Paris-Dacar, 25 anos atrás
SÃO PAULO (amazing, diriam os bretões) – Este vídeo maravilhoso é da época em que o Paris-Dacar começava em Paris e acabava em Dacar: um documentário sobre a edição de 1982. Como diz o Emerson Linhares, que mandou a dica, “sem GPS, macacão e outras frescuras”.
Tentem identificar os carrinhos. E vejam as dificuldades dos pilotos. Era, realmente, uma aventura. Para adoráveis malucos.
Os personagens principais são Claude e Bernard Marreau, dois heróis do meu tempo, que venceram entre os carros com um Renault 20 turbo. Aqui tem a classificação e fotos da época. A perseguição do jipão Mercedes é inacreditável, logo no início do vídeo.
Demais da conta.
Hello,
O tal do Gabriel Hochet, està bem ai, em Paris, desde maio de 1989. E mando um grande abraço a todos. Continuo vidrado em motos, é claro.
Do Pierre-Yves Refalo, nao tenho noticias recentes, està en Sao Paulo, me parece.
Salvo o Brasil.
Saudades.
Gabriel
Tópico antigo, eu sei. Mas bom saber do tal do Gabriel Hochet, que junto com um suíço bem grandão praticamente formaram meu gosto por motos e, também, o gosto pela escrita, com seus ótimos textos na saudosa Motoshow. Saudações cá do Brasil.
Gabriel, que saudade. Eu era um garoto de 14 anos que assinava e devorava cada edição da Motoshow de capa a capa. A forma como vocês escreviam as matérias nos transportava para as pistas do mundial de GP. Eu podia sentir o cheiro da gasolina e do pneu queimado nos slidings dos duelos inesquecíveis entre King Kenny Roberts e Fast Freddie Spencer, enquanto lia. Eu podia ouvir o ronco dos motores e o vento no rosto quando vocês descreviam as máquinas que nunca chegariam ao Brasil e que eu acreditava que jamais andaria, como a Yamaha FZ750 ou A CBX 1000. Vocês construiram mais que a minha opinião: construiram os meus sonhos e eu nunca tive a oportunidade de agradecer. A vida, malvada como é, me levou por um caminho diferente daquele que eu sonhei quando era apenas um garoto. Mas as marcas que as suas histórias deixaram em mim, nunca se apagaram. Estavam escondidas todo esse tempo. Agora. aos 51 anos, morando na Califórnia, pra encontrar os meus sonhos, basta atravessar a rua. Por isso, pra que vocês possam comemorar comigo, informo que depois de amanhã serei o feliz proprietário de Uma Yamaha Seca 750 1981, que vou reformar com todo o amor que você me ensinaram a sentir pelas motos. Obrigado por terem preenchido a minha vida de imagens e palavras, Muito do que sou aprendi, com vocês. Um grande abraço.
Segundo para nós é derrota.
engraçado o gomes não ter comentado quem ficou em segundo na classificação geral….um lada
Obrigado Tohmé,comprarei e verei para crer…
FG, e para quem quiser talvez descobrir os carros, pesquisar por Super Trunfo. Ou buscar na casa da mãe.
Essa da capa é uma foto-montagem do FG em Photo Shop de um passatão!
Nota-se que eles passam por um Niva!
Totiy,
Parece que o Gabriel ainda dá pitacos na revista da Moto!, que é o antigo pessoal da finada motoshow.
A Moto! ainda tem o Roberto Agreste, e o outro que não me lembro o nome.
alguem sabe onde andam o Gabriel Hochet e o Pyerre Yves Refallo que eram jornalistas da co-irmã da MOTOR3 ,a MOTOSHOW ,que eram os unicos a cobrir o rally na epoca?
Sinistro também é que, na mesma página do YouTube, tem o DAF do Jean De Rooy chegando, emparelhando e despachando o Peugeot 405T16 do Vatanen no Dakar de 88… Aquele caminhão era um monstro!!!!
Doideira espetacular…
E o piloto trocava de lugar com o navegador, que ia agarrado no PQP!!!!!
Quase que o trator acaba com a brincadeira!!! Só ele pra tentar parar o Renault!!!
Corriam em estradas ABERTAS ao público. Tratores, caminhões, bicicletas, jipes… Tudo era obstáculo!!
Quase fizeram o Range capotar!!!!
-Manobrar pra voltar??? Nada disso, dá um ´de pau!!!!
Os franceses estavam em casa ali… Um mês sem banho!!!!!
Apesar de adorar F1, considero o rally de velocidade a mais apaixinante forma de corrida, porque a cada segundo tudo muda, e muda muito. O piloto tem que ser muito bom não,…tem que ser espetacular na condução. Maravilhoso video. Camiseta, bermuda, capacete solto…Hahahahaha……bons tempos aqueles. Hoje, isso não nos pertence mais….
Não tem como não comentar esse video… PATA QUE OS %!@$&@#!!!!
Maravilhoso!!! Isso sim era rally… só corrigindo o Gomes que disse que os caras saiam de Paris e chegavam em Dakar… bem… nem todos!!! rsrsrsrsrs…
ops!!!!!!!!!!…retificando…um dos Nivas chegou em segundo….rss…faz tempo que não treino meu francês…rss
Muitos Nivas nesta prova!!! Um deles se classificou em segundo para a largada…
Rali pra macho esse!
Sim eu vi um Niva! heueuhee
… e tudo isso com um Passatão LS 4 portas ???? rsrsrsrs
outro detalhe: aos 9:35 o gordinho quase morre atropelado no canto direito da tela aahahahahaha
Este carro ai é o Passat nacional ou miragem .
Alguem viu o MASSA ontem no JÔ?
que desperdicio, não teve uma pergunta satisfatória, abobrinhas e mais abobrinhas, dois blocos inteiros, o Jô ta um pé na jaca mesmo, pasmem.
2:58 minutos de filme: Amarrar o capacete ??? macacão ??? pra que ??? olha vacaaaaaaaaaaaaaaaaa !!!!!
8 minutos e 35 seg. o nive dá o troco. o raul seixas até que guia bem!
Estranho o FG não ter colocado a foto do maravilhoso renault 4, nesse rallye.
a exatos 4minutos e 23 segundos os caras passam por um lada niva
Legal mesmo foi o carro que eles correram em 79.
Fala Flávio…ontem alguns amigos aqui do blog ficaram bravos comigo…às vezes a gente zoa o plantão e passa um pouco do limite. Mas eu gostei de ver o empenho de alguns na defesa de seus ídolos…espero que haja o respectivo empenho na hora de votar. Mas enfim, tratando do assunto em questão…só tenho duas observações a fazer:
1º – aquele 1 kg de poeira nos óculos do Bernard Marreau…pelo visto tinha mais dentro da boca e…
2º – deu Niva na 2º posição. Falar o que mais, qdo a coisa é muito rústica, só dá ele…
Aliás… ô Gomes, será que o Todt vai fazer com o Massa e o Raikkonen o que ele fez com o Ickx e o Vatanen na Peugeot no Dakar?
(eu sei que ele não vai responder, mas…)
Ainda é para malucos, mas bem equipados.
Foi-se o tempo em que um maluco como o Olivier, o coroa diretor da Sonaulto, importador Yamaha da França, adaptava motores quatro cilindros da FZ 750(com cilindrada posteriormente aumentada para 900cc³), cujo barulho parecia um avião e andava como tal.
Ou de Ladas com adaptações malucas.
Parecia até fácil.
Isso sim era um rali nos moldes do desenho corrida maluca…