Reviravolta

SÃO PAULO (qual será a próxima?) – Andre Jung, com a precisão de sempre, analisa o GP da Malásia em sua coluna Apex, no Grande Prêmio.

Leiam, comentem, gritem, estrebuchem!

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
x
x
17 anos atrás

x

christian - do Niva
christian - do Niva
17 anos atrás

Não concordo com a opinão do Jung, a Ferrari sempre sofreu com o calor excessivo de Sepang e o Alonso sempre deu muita sorte lá, depois tudo volta ao normal…

E pouco se comentou que o motor do Kimi estava meia boca , então a Ferrari e ele preferiram uma corrida mais conservadora, coisa que não fizeram na China no ano passado, o que acabou tirando o titulo do Schummy.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Poxa, falou de bolão e não revelou a aposta…
Quer dizer, desculpe, mas não comento mais a Apex.

Júnior
Júnior
17 anos atrás

Se fosse minha a coluna eu pediria calma. O Senna cometeu erros, o Shumi então… Vamos devagar que o santo é de barro. Aliás, aqui no Brasil, se ele não for campeão, certamente virará pipoqueiro. Se o Rubinho virou tartaruga, com 2 vice-campeonatos, imagine se ele perder esse campeonato. Essa é a diferença do americano para o brasileiro. Lá se o cara chegou em último, valeu por tentar. Aqui se chegou em segundo, é o grande perdedor. É uma busca louca pelo quanto pior, melhor, bárbaro!!!
Pergunte ao Emerson Fittipaldi, quanto custou produzir o 1° F-1 no Brasil, e qual foi o reconhecimento. Quem assistiu a “Era Dos Campeões”, conhece a estória. Como é difícil ser vencedor nesse país…

Piquet
Piquet
17 anos atrás

Comentário café com leite…não acrescentou nada como sempre. Mas pelo menos não deu nenhum palpite est.úpido como faz algumas vezes…Como já disse antes, ele como comentarista é um bom músico.

Allan
Allan
17 anos atrás

André, excelente a degravação da corrida… Sóbria, como deve ser.

Faltou falar sobre o geladeira e o derretimento do motor, mas acredito que o segundo que separava Mc e Ferrari foi pro espaço… E se tiver só 0.5, o Alonso vai bater MUITO no Kimi… O dó…

Jose e demais que interpelaram sobre o domínio da McLaren, eu entendi o André falar muito mais dos pilotos do que sobre o carro ou mesmo o campeonato em si. A McLaren tem o melhor piloto da atualidade – que com carros semelhantes faz muita diferença – e um prodígio que assumiu o papel de aprendiz-de-feiticeiro. Imagine daqui a dois anos…

Sobre Massa não conseguir passar o Heidfield na primeira perna: tomar x e ir pra grama tava de bom tamanho, não? Sem dúvida, Massa é um bom piloto, rápido, competente, mas não faz milagres. Não é um Alonso, e se duvidar nem é Rubens…

Rangel
Rangel
17 anos atrás

Não concordo com alguns aspectos da coluna, a Ferrari sofreu por ter em Massa um piloto ainda imaturo, por que não conseguiu fechar a porta na largada e fez uma tentativa estabanada de ultrapassagem, Massa errou, os grandes erram, mas o Brasileiro erra acima do permitido para um craque, mais ainda do que permitido a um campeão, Kimi tem tudo para ser Campeão, tinha uma Ferrari baleada e chegou em terceiro e mais duas voltas poderia até ultrapassar Hamilton, teve a frieza de um Campeão para garantir bons pontos quando poderia ficar no zero e permanecer distante do título. Quanto aos motivos de Massa permanecer atrás de Heidfeld nada foi dito, primeiro não se pode tirar os méritos da fantástica fase da BMW e do piloto Alemão e segundo realmente como já foi dito Massa pode ter danificado seu carro.

Bosch
Bosch
17 anos atrás

Estou esperando é a coluna do Aloysio…. e já tem título: Piranhagem. Mas o André mandou bem..

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
17 anos atrás

Preciso, sucinto. É bom esse cara.

R/T
R/T
17 anos atrás

Pois é, coluninhas burocraticas e sem muita inspiração, insipidas

Pedro Neto
Pedro Neto
17 anos atrás

Grande André, escreveu muito..!! Parabéns!!!!!!!!!!!

Gomes que se cuide….rs

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Concordo com o Reginaldo.
André poderia mais. A coluna está morna, sem posicionamento claro.
O nome da corrida e do começo do campeonato, para mim, é Lewis Hamilton. Piloto arrojado e seguro, demonstrando uma maturidade precoce. Lembra muito o titular da equipe. Mas acho que poderá guiar mais.
O Massa errou feio e no desespero. Entrou na corrida um pouco de salto alto, um pouco naquela de “já ganhou”. Estava seguro demais. Errou na largada e se desesperou.

Alexandre Ozorio
Alexandre Ozorio
17 anos atrás

Daniel
Uma equipe pode cair de rendimento sim, ao trocar de piloto. Se o piloto que ficou não sabe transferir ao engenheiro as informações sobre o carro, e não tiver tenacidade para trabalhar no desenvolvimento do carro, acontece o que está acontecendo com a Renault, que já aconteceu com a Benetton pós-Schumacher ou Mclaren pós-Senna. Perde o rumo! Deixar todo trabalho para a engenheirada não dá, tem que ter o feed-back do piloto, e se este for ruim, não chega-se a lugar algum.

Ronaldo
Ronaldo
17 anos atrás

Vamos apostar? O Alonso é de outra liga, mas quem ganha esse campeonato é o Ice Man. Se com um carro que quebrava toda hora foi vice, com um que pouco quebra…
Infelizmente o Massa, ainda comete erros que não são de um campeão.
Piquet errou, Senna errou. Mas quando tiveram carros vencedores, definitivamente, não.
Vamos esperar. Mas aposto minhas fichas no Kimi.

Jonas
Jonas
17 anos atrás

+1 enrolador na F1, lembra as colunas do Reginaldo Leme, que não acrescentam nada.

Carrera
Carrera
17 anos atrás

O André Jung quis dizer que nem sempre o óbvio é o verdadeiro.
O Massa e o Kimi eram os caras. Ninguém apostou um tostão no Hamilton. A McLaren era uma incerteza. A Renault era garantia de sucesso. E o que se desenhou nas duas corridas é bem diferente do que estava tão claro na pré-temporada. Só sei que nada sei, como dizia Sócrates.

Daniel
Daniel
17 anos atrás

A coluna do Jung de certa forma critica a onda de favoritismo que se formou em torno da Ferrari, depois de apenas uma corrida, mas acaba incorrendo no mesmo erro, dizendo, também após apenas uma corrida, que uma nova era de domínio da Mclaren parece estar começando. Péssimo…

Parece coisa de quem escreve sem pensar. De resto, falou o que todo o mundo já havia dito. E erra quando atribui à saída do Alonso a queda de rendimento da Renault. Ainda que seus pilotos sejam menos talentosos do que Alonso, uma equipe não tem uma queda de produção tão acentuada apenas em função da saída de um bom piloto. Todos sabemos que a Renault não se entende com os Bridgestone, sendo esta a razão principal de seu desempenho pífio.

O único ponto positivo fica por conta da correta análise do desempenho do Massa. Mas, no geral, uma coluninha morna, morna…

HC
HC
17 anos atrás

Muito boa a coluna.
A dupla da McLaren realmente está fortíssima, mas ainda é cedo pra declarar o domínio da equipe. O Raikonen vai dar trabalho…
E o Massa…, tem muito prejuízo pra correr atrás. Vamos ver se ele tem mesmo garrafa pra vender.

José
José
17 anos atrás

Sbre o Massa: o Hamilton fez a volta mais rápida da corrida. Fica evidente que ultrapassá-lo realmente seria difícil. Acho que o Massa acertou em tentar, mas talvez tenha subestimado o concorrente.

José
José
17 anos atrás

Quem sabe, sabe….até quando sabe que não sabe….

Bernardo
Bernardo
17 anos atrás

Poxa André, decepcionante! Transcreveu o óbvio, não explicou pq o Massa não atacou Heidfeld antes do pit, quando tinha o carro MUITO mais leve (o alemão pararia 6 voltas depois) e ainda continua a ignorar a existência do Rubinho que fez mais uma corrida de alto nível com a Honda

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Filipe q se cuide!!! Da maneira que as coisas andam o Charlatão Bueno vai acabar criando a campanha “Volta Rubinho” !!!!!!

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Falando sobre F1 todo mundo perde as estribeiras.

Melhor relaxar ao som de Prabhu Deva, com o Hit de inverno, Kalluri Vaanil!

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Faltou pimenta ou tempero, como queiram. Parece apenas que foi escrita para marcar território. O André pode mais, muito mais.

Felipe
Felipe
17 anos atrás

A pergunta que não quer calar é uma só: porque que o Massa, se estava com menos combustível, largou tão mal?

Mistério…

Mandrake
Mandrake
17 anos atrás

A coluna está ótima.

Só não entendo como é que tanta gente que entende de automobilismo fica criticando o Massa porque ele não atacou o Heildfeld.

Só eu acompanho os tempos de volta no site formula1.com???

O erro do Massa lhe custou muito mais do que o temp perdido na grama e as posições perdidas pro Kimi e pro Heildfeld.

Depois do passeio na grama o carro não foi mais o mesmo. Alguma coisa entortou, desgastou, esgarçou ou estragou.

Ele não foi pra cima pq o carro já não andava tanto quanto nas primeiras voltas. Nada além disso.

Alexandre Ozorio
Alexandre Ozorio
17 anos atrás

Duas corridas não servem de parâmetro para dizer que um ou outro vão dominar o campeonato. E o Massa errou na hora que pode errar, no início do campeonato. Mas que o Alonso é páreo muito forte, isto ele é!

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Coluna meia bomba.
Uma grande sacada o lance da parada do Massa e uma bola fora falar em dominio nesse momento.

galvao
galvao
17 anos atrás

calma gente, nao e bem assim tambem. o massa errou, errou, ponto. Mas nao se esquecao que sua pole foi quase quatro decimos superior ao segundo colocado – o que nao foi por causa do combustivel, pois parou duas voltas mais cedo apenas.
o unico erro do massa foi, quando escapou, nao ter levado o hamilton junto, ou, no minio, o ter feito perder tempo tambem, pois, se olharmos para o passado, 99% dos campeoes fizeram isso..
nao estejam certo de um dominio muito a frente de alguma equipe, o campeonato so esta comecando,e lembrem-se que, no ano passado, a ferrari ficou a primeira metade do campeonato, exceto em imola, se arrastando na pista..

Carlão
Carlão
17 anos atrás

Sensato, como sempre.

ovopodre
ovopodre
17 anos atrás

bom, não há como dizer, a partir da análise desta última corrida, que as flechas prateadas são as favoritas para o campeonato, pois isto foi dito do cavalinho rampante após a austrália. o que penso é que haverá sim, uma grande disputa entre as duas e, o piloto que conseguir ser mais constante sairá vitorioso; o kimi vem forte para a proxima etapa e o alonso é muito forte e constante. massa e hamilton serão coadjuvantes de luxo e decidirão o campeonato tirando pontos importantes do alonso e do kimi…

José da Silva
José da Silva
17 anos atrás

Na minha opinião o cara da corrida foi Lewis Hamilton, que deu um olé no Kimi e fez o Massa de bobo. Alonso só fez o de sempre, o que se espera de um bicampeão, largou melhor e se mandou.
Além disso, só uma corrida não dá “início a uma era de domínio da McLaren”, lembrem do que a Ferrari é capaz. O problema da Ferrari parece ser a dupla de pilotos, que pareceram escoteiros perto dos generais Fernando e Lewis.
Jung é esforçado, mas raramente me convence.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
17 anos atrás

Vençer?

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
17 anos atrás

Verçer?

Herik
Herik
17 anos atrás

Flavio, fiquei com uma dúvida que talvez você possa esclarecer: A Ferrari deixou de usar o tal dispositivo de suspensão que usou na Gp da Austrália?

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Sobre a corrida não há o que diser, André já disse tudo. Concordo plenamente com André, em minha opinião a Honda errou feio ao demitir seu diretor-técnico Geoff Willis sem já ter um profissional experiente e competente já contratado para assumir o seu lugar, promover Shuhei Nakamoto, que não tinha experiência nenhuma de F-1, foi um erro e infelizmente na F-1 atual uma equipe que pretende ser campeã não pode se dar ao luxo de cometer erros como este e a Honda esta pagando caro pelo seu erro.