa os botões do volante, o controle de tração, etc e etc….

Massa ainda tem todo o meu crédito…

Massaacima de tudo
Massaacima de tudo
17 anos atrás

Caro amigo Carlos Piazza

Entendo sua opinião e concordo com você que estes freios de carbono realmente contribuem para chegadas complicadas em alta velocidade na entrada de curva.

Parece que em parte compactuamos que com tantas medidas restritivas, a fia acabou se metendo em uma sinuca de bico, e acabou trabando e castrando a verdadeira competição que tanto vislumbramos pela Tv deste 1972…

Está certo que as equipes sempre encontram uma brecha, com extratores de ventilador,.. chassis de comprimento variavel, tanque de lastro com agua, asas maleáveis, mini saias, conbtrole de tração este ultimo “o maior veneno que já foi criado”.

O que fazer meu amigo…

Mas sou otimista, acho que um dia a coisa vai reverter.. e aqueles duelos cabeça a cabeça dopassado irão voltar, tal qual aquele incrível entre Villeneuve e Arnoux naquele GP da França de 1979. http://www.youtube.com/watch?v=LzCqY8Wg5So

Bons tempos aqueles não é mesmo…

abraços

Fernando
Fernando
17 anos atrás

errro de próposito é dose…a Ferrari é unica equipe do mundo que naõ quer fazer dobradinha…pra isto ela boicota um dos pilotos (especialmente brasileiros)..alias o Gomes já falou sobre esta sindrome da teoria da conspiração…
Pelo menos do que eu vi…a dispusta entre Massa e Lewis foi limpa, de ambas as partes..o Massa errou foi isso…piloto braslieiro tb erra..ora…é dificil admitir isto??? Errou tentando, o que é muito bom, se ficasse atras sem tentar era pior..mas errou…

Kalil
Kalil
17 anos atrás

Para todos que estão descendo a lenha no massa numa entrevista o Lewis pediu desculpas ao Massa por ter jogado o carro em cima dele quando o mesmo ja tinha passado.
O Felipe agiu certo na pois ver ao Alonso Sumir na frente ele tentou tudo não ficou passivo vendo o passeio do Alonso e do Lewis igual ao Kimi melhor ser arrojado e seguir a tese o Piquet que o segundo é o primeiro a perder.
Com este pensamento com certeza não teremos um segundo Barrichelo.
Não se esquecem tem muito campeonato pela frente.
Só uma alfinetada.
Sera que na corrida da Australia aquele problema de cambio que foi noticiada como erro do Engenheiro não foi de proposito?
O cara se formou Engenheiro trabalha na melhor equipe e comete um erro que nem a antiga minardi cometeu.
Ah só pra finalizar o Galvão é um nojo mesmo querendo discutir com o Burti que foi piloto KKKK é o fim da picada o senhor dono da razão é só risada nas transmissões fazer o que sou mil vezes o canal Speed mesmo em espanhol pelo menos é imparcial.
E é uma pena como a Champ Car esta pobre.
Já foi o tempo que dava emoção.
Abraços a todos
Kalil

Alvaro
Alvaro
17 anos atrás

Só li sua matéria hoje e concordo plenamente,infelizmente acho que vai demorar para ver-mos algum brasileiro campeão de F1, ou quem sabe o Nelsinho não seja nossa salvação?

Kalil
Kalil
17 anos atrás

Aceitar criticas é um dom que somente os humildes possui e o arrogantes ignoram.
O blog é seu tudo bem mais querer que enviem comentarios somente a favor da sua tese é puro terrorismo todos que criticaram sua opinião vc não postou?e pq apagou meu comentario a verdade doi?
Pelo jeito não é bem o Galvão que é estrelinha não.
e tenha um pouco mais de educação com seus leitores ´pois e deles que vem seu sucesso
Felicidades
Kalil

Emerson Luis
Emerson Luis
17 anos atrás

Ah, e outra coisa, vocês sabem que esses apelidos que o Galvão coloca “pega” né? Ou vocês já esqueceram quem começou a chamar o Ronaldo de Ronaldinho Gaúcho?

Emerson Luis
Emerson Luis
17 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?v=7CptPTQ8raE
Legal não? Reparem em 2:33min, schumi largando em 1º, perde duas posições para duas McLaren e bate.
E dai? Ele é heptacampeão do mundo.

Neto
Neto
17 anos atrás

È impossível que o Galvão pare de falar as mais descabidas asneiras nas transmissãoes da F1.
Infelizmente o Reginaldo tb tem sido muito infeliz nos seus “pitacos”.
O narrador em questão deveria pensar o seguinte: As 04:00 hs da manhã, quem tá ligado, só pode gostar e entender muito de automobilismo….então vou tentar controlar êsse ímpeto implacável de falar %!$&#…..êsse tipo de publico não merece.
Nas corridas na Europa (aqui 9:00hs) êle então derramaria todo o besteirol para os desavisados ou iniciantes.

Carlos Piazza
Carlos Piazza
17 anos atrás

Ao Massa (blogueiro). Antes de mais nada quero desculpar-me caso o tenha ofendido, sinceramente não foi esta minha intenção, gosto de dar meus pitacos neste blog onde , como ja disse, encontro sempre algo de bom pra ler sobre um assunto que me apaixona desde criança (e faz tempo). Quanto ao fato de parecer técnico demais lamento mas, sinceramente não me envergonho de meu conhecimento afinal ele é o resultado de muitos anos de estudos e trabalho.
Já que mencionou, não concordo com sua idéia de retornar aos pneus slick pelo simples fato de que não ajudariam em nada o propósito de aumentar as chances de ultrapassagem, muito pelo contrário. Quanto ao limitador de giros devo informa-lo que já está em uso, os motores atuais estão limitados a 19000 RPM. No tangente a aerodinamica minha opinião é exatamente oposta a sua pois, é exatamente pela exacerbada atuação aerodinamica dos atuais bólidos que as ultrapassagens são dificeis, os pilotos não conseguem ´´andar colados“ pois o rastro aerodinamico do carro da frente produz efeitos catastróficos na dirigibilidade de quem vem atras.
Se eu tivesse que sugerir uma medida para ´´estimular“ ultrapassagens sugeriria o banimento dos freios de carbono, estes sim, responsáveis por frenagens tão proximas das curvas que inviabilizam qualquer tentativa de ultrapasságem.

Fabrízio Marquetti
Fabrízio Marquetti
17 anos atrás

Ô Gomes, larga de querer alfinetar o Carlos Eduardo… o cara está enaltecendo o Massa e você não deixa!
Tá com cara de quem tá com dor de cotovelo (tô parcendo o Jack… Estripador – cara, cotovelo)… desse jeito você não vai ser contratado pela Globo e viajar na mordomia pelo circo da F1. Expresse sua opinião, mas, não queira transpô-la à de ninguém. Você cometeu o mesmo erro que o Carlos Eduardo, Reginaldo & Cia: Quis impor a sua opinião… só que eles tem os microfones e são os microfones da Globo.

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
17 anos atrás

Pô Gomes, você excluio meu comentário!!! Porque, cara? Disse algo de mais?

LEVI NICOMEDES MOURA
LEVI NICOMEDES MOURA
17 anos atrás

Massinha errou tentando, e pela iniciativa, valeu, seria ruim para ele ficando atrás do Hamilton sem tentar nada, tinha que decidir mesmo, só que dessa vez levou a pior. Já o Kimi foi muito conservador partindo do princípio que dava para passá-lo nos boxes, enganou-se feio. Eu nem ouço as transmissões da Globo, prefiro ouvir da Rádio Bandeirantes, com mais conteúdo, liberdade e humor.

Massa (oppa é verdad
Massa (oppa é verdad
17 anos atrás

Grande Carlos Piazza,

Que bom que você conhece a respeito, pelo menos a gente tem que medir o que fala com você por perto he he he.

O que eu exaltei foi um exagero.. para ver se alguem mexe no “lodo do fundo deste rio chanmado F1 atual.

A Pop Off sempre funcionou com Turbos, canseri de ouvir falar sobre o numero de Bars de ajuste durante grande parte dos anos 80, e depois a transição para os motores aspirados ..quando ela foi abolida..

Vamos ver se eu consigo me expressar melhor, para não “ofender sua inteligencia”..]

tentei exultar minha reclamação, puramente democrática “após sua intromissão puramente tecnica e nem um pouco emocional ou saudosista”.. afinal voc~e sequer mencionou os pneus raiados, o que denota uma pura tentativa de exibitr apuro tecnico e não tentar vivenciar o que acontece nas corridas.

Que é pura frustação.. fila indiana.;. passagens nos boxes..
E piloto se achando um Az no volante…

Quero apenas fazer coro para se desativar estas “traquitanas atuais’, que nivelam os pilotos..

Hum!!! que tal um limitador de giros!!.. ou uma ancora nautica!!!..

Qualquer coisa que possa diminuir a velocidade dos carros, sem castrá-los na aerodinamica..

desta forma poderriam voltar os pneus sem raias e as asas traseiras maiores, trazendo mais dinamica e possibilidade de ultrapassagens em finais de reta..

E aí melhorou agora…

Marcelo SP
Marcelo SP
17 anos atrás

Saudações,

Da corrida todo mundo já falou tudo e mais um pouco (desnecessário, diga-se).
Quanto a globo, façam como eu: vão ao navegador de rádio da web, encontrem uma rádio inglesa e ouçam a narração “cokney”, com imagens da TV da globo e o PC na timetable (live timing), da FIA.
Mas, saudades mesmo, estou do ALOYSIO. Cade vc? Volta, por favor. Os comentários pós corrida não são os mesmo sem vc.

Abraços a todos.

GP Fernandes
GP Fernandes
17 anos atrás

Não falei sobre o Massa nem gostaria muito de falar pois ele errou tres vezes no mesmo tipo de tentativa, em nenhuma delas ele tentou surpreender o que seria um fator ou um fato inesperado partindo do Massa.
Mas ele é um grande piloto. ele aprende.

GP Fernandes
GP Fernandes
17 anos atrás

O Raikonnen na largada ao ver que Alonso ia passar o Massa pela direita devia ter ido junto com ele, mas não, ele estava do do lado esquerdo da pista antes da curva, foi para o meio, ficou na frente do Hamilton, e ao invés de seguir nesse caminho ou ir mais para a direita, não voltou tudo para a esquerda e deixou livre para o Hamilton emburacar. O Raikonen e Massa poderiam ter ficado em segundo ou terceiro (um dos dois) e o Hamilton em quarto, o que seria otimo para a corrida ver o famoso
Robinho atrás do Massa ou do Raikonen tentando ultrapassá-los
seria um pega daqueles.

Carlos Piazza
Carlos Piazza
17 anos atrás

Concordo com a maioria dos comentarios sensatos e acho muito cedo para tecer julgamentos definitivos.
Acho otimo SE a MacLaren efetivamente encontrou o caminho da vitória, desta forma o campeonato ganha em competitividade. Como todos sabem, é na fase européia que as coisas tomam um rumo mais definido, até lá qualquer previsão é mera especulação.
Contudo, não posso deixar de mencionar a enorme quantidade de babozeiras escritas por alguns pseudo-especialistas, teve um que até sugeriu a instalação de valvula pop-off nos carros !!! ???PelamordeDeus, alguem esplique para o ilustre blogueiro que tal equipamento é unica e exclusivamente aplicável em motores turbo comprimidos, o que não é o caso dos atuais F1. Acho democrático manifestar opiniões e gosto de ler todas, inclusive as que não concordo mas, quando descemos a este nível de desinformação, fico incomodado.

Mandrake
Mandrake
17 anos atrás

Comentar agora é chover no molhado, mas…

A postura do GB assim como a do Luciano do Vale é muito em função de que pro torcedor brasileiro ou o cara ganha ou é um %!$&# Se for a Seleção, ou ganha DE GOLEADA ou também é vaiada.

Os caras fazem o q o povo gosta. Quem é mais sofisticado deve seguir o conselho do amigo ali embaixo: tira o som da TV e põe na radio.

Ah, e acompanha pelo site formula1.com, pra acompanhar os tempos e saber antes mesmo do GB o q tá acontecendo, já q ele fica tão ocupado em falar sem parar q perde informações importantes.

Gosto do Reginaldo Leme. Acho q ele fica constrangido pelas pachecadas do GB.

Barrica fez uma ótima corrida. Estratégia (q sempre foi o fraco dele) inteligente: largou leve do boxe, passou muita gente e acabou na frente do Button.

Massa sempre teve um “estilo”, ou uma FALTA DE ESTILO, similar ao Montoya. Erra mais do que deveria.

Se ferrou… em duas provas está psicologicamente abalado. Tende a continuar fazendo bobagem.

A dupla da McLaren foi irretocável. Hamilton fazendo o papel do Barrica na Ferrari nas 2 provas: ajudando o tio Alonso a ser tri.

E será!

Abraços

Helio
Helio
17 anos atrás

Não vi a corrida, mas o grande vencedor deste ano já é o Ron Dennis.
Quanto ao Massa, tem que melhorar e muito. Acho que dias melhores virão pra ele, não é possível o cara fazer sempre os melhores tempos e não render na corrida. Mas tá pintando o Alonso mesmo. Esse cara não perde oportunidades e está sobrando na F1. Parece o Senna de 91. Carro um pouco inferior mas um piloto no auge. e Alonso está no auge.

A F1 pra mim começa agora. Essas corridas na madrugada de sábado são um saco

Massa acima de tudo
Massa acima de tudo
17 anos atrás

Parece que tem tecnólogos de plantão as pencas por aqui.

Gente que “manja” Muito, diga-se de passagem

Já tem campeão virtual, já tem fã clube contra o Massa, “achando que ele é cover do Barrichello”

Paciencia!!! o tempo sempre diz tudo…

Afinal será que só piloto brasileiro pode errar e ser massacrado pelos conterrãneos..

Acho que isso só acontece por aqui, duvido que o Alonso tinha tantos desafetos na Espanha quando começou a correr..

Esta %!$&#só ocorre aqui, pura falta de cultura tupiniquim.

e o tempo dirá!!!!!!!!!!!!!!!

Entretanto reitero, espero que o Massa aprenda rápido com seus erros, mas espero que nunco abandone os eu arrojo, sua garra Vilenneuv’ana, afinal o cara conseguiu dar mais emoção em 10 minutos mde prova do que os outros 23 no que sobrou da corrida após ter saído do páreo…

Na minha opinião sincera se fosse o Mansell ou Schumaquer teria levado o Hamilton para a brita junto……..

Quanto ao Raikonen…

De piloto em cima do muro nesta F1 “vídeo game’ estou ficando de saco cheio.

Um dizem que ele não atacou8 o hamilton por que o motor estava bichado, entretanto ele atacou o Massa quando o brasileiro estava tentando passar io Hamilton..

Vá entender estes tecnólogos não é!???????

Minha sugestão para uma F1 mais emocionante

Valvula Pop Off no motor…
Pneu sem raias….
Asa dianteira E N O R ME!!!
Demitir piloto preset’ado para passar os outros no BOX..

Deixa os caras se pegarem no final da reta, pelo amor de deus!!!!!

Caso contrário, daqui alguns anos, os pilotos estarão correndo o circuito mundial dentro de um “MOTORHOME LAN HOUSE” he he he!!!!!!!!1

Gustavo
Gustavo
17 anos atrás

O problema que desencadeou todas essas questões se chama Lewis Hamilton, Felipe e kimi ao buscarem a tangência correta na primeira curva não imaginaram que o neguim colocaria neles, só isso, o resto é consequência, erros, galvão etc….

Edson
Edson
17 anos atrás

Esse Galvão é um idiota que se acha…O Massa não erra, o Rubinho é bom, e os outros têm sorte. ESSA REDE GLOBO SÓ DEIXA ESSE PAÍS MAIS IGNORANTE!!!

Carrera
Carrera
17 anos atrás

Não pude assistir à corrida, tive um compromisso inadiável, precisei dormir a noite toda e não deu pra ver a besteiradas da globo, não vi o erro do Massa e infelizmente não vi a ótima corrida do Hamilton. Ninguém botou fé, pensavam que tinha sido uma estréia de sorte na austrália, mas o fato é que o carinha é bom mesmo… pelos comentários o massa sofreu pra passar ele né.. e nem conseguiu… pelo jeito também a globo encheu o saco de todo mundo com seu ufanismo chato pra k.c.t….. E o Rubinho hein?? largou nos boxes, o que houve? motor novo no carro velho? coitado do Rubinho, foi apostar a BAR-Honda que deu alguns showzinhos em 2004 com o Jaison Botão e o loko do Sato, pensou que a equipe seria f.u.didona quando ficasse só Honda, mas foi uma p.uta furo n´água hein Rubinho… agora aguenta, vê se faz alguma coisa nos treinos pra evoluir esse carro de m.erda…. vc num era um excelente acertador de carros? então acerta logo essa tranqueira…
O Alonso é o cara!

Edson Castro
Edson Castro
17 anos atrás

Não podemos entrar na onda do sr. galvão bueno. Ele quer que todos os brasileiros guiem igual ao Senna, chega a ser arrogante quando não reconhece que existem pilotos mais talentosos que o Massa, que nao é ruim mas tb não é tão bom qto parece.

Altair Ignacio Dias
Altair Ignacio Dias
17 anos atrás

Gostei da matéria, não aguento mais ver a imagem de uma corrida, enquanto a Globo quer que eu pense que estou assistindo outra, isso é subestimar demais a inteligência alheia.E detalhe, Hamilton é o cara, esse “moleque” está dando um verdadeiro show.

Edgard
Edgard
17 anos atrás

PARABÉNS AO FLÁVIO GOMES POR MAIS UM CLARÍSSIMO E INTELIGENTE COMENTÁRIO, SOBRE A REDE GLOBO E SEU COSTUMEIRO DESSERVIÇO QUE PRESTA AO BRASIL.

ANTES DO INÍCIO DA TEMPORADA, O MASSA JÁ ERA O FAVORITO DISPARADO, O NOVO HERÓI NACIONAL…ETC.

SÓ ESQUECERAM DE AVISAR AO ALONSO, HAMILTON E RAIKONNEN.

HONESTÍSSIMA A COLOCAÇÃO DO MASSA, QUANDO ADMITIU SEU PRÓPRIO ERRO. SE FÔSSE O BARRICHELLO, COM CERTEZA, CULPARIA O CALOR, OS PNEUS , O HAMILTON, A EQUIPE E POR AÍ A FORA!!

PARABÉNS POR SUA HONESTIDADE FELIPE MASSA.

EXISTEM MAIS MISTÉRIOS ENTRE A VERDADE E A REDE GLOBO, QUE POSSA IMAGINAR A VÃ FILOSOFIA DE TODOS NÓS BRASILEIROS.

ANTI-GLOBO
ANTI-GLOBO
17 anos atrás

REDE GLOBO, VAMO DEIXAR DE PIRANHAGEM COM O POVO BRASILEIRO, DE ACHAR QUE É TUDO COITADINHO E FAVELADO E TRATA A GENTE COM ADULTO. NINGUÉM É BOBO, PARA DE CRIAR SANTO E POR A CULPA NOS OUTROS. BRASILEIRO ERRA TAMBÉM. E É MELHOR QUE SEJA ASSIM, SENÃO VIRA TUDO SANTO E O PAIS VAI PRAS CUCUIAS.

ANTI-BARRICHELLO
ANTI-BARRICHELLO
17 anos atrás

BARRICA, O SEU CARRO ECOLÓGICO TÁ PRONTO PRA IR PRO RECICLADOR.

ANTI-ALOYSIO
ANTI-ALOYSIO
17 anos atrás

MASSA, VAMO PARÁ DE PIRANHAGEM COM A FERRARI? ACELERA E FICA QUIETO. TODOS OS BRASILEIROS, VAMO PEDI DISCULPA PRO TODINHO.

Rafael Rossi
Rafael Rossi
17 anos atrás

Parabéns pelo comentário. Indubitavelmente atinge o âmago da questão Globo/Brasil.
A colocação sobre a cobertura (ausência desta) nos descaminhos do Pan foi mui assentada e corrobora com o senso comum de que a Globo, ao final das contas é um malefício à esta terra tapúia.
Eu não aguento mais o GB. Assisto às corridas pela tv, mas sintonizo o rádio na CBN ou na Bandeirantes AM. Não é lá mui melhor, mas pelo menos não são tão histriônicos e praticantes de patriotadas ridículas e comentários tão incoerentes com as imagens e ainda não chama a Red Bull de RBR ou a ToroRoso de STR.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Que saudades do Schumacher!!!
Fosse ele na disputa com o Hamilton e babau. A Ferrari não teria pago o mico que pagou.
O nível do Alonso está muito acima dos demais.
Acho que só o Hamilton, minha escolha para torcer, tem alguma chance de chegar a esse nível, mas ainda tem um caminho a percorrer. Se a Ferrari não reagir, o Alonso será TRI, sem concorrência.
Quanto ao Massa : Mais um que a a Globo e o GB secaram.
Este ufanismo exagerado, a torcida forjada etc acabam colocando uma pressão extra num piloto que já vive com bastante pressão, pois era apontado como favorito para vencer o campeonato, tem um companheiro que está e vai dar muito trabalho e sabe que está sentado no cockpit mais desejado da F-1, no lugar do maior de todos.
Ainda receber a carga da responsabilidade de ser o novo herói da Globo, nas novelas matinais?

alexandre
alexandre
17 anos atrás

Estou prucarando alguem que tenha corridas gravadas pela globo de f1 para negociar,tenho várias tambem antigas e novas.

[email protected]