Faz-me rir
SÃO PAULO (não dava pro cheiro) – Na linha “vamos valorizar as baguetes”, Márcio Tabasco envia fotos que ele mesmo fez de uma exposição da Renault em Paris. Entre outras coisinhas frágeis, esse R8, um gordininho metido a nervoso.
Quando nós da Vemag víamos essas coisinhas, desatávamos a rir. Apesar de tudo, eram simpáticos. Por isso não ríamos alto, para não desmanchar.
Romeu…tb tinha o patrocínio da Auto Imperial, por acolher a barata na prova de Petrópolis!
LS
Achei o carro lindo!!
Parecido com o gordini
Dor de cotovelo…é dor de cotovelo da boa que o Flavinho tem quando vê um Renault.
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Os DKW é que não eram páreo para o R8 do Marivaldo.
Não esculachem com o R8. Na Europa ele fez bonito em rallies e mesmo em pistas principalment eno grupo 2 . Na França tinha uma cara que andava de Opel Kadet (Jean Ragnotti) que atrapalhava um pouco pois o cara era muito bom mas até em subida de montanha o bichinho se dava bem. Foi escola de muita gente, era barato e nos campeonatos regionais dava show..
Essa roda de tres parafusos é ridícula. Desde que eu era criança achava horrível. Mostra o parentesco entre gordini, renault e corcel. Mas esse azulzinho de corrida até que é legal.
Complementando: A Willys trouxe tres R-8, dois foram destruidos em acidentes, e o terceiro foi vendido ao Marivaldo, que venceu corridas em Piracicaba, Petrópolis e Interlagos.
Segundo informações do cartazete que acompanhava o carro nos “Classicos de Competição” o carro foi comprado depois pelo Bird Clemente.
Quem esteve no evento “Classicos de Competição” em Interlagos em Janeiro ultimo, deve ter visto exposto o Renault R-8 azul, com o nº 45 e o patrocinio da Viação Guarujá, do Marivaldo Fernandes.
Nesse dia todos os DKWs combinaram de andar só com dois cilindros.
Numa corrida aqui em Petrópolis, o Marivaldo Fernandes com um R8 azul, deu pau em muitos DKW. O carro tinha um “berro” maravilhoso.
Revirando alguns arquivos, lembrei-me de um detalhe: o R-8 foi previsto como sucessor do Gordini, tanto que a Willys trouxe 8 ou 10 carros para a engenharia. Após pesquisas e avaliações, chegou-se a conclusão que ele seria um “gordinão” e nunca bateria o fusca. Então a Willys fez uma parceria com a REnault e investiu no “projeto M’ , que seria a famíla Corcel /R-12. E disso resultou um contrato com a Chasson (emrpesa do grupo Renault que faz estampos), que por um pequeno detalhe não foi registrado no Banco Central, não permitindo a remessa de francos franceses para o pagamento de royalties (não tinha lei no Brasil que permitisse essa remessa sem aprovação do ministério da industria e comercio). Os descendentes do Asterix podiam levar cruzeiros, mas que não serveriam nem para papel toalha, então montaram um empresa financeira para aplicar o dinheiro. surgiu então a Financeira Losango (sacaram o nome ?), que foi um braço da REnault no país até a o início da década de 90, quando resolveram o imbroglio jurídico. Pelo menos essa é a história que eu sei (inspirado pelo FG: ‘so sei que nada sei…)
Lindo! Lindo!
Andava a ver um, exactamente igual a este, num supermercado à frente de minha casa. fiquei parado prá ai unas três minutos, a ver o boneco. E tal como eu, mais alguns doidos por carros… Tenho pena do meu pai não ter guardado o seu R8 verde!
Grande R8!
Foi escola de muito piloto que a matiuzada e eu inclusive admirou…alguns vídeos que vi sobre a copa renault com os R8…vixe…briga de foice era pouco!
é , parece que o 286 (baleado) ainda funciona….”se eu não se engano” , o R-8 virou espermatozóide de Corcel (foi sucateado, ou melhor, “escrapeado” na linguagem da indústria).
Vitão,
O Grecco trouxe, para a equipe Willys, um destes. Não resistiu às Berlinetas Interlagos e, principalmente, ao DKW Malzoni.
Não me lembro de quantas corridas participou, mas vestia as cores da Willys.
existe algum R-8 aqui no brasil ?
lindo carro de corrda
Vocês tão de implicância com o “Zézinho do Caixão” azul…
Esse modelo R8 Gordini é o precursor dos modelos “brabos” derivados de linha. Depois desse daí , vieram os R5, os R5 Turbo, os Megane e os Clio… até os lindos Clio Sport atuais, cuja versão “hot” hoje da Copa Clio, oferecem 205 CV, câmbio sequencial, e outras gracinhas +…..
Perdão pessoal. Willys se escreve com “y” e não Willis.
Esse gordini era D E M A I S…
Vitão. Voce tem razão. A Equipe Willis chegou a usar este modelo em corridas que exigiam veículos de 4 portas. Eram simpaticos, engraçadinhos mas muito lentos. Eu assiti uma edição das 24 Horas de Interlagos onde a Willis correu com este carro (com as tradicionais cores Amerelo c/ faixa Verde). Isso foi no final dos anos 60 e creio que quem ganhou a prova foram as Alfa Giulia da Equipe Jolly.
Esse Azul-Caíque é demais :o) [2]
Troca o 96 por esse, Gomes! Muito mais charmoso.
Esse Azul-Caíque é demais :o)
Linhas muito elegantes e equilibradas, principalmente quando se observa a proporção entre o volume do cofre do motor e o porta malas. Encontramos equilíbrio semelhante no BMW 2002, Alfa Giulia e no automóvel mais bonito de todos os tempos, nosso Laika / Riva / Ziguli / Fiat 124
Acho que teve um R-8 que correu no Brasil. Vi um desses dentro da Ford-Willys (estrada do Taboão) em 69-70 .Era carro da engenharia e veio de porteira fechada quando a Ford assumiu a planta.
Com motor traseiro (e pesado), era o professor de rumba que ensinou tudo para a Brasilia. A confirmar se foi o último “hot ass” feito na França (graças a Deus).