Beleza é fundamental

SÃO PAULO (já dizia Vinicius) – Tem gente que acha que pego no pé da Stock, que não gosto da Stock, que não vou às corridas da Stock porque sou metido, que tenho inveja da Stock, que desprezo os pilotos da Stock, e sei lá mais o quê.

Para deixar bem claro, sabe o que eu realmente não gosto na Stock? Dos carros. Acho os carros feios. Horríveis.

Essa é minha diferença básica e essencial para a Stock brasileira. Não gosto dos carros. E para quem gosta de carro e não de negócio, como eu, categoria de carro feio e sem graça jamais vai morar no meu coração. Carro precisa ter cara, alma, fãs apaixonados, seguidores, carro que é carro olha para você.

Mas os da Stock são carros sem DNA, sem história, sem antepassados, os faróis são adesivados, eles nunca foram carros, na verdade, nunca passaram por uma linha de produção ou pelas mãos de um operário, são carros que não deixarão legado algum quando forem tirados de cena. Nem barulho de carro de corrida têm. Carros-fantasma, através dos quais não se vê nem o piloto, nem sua pilotagem, seu capacete e suas mãos no volante. São desajeitados, enormes e pesados, pouco sutis e sofisticados, de linhas pobres e design tosco. Uma feiúra generalizada, enfim.

O resto — todos os outros defeitos e qualidades — não me interessa muito, para dizer a verdade.


Calibra do ITC e Audi 80: bonitos


Bolha fingindo que é um Mitsubishi Lancer: feia


Alfa Romeo 155 e Renault Mégane: bonitos


Bolha fingindo que é um Chevrolet Astra: feia


Honda Civic e Lada Samara: um bonito; o outro, lindo


Bolha fingindo que é um Volkswagen Bora: feia


Lada 2105 e Gazela BMW: um maravilhoso; o outro bonito


Bolha fingindo que é Peugeot 307: mais ou menos


BMW Alpina e Alfa Romeo GTA: bonitos

Subscribe
Notify of
guest

175 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ANDRÉ FRANCO
ANDRÉ FRANCO
16 anos atrás

Na minha opinião, concordei com tudo menos sobre o Lada….ahhh e claro, como não é todo dia que temos um Bertone/Giugiaro correndo nas classes de turismo: GTA/GTAm não são bonitas não, são MARAVILHOSAS !!!!!
Cappo Lavoro!
Ciao

leandro
leandro
17 anos atrás

nao acho as bolhas tao feias assim…
teve um pessoal que comentou sobre motores.compara a tecnologia de um motor da TC2000 com a rusticidade de um V8.Imaginem um small-block com o mesmo refinamento de um motor de TC2000

Betoncius
Betoncius
17 anos atrás

A Stock é a cara do Brasil! Feiúra e brutalidade!

Eduardo
Eduardo
17 anos atrás

Putz, estão fuzilando o Gomes..kkkkk, calma gente, as vezes certos comentários e opniões temos que ignorar…abraço a todos

171
171
17 anos atrás

Pronto!!

171 comentarios!!!!

Colin Chapman
Colin Chapman
17 anos atrás

os Ladas realmente são uma beleza!!!!!!!!
Dos Stocks, só os Peugeot são bonitos. o resto……..

Marayl
Marayl
17 anos atrás

Mandrake,

a stock não tem o ppoder de “estrangular” categoria nenhuma, na minha opinião é claro, quem tem esse poder é a CBA que é quem deveria cuidar do nosso automobilismo, gerenciando-o como uma escola, da alfabetização até o terceiro grau, mas o problema é que ela só se interessa por um ou outra e o restante ficam ao Deus dará, alem das já famigeradas panelinhas das federações que tb de nada produzem de bom vivendo só de arrecadar grana de carteirinha de piloto.

Canadura
Canadura
17 anos atrás

Ih, Flávio! como vc é despeitado, hein?
E daí que não são carros de linha de montagem? Quéquetem?
Vc já teve carrinho de autorama? Se já teve, como iria correr na pista da Sebring? Com um “estrelinha” de fábrica? Ou com um super-chassi, motor mabushi ou mura, mexido, e carroceria bolha, que a gente pintava e adesivava em casa?
Pô, cara, eu também gosto de Kombis, DKWs e Ladas, mas tudo tem limite.
Ah, meu chapa, prá mim vc dizer q não gosta da stock por causa dos carros é puro despeito!
Não vou nem comentar a competitividade da stock, afinal eu não acompanho direito e, tampouco sou um jornalista especializado.
Cê tá ficando um velho (de espírito, o que é pior!) ranheta antes do tempo!
Procure seu analista.

antonio
antonio
17 anos atrás

Este post está ótimo ! pau pra todo lado …
Não entendo os que criticam a Stock dizendo que está matando as outras categorias … Alguém é obrigado a correr nela , ou correm por live vontade? As principais equipes brasileiras estão lá a contragosto , ou será que não entendem de automobilismo ? Ou será que estão lá por caridade ?
Cara , este campeonato é um negócio , não é um show beneficente . Tem qualidade , senão não teria público . Tem publico , senão não teriam patrocinadores . Tem patrocinadores , senão não teriam os melhores pilotos brasileiros correndo nela . Comparem com o futebol : a Stock é como um time brasleiro que está trazendo jogadores brasileiros que estavam na Premier League , no Espanhol , no Calcio Italiano … E tem nego achando ruim ??? Compare os grids da Stock com o que eram os grids do passado … Tirem os Sennas e Piquets , que diga-se de passagem correram pouco ou nada por aqui , o grid atual é o de mais alto nível que já tivemos .
Este papo de matar as outras categorias é balela . A Eurofarma – sei lá se é assim que se escreve – não vai patrocinar a F-qualquer coisa se a Stock acabar . Ela vai patrocinar um carro qualquer que esteja num ambiente de retorno publicitário . É delírio achar que o $ sai dali e vai pra lá , se não tiver este retorno .
Este povo do contra é meio doido …

Tubomenm
Tubomenm
17 anos atrás

Que gosto, heim!! Só gosta de argentinos e velharias

Mandrake
Mandrake
17 anos atrás

Prezado Marayl,

o problema está justamente nisso: a stock é uma categoria q estrangulou todas as outras.

O garoto sai do kart e vai pra onde?

Copa Clio, correr de tração dianteira? Aquela gaiolinha q precede a Stock Light?

Cadê as fórmulas???

Daqui a 10 anos os pilotos q estão lá fora terão envelhecido e serão substituidos por quem?

Eduardo
Eduardo
17 anos atrás

Olá Flavio, não iremos discutir gosto, mas eu não entendi direito seu ponto de vista sobre os carros feios e os bonitos, para mim eles são parecidos com aqueles que vc comparou nas fotos.

rpastor
rpastor
17 anos atrás

O comentário do Sr Ricardo Achcar, lá embaixo, deveria virar leitura obrigatória a todos que realmente gostam de automoblismo.

Marayl
Marayl
17 anos atrás

caraca não tem um aqui que não precise esculachar a categoria B pois a melhor é a A !!!!

stock é uma categoria assim como tantas outras, acho que todas são válidas, afinal há gosto para tudo.

171
171
17 anos atrás

faltam 10 comentarios para chegarmos ao numero favorito da stock car – 171!!!

hahahah

Guilherme
Guilherme
17 anos atrás

O Lance meu amigo Flávio, é que você gosta muito de carros antigos, eu particularmente adoro os carros da Stock Car, acho que eles são mais bonitos que os da NASCAR, porem, não competitivos como a NASCAR.

PORQUE NÃO COLORAM OS STOCK CAR PARA CORRER NO OVAL DE JACAREPAGUÁ?

Angelo Cravalho
Angelo Cravalho
17 anos atrás

AH!!! Consertaram a burrada das fotos, agora sim. Pelo menos leram meu post, agora só falta agradecer.

Mino
Mino
17 anos atrás

é a mania do brasileiro achar que tudo que é de fora é melhor. complexo de subdesenvolvido. se é de fora até Lada é melhor e mais bonito. quando collor liberou as importações de carros muita gente comprou Lada por só pra dizer que tinha carro importado. coisa de classe média mesmo. o povo não liga se os carros da stock são de chassis tubulares com bolhas de fibra. o povo quer é emoção na pista e isso a stock tem de sobra.

Mesquita
Mesquita
17 anos atrás

Reinaldo, a F-Truck é corrida de verdade???? E no que mais vc acredita: Coelhinho da Páscoa, Papai Noel, Duende…….

Tá muito mais divertido as resposta do Sr. FG do que propriamente o post. Os puxa-sacos defendem uma pessoa que não conhecem como se fosse a prórpia mãe.

Qdo um comentário está ao seu favor, FG, o senhor deixa mas críticas são apagadas ou respondidas com ironia e desprezo. Interessante isso. Elogiar pode, criticar não?

Todo mundo aqui sabe o site da Stock. Copiem o post, os comentários e as respostas e vamos encher a caixa postal de email mostrando que é esse senhor.

Jason
Jason
17 anos atrás

É muito barato para uma marca incluir sua bolha na Stock. A Peugeot pagou a merreca de R$ 1 milhão para botar o pseudo-307 na pista por um ano inteiro – acho que isso é preço de um anúncio em página dupla da Veja…
No pacote, a marca ainda ganha um porrilhão de ingressos para distribuir entre as concessionárias e o direito de pôr galhardetes, estandartes, o diabo a quatro.
É pura obra do pessoal de marketing – sem muita preocupação técnica ou esportiva (ainda que o patrocínio ajude a bancar o esporte).
Se o carro ganha, ótimo. Se o carro perde, não foi um Peugeot que perdeu, mas uma gaiola, morou?

Mika Raikkonen
Mika Raikkonen
17 anos atrás

Dio mio, como tem gente ignorante!
Entendam o que o Gomes está falando, essa fórmula SC com as bolhas está exterminando as outras categorias, é só Marketing e Rede BOBO, eu com meus 30 anos já tive oportunidade de ver F1 em Interlagos – legal, mas tudo muito longe, carro passa vrummm vrummm neguinho no setor G (dos pobres né) nem vê nada, só o S do Senna!!! Vi também Champcar nas ruas de Long Beach, um tesão de categoria, o ronco dos motores turbo, os carros passando a dois metros de onde eu estava (lado de fora das arquibancadas, atrás de uma fenda nas muretas de concreto)… Mas o que me marcou de verdade foi ter crescido vendo aqui nas ruas de Florianópolis belas disputas de F-Ford %!$&#categoria), F3, Fórmula Chevrolet, Fórmula Renault, (com Copa Clio de bônus) ou então catarinense de terra com os opalões dançando pra todo lado… Vi também corrida de turismo nos Estados Unidos, SCCA, mas com Mustangs verdadeiros, Porsches 911s, jamais essa aberração que não existe em nenhum outro lugar do planeta!!!
Turismo? Vejam TC2000, WTCC, ITC, DTM, Australian V8, FIA GT, BTCC e o c***lho a quatro, mas me mostrem onde corre outra ‘catigoria’ de turismo assim bizarra como a STOCK brasileira. E viva o direito do Gomes se expressar, eu inclusive não sou grande fã de Ladas e Trabants, mas vamos e venhamos, um VW ZÉ DO CAIXÃO é beeeem mais bonito e simpático do que essas bolhas malditas.

Reinaldo de Paula
Reinaldo de Paula
17 anos atrás

Não perca tempo com isso,sem duvidas é uma grande categoria sim,mais se quer ver algo bonito e competição de verdade,assista a F-TRUCK , são seis marcas envolvidas q patrocinam as EQUIPES e não o EVENTO feito a STOCK, a cabine do Mercedes é diferente do FORD,q é diferente do Volks,q é diferente do Iveco,q é diferente do Scania,q é difernte do Volvo,q tem o motor , cambio,chassi,suspensão diferentes do Volks,q é difernte do Ford,q é diferente do Scania,q é diferente do Mercedes,q é diferente do Iveco,andam a mais de 200km,tem publico maior q F1 em Interlagos,com cores e aparencias lindas e não tem o Galvão narrando.

Angelo Carvalho
Angelo Carvalho
17 anos atrás

Gomes, antes de vc meter o pau na stock, por diversos motivos, de uma olhada na galeria das fotos da etapa e na 3ª foto tem o texto(Thiago Camilo (esq.) disputa posição com o atual campeão Cacá Bueno, seguido de perto por seu companheiro de equipe Giuliano Losacco), que eu me lembre o Camilo é o número 21 e o Losacco o número 9. Então antes de vc meter o pau na stock, se atualize e fiscalize sua equipe e evite esse tipo de burrada.
Vc está se tornando o Galvão Bueno da web, pra ele só o Senna prestava, pra vc só presta o Michael Schumacher , DKW, Lada e Portuguesa. Deixa de ser chato e vai acelerar aquele dekinha que anda tomando tempo na Super Classic.

Acosta
Acosta
17 anos atrás

FG; sempre li seu blig e nunca me animei a comentar, então ai vai….a stock é um 171 mesmo, teve gente que disse que até concorda, mas sabe como é né, se não for assim não tem corrida…soa parecido com o, “rouba mas faz” que se dizia de um velho politico paulista.
Aceitar a stock como ela é por medo de nada ter é pensar pequeno demais e ter medo de ser feliz.
Fora mediocridade podemos ter algo melhor, já até tivemos.
Pacto de mediocridade é que fazem aqueles que não aceitam as criticas a esta categoria ridicula, tenho certeza que mesmo aqueles que hoje vivem as custas desta categoria no intimo lamentam o que tem que fazer para sobreviver.

Acosta

Mayara
Mayara
17 anos atrás

FG,
por que você apagou meu comentário ?

Lucas
Lucas
17 anos atrás

PQP…

O cara só expressou a opinião sobre os carros da Stock! Mas alguns se ofenderam como se tivessem chamado a própria mãe de sei lá o que.

Que doentio!

Speed Arosi
Speed Arosi
17 anos atrás

Caro FG
Já dei meu comentário, lá embaixo, mas agora que estou lendo os demais, ficou hilário. O moçada estressada. ahahahahah

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Cara, você me ajudou muito. Obrigado. O que eu posso fazer para agradecer?

eu nem sabia que voc
eu nem sabia que voc
17 anos atrás

Eu nem ia perder meu tempo para escrever. Mas resolvi lhe ajudar e dar aqui uma oportunidade de reaver seus conceitos e palavras com relacao ao automobilismo. Pelo que acabei de ler aqui, imagino que voce deve ter mais pessoas te odiando à gostando. Use a sua suposta credibilidade para fomentar o automobilismo, seja em qualquer categoria. Até porque imagino que voce deva viver as custas do automobilismo, que hoje é o automobilismo nacional em si.
…………….
agora um pouco de agrassividade.

Eu fico imaginando voce em sua vidinha negativa e insignificante. Perdendo seu empreguinho numa radio, apresentando o programa automobilistico de menor expressao em nosso continente e ter que se contentar em se expressar negativamente neste site. Enxergue a vida de uma maneira mais positiva e profissional, ja que voce como jornalista, é credenciado a trabalhar como um apresentador ou comentarista de um grando evento com o a stock car. Ou voce nao queria ganhar uns 20 paus por corrida? Ou será que voce sabe que ninguem te quer?

Vamos lá bola pra frente…
ABS

Gomes
Gomes
17 anos atrás

É mesmo, obrigado.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Ui ui.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Ui.

diego
diego
17 anos atrás

Sinceramente. é tudo igual.

André Mateus
André Mateus
17 anos atrás

Ninguem dá a mínima se voce gosta ou não de Stock, não se preocupe. Sua opinião pouco importa, o que importa é que a categoria nunca esteve tão forte e com pilotos de três gerações. Pergunte ao Ingo se ele acha se está melhor agora ou antes na época das vagas magras. A Stock nunca teve tanta competição, nunca teve tanto publico e nunca teve tanta competição. Se preocupe em promover o que voce gosta que é melhor pra todos. A Stock não precisa de voce pode ficar sossegado.

Mandrake
Mandrake
17 anos atrás

Tô com o Nasser: a stock é uma categoria 171.

Talvez a melhor definição é que é uma categoria “colorida”, que deixa felizes a maiorira dos cérebros binários q frequentam este blig. Um pessoal q não consegue enxergar o MAL q faz essa categoria para o automobilismo brasileiro.

Daqui a 5 ou 7 anos eles saberão.

Ademais, é tanta grossura ao volante que eu sugiro a implantação imediata de cartões amarelos e vermelhos com direito a suspensão automática na próxima corrida, dos supostos pilotos q não sabem fazer uma ultrapassagem sem entrar pela porta de quem vai a frente.

Luis
Luis
17 anos atrás

Flavio, com todo o respeito a sua opinião, você já parou para pensar quantos funcionários (mecanicos) estão por trás de cada piloto que estava nos boxes de Interlagos nesse fim de semana?
Não interessa que os carros são forjados, o que interessa é termos uma categoria de nível aqui, gerando emprego e impostos.
Quando a categoria corria de Opala e Omega, não gerava 10% de tudo que gera hoje (emprego, renda, retorno de mídia).
Então, pq vc nao marca com alguma equipe um treino com o Stock Car V8 e depois você vem dar opinião sobre a categoria?

E dai?
E dai?
17 anos atrás

Com, falar que os carros são feios e só os que eles acha lindo (ladas e afins) são os que prestam, ja torna o post mal feito, ou como muitos falaram, um post p jogar pedras onde ele provavelmente nunca correrá. Falar que não da pra ver o piloto, e por isso o carro é feio, entao temos de excluir DTM, SuperCars e ate Nascar, os quais tb nao vemos os pilotos bem. Sendo que alguns por dirigirem mais na frente até da pra ver. Falar que os carros são feios, tudo bem questão de gosto, aogra, porque não entra em contato com o Zeca Giaffone, e fala pessoalmente, sei que você conhece ele, tem o telefone e tudo da oficina, porque nao vira consultou técnico da categoria e ajuda eles, pois pelo visto a sua escola de engenharia deve ter sido brilhante, muito superior a deles. Se não tiver o telefone da ZF racing, é so entrar no site e pegar, eles lá com certeza irão explicar p vc o porque dos carros serem iguais, o porque eles tem de obedecer determinados acordos com patrocinadores que colocam regras, e tomara que um dia encontre alguem deles e fale na cara e não através de um blog covarde, onde posts como o meu sao apagados.

antonio
antonio
17 anos atrás

Ah , ah , ah … tem de rir deste post . Ou melhor , tem de rir dos comentários que este post agregou .
Pra quem gosta de corrida , a Stock é ótima . Corrida no Brasil melhor ou igual à Stock , só a Truck , outra categoria detonada pelo FG .
Nada contra as opiniões do FG . Acho que é porque ele olha estas categorias com os olhos de quem entende de corridas , de carros , de bastidores etc etc . E tem a sua opinião . E mais , tem um canal formidável para divulgá-la . Em momento algum do post eu li ele sugerindo que todos os seus leitores devessem concordar com ele . Ou dizendo que os que discordam estejam errados . Ele pensa assim e ponto . Qual o problema ? . Eu por exemplo gosto da corrida , gosto dos carros , adoraria poder andar em um , e , sincermente falando , dou graças a Deus por termos a Stock aqui . Senão o que teríamos ? F-Renault ?
( nenhuma resposta que começe com “SE” vale , tipo SE eles fizessem assim seria assado etc etc ) . Tirem a Stock e sobra o que ?
Mas voltando ao post em si , e o motivo de minhas risadas iniciais , o melhor são blogueiros que querem dizer improperios ao FG e tomam respostinhas atrevidas . Morro de rir . Posso até não concordar que um jornalista use o seu blog para , educadamente – na medida do possivel – , mandar alguns de seus leitores à m#$&& .
Olhem que exemplo de democracia minha comigo mesmo neste caso : um lado meu não gosta e fica indignado , mas convive com o lado que gosta e dá risada … E eu não brigo comigo mesmo por causa disto .
Acho que os brigões deveriam ser mais ‘leves’ consigo mesmo …

Marcus
Marcus
17 anos atrás

Nossa, esse post realmente trouxe à tona o que há de pior nas pessoas. Até racismo entrou nesse embrólio! Será que as pessoas tem mesmo que descer tanto o nível somente por que discordam umas das outras? Aonde iremos chegar…

Clóvis Moraes
Clóvis Moraes
17 anos atrás

Realmente as bolhas são estranhas, a impressão que eu tenho é que as traseiras são de carros completamente diferentes aos que eles tentam caracterizar. A única parte da bolha que me chamou a atenção foi a frente, e só a frente do 307.

DMurray
DMurray
17 anos atrás

Ouro de tolo = pirita. Por que?

Mario Aquino
Mario Aquino
17 anos atrás

Quem já ouviu falar do Ouro de TOLO.

marcos
marcos
17 anos atrás

Em relação ao exposto pelo Dan Tak, a Stock brasileira não é mal sucedida e em nada tem haver com o fato haverem ou não categorias de entrada no automobilismo neste momento. Bem, categoria de saída já sabemos que existe, não é?

Konrad von Swalwagne
Konrad von Swalwagne
17 anos atrás

Eu não sou o FG, mas aquela matéria tem erros: Nova Iorque não é capital de nada nos Estados Unidos. A capital do país é Washington, e a capital do estado é Albany.

Outra correção: naquela matéria do Grande Prêmio em que se comparava a stock car com a Fórmula 1, o autor usou “anglicano” como se fosse sinônimo de “inglês”. Acontece que anglicano é quem é membro da Igreja Anglicana (sediada, é fato, na Inglaterra); mas nem todos os ingleses são anglicanos, nem todos os anglicanos são ingleses.

Sei que aqui não é o canal para indicar esses erros, mas no Grande Prêmio não é possível comentar as matérias que são publicadas.

Fernando Novato
Fernando Novato
17 anos atrás

Flavio, por favor, falando em DNA e personalidade, não se esqueça dos maravilhosos Volvo 850 Estate. Abraço!

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Ah, esses “Formula1maníacos” da era moderna… não sabem nada de automobilismo.

E acho estranho esse pensamento de “se não gostou, fique calado”.

Porquê? É ofensivo uma opinião contrária? Se for pensar desse modo, pode se escrever também:

“se não goste da opinião do Gomes não escreva nada.”

Ainda bem que a maioria não pensa assim. ;)

Carequinha.
Carequinha.
17 anos atrás

Para que eu seja retirado à força de minha Profissa~p, bastará a Re4de Globo dar o toque final neste Circo Stock Car Brasil : O Locutor oficial vir a ser o GALVÃO BUENO com Reportagens de Pista do Fautão, aí nem o Casseta e Planeta conseguirá concorrer.

MatheusC20XE
MatheusC20XE
17 anos atrás

Concordo com os comment´s do F. Gomes..
Não vejo problema algum em ele expressar suas opiniões, não sei pq tanta revolta.
Também acho ridícula a stock car brasileira, que ainda teve de apelar para importação de um V8 americano, ao invés de desenvolver um motor/preparação nacional, que estou certo sermos capazes.

As bolhas só servem para chamar atenção dos leigos que assistem, pois qualquer entusiasta de automobilismo também acha ridículo, isso não tem como discutir.

Parabéns pelo Blog, Flávio. Abraços!

Ferrarino
Ferrarino
17 anos atrás

LINDO É O DKW DO GOMES…

José Luiz
José Luiz
17 anos atrás

Concordo em linhas gerais, também preferiria carros de verdade. Só não sei se dava para ser diferente, diante da apatia das montadoras em investir no automibilismo nacional (vide Chevrolet e Renault que caíram fora e as outras que nunca entraram).
Além disso o brasileiro tem a tradição de torcer mais pelo piloto do que por marcas.
Mas, com certeza, eu gostaria muito mais de ver um campeonato de marcas com diversas categorias como no tempo em que havia Divisão 1, Divisão 3 etc.
Pelo menos duas categorias já ficaria bom, com os Palios, Fox, Fiestas, Corsas etc fazendo a abertura e os Corolas, Vectras, Civics e Megânes na principal.