Errar é humano. Mas pesa.

SÃO PAULO (lindo, o céu) – Está no ar a incrível, incomparável, espetacular e imperdível coluna Warm Up desta semana.

O tema, oh, surpresa!, é o erro de Massa no GP da Malásia.

Leiam, digam tudo!

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Carlos Piazza
Carlos Piazza
17 anos atrás

Perfeita a coluna,. Parabens !!!
Faço coro com aqueles que julgaram péssima a largada do Felipe.
A ´´mer..cadoria“ começou ali.
Largou mal, deu o lado pro Alonso e Hamilton, (que de bobo não tem nada) e, de quebra, bloqueou o Kimi. Depois, no desespero de perder o Alonso, foi pra cima do Hamilton feito uma ´´vaca louca“e deu no que deu.
Nunca pilotei um F1, concordo com aqueles que dizem ´´falar é fácil“mas, minha crítica refere-se ao contexto dos pilotos, afinal esses caras são efetivamente os melhores do mundo, ha genios e motoristas mas, sem duvida os melhores.
Ainda acredito que ele vai surpreender positivamente. Não ha a menor semelhança entre Felipe e Rubens. Todos os grandes campeões cometeram suas K-H-das, Felipe talvez esteja gastando as dele, o problema é que se ele enfraquecer demais sua posição dentro do time,…´´a natureza segue seu curso“…

revelador
revelador
17 anos atrás

O Kimi sem muito oba oba chegou, venceu na primeira e fez o que deu na segunda. Alguém tem alguma dúvida de qual piloto da Ferrari chega na frente nesse fim de semana?

Dr. Koroiva
Dr. Koroiva
17 anos atrás

Teve um aí que disse que Petterson foi bloqueado pela Equipe em 78!
A única corrida do ano que ele ficou perto de Andretti o tempo todo, foi no GP da Holanda, onde pareceu que a equipe deu alguma ordem de manter a posição. No restante Andretti sempre largava na frente e Petterson no meio do pelotão.

E o Colin Chapman, foi muito criticado por aqui, justamente por não fazer jogo de equipe e deixar seus pilotos correrem do jeito que desse. Os jornalistas brasileiros da época ficaram furiosos porque ele não deu ordem para o Ronnie Petterson deixar o Emerson ganhar o GP da Itália em 1973.

Bosch
Bosch
17 anos atrás

Indo contra a maré….acho que o Hamilton tah com cheiro de segundo piloto tb, um novo Coulthard.. vai ficar 10 anos na Maclaren sendo escudeiro… ele estava com um ritmo tão inferior ao Alonso que muitos apostavam em estratégias diferentes…. e sem essa de defender posição… veremos o que virá

DG
DG
17 anos atrás

sem contar que o tal do Hamilton parece competentíssimo, não afinou em nenhuma das tentativas de ultrapassagens, o cara parece que veio p/ incomodar muita gente…..

DG
DG
17 anos atrás

se o “lingua presa” não melhorar rápidinho, vai se ferrar “bunito”, cabeça fria, concentração e sorte, só isso ele precisa melhorar, só?

Bosch
Bosch
17 anos atrás

E o chato é que aquele ditado: é só dar corda que se enforca; parece encaixar perfeitamente…

DG
DG
17 anos atrás

*adaptar

DG
DG
17 anos atrás

cadê a turma dos puxa-saco? bastou um erro e já sumiram todos? Brasileiro é uma %!$&#mesmo. Agora o que me espanta é a dúvida que ainda persiste para alguns, quem é o primeiro piloto? Só Berger não sabe, porque tá muito preocupado em procurar patrocinadores p/ Toro Rosso,, poque ainda alguem tem dúvida? O salario de um é quatro vezes maior, tem mais mecãnicos na equipe, primeiro ano no carro, tdo mundo sabe qto é difícil se aqdptar ao novo carro, já tem 9(nove) ptos a mais, que dúvida que alguém tem? Só se for retardado mesmo. Agora o que me deixa mais triste é que o Massa parece que não aprendeu c/ o erro, como é que pode?

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Por enquanto não tenho opinião formada. É muito cedo para isso. Mais duas corridas e saberemos quem é quem e a que veio, especialmente o Hamilton que está mostrando competencia. POr enquanto é só falatório.

Kaiser
Kaiser
17 anos atrás

O grande erro de Massa foi perder a posição para Hamilton na largada. Perder para o Alonso que estava em 2º ao su lado tudo bem, mas para um 3º lugar foi grave e comprometeu toda corrida dele.

Para uma equipe escolher quem vai ser seu 1º ou 2º piloto, além da diferença de pontos entre ambos há outra variável, os pontos do principal adversário. No caso Alonso esta na frente do campeonato por 2 pontos com o agravante de ser um piloto muito regular. É evidente que para a Ferrari, Kimi tem mais chances de ultrapassar Alonso e pode chegar a esta situação já na próxima corrida, basta uma vitória. Igualaria o número de pontos mas por ter 2 vitórias contra uma do espanhol estaria em 1º no campeonato. Já com uma vitória de Massa a liderança do campeonato continuaria na mão de Alonso mesmo que não marque nenhum ponto na próxima etapa.

Acho que a situação de Massa já esta definida, fiel escudeiro com direito a uma ou outra vitória.

No exemplo citado abaixo de Piquet/Mansell em 86 a Willians deu o campeonato para Prost por não ter feito esta escolha. No caso Prost/Senna o carro da McLaren era tão superior as adversários que podia se dar ao luxo de ter 2 primeiros pilotos.

No campeonato atual a disputa é muito grande e se não for feita esta escolha vai ser difícil derrotar Alonso e a McLaren.

Andre Viana
Andre Viana
17 anos atrás

O que pesa contra o massa e que parece que o kimi ainda nao pegou totalmente o macete do carro, e ja possui 9 pontos de vantagem,quando pegar entao, ai o massa vira 2 piloto de vez, a nao ser que ele vire um genio de uma hora para outra ou o kimi continue sofrendo com o carro, ai ele teria condicoes de ganhar a disputa na ferrari, at least.

Obs. Lembrem-se: Massa apanhou de heidfeld, fisichella, shumacher, e no final do ano o villeuneuve tava dando um baita trabalho inclusive terminando provas na sua frente, por isso reafirmando minha teoria se o kimi pegar o jeito do carro, ja era.

Bernardo
Bernardo
17 anos atrás

Para mim as condições na Ferrari sempre foram iguais às da Mclaren nesse ano, o primeiro piloto (no caso Kimi) iria estar nessa posição naturalmente. E eu não vi o Kimi precisar de muito trabalho… hehehe

Bosch
Bosch
17 anos atrás

Ficou claro que o Massa vai dar para um bom segundo piloto…no bom sentindo é claro…..

Antonio
Antonio
17 anos atrás

Este erro do Massa vai servir, ao menos, para que os patriotas brasileiros não tentem botar a culpa na Ferrari na hora que o Massa tenha que abdicar de vitórias para o Haikonen. As chances são iguais para os dois, mas o finlandes tem demonstrado mais competência neste início de temporada. Não sou, nem quero ser pessimista, mas acho que vem mais barbeiragem ai no próximo domingo. Espero queimar a lingua, mas ….

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Dessa eu gostei:

“Na Formula 1 nem sempre foi assim. Não foi assim em 84 quando Lauda e Prost disputaram entre si mesmo sendo da mesma equipe.
Não foi assim em 86/87 quando Piquet e Mansel disputaram entre si mesmo sendo da mesma equipe e
não foi assim em 88/89 quando Prost e Senna disputaram entre sim mesmo sendo da mesma equipe
Ninguem precisou ser escudeiro de ninguem e ninguem foi privilegiado pela equipe. É triste que agora pra quem não assistiu formula 1 nos há mais de 15 anos atrás achar que na na f1 é assim mesmo. Não era assim e por isso era muito melhor. ”
———————————————-
É exatamente isso: não era assim, nunca precisou ser assim, e não deve ser assim. Tratar essa questão como um fatalismo dos tempos modernos sinceramente não me convence.

Abraços a todos,

Luiz Fernando

BMD
BMD
17 anos atrás

Teve outro famos bloqueado pela equipe: Peterson, que era roibido de passar o Andretti na Lotus (1978 ???). Como protesto, ficava colado no Andretti a corrida inteira, mostrando ao mundo que ultrapassaria na hora que quisesse.

Colin Chapman era genial, porém um cara mauss. Lembrem que para ele piloto morrer não importava, importante era carro leve. O próprio Peterson pagou com a vida em um dos carros-bomba da Lotus.

Aos mais jovens: contem quantos pilotos morreram a bordo de um Lotus

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Souza, na F1 nem sempre foi assim, mas na Ferrari nunca ouve dúvidas. Acho que o mais famoso protelado da Ferrari de todos os tempos foi Gilles Villeneuve em 1979, que foi proibido de disputar o título.
Concordo com o Gomes, a Ferrari vai definir o primeiro já na próxima. Ela está muitos pontos atrás da McLaren para brincar agora, ainda mais na filosofia que sempre se teve nesse time. Mesmo a Ferrari sabendo que Massa é mais rápido, no momento que Kimi, sabe que o filandês tem mais chances contra o cabeça leve Alonso, que parece que nunca erra.
Velocidade não é a prioridade do time, já que o carro ainda é mais rápido que a McLaren. Kimi pode ganhar, eles sabem disso. Se Massa não provar que pode também, na próxima, no mínimo a decisão começará a ser tomada.

Gomes, sei que critiquei suas últimas colunas (sorte que minha opinião não conta muito, por isso a distribuo fácil), mas essa foi perfeita, principalmente na ética.
Não julgou o Massa, nem negativamente nem positivamente, apenas relatou, o verdadeiro trabalho do bom jornalista. Mesmo numa coluna, o que é raro.
Parabéns.

Sam
Sam
17 anos atrás

O problema é que o Massa já começou o campeonato perdendo para ele mesmo.

Não acho que o Raikkonen seja grande coisa………mas também não se pode entregar de bandeija assim.

E se, competição é para que vença o melhor, então que vença Alonso!

Mas vou torcer pelo Massa.

Zeca Neto
Zeca Neto
17 anos atrás

Acid…

Que raios voce tem contra o Barrica? Nem era assunto do post…

acid
acid
17 anos atrás

Nunca gostei do Raikkonen, e acho que ele NUNCA será campeão por uma série de caracteristicas próprias dele. O Massa é e sempre será mais rápido que o “cachaça” e isso a Ferrari sabe. Portanto não será no próximo GP a decisão do primeiro piloto aconteça o que for. Massa cometeu um erro como o Senna cometeria. Reclamamos que não tem ultrapassagens na F1, quando um piloto tenta e se ferra todos caem de pau. Os mecanicos e tecnicos de equipe gostam quando o piloto é agressivo e vai pra cima. Ainda continuo achando que esse é o ano do Massa (e o ultimo do Barrichello… hehehe).

Pedro Neto
Pedro Neto
17 anos atrás

Menos FG..

O Massa foi contratado como segundo piloto e permanece segundo piloto e, na minha opinião, é segundo piloto!.

Não sei se o Schummy seria campeão com essa F-2007 ai…do jeito que vc andou falando, falando e falando…

Mandrake
Mandrake
17 anos atrás

Concordo com a coluna, mas acho cedo pra Ferrari começar a fazer jogo de equipe.

Depois do Bahrein ainda teremos 16 provas… um campeonato inteiro dos antigos.

Frank Stein
Frank Stein
17 anos atrás

Essa conversinha de Jung que o Kimi economizou prá mim não cola nem com super bonder, ele também tomou um baile do Hamilton, mais feio ainda que o Felipe, além disso alguém já viu o pé-frio economizar carro? Pára, gente, menos, bem menos.
Além disso, pela concorrência que tem, acho que o Alonso já é o campeão.

Jacob
Jacob
17 anos atrás

Pois é Flavio, infelizmente tive esta exata sensação de “agora f_deu” na madrugada da corrida. Saco, outro Barrichello prá gente torcer…brasileiro sofre.

torcedor brasileiro
torcedor brasileiro
17 anos atrás

Alguém pode me dizer o que o Massa poderia fazer de melhor????? Quanto mais ele esperasse, mais o Alonso ia se mandar, aí o que restaria, brincar de gato e rato com o Alonso???? Acho que o Massa fez o certo, mas o certo nem sempre sai como a gente quer??? È como diz o ditado do Beisebol ” às vezes se ganha, às vezes se perde, e as vezes chove…”
Outra pergunta, se o carro do Raikonen só quebrava na Mclaren, e até agora não quebrou com o Alonso, de quem é a culpa??? Será que a Mercedez acertou o motor, ou será que realmente o Kimi é um destruidor de carros…
Como alguèm já disse, o Kimi mudou seu estilo, mas na verdade, na primeira corrida, como ele mesmo disse, deu até sono, e na segunda ele se restringiu a ficar atrás do Hamilton, será que ele realmente mudou???? Ou vai mostrar seu estilo destruidor….
Abraços a todos

José da Silva
José da Silva
17 anos atrás

Souza, não é que as coisas sejam sempre assim na F1, elas são sempre assim é na Ferrari.

Elvis
Elvis
17 anos atrás

Depois FG vem falar da Globo… parece que para ele é o alemão que nunca errou, ++que aquilo era arrojo de quem corre com a faca nos dentes++ (aaaarggghh!!!)

Souza
Souza
17 anos atrás

E tem mais, na Formula 1 nem sempre foi assim. Não foi assim em 84 quando Lauda e Prost disputaram entre si mesmo sendo da mesma equipe.

Não foi assim em 86/87 quando Piquet e Mansel disputaram entre si mesmo sendo da mesma equipe e

não foi assim em 88/89 quando Prost e Senna disputaram entre sim mesmo sendo da mesma equipe

Ninguem precisou ser escudeiro de ninguem e ninguem foi privilegiado pela equipe.

É triste que agora pra quem não assistiu formula 1 nos há mais de 15 anos atrás achar que na na f1 é assim mesmo. Não era assim e por isso era muito melhor.

a equipe errou na primeira e agora Massa errou na segunda.

Ambos erraram e tem que correr atrás nas próximas 14 corridas.

dawalibi
dawalibi
17 anos atrás

Eu concordo com o Flávio, mas com 2 ressalvas. Acho ainda um pouco cedo demais para essa definição. E também acho que o Raikkonen, além de se mostrar também inconstante em algumas situações, pode começar a ser ajudado por sua conhecida “sorte”.

dawalibi
dawalibi
17 anos atrás

Eu concordo com o Flávio, mas com 2 ressalvas. Acho ainda um pouco cedo demais para essa definição. E também acho que o Raikkonen, além de se mostrar também inconstante em algumas situações, pode começar a ser ajudado por sua conhecida “sorte”.

dawalibi
dawalibi
17 anos atrás

Eu concordo com o Flávio, mas com 2 ressalvas. Acho ainda um pouco cedo demais para essa definição. E também acho que o Raikkonen, além de se mostrar também inconstante em algumas situações, pode começar a ser ajudado por sua conhecida “sorte”.

Souza
Souza
17 anos atrás

Faltou falar dos erros de Schumacher nos últimos dois anos que custaram a perda dois títulos a Ferrari.

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
17 anos atrás

Gomes, se esta tua visão do cenário para o Massa é o correto ou não, não sei dizer, mas é o mesmo que eu tenho. Também acho que se o Massa não chegar na frente do Rikkonen no domingo, ele se torna o Fiel Escudeiro. O que é uma grande pena. O Massa é muito bom, mas as coisas não vão bem pra ele.

Quanto ao erro dele, acho que esse já começou na largada. O que veio depois foi consequência. Ele sabia que se se mantivesse alí atrás do Hamilton, perderia em definitivo o contato com o Alonso.

Acabou perdendo, de qualquer forma? Sim…Mas pelo menos tentou corrigir o erro da largada.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Qto ganha o Kimi? Qto ganha o Massa? Quem é mesmo o primeiro piloto da Ferrari, independente de erro?

Ricieire
Ricieire
17 anos atrás

Imagine-se dentro de uma Ferrari logo após ter perdido posições para os dois Mclaren. Agora imagine-se ouvindo a equipe “berrar” em seu ouvido dizendo que você tem de passar seu adversário para que a estratégia funcione. Pois bem, de fora é fácil falar mas lá dentro do cockpit eu imagino que seja bem diferente… E o principal: prefiro um Felipe Massa que arrisca e erra, porém acerta também muitas vezes do que um Rubens Barrichello que foi sempre um piloto burocrático e dificilmente arriscava. Também por esse motivo Michael teve e tem tantos admiradores e por isso Felipe ainda irá trazer muitas alegrias para seus torcedores e com isso todos esquecerão que um dia ele errou em Sepang/2007!
Ano passado ouvi várias vezes que a próxima corrida era crucial para a Ferrari em busca da Renault. Porém Alonso venceu 4 provas seguidas, abriu 25 pontos e nem por isso evitou a recuperação de Schumacher no campeonato. Portanto a corrida em Sakhir não é decisiva e se Felipe chegar atrás de Kimi novamente o GP da Espanha também não será crucial, e assim sucessivamente…
No automobilismo uma coisa é certa nada é previsível e tudo é possível…

Bonilha
Bonilha
17 anos atrás

Todo mundo diz que na próxima corrida Massa vai ter que fazer das tripas, mas não adianta muito ele ganhar a corrida e o Iceman chegar em segundo, por exemplo.
Ainda acho cedo prognósticos sobre primeiro ou segundo piloto, mas depois do Bahein, aí sim as coisas vão tomar um novo rumo.

Campes
Campes
17 anos atrás

Um brasileirinho contra esse mundão todo ai…
Gostei da atitude dele ter admitido o erro, e como bem colocou André Jung, a pole foi conquistada com o carro leve, então, ele tinha de arriscar mesmo.
Na verdade, os erros foram dois, e não um. Largar mal não conta como erro???
Sorte ao Massa na próxima!

RC*

El Peruano
El Peruano
17 anos atrás

Concordo totalmente…. mas agora uma dúvida de português (já que sou peruano).
Na frase “O carro da Ferrari era medonha” o correto não seria “o carro da Ferrari era medonho”??
Abraço

volnei
volnei
17 anos atrás

Porque será que o FG não cita os erros do schumi, será que só o senna dos grandes errou ???????????????????????????????????????????????????

Marcog
Marcog
17 anos atrás

Pra variar, mais um texto muito bem escrito. Preciso logo comprar seu livro.

Só comentaria um detalhe: sim, ele errou, acontece, mas o fato de ter errado em cima de um estreante, torna a coisa ainda mais difícil de engolir. Todo mundo espera exatamente o contrário, e acredito até que aquelas chegadas impetuosas em final de reta tinham como objetivo justamente “assustar” o Hamilton e conseguir a ultrapassagem mais facilmente.

Barrichello tomou 2 ou 3 “X´s” seguidos do Schumacher no “S” do Senna em 95, snme, mas acabou não repercutindo tanto, afinal, ele estava tentando ultrapassar SCHUMACHER, talvez o 2o melhor da história no quesito “uma coisa é chegar, outra é passar”.

No caso de Felipe, ainda ajuda a lembrar de sua 1a temporada na Sauber, o comportamento afoito, por vezes inconsequente.

É verdade que desde o ano passado ele rejeita o favoritismo, mas, no fundo, SABE o que se espera dele este ano, e garanto que não é um “X” daqueles, a manobra mais linda do automobilismo, imho.

P.S. – Voltando àquela história do GP Brasil de 1994, uma das agradáveis lembranças foi uma daquelas corridas preliminares pré-GP, acho que era F-Chevrolet, um menino antecipou a freada por fora e meteu um belo de um “X” no oponente bem na nossa frente, na freada da curva do lago. Era a primeira vez que via aquela manobra ao vivo, e foi naquele dia que aprendi seu nome. Delirei…

Amnesia
Amnesia
17 anos atrás

Gomes, vc esqueceu daquela rodada do Shummy em indianapolis, e mesmo assim ganhou a corrida com os dois pés no freio.

Sebastião
Sebastião
17 anos atrás

Ele tem que ser no mínimo perfeito na próxima corrida para minimizar os danos ao máximo e estabilizar a situação. Podia pegar uns conselhos com o schumy.

PS: Alguém sabe se nos dias de treino oficial passa no SPORTV o treino livre que precede o qualify ?

RC
RC
17 anos atrás

Gomes,

Não foi Senna que bateu em Schlesser, e sim, Schlesser que batem em Senna. Jean-Louis Schlesser errou a freada e acertou a lateral da McLaren.
Bem claro nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=S9HU9-QHIYM

HC
HC
17 anos atrás

Discordo.
Uma coisa é um campeão mundial errar sozinho. Cometer um ato falho por um momento de falta de concentração. Esse é um tipo de erro.
Outro tipo de erro é o cara tentar passar um adversário, calcular mal a manobra (seja por falta de técnica, seja por afobação) e acabar fora da pista.
Talvez o Massa não seja o grande campeão com os quais ele foi comparado. Veremos.

Marlon Maestri
Marlon Maestri
17 anos atrás

Olá Flávio, coluna fresquinha em um dia abafado. Um texto bem colocado, justificando e ponderando o que é ser um piloto de uma categoria tão difícil. Eu era da corrente dos que diziam qua a Ferrari estava queimando Massa e tal. Ainda não engoli a primeira corrida, mas a segunda realmente mostrou que falta não sei o que ainda pra chegar no nível de Alonso e Kimi. Será que não está na hora de entrar em cena algum guru, tipo Nuno Cobra ou aquele indiano que o Schumacher tinha? Pressão, pressão, pressão. Controle extremo, esse é o grande pulo do gato. Eu, particularmente gosto de Kubica, mas o Heilfeld é sim um Felipe Massa controlado. Acho que ninguém tira do Alonso. A nossa geração é realmente privilegiada. Abraços, Flávio

Luiz Franco
Luiz Franco
17 anos atrás

É, o Felipinho errou mesmo, e foi por causa de uma necessidade de mostrar uma capacidade acima da média, como a do Kimi. Basta ver o salário de um e do outro, e saberemos depreender quem é o primeiro piloto da scuderia desde o começo da temporada. Admirável é o tratamento que a equipe dispensa igualmente a ambos os pilotos. Mas no frigir dos ovos e dos miolos o frio finlandez vai ficar em vantagem. Sou brasileiro, mas não sou cego.

MSS
MSS
17 anos atrás

Análise correta … Mas oque eu acho interessante é que o Kimi também mostrou uma mudança de atitude nessas duas corridas … Todo mundo sabe que ele estava com os giros limitados por causa do aquecimento do motor, mas o comportamento dele nas duas corridas é de quem está trabalhando prá conquistar a prioridade da equipe para aí sim, ir em busca do título…

O Zaca vai cortar um dobrado …

Luis Felipe Holtz
Luis Felipe Holtz
17 anos atrás

Não há muito a acrescentar à opinião do Flávio. É exatamente isso mesmo. Caso Fernando Alonso ganhe no Bahrein ( é o favorito para a vitória mais uma vez ) e Kimi chegue à frente de Felipe Massa, será natural a Ferrari começar a trabalhar para Kimi Räikkönen lutar pelo título. Seria muito arriscado postergar essa decisão a favor de Massa sob pena de a diferença para Fernando já ser considerada inalcançável em um campeonato equilibrado como este. Ano passado, quase deu para a Ferrari. Mas trata-se de Michael Schumacher. E no binômio “piloto-competência”, era o alemão sete vezes campeão do mundo quem podia o clamar para si. E não Felipe Massa. Por enquanto.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Assino embaixo.