Beleza juvenil
SÃO PAULO (ter saudade é bom) – Ontem os nervos estavam à flor da pele por aqui. Corrida de F-1 deixa todo mundo nervosinho. Então vamos sossegar o facho, voltar no tempo, lembrar das calças curtas, das primeiras aceleradas.
Jonny’Ô Eu Sempre Quis Um Desses mandou as imagens abaixo. Elas, e muitas outras sobre autoramas, estão neste delicioso site.
Destes, tenho a Tyrrell, a Lotus, uma Copersucar, mas a FD1 e uma ferrari do Johny Watson
Oi Milton
Claro que lembro das berlinetas, tinham aquele chassis com guia fixo, motor de um imã, o chassis parecia uma caixinha e se encaixava na carroceria com quatro pinos.
Tenho um amigo que tem o autorama e as berlinetas intactos.
A estrela mudou a pista para estes carros, aquelas com encaixe redondo e depois mudou novamente para pista que é fabricada até hoje que por sua vez é CÓPIA da pista da monogram da década de 60
Milton:
É 64 mesmo. Eu tinha dez anos e ganhei do meu avô de aniversário.
Alfredo:
Meu camarada… é uma viajem esta sua página. Ainda não andei por ela toda, mas vc tem fotos, ou lembra das Berlinetas que a Estrela lançou na segunda série do Autorama? As pistas eram pretas e os aceleradores deixaram de ser aqueles de caixinha e passaram a gatilhos… Ano passado ganhei de uma amiga um Autorama completo com uma Ferrari e uma McLaren (era do filho dela) e pretendo juntá-lo com uns dois sacos de pistas que tenho pra fazer um pistão preso a um compensado. Este seu site me animou!!!!
Pois eu tou com um autorama escala HO pra recuperar aqui em casa (aqui não tem espaço pra um da escala tradicional), e já montei uma pista para 4 carros na casa do meu pai (porque lá tam espaço) , usando as pistas que meus vizinhos foram deixando lá em casa… Tenho muita sorte, ainda consigo brincar até hoje com meus irmãos… (temos idade entre 10 e 34 anos… hehehe)
Eu ainda tenho o autorama do Emerson. Ganhei ainda bem criança, graças a Deus sobreviveu até hoje! Lotus e McLaren, os carros do Emerson! Ainda funciona perfeitamente, tenho até a caixa. Quantos dias me diverti com ele, época sem video-games e celulares. Se dava sol ia pra rua, se chovia tinha o autorama ou a TV…
Milton
Era muito bom este tempo, as brincadeiras eram diferentes, dava pra brincar na rua com a turma toda, isto quando o pessoal não queria ir em casa pra brincar com o nosso autorama…
Pra quem não viu ainda, aí vai o link com fotos do primeiro auto-rama da estrela http://www.agfilho.com/fotos64.html
Abraços
Alfredo,
O meu era de duas pistas. Eu nem conhecia esse modelo de quatro pistas. Só fiquei sabendo da existência dele agora que ví no seu Site. (PÔ, meu pai devia ter me dado esse de 4 pistas)
Mas os aceleradores eram esses mesmo. Vermelhinhos com a velocidade.
Oi Milton
Eu ganhei um destes com quatro pistas, um carro para cada filho e um é claro pro meu pai, eu tinha quatro anos e me lembro que o AUTO-RAMA (era assim que se escrevia, pois o nome era da Gilbert) tinha quatro pistas e estava montado num tablado verde, as pistas eram mais estreitas e os aceleradores eram aqueles vermelhos com o gatilho em forma de acelerador de carro, ma parte de cima ele tinha um ponteiro que indicava a que “velocidade” você estava, BONS TEMPOS….
legal demais
q bom pro espírito rever isso
meu irmão teve um chaparral, pode crer por volta de 67-68, eu tive a lotus preta e o brabham, um colega do ginásio tinha uma lotus vermelha.
Meu Deus, que viagem !!!
Adorei o site ! Tenho até hj a Brabham 1981, a Ligier JS11 e um Fiat 147 branco (que acendia os faróis !), além de um Mura 20 e uns 2 chassis e motores Mura mais fracos… Acho que todos eles estão merecendo ser restaurados, a faz tempo que estou me prometendo um tempo para fazer isso…
Eu ia muito na Sebring (batia cartão quase todos os fins-de-semana, descendo e subindo a Augusta com minha caixinha de ferramentas debaixo do braço !!!
Bons tempos !!
Opa, comi a palavra amigo antes do nome do Cacau, quem lê da forma que escrevi acha outra coisa….
É o site do meu Cacau que mora nos EUA, é um carioca muito boa gente, ele entende muito do assunto e tem uma coleção enorme.
Além do belíssimo site do Alfredo, há este aqui que merece uma visita demorada:
http://www.valdetaro.com/luiz.htm
Faz pouco tempo. Só 43 anos. Eu tinha 11 anos, mas pensei que tivesse menos.
Valeu, Alfredo.
Foi o primeiro sim, foi em 1964, tinha quatro cores de corvette, azul, vermelho, amarelo e verde. Ele tinha um sistema de rosca sem fim no lugar de coroa e pinhão, logo depois a estrela trocou pelo sistema tradicional. Pra quem não sabe, estes carros eram cópias fies dos A.C. Gilbert..
Cesar Costa,
Eu acredito que foi o primeiro a ser lançado no Brasil. Eu gostaria de saber o ano que ele foi lançado, para saber que idade eu tinha. Você lembra? Ou se alguém lembrar, agradeço a informação.
Agradeço as palavras de todos, o intuito do site é este mesmo, dividir com quem tem mais de 40 anos os bons tempos do autorama. Com a atual produção de carros réplicas (de autorama), muitos quarentões voltaram a andar. Estou a disposição de quem precisar de dicas.
Excelente site!!! Do meu amigo Alfredo.
Veloz,
Meus carrinhos eram o Mustang, GT 40 e Cheeta (este da COX). Gastei muita mesada nestes BÓLIDOS…
Acho que este foi o primeiro autorama que saiu, né? Pneus finos, chassis de plástico e as rodas viravam junto com as guias. Logo depois a Estrela lançou a pista preta, que vinha com as Berlinetas…
Cesar Costa,
Eu me lembrava da Corvete vermelha, mas não conseguia lembrar de jeito nenhum da cor da outra (azul).
Milton Bonani:
O meu primeiro autorama tb foi este. Um Corvette azul e outro vermelho. As pistas eram cinzas. Logo depois saíram umas carrocerias de Berlineta… Um espetáculo!!!!
VelozH2,
Obrigado pela dica, mas no momento seria impossivel ter um brinquedo assim em casa, tenho 3 filhos 3 , 5 e 8 anos , não sobraria rodas sobre rodas.
Alguns meses atrás ,na febre do filme Carros, fiz para meus anjinhos nada mais nada menos do que 40 carros em papelão , mais a replica da cidade interia !
Não durou uma semana!
Jonny`O Cecotto, tem um Autorama Nelson Piquet para vender numa loja de brinquedos antigos no Shopping Continental em São Paulo.
Acho que o preço é R$500,00.
Se estiver interessado posso passar lá hoje à noite e falar com o dono, pegar o telefone para contacto, etc, etc.
E aí, vai voltar aos velhos tempos ?
Abraços.
Eu tinha uma pista com curva inclinada com Copersucar FD 02 amarelo e a Ferrari do Lauda, e o meu Copersucar andava mais que a Ferrai também. Foi com esse carro que fui andar pela primeira vez no Ibirapuera, depois ganhei um Mabuchi um Mura Green. Passava as férias entre a Loja Paraíso, a Sebring e o Ibirapuera. Ia,com alguns amigos, a pé para a pista do Ibira ou para a Sebring de ônibus, cada um com sua caixa de ferramentas adesivada, descíamos (e depois subíamos) a Augusta toda a pé e comíamos aquele cachorro quente da Sebring no fim da tarde. Êita tempo legal.
Tohmé,
Pode levar todos no proximo farnel!
Além dos manuais originais, TENHO TODOS esses F1, inclusive a rara Lotus vermelha.
Casa Aerobrás e Alfredo Lupatelli (perto do largo do Paissandu, vendia os trens alemães da Merklin, fantásticos). Torrei muita grana lá. E ganhei alguns campeonatos no bairro também. Tempinho bom demais.
Eu tive, e ainda tenho, esse Brabham branco. Eu e meus amigos, fazíamos a imbecilidade de botar talco nas curvas para que os carrinhos derrapassem!!
HEHEHEH
Bons tempos!!
Sou um grande amante de autoramas. Logo devo terminar a restauração de todos os meus carros e vou disponibilizar as fotos na internet. Por enquanto fiquem com a maior coleção de carros de autorama que eu tenho conhecimento:
http://www.paceautorama.ppg.br/
A coleção é simplesmente fantastica. Vale a pena passar horas vendo essas belezinhas…..
VelozH2,
Também tive um momento parecido com o que vc contou aqui, claro não chega a tanto, mas foram 5 pistas usadas que comprei em 1983 , tinha o Lotus 72 a Ferrari 312 e o FD02 amarela, alias esta copersucar nunca poderia ser amarela.
Os outros carros eram os F1 da época Brabham Bt52 ,Ferrari de 83 ,Renaut RE20 e um Wolf muito mau feito, depois vinham os prototipos Porsche tipo IMSA GTX , somente um deles com motor Mabuch ou algo parecido ,com pneus laranja.
Mas eu sonhava com a Tyrrell azul.
Também sou um felizardo dessa época. Mas o modelo da minha pista não aprece nos catalogos. Mas tudo bem. Além de boas recordações, lembro bem o dia em que ganhei meu autorama da minha madrinha e meu pai e meus primos mais velhos montaram a pista no mesmo instante, mas não deixavam eu brincar.Só dava os mais velhos. A febre pelos autoramas foi tanta que um dia no prédio onde moro, juntamos 4 pistas e fizemos um %!@$&@#circuito no salão de festas.Um verdadeiro GP.Depois parti para os carrinhos mais rápidos como Mabuchi, Mura 7, 10, 20, Aceleradores com resfriador, glub nos pneus, pneus moles. Ia andar nas pistas da Av. Sumaré, Rua Augusta, Ibirapuera……………Até hoje tenho saudades
Desculpem pelo off-topic mas, alguém poderia me passar o contato daquele rapaz que faz miniaturas ?
Podem acreditar ,eu tenho quase todos esses fórmulas da estrela e apesar de estar com 40 anos de idade ainda participo de corridas com esses carros .As corridas acontecem aqui em Santos e vem até gente de São Paulo pra participar ,se alguém quiser alguma informãção é só me enviar um e mail
[email protected]
Eu tive um autorama com a assinatura do Emerson Fittipaldi, que tinha 4 Fiats 147 (Azul, Amarelo, Vermelho e Branco).
Saudade. Bons tempos.
Nossa Senhora da Aquiropita, foram 12 anos ininterruptos desses carros na minha vida.
Desde o lançamento da Super Pista 8 da Estrela com o Chaparral e o Ford GT-40 em 1967 até 1979 curti direto todos os carros e versões de pista possíveis.
Tive 51 carros prontos para correr e mais de 300 carrocerias intercambiáveis aos chassis. Duas caixas de ferramentas e peças transbordando de itens como eixos, rodas, coroa e pinhão, guias, motores, etc, etc.
Se meus pais ainda fossem vivos eles teriam arrepios com essa foto.
O meu pai pela grana que gastou comprando quase tudo isso e minha mãe pela bagunça que se transformava o meu quarto, sala, garagem, quintal, enfim, a casa toda virava um boxe de autódromo com os amigos disputando os campeonatos que fazíamos em casa.
Como o meu pai se recusou a comprar uma pista do tipo profissional com 8 guias e 4 baterias de carro para montar em casa, eu juntei 4 pistas Super 8 com curvas inclinadas e vários transformadores para fazer a maior zona veloz do bairro.
Que bagunça que virava aquilo. Um monte de doidos acelerando as caranguinhas e fazendo fila para usar a pista.
E dá-lhe barulho, gritaria, lanche, guaraná, rock and roll, vizinhos reclamando, cachorro latindo, empregada com a cara feia, eu morrendo de rir e depois, cantadas de pneu e muita aceleração com os doidos indo embora.
Êita tempo bão, só bagunça e curtição.
Eu tive um autorama com uma Copersucar amarela e um Ferrari 312T igual ao que Lauda ganhou em 1975. E pasmem, o copersucar andava mais.
Saudades do meu tempo de autorama com essas maravilhas da Cox e da Monogram,em 65 66 67 …
Prezads amigos,
Minha Brabham, dirigida por Wilsinho Fitipaldi, era imbatível. Não é nostalgia não (ou talvez seja) mas a F-1 era muito mais legal com Tyrrel, Lotus, March …
Autorama e muito legal !!!!
Eu tinha um da Estrela com Ferrari e Lotus… Juntava com o do meu primo para fazer uma pista “gigante” !!!!
Depois de “crescido” a brincadeira ficou mais séria e iamos lá na Monza… Poista profissional perto da Estação Vila Mariana… Nem sei se existe ainda !!!!!
O site desse cara é bem legal…
http://www.agfilho.com/portugues.html
Putz, agora estou lembrando de um monte de coisas de autorama. O meu primeiro foi um da Estrela que tinha duas Corvetes com carroceria de plástico duro. Na primeira saída de pista quebrava a moldura do para-brisa. De carrinho tive também um Porsche 908 cinza que era covardia. Eu passava a tarde no quarto brincando e minha mãe crente que eu estava estudando.
Eu tenho esses carrinhos. Menos o Tyrrell. Estou esperando o momento de restaurá-los. É… enquanto o pessoal aqui normalmente fala em restauração de DKW, Fuscas, Passats, eu posso restaurar carrinhos de autorama. Dureza…
Eu tinha o Brabham e o John Player, com pista em 8 de curva inclinada. Coisa mais linda. Meu irmão fez o favor de trocar por um Atari que por sinal nem funcionava.
Eu tive um Chaparral número 65. Tenho quase certeza que era da Revell. Comprei numa loja que ficava lá pelos lados da Pça. da República, mas não lembro o nome. Eu era pequeno, mas enchia tanto o saco do meu irmão mais velho que ele acabava me levando.
A visita ao site é para se ver ajoelhado.. uma viagem no tempo. Muito bom!