Ano Trabi

SÃO PAULO (aguentem) – Vocês sabiam que o Trabant completa 50 anos neste ano da graça de 2007? Seria motivo mais do que suficiente para colocar um Trabi por dia aqui até o aniversário, em 7 de novembro.

Mas poupá-los-ei de tamanha glória, até para não desviar do tema preferido de todos, os Lada. Então, fica a homenagem antecipada, enviada pelo Roberto Hackmann, com informações valiosas tiradas do “Bild”. As gracinhas do texto são por conta do jornal, uma porcaria de jornal, diga-se.

A produção do Trabant, que foi lançado em 7 de novembro de 1957, provavelmente não era tão simples assim. Caso contrário como justificar uma espera de 12 a 13 anos nos tempos da DDR (Alemanha Oriental)?

Apesar de não passar de uma bomba de plástico, este carrinho marcou como poucos a história da Alemanha no último século. Sobre nenhum outro carro (exceto o Opel Manta) foram feitas tantas piadas. Nenhum outro deixava as nossas ruas perfumadas enquanto passava com aquele barulho típico de motor de 2 tempos. Motivo mais que o suficiente para parabenizar o símbolo motorizado da reunificação pelo seu 50° aniversário.

Para homenagear o aniversariante, seguem os principais dados e fatos sobre o Trabant:

– Ao todo foram produzidos 3.051.385 Trabis nas fábricas Sachsenring Automobilwerken em Zwickau.

– O último modelo deixou a linha de produção em 30 de abril de 1991 (Type 1.1) e possuía a pintura especial “Miss-Piggy-Pink”.

– Hoje somente 58.000 ainda estão licenciados na Alemanha.

– O mais produzido foi o modelo 601 com Motor de 2 tempos, 19 hp, velocidade máxima de 105 km/h e carroceria de plástico.

– Os principais apelidos são: Papelão de Corrida (Rennpappe)‚ Bomba de Plástico (Plastikbomber)‚ Bomba de Duroplast (Duroplastbomber ), Bolha de Asfalto (Asphaltblase)‚ Mercedes de Fazendeiro ou Operário (Arbeiter-und-Bauernmercedes).

– O Trabi podia ser encontrado com carroceria do tipo limousine, Kombi, versão Camping com teto dobrável e Kübelwagen.

Provavelmente o Trabi não vai mais festejar muitos aniversários nas ruas da Alemanha, já que são cada vez menos rodando. Provavelmente em alguns anos, quem quiser ouvir o barulho de seu motor somente terá como opção programar uma visita ao museu.

Feliz Aniversário Papelão Velho! Siga firme!

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Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

Que maldade com os Trabis… acho que isso é t %!$&#dor de cotovelo, inveja do Bild, que por ser tão sinistro nunca vai se tornar cult como um Trabant…

Aliás, concordo com o povo: o dourado ficou muito louco… e essa limusine trucada? Só um Trabi moldável pode permitir isso… dobra aqui, passa o estilete ali, cola acolá, pronto… a dobradura está pronta…

RODVELOPOVSK
RODVELOPOVSK
17 anos atrás

http://www2.uol.com.br/bestcars/ph/110a.htm caso alguem não tenha lido eu mando o link do bestcarswebsite que conta a historia do Trabi

vitão
vitão
17 anos atrás

– ter só 58.000 vivos é sina lde bom-senso dos alemães ( ou que la’tem mais maluco do que se imagina).
– o pai das crianças devia ser preso por expo-las a risco. E não to falando do cigarro…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Apenas completando o que falei abaixo para os mais jovens que talvêz não saibam, o pai do Mário foi o Gualtiero Tognocchi, na minha opinião o maior e mais completo preparador de motos de competição que o Brasil já teve. Foi também pioloto, e dos bons.
Infelizmente morreu a 2 anos atrás vítima de cancer no pulmão.
Deixou um legado imenso de conhecimentos que o seu filho irá levar adiante na fusão da sua oficina Martog com a Cetemo.

Felipe
Felipe
17 anos atrás

Nossa, devia ser uma bomba mesmo, pra sobrar 50 mil de uma frota de 3 milhões… Acho que o resto desmanchou no ar, junto com o Muro…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Meu amigov kamaradovisk, dentre as motos que possuo existe uma Agrale Dakar. Seu motor 2T tem originalmente 27.5 hp porém, com os “acertos” no cabeçote feito pelo Mário Gualtiero, filho do Hôme, mais carburação e escape de competição acreditamos que esteja por volta de 35 hp ou mais.
Tem 1 cilindro de 200cc de emoção e com o alívio de peso geral que fiz nela seu desempenho é no mínimo estimulante.
Como pode esse caixotinho alemão oriental de 600 cc e 2 cilindros ser tão sub potente ?
Como alguém pode esperar anciosamente por 12 ou 13 anos para poder ter um desses na garagem e ainda por cima, despertar inveja nos vizinhos ?
O que aconteceu aos outros 3 milhões produzidos para sobrarem apenas 58 mil ?
Ficaram debaixo do entulho do muro derrubado ?
Flávio, nosso amigo kamarada, o último guerreiro da bandeira bolchevique preservando suas memórias e símbolos comunistas.
Parabéns pela sua luta, mesmo que inglória.
Muitos se ufanam idiotamente de um mundo mais belo que esse sem conhecê-lo e se quer, usufrui-lo.
Então vamos lá kompanheiro :
A luta continua,
a luta continua….

Adolf
Adolf
Reply to  VELOZ-HP
8 anos atrás

E por onde anda esse cidadão hoje?

@lemão
@lemão
17 anos atrás

Jason,

Voce é muito sensivel a bricadeiras!!!!

1GT
1GT
17 anos atrás

O dourado está lindo…
Tem algum carro do mesmo porte que tenha sido vendido por aqui?

Episcopo
Episcopo
17 anos atrás

Limosine de 6 rodas ??!!! O pessoal foi criativo !!!(rs)
O dourado realmente ficou bonitinho…

Jason
Jason
17 anos atrás

O alemão que escreveu esse texto deve ser aquele mesmo que fica surdinho com barulho de Kombi.

Certamente um mauricinho da Baviera, criado pela vovó.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Quel horreur!!!!

Dalton
Dalton
17 anos atrás

O Dourado é muito legal.

Maurílio
Maurílio
17 anos atrás

FG, porque não colocar um Corolla por dia?

coelho
coelho
17 anos atrás

Taí !! Esse até eu queria! Não é que ficou lindinho, o tunadinho?

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

Motor de 19HP é dose para leão, mas pelo menos é bonitinho. Esse dourado com essas rodas ficou show.

@lemão
@lemão
17 anos atrás

Isso é que é carro e não aquelas porcarias de Lada!!!!!!!!