Mineirão em cores, raríssimo
SÃO PAULO (ouro puro) – Valmir de Souza descolou este vídeo com imagens de uma corrida em torno do Mineirão no início dos anos 70.
Carros sempre mencionados aqui, como o Esquife Voador BMW, em plena ação, num filme Super 8. Demais da conta!
Ney Alencar :
Permita-me discordar de sua observação sobre o carro do Camilo Christófaro. Era um Fúria sim: na revista Auto Esporte de SET/1972, que trouxe a reportagem sobre essa corrida, tem uma foto na página 118 que mostra claramente o carro 18, atrás do Porsche 907 do Angi Munhoz, na largada. Na página 120 é informado o grid de largada e na terceira fila está anotado Camilo Christófaro – Fúria.
Acredito que você tenha feito alguma confusão.
Um abraço.
Ricardo Cunha
Caro Ricardo,
A Autoesporte está errada! Era o protótipo Lobo mesmo.
Sds,
Ney Alencar
Moçada,
Só um reparo: o carro do Camilo Christófaro (nº 18) era o protótipo Lobo, construído pelo próprio Lobo do Canindé, e não um Fúria. E se não me engano, ele correu em dupla com o Camilinho.
Eu estava lá, não perdia uma corrida no Mineirão. A capotagem do Paulo Gomes foi bem na minha frente. Uma cena pavorosa, pois além do barulho todo (a BMW bateu no meio-fio e levantou vôo, caindo de rodas pro ar. A gasolina começou a jorrar pela boca do tanque e correr para debaixo do carro. Paulão, que pesava muitos quilos menos que hoje, bateu no cinto, se esticou no teto do carro e se mandou com uma destreza incrível! Felizmente, não houve incêndio.
Mas vazou tanta gasolina que corroeu o asfalto, e durante muito tempo, ao passar pelo local eu ainda ia conferir o estrago…
Sds ao Gomes e a todos. Sou quem disponibilizou o filme do Mineirão em questão. O super-8 foi feito por um amigo de BH, que aparece nos primeiros instantes, e as fotos por outro amigo que correu também com o VW 11, ambos mencionados nos créditos. Gostaria de, com ele, incentivar a quem possui vídeos e imagens similares, a divulga-los também ,de modo a não se perderem definitivamente em uma estante ou uma caixa mofada. Muito preciosa a contribuição de todos em definir a data e a classificação da prova! Uma observação, as fotos são de corrida anterior ao video, provavelmente em 69 ou 70. Um abraço a todos.
Gomes, vi agora pouco o Cacá Bueno dizendo que seria o ideal ter 38 carros na Stock, mas ainda irei mais longe o ideal é se basear na categoria mais famosa e bem montada do mundo, a F-1, impor um limite de 24 carros, tendo mantendo as categorias de base, que ambas tem e as equipes menore se unirem, montando assim equipes de ponta, com maior infra-estrutura e com pilotos de testes, o que vc acha, a categoria seria mais bem vista em termos de organização, se mais alguém quiser entrar terá que comprar uma equipe…..
Sensacional!!!!!!
Xará, pior é o Serra, que tem uma pista linda e histórica, e está fazendo um esforço danado pra acabar com ela porque não gosta de corrida (ele confessou que só foi no autódromo porque o neto insistiu; disse que acha esse negócio de corrida de carro coisa de rico). Nessa brecha é que surgem projetos como Cabreuva. Só para piranhar de volta (copyright by Aloisyo) vou propor transformar o estádio do palmeiras em conjuntinho da CDHU. Talvez aí ele entenda como a política funciona.
Ô Vitão meu xará, só se esse puto do Aécio levantar um autódromo até 2010 ganha algum respeito comigo…
Ibsen:
O Angi Munhoz estava em segundo lugar na corrida, na volta 64, quando derrapou, bateu na calçada e quebrou a suspensão. A vantagem que ele tinha sobre os demais corredores fez com que ainda terminasse na quarta posição. A corrida teve 70 voltas, e só o José Renato Catapani completou esse total.
Ricardo Cunha
ja fui nums 5 cocktais de apresentacao de projetos mirabolantes de construcao de autodromos que deram em nada
os caras que tem o poder na mao nao imaginam o que seria um motorspeedway aqui nas alterosas
pensam em megalomanias mas sem eficiencia
a uns 2 anos tinham um projeto fantastico utilizando o antigo jockey mas o nosso futuro presidente cancelou e comecou a sede admn do governo nesta area
agora ouvimos esta babozeira de nova
ainda tenho resquicios de kibe e coxinha do ultimo cocktail
quando tenho vontade de ver carro correndo vou a brazilia ou ao rio ou em sp que ja faz quase 2 anos que fui conhecer a super classic
O Angi Munhoz ainda terminou em quarto lugar, apesar de ter passado sobre uma guia e quebrado a suspensão do Porsche 907.
Como já foi comentado abaixo, essa corrida, os 200 Km de Belo Horizonte, foi disputada em 20/08/1972:
Resultado:
1 – José Renato Catapani – Lola T-210
2 – Clóvis Ferreira – Porsche 910
3 – Antonio Castro Prado – Alfa Romeo GTA
4 – Angi Munhoz – Porsche 907
5 – Toni Zauza – Puma 1800
6 – Cláudio Vidigal – Volkswagen 1600
7 – Francisco Lameirão – Volkswagen 1800
8 – Antonio Carlos Avallone – Avallone-Crysler
9 – Rodrigo Moura Castro – Volkswagen 1600
10 – Tony Bastos – Volkswagen 1600
11 – Oswaldo Amorim – Protótipo Corcel
12 – Jayme Levy – Puma 1800
13 – Gilberto Carvalho – Volkswagen 1600
14 – Marcos Guimarães – Volkswagen 1600
Não terminaram a corrida :
Paulo Gomes – BMW 2002
Camilo Christófaro – Fúria-Crysler
Newton Pereira – Newcar-Volkswagen
Esta foi a primeira corrida da Lola T-210 nas cores da Equipe Hollywood.
Ricardo Cunha
200 Quilometros Brasileiros de 1972. O Porsche 907 do Angi Munhoz também bateu na corrida, danificando as suspensão. O Paulão conseguiu a façanha de destruir 2 BMW nessa corrida. A esquife não ficou tão destruida como a vermelha. Pelo que me lembro daria para recuperar sem problemas. quanto ao público junto a pista, era normal nesta época. Completamente diferente da assepsia de hoje. Um verdadeiro sonho poder ver todas essas máquinas de perto.
Muito legal! Pena que as câmeras de super 8 não captem som!
Mas a música estava boa.
Fantástico…mas e a segurança…?
Será que somos mais medrosos nos dias de hoje…? Digo nós…assistentes e em parte os pilotos!!!
A imagem mais bonita é a do par de coxas. Lindas.
Alguém já postou essa abertura dos Simpsons ? Qual o carro do Hommer?
http://www.youtube.com/watch?v=49IDp76kjPw
É a prova de 1972, vencida pela Lola número 94 do Tite Catapani. E as primeiras imagens são de treino, pois aparecem carros como o BMW esquife do Paulão Gomes e o Avallone número 2 do Luiz Carlos Fonseca. Eles não largaram – o Paulão destruiu o BMW em um acidente e o outro, parece, quebrou). Aparece também o BMW cupê vermelho com Agnaldo de Góes ao volante. Na corrida, esse carro foi pilotado pelo Paulão, que capotou…
Outros carros reconhecíveis: Fúria 18, com Camilo Christofaro; Newcar 87, com Newton Pereira; Porsche 910 número 4, do Clovis Ferreira; Porshce 907 númeoro 48, de Angi Munhoz.
Bonf girl mineira…hehe
Das poucas vezes que vi um estádio mais lotado do lado de fora do que pelo lado de dentro…
Falando em vilões ao estilo 007…o chefe da F-Truck que expandir a F-truck para todos os autodromos do país…depois américa do sul…e quiçá o mundo!
Pior que é verdade…
Essa prova deve ter sido as 200 Milhas de BH de 1972 pela presença de BMWs, Fúria-Chrysler do Camilão, Lola T-210 do Tite Catapani e Porsche 910 do Clóvis da Gama Ferreira. Salvo engano, foi nesta corrida que o Paulão Gomes acabou com a Esquife nos treinos e uma 2002 TI na corrida. A conferir com o Ricardo Cunha.
Acho que ouvi o Teo Jose dizer que o pessoal da F-T ia se reunir com o Aécio para propor a construção de um autódromo em MG (candidato a presidência faz qualquer coisa pra aparecer) . Ter outra pista no país é bom; outra corrida de mastodonte é ruim…….
muito bom!!
filme historico!! parabens a pessoa que conseguiu resgatar essas imagens!
Isso mostra que aqui em Minas também corre gasolina nas veias de muita gente. Só que, pela mais absoluta falta de lugares, tudo o que temos aqui é uma reles pista de arrancadas na entrada de Santa Luzia, na grande BH.
EU QUERO UM AUTÓDROMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Só faltou o Pãozinho de queijo.
eita
poderia ser feito um concurso! aqui quem é e por onde anda Bond Girl?
Demais esse filme. A qualidade ainda está boa. Eu acho que essa BMW Esquife foi a que bateu o recorde de velocidade máxima no anel externo de Interlagos, recorde esse que pertencia ao Camilo com a carretera 18.
Vitão:
De Veraneio?, Pô meu, que almoço hein?..Ela tava lá como carro de apoio. Olha o capacete do carinha atras do fusca, do motorista da Veraneio ( parece que tem um cara no carona tb) e o logo na porta. A namorada do 007 apareceu no 1′ 30″…com aquela mini saia…
só faltou aparecer o 007 Sean Connery. Putz…quanta irresponsabilidade. Sem proteção nenhuma, se alguém escapa numa curva. Vixe..que strike..
Se você conseguir prestar atenção, logo depois da mini-saia, o carro madrinha era um SP -2 . E a Veraneio correu com que número ? (na verdade, sei que tinha um louco que corria de rally com a Veroca. Na pista nunca soube de nenhum doido). E por falar nisso, quiz do dia : quem correu (e barabarizou ) de Aero-Willys : Arthur Bragantini (pai) ou ele, EMF (em estreantes e novatos) ?