Senna e os culpados
SÃO PAULO (chega) – Perdi a conta de quantos textos escrevi sobre o que aconteceu em Imola, 1994. Por isso, não encontro muita disposição para comentar a decisão da Justiça Italiana de culpar Patrick Head pelo acidente e, consequentemente, pela morte de Senna. O suposto crime já prescreveu, de qualquer forma. E é claro que crime não houve.
Para mim, essa história acabou quando a Williams recebeu o carro de volta e o incinerou, em 2002.
Punto, basta.
não conheço seu blog
mais gostaria de ler os links do acidente do senna
como eu so tinha 7 anos na epoca
nao sei bem de tudo que aconteceu
se der pra vc me mandar no meu email
desde já agradeço
Relendo a matéria de 2002 me ocorreu o quanto deve ter sido difícil para a equipe receber de volta o carro como se o passado que todos tentavam esquecer se materializasse de repente a sua frente e duramente os colocasse de volta a 94. A família sofre pela perda do ente querido, os fãs choram a falta do ícone, o esporte se ressente da sua bravura e coragem, mas a equipe é obrigada a lidar com o conjunto de todos estes sentimentos indefinidamente. O corpo se foi, a alma certamente retornará, mas essa sensação, queira ou não os acompanhará para sempre.
Prezados,
A úncia conclusão sobre esta condenação é que a justiça italiana é tão incompetente quanto a brasileira. Ora bolas, se o homem fosse realmente culpado, deveria ter sido condenado logo e não após 13 anos. Manda estes juízes italianos atrás do Berlusconi que vão achar crimes de verdade. Bando de manés…
http://www.ultimatecarpage.com/pic.php?imagenum=6&carnum=1855
Perto do numero, na alça do aerofólio dianteiro.
Duas Coisas:
1- O Head teve culpa por fazer uma mudança solicitada/exigida pelo Senna. A culpa foi pelo serviço, que foi mal feito, já que foi solicitado em Imola, até onde pude ler, logo sem condições de se fazer bem feita.
2- O acidente na corrida ocorreu por culpa da Justiça Italiana e do Sr. Bernie Ecclestone, pois as Leis Italiamnas não permitem que se tenha uma prova se houver aciodente fatal no evento (com os participantes) e no sábado o Hatzemberg (não sei como se escreve) morreu pilotando sua Sintek na pista e disseram que ele faleceu no hospital, idem para o Senna. Mentira do tipo político brasileiro: Ambos Morreram na pista. O senna foi colocado em vida vegetativa para que não se configurasse sua morte na pista e ferrasse os Organizadores. Chega de se falar nesse assuntoi, porque nada vai traze-lo de volta e se voltasse nem a Stock Bolha ele iria disputar. Tenho dito. Fui.
já era chego a hora do cara nem que tivesse area de escape com pedrinhas pneus de proteção o cara ia viver se não fosse nessa curva seria em outra o CRIADOR chamo já era …
abraços
O unico criminoso foi quem fez aquela barbaridade no circuito de imola.
Não sou engenheiro, nem tecnico de segurança de trabalho, mas penso que havia um jeito de melhorar a segurança do circuito sem alterar seu lay-out.
Afinal, só não se da jeito pra morte, se não Senna estaria ai, vivinho…
Paciência, Jó, dai-me paciência…
Gomes, se acabou, pq botou o assunto no blog?
só pra dar ibope?
Esse é um tema que para muitos machuca muito, mas ao mesmo tempo houve a morte de outros grandes representantes do Brasil (Tom Jobim) que não se sente tanto.
Por alguma razão as pessoas transformaram a morte do Senna em um “tabu” que não se deve comentar e sempre que o tema aparece começam a mudar de assunto como se tivesse sido um novo holocausto.
Não consigo entender. O Senna morreu! Foi triste mas não foi o fim do mundo, do Brasil e nem da F1.
Não machuca nada. Apenas acabou.
Gomes entendo vc, acho que toda vez que alguém toca neste assunto..machuca….então é melhor não falar..não vai adiantar mesmo..só trará tristeza e saudades, sentimentos um pouco cruéis…
Concordo plenamente com os comentários do Kaiser e do Pedro abaixo.
Acho engraçado este pensamento de que isso é passado e pronto, já acabou e não se fala mais no assunto.
É evidente que alguém tem culpa e mesmo que não tivesse intenção de matar foram negligentes, portanto há culpados e deveria haver punição.
Punir alguém nunca tráz de volta quem morreu mas serve de lição para que não aconteça novamente.
Por falar em punição este episódio serve para calar a boca de muita gente que considera a nossa justiça uma m…. Lá no 1º mundo como aqui no 3º só pobre vai par a cadeia.
É isso Gomes. Basta. Passado longínquo… Grande abraço
Puxa Gomes, li sua coluna, bem inocente. Obviamente que o carro foi destruído por recomendação jurídica, pois tratava-se de uma prova. Futuramente, ele poderia contestar as perícias sem que pudessem fazer novas no lugar.
Não foi, de maneira nenhuma, algum motivo íntimo.
Por mais que a gente ame o esporte, e aceite os riscos nele envolvidos, todos são responsáveis pelas consequências de seus atos, intencionais ou não.
Mesmo Senna sabendo dos riscos, Head expôs a vida alheia em suas concessões.
Claro que houve crime. Teve uma morte, e nessa morte teve culpa.
morte + culpa = homicídio culposo.
Não cabia no caso condenação, sem dúvida, mas a justiça fez o que era correto, apontou o maior culpado.
Por mais que Head amasse a F1 e quisesse assumir riscos, ele fez isso com a vida alheia. Mesmo ele sabendo que o Senna também assumia esse risco, ele tinha a obrigação moral pelas próprias atitudes, independente dos demais.
Fiquei realmente curioso em saber mais sobre essa história do S no carro da Williams e procurei no já velho Google.
Sei que a foto está grande, mas só assim para o S ser visto.
E claro, sei que é antiga, mas nem tanto. Na nova Williams (2007), não encontrei.
Só ressaltando, fica bem na asa abaixo do bico.
Abraços…
Link da foto: http://img43.echo.cx/img43/516/p00181447zu.jpg
Recordo apenas que alguns pilotos acharam que o Senna havia cometido um erro na tomada da curva ( acho que um deles foi o Demon Hill , que queria livrar o seu patrão de um processo criminal )… Ninguém tinha dúvida de que fora um acidente, causado por falha da máquina e não do homem…
Edward,
No aerofólio dianteiro bem abaixo do bico, à sombra, mas está lá.
Cada vez mais eu sinto mais falta da tamburelo e da Villeneuve antiga do que do Ayrton Senna.
Parece que eles fazem para aparecer, todo ano nas vesperas do aniversario de morte (aniversario de morte é boa…), eles acham um culpado pra morte do brasileiro.
Crime foi multilar imola do jeito que fizeram…
entendo que colocar o “s ” do senna nos carros da equipe, atè hoje, da um sentimento de culpa.
è muito triste.
E a Folha queria que você aguardasse o fim do processo na Itália… Teria ficado só 13 anos por lá…
Perdemos nós com o acidente. Perdemos Senna, perdemos a Tamburello que a bem da verdade era um desafio. E o Gomes tá certo, ficam as memorias boas, as ruins queimaram junto com os restos do Williams
Punto, basta. Esta é a frase.
Mas a justiça Italiana vai naquelas de qdo do Rindt bateu, de proibir a trupe de pisar no solo? Senão Cadeia? O Colin Chapman ficou proibido! Viva a mídia. Anos que qdo. vai começar a temporada Européia, isso vem estampado.
Alguém apostaria 1 Real nos resultados da GP2?
E justiça, parece coisa de brasileiro!
Na matéria do FG ele fala do fato dos carros da Williams desde o acidente sempre andarem com o S do Senna em algum lugar no carro.
Alguém sabe aonde está o S esse ano?
Ninguem traz o MAGO de volta.
Então… melhor esquecer esta história.
Automobilismo é esporte de risco. Fatalidades acontecem, sendo a morte de Senna foi uma.
Não adianta a justiça procurar culpados, pois não acharão. Acharão, sim, a verdade: niguém quis matar Senna.
Afinal isto vai trazer o campeão de volta? não então não é melhor nem falar…..sinto muita tristeza ao comentar isto….
Olha, acho que nem a Tamburello tem culpa na história. Tudo bem que Piquet e Berger se lascaram por lá, mas… todo mundo dizia que era um trecho tão besta, uma “reta curva”.
Prefiro acreditar que chegou a hora do cara, e só. R.I.P.
É…. realmente este assunto acabou faz tempo…
Tambem concordo com o FG, acho que um dia desses o FW deveria vira publico falar… com o coração, nao sob juizo como o fez nas unicas vezes que tratou deste assunto…
Aposto que isso ainda o atormenta…
Não sei se mais alguém já viu, mas teve um episódio do programa “Last Seconds” (Últimos Segundos) que estudavam o acidente. É muito bem feito e dão uma teoria plausível para o acidente.
Quem tiver a oportunidade de assistir seja na TV ou fazendo download na internet acho que vale a pena.
Concordo não faz sentido hoje 13 anos depois ficar levantando mais poeira desse assunto, deixemos Senna vivo em nossa memória pelas alegrias e esqueçamos toda a maldita tragédia daquele dia,
Para mim, desde o dia do acidente, ficou claro que a verdadeira culpada foi a FIA… Explico, quando é para liberar INTERLAGOS para corrida, implica com qualquer cisco na pista e com todos as proteções de muro e áreas de escape. Incrivelmente, TAMBURELO, uma curva de alta, tinha área de escape em cimento e terminava em uma parede de concreto, receita da tragédia…..
No mais, que Senna descanse em paz…
Abraços
Fiquemos todos nós com as lindas lembranças do nosso grande campeão….deixemos o passado onde realmente deve ficar.
Ridícula a decisão da Polícia Italiana. Deixem o Senna descansar em paz.