No comments


Foto enviada pela Silvia Carvalho

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
.
.
17 anos atrás

Sei, sei…
Pelo jeito, você estragou 2 carros !

Jorge
Jorge
17 anos atrás

‘Ponto’,

A unica preocupação em relação ao 14 é que pudesse ser vendido, e ao publico correto.

– O carro tinha problemas estruturais e não me interessava ficar com ele.

– Não entendi a grafia incorreta entre aspas.

Em momento algum pretendi ser ironico, peço desculpas se me fiz entender mal.

Mas se a conversa está tomando este rumo, honestamente prefiro que
termine por aqui.

grande abraço

.
.
17 anos atrás

O “pobrema” da caixa VW ou Kombi, é a falta de opções de relações.
É um defunto !
Já a caixa 901, apesar do trambulador ser uma m.e.r.d.a, com a 4a. e 5a. multiplicadas, e o diferencial 4,43:1; veste muito melhor no motor AP, principalmente se vc tiver um comandinho + alegre.
MAS colocando motor AP no 914, eu usaria MESMO é a caixa do Gol GTI, com acionamento a cabo !
Fica um bicho !
Há um maluco em Jarinu, meu amigo Pistão, que fez este acionamento para a Chamonix.
Não tenho o telefone dele, mas ele mora atráz da rodoviária.
Vale uma chegada até lá !

.
.
17 anos atrás

Mas para colocar o motor AP no 914, vc bobeou !
Não deveria ter trocado o câmbio !!!!
Deveria ter colocado uma flange (eu tenho) e mantido o volante, embreagem e motor de arranque do AP ! (e guardado na prateleira o motor de arranque do 914)

Jorge
Jorge
17 anos atrás

“Ponto”, ambos somos duas mulas teimosas, né?

Você olha e acha uma coisa, eu olhei e fiz outra, o meu TL era divertidissimo…

– e o 914 ficou uma B* com caixa de kombi diesel e motor AP :-))

.
.
17 anos atrás

Amigo Jorge !
Obrigado, mas eu não tenho nenhuma dúvida !
Muito pelo contrário, porque tenho todas estas caixas.
Nos carros e + algumas de reserva.
Abraços !

.
.
17 anos atrás

Quanta teimosia…
Conhecimentos de almanaque !
Se algum de vocês tiver a aportunidade de ver as caixas do 912 / 911, lado a lado com a do 914, irá comprovar o que falei: Que são completamente diferentes !
E a tal adaptação não compensa !
É + barato comprar outra caixa !
Vocês podem achar uma boa 901, do 912 / 911, no eBay !
Custam por volta de US$250.
Vejam lá o ítem 180097586671.
Esta já está na minha garagem…

Jorge
Jorge
17 anos atrás

“ponto”.

Sem quer dar uma de chato, mas acho que vale a pena ler o que está no link abaixo, porque tira qualquer duvida que possa existir de sua parte, se cabe ou não a caixa no carro.

http://www.rallybugs.com/engtrans.htm

abraço

V.M.
V.M.
17 anos atrás

JORGE já disse tudo ….

Jorge
Jorge
17 anos atrás

O curioso é que existe kit a venda para fazer a conversão, e inclusive os com a caixa do 914 são ligeiramente mais baratos, porque basta trocar a ponta da caixa pela que tem o trambulador apontando para o lado certo, ao invés de trocar volante de motor, embreagem e mais um monte de coisas (originais do 914) para se adequar ao fusca.

Para quem tem 914/6, existe tambem conversão para colocar trambulador lateral nas 915, etc..

Uma verdadeira salada, mas segundo o nosso amigo “ponto” nada disso existe.

– se ele conhecer um bom advogado e abrir alguns processos contra quem anuncia essas coisas fantasiosas aos quatro ventos, pode dar um bom dinheiro…

abraço

.
.
17 anos atrás

Resumindo: A caixa do 914 NÃO ENTRA NO BESOURO NEM COM REZA BRAVA !!!!!

.
.
17 anos atrás

Caro V.M.,
Em primeiro lugar, as caixas 901 e 915 são COMPLETAMENTE DIFERENTES !
A 901 é inteira (parece com a do VW); e a 915, muito maior, é em 3 partes.
Mas tanto a carcaça, como a fixação da caixa para o 914 é diferente, por causa do trambulador.
A caixa empregada neste 1303 é a 901 do 912 / 911.
Simples assim…para quem conhece, tá ?

vitão
vitão
17 anos atrás

Carlão, a questão não é sorte não, é braço ; no meu caso o pé era mais pesado que o cérebro (e o entusiasmo maior que a experiência…) mas tô vivo (embora das minha 9 vidas eu não tenha nenhuma de sobra, e tenha sacado umas duas no cheque especial do Criador). Mas o baile continua e isso é bom demais….

Paulo
Paulo
17 anos atrás

FUSCA É FUSCA !!!!!!!!

ESSE É O CARRO!!!!!!!!!!!

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

É, eu sempre fui sortudo…

vitão
vitão
17 anos atrás

eu também adorava esmirilhar o fusca da minha mãe, jogando a traseira e pegando no último segundo; até que uma vez ele foi fondo, fondo, e eu kaput ; 4 piruetas (no ar – um tonneau e um saca rolha no “pouso”) ,PT do casco, fratura da 4 e 5 vértebras (quase paraplegia) , 9 dias em coma, uma extrema unção, romaria de parente no hospital mais longa que discurso do fidel….tudo com 14 anos de idade…como diz a Vaca Pazza, como sobrevivemos ?

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

Que caixa nem motor de Porsche nada!!

Já fiz muito isso com uma fuca 1300 75 caretinha e canelinha nas estradinhas do interior do RJ, em Itaocara especificamente… Gastava um tanque por dia esmerilhando o fusquinha. Depois das sessões de tortura, o único trabalho que tinha era de jogar uma água pra tirar a lama e a poeira.
E sim, era um tesão fazer o fusquinha levantar poeira, mais do que a brasa do meu pai.

V.M.
V.M.
17 anos atrás

Zé Rodrigo, cabra bom que só a gota serena, hoje à noite, na reunião Lagoa, eu te dou uma aula completa sobre os 9´s da Porsche. Na minha ausência, o companheiro “J”, o mago dos motores a ar, aquele que recebe mensagens por via mediúnica de Ferdinand Porsche, assume meu lugar com igual ou superior conhecimento de causa.

Jorge
Jorge
17 anos atrás
adrianóvisk
adrianóvisk
17 anos atrás

o mais incrível é que esse fusca deve estar a uns 30Km/h

J.
J.
17 anos atrás

V.M.

Eu entedi desde o inicio, mas imagino que a sua ultima explicação é que tenha sido a mais simples… [:-))

V.M.
V.M.
17 anos atrás

Caixa 901 – 5 marchas – primeira engatando para trás – equipava os primeiros Porsche 911 (até o início dos anos 70) e TODOS os Porsches 914.

Caixa 915 – 5 marchas – primeira engatando para frente – equipou os Porsches 911ainda na primeira metade dos anos 70. A Porsche (e a VW), talvez para manter mais baixos os custos de fabricação, não a instalou nos modelos 914.

Simples ….

Roberto Octavio
Roberto Octavio
17 anos atrás

Mais informações sobre a foto aqui:

http://www.fotolog.com/lerfamu/24537390

HM
HM
17 anos atrás

bela foto, deve ser divertido um fusca em um rally.
mas nao tenho coragem de botar meu sedan pra andar nem em estrada de terra, ainda mais correr!

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Francamente, do alto da minha ignorancia, pensei que era apenas uma fuqueta MEIO incrementada mas, depois de tantas informações colocadas, especificamente em relação à saga das caixas, continuei na mesma. Pra mim, continua sendo um Fusca MUITO incrementado..

914 GT Sunoco
914 GT Sunoco
17 anos atrás

E a caixa 901 ainda lida bem com o motor VW AP…
A proposito, para quem gosta de fuscas, dar uma olhada em
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-55403689-vw-fusca-ap-1600-competico-_JM
Ou Produto: #55403689 no mercado livre.

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás

Também não entendi lhufas sobre as caixas de cambio.Será que depois dessa confusão não saiu algum carro com duas caixas?

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Adoro fusca, nem precisa ser um 1303S. Foto Linda.

1GT
1GT
17 anos atrás

Tem como importar uma caixa dessas?
Quando visitei meus pais no natal vi um desses estacionado…preto e faltando alguns cromados…

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
17 anos atrás

Ganha um saco de balas e chocolates da Kopenhagen quem disser que entendeu a Saga das Caixas de Marchas contada pelo VM.
:-))))))

TosKos
TosKos
17 anos atrás

VHP, o sumido mestre Grão Matuza Joa também é RISC (Reduced Instruction Set Computer) . Por isso é tão rápido…..

V.M.
V.M.
17 anos atrás

corrigindo

O Porsche 914 …….. caixa 901 (primeira para trás). E esse carro da foto usava a caixa 901 Que, como disse antes, equipou os Porsches 914 em todas as suas versões, os primeiros 911 (6 cilindros 2 litros) e o Porsche 912 reeditado em 1976 com a mesma mecâniva VW 4 cilindros 2 litros do 914.

V.M.
V.M.
17 anos atrás

O Porsche 914 sempre usou a caixa 901. Tenho um 914 … Apesar da Porsche já ter lançado a caixa 915 (primeira para frente) no início dos anos 70, continuou a usar nos 914 a caixa 901 (primeira para trás). E esse carro ad foto usava a caixa 901 1ue, como disse antes, equipou os Porsches 914 em todas as suas versões e o Porsche 912, reeditado em 1976, carro esse que usava a mesma mecânica VW 2 litros 4 cilindros dos 914.
Logo esse carro da foto usa a mesma caixa do 914, que é do modelo 901, que equipou o Porsche 914 em todas as suas versões e o 912 de 1976..

Zé Rodrigo
Zé Rodrigo
17 anos atrás

1973 – Alpine Rally – VW 1303S – Harry Kallstrom Claes Billstam – 11th

Fonte:
http://ubbibr.fotolog.com/lerfamu/24537390

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Veloz, meu amigo,
Já contei aqui a história do Passat TS. Tá na Retrovisor (Pilotos Bons de Braço), dá uma checada por favor. Dou uma chegada aqui todos os dias e se não tenho comentado nada é por absoluta falta de tempo. Ando meio ocupado com outros projetos (um dos quais vc sabe qual é e que está na reta final.), mas estou sempre por aqui. Abs. e obrigado pela lembrança.

.
.
17 anos atrás

Não é caixa de 914, não !
É a caixa do 912 / 911 mesmo.
Mas do modelo 901.

.
.
17 anos atrás

Fusca 1303. Suspensão dianteira McPherson, e traseira independente.
Tem um destes na minha garagem…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

O Joaquim IBM-CPU-VAX-Sumido tem histórias hilariantes dele pilotando um desses nos ralis pelo Norte do Brasil.
Cadê você Joaquim ?
Conta aquelas que você me contou em Interlagos da última vêz. A do Passat TS é ainda melhor.
Alguém aí chame o Hôme.
Deve estar tomando todas em alguma praia do Ceará….

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
17 anos atrás

As vezes, qdo vejo fotos deste tipo, penso que o automobilismo está mais perto de todos nós do que imaginamos. Quem não pode comprar um Fusca, soldar umas barras por dentro e se inscrever nos Sertões??

V.M.
V.M.
17 anos atrás

Caixa de Porsche 914 com a coroa invertida.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Fuscão de especificação alemã em plena atividade esportiva, alguns segredos da porsche vivendo no seu motor que gerava 125 cavalos, pasmem: câmbio de 5 marchas, extenso material sobre o carro no blog de rallys históricos.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Tão real quanto o lance dos americanos terem ido na lua…