Passa, passa, três vezes
SÃO PAULO (morde e assopra) – Sepang, difícil de passar? Não é o que acha o blogueiro Tales Torrada. Para provar, esta belíssima briga no GP da Malásia de 2005, entre Ralf Schumacher, Mark Webber e Nick Heidfeld.
Eletrizante. Lembram?
O Tales não deve lembrar que o regulamento de 2005 proibia a troca de pneus e por isso muitas vezes havia pilotos na pista com pneus em diferentes estados de deterioração e desgaste, o que causava disputas e ultrapassagens. A fórmula atual (troca de pneus + reabastecimento) é fatal para a disputa por posições na corrida e é por isso também que as corridas hoje têm poucas disputas diretas e ultrapassagens.
Caros Vítor e Jose.
Nesse vídeo o que fica mais flagrante é que as ultrapassagens existiram por diversos erros dos pilotos (se foi por causa de pneus desgastados nem vem ao caso), freadas tardias, quase saídas de pista, enfim foi de uma beleza selvagem e pouco técnica. Mas foi belíssimo.
Nesse caso os apêndices ajudaram pouco pois os pneus estavam no fim. No caso do Maffa de domingo, por exemplo, ele confiou, assim como o Hamilton, na aerodinâmica e freios de arrancar obturação e sifu…
Em condições normais, com carrocerias lisas e freios de aço, os pilotos teriam de frear mais cedo e fazer curvas mais lentamente o que separaria o joio do trigo… Mas essa besteira de que a F1 andaria pra trás nunca permitiria isso.
Eu concordo que é bobagem dizer que não dá para passar porque houve uma série de ultrapassagens no domingo. Mas o vídeo , na verdade, provaria o contrario, pois as tentativas de ultrapassagem foram frustradas. O Ralf terminou lá atrás do mesmo jeito que começou.
Não me lembrava dessa disputa, é realmente muito boa!
Será que são só os apêndices que atrapalham? Em 2005 os carros já eram cheios dessas tranqueiras. E é bom lembrar que naquela temporada tinha aquela regra que proibia a troca dos pneus, o que fazia com que no final da corrida os carros com os compostos mais desgastados sofriam a pressão dos que estavam com pneus mais conservados. Se houvesse a troca de pneus seria difícil ocorrer uma briga como essas.
Somente uma observação. ESTAVAM NA ERA DOS MOTORES V10.
Será apenas coincidência o fato do Ralf ter perdido a disputa???
Quando é q os japoneses da Toyota vão abrir o olho?
Me arrepiei ao ouvir o som do V10…
Amigos, esse vídeo mostra: Toyota e Williams “disputando” as últimas posições em 2005, não como Ferrari e Mclaren no domingo … A diferença é mostruosa !!! Mas o vídeo é legal de se ver, mas nem tentem comparar !!!
Além de ter que mostrar cojones, tem que mostrar talento pra tomar um “x” e devolver. Pena que andam meio que apagados . É sempre muito saboroso acompanhar disputas como essas. Quem sabe um dia, talvez, seja possível… Sonhar ainda não paga imposto.
Essa eu lembrava até porque eu já tinha postado esse vídeo antes da corrida.
O curioso é que eu mal me lembro do Ralf na corrida de domingo. Foi uma exibição apagadíssima, ainda mais pra que venceu lá em 2002.
O Massa que me desculpe, mas numa pista que tem espaço para uns 8 carros lado a lado, o que faltou foi braço mesmo.
Espetáculo!!
Sei lá, acho que deveriam tirar aquele monte de piercings que têm agora, nem dá pra definir as linhas dos carros… Carrocerias lisas!!!! E freios de aço!!!! Quero ver alguém reclamar de falta de ultrapassagens…