Senna e os culpados

SÃO PAULO (chega) – Perdi a conta de quantos textos escrevi sobre o que aconteceu em Imola, 1994. Por isso, não encontro muita disposição para comentar a decisão da Justiça Italiana de culpar Patrick Head pelo acidente e, consequentemente, pela morte de Senna. O suposto crime já prescreveu, de qualquer forma. E é claro que crime não houve.

Para mim, essa história acabou quando a Williams recebeu o carro de volta e o incinerou, em 2002.

Punto, basta.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Michel jefferson
Michel jefferson
13 anos atrás

não conheço seu blog
mais gostaria de ler os links do acidente do senna
como eu so tinha 7 anos na epoca
nao sei bem de tudo que aconteceu
se der pra vc me mandar no meu email

desde já agradeço

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

Relendo a matéria de 2002 me ocorreu o quanto deve ter sido difícil para a equipe receber de volta o carro como se o passado que todos tentavam esquecer se materializasse de repente a sua frente e duramente os colocasse de volta a 94. A família sofre pela perda do ente querido, os fãs choram a falta do ícone, o esporte se ressente da sua bravura e coragem, mas a equipe é obrigada a lidar com o conjunto de todos estes sentimentos indefinidamente. O corpo se foi, a alma certamente retornará, mas essa sensação, queira ou não os acompanhará para sempre.

marcelo
marcelo
17 anos atrás

Prezados,
A úncia conclusão sobre esta condenação é que a justiça italiana é tão incompetente quanto a brasileira. Ora bolas, se o homem fosse realmente culpado, deveria ter sido condenado logo e não após 13 anos. Manda estes juízes italianos atrás do Berlusconi que vão achar crimes de verdade. Bando de manés…

Rafael Ramos
Rafael Ramos
17 anos atrás

http://www.ultimatecarpage.com/pic.php?imagenum=6&carnum=1855

Perto do numero, na alça do aerofólio dianteiro.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Duas Coisas:

1- O Head teve culpa por fazer uma mudança solicitada/exigida pelo Senna. A culpa foi pelo serviço, que foi mal feito, já que foi solicitado em Imola, até onde pude ler, logo sem condições de se fazer bem feita.
2- O acidente na corrida ocorreu por culpa da Justiça Italiana e do Sr. Bernie Ecclestone, pois as Leis Italiamnas não permitem que se tenha uma prova se houver aciodente fatal no evento (com os participantes) e no sábado o Hatzemberg (não sei como se escreve) morreu pilotando sua Sintek na pista e disseram que ele faleceu no hospital, idem para o Senna. Mentira do tipo político brasileiro: Ambos Morreram na pista. O senna foi colocado em vida vegetativa para que não se configurasse sua morte na pista e ferrasse os Organizadores. Chega de se falar nesse assuntoi, porque nada vai traze-lo de volta e se voltasse nem a Stock Bolha ele iria disputar. Tenho dito. Fui.

Alex Franco
Alex Franco
17 anos atrás

já era chego a hora do cara nem que tivesse area de escape com pedrinhas pneus de proteção o cara ia viver se não fosse nessa curva seria em outra o CRIADOR chamo já era …
abraços

Jean Paul Jones
Jean Paul Jones
17 anos atrás

O unico criminoso foi quem fez aquela barbaridade no circuito de imola.
Não sou engenheiro, nem tecnico de segurança de trabalho, mas penso que havia um jeito de melhorar a segurança do circuito sem alterar seu lay-out.
Afinal, só não se da jeito pra morte, se não Senna estaria ai, vivinho…

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Paciência, Jó, dai-me paciência…

do contra
do contra
17 anos atrás

Gomes, se acabou, pq botou o assunto no blog?
só pra dar ibope?

Edward
Edward
17 anos atrás

Esse é um tema que para muitos machuca muito, mas ao mesmo tempo houve a morte de outros grandes representantes do Brasil (Tom Jobim) que não se sente tanto.
Por alguma razão as pessoas transformaram a morte do Senna em um “tabu” que não se deve comentar e sempre que o tema aparece começam a mudar de assunto como se tivesse sido um novo holocausto.
Não consigo entender. O Senna morreu! Foi triste mas não foi o fim do mundo, do Brasil e nem da F1.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Não machuca nada. Apenas acabou.

Jairo Alvarenga
Jairo Alvarenga
17 anos atrás

Gomes entendo vc, acho que toda vez que alguém toca neste assunto..machuca….então é melhor não falar..não vai adiantar mesmo..só trará tristeza e saudades, sentimentos um pouco cruéis…

Ricardo Vieira Guima
Ricardo Vieira Guima
17 anos atrás

Concordo plenamente com os comentários do Kaiser e do Pedro abaixo.

Kaiser
Kaiser
17 anos atrás

Acho engraçado este pensamento de que isso é passado e pronto, já acabou e não se fala mais no assunto.

É evidente que alguém tem culpa e mesmo que não tivesse intenção de matar foram negligentes, portanto há culpados e deveria haver punição.

Punir alguém nunca tráz de volta quem morreu mas serve de lição para que não aconteça novamente.

Por falar em punição este episódio serve para calar a boca de muita gente que considera a nossa justiça uma m…. Lá no 1º mundo como aqui no 3º só pobre vai par a cadeia.

silvio
silvio
17 anos atrás

É isso Gomes. Basta. Passado longínquo… Grande abraço

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Puxa Gomes, li sua coluna, bem inocente. Obviamente que o carro foi destruído por recomendação jurídica, pois tratava-se de uma prova. Futuramente, ele poderia contestar as perícias sem que pudessem fazer novas no lugar.
Não foi, de maneira nenhuma, algum motivo íntimo.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Por mais que a gente ame o esporte, e aceite os riscos nele envolvidos, todos são responsáveis pelas consequências de seus atos, intencionais ou não.
Mesmo Senna sabendo dos riscos, Head expôs a vida alheia em suas concessões.
Claro que houve crime. Teve uma morte, e nessa morte teve culpa.
morte + culpa = homicídio culposo.
Não cabia no caso condenação, sem dúvida, mas a justiça fez o que era correto, apontou o maior culpado.
Por mais que Head amasse a F1 e quisesse assumir riscos, ele fez isso com a vida alheia. Mesmo ele sabendo que o Senna também assumia esse risco, ele tinha a obrigação moral pelas próprias atitudes, independente dos demais.

Martchelov Gasparini
Martchelov Gasparini
17 anos atrás

Fiquei realmente curioso em saber mais sobre essa história do S no carro da Williams e procurei no já velho Google.

Sei que a foto está grande, mas só assim para o S ser visto.

E claro, sei que é antiga, mas nem tanto. Na nova Williams (2007), não encontrei.

Só ressaltando, fica bem na asa abaixo do bico.

Abraços…

Link da foto: http://img43.echo.cx/img43/516/p00181447zu.jpg

Kapetta
Kapetta
17 anos atrás

Recordo apenas que alguns pilotos acharam que o Senna havia cometido um erro na tomada da curva ( acho que um deles foi o Demon Hill , que queria livrar o seu patrão de um processo criminal )… Ninguém tinha dúvida de que fora um acidente, causado por falha da máquina e não do homem…

Felipe Luz CWB
Felipe Luz CWB
17 anos atrás

Edward,

No aerofólio dianteiro bem abaixo do bico, à sombra, mas está lá.

Jean Paul Jones
Jean Paul Jones
17 anos atrás

Cada vez mais eu sinto mais falta da tamburelo e da Villeneuve antiga do que do Ayrton Senna.
Parece que eles fazem para aparecer, todo ano nas vesperas do aniversario de morte (aniversario de morte é boa…), eles acham um culpado pra morte do brasileiro.
Crime foi multilar imola do jeito que fizeram…

3=6
3=6
17 anos atrás

entendo que colocar o “s ” do senna nos carros da equipe, atè hoje, da um sentimento de culpa.
è muito triste.

Ronaldo
Ronaldo
17 anos atrás

E a Folha queria que você aguardasse o fim do processo na Itália… Teria ficado só 13 anos por lá…

Ron Groo
Ron Groo
17 anos atrás

Perdemos nós com o acidente. Perdemos Senna, perdemos a Tamburello que a bem da verdade era um desafio. E o Gomes tá certo, ficam as memorias boas, as ruins queimaram junto com os restos do Williams

Dú
17 anos atrás

Punto, basta. Esta é a frase.
Mas a justiça Italiana vai naquelas de qdo do Rindt bateu, de proibir a trupe de pisar no solo? Senão Cadeia? O Colin Chapman ficou proibido! Viva a mídia. Anos que qdo. vai começar a temporada Européia, isso vem estampado.
Alguém apostaria 1 Real nos resultados da GP2?

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

E justiça, parece coisa de brasileiro!

Edward
Edward
17 anos atrás

Na matéria do FG ele fala do fato dos carros da Williams desde o acidente sempre andarem com o S do Senna em algum lugar no carro.
Alguém sabe aonde está o S esse ano?

Getz
Getz
17 anos atrás

Ninguem traz o MAGO de volta.
Então… melhor esquecer esta história.

RC
RC
17 anos atrás

Automobilismo é esporte de risco. Fatalidades acontecem, sendo a morte de Senna foi uma.
Não adianta a justiça procurar culpados, pois não acharão. Acharão, sim, a verdade: niguém quis matar Senna.

JAIRO ALVARENGA
JAIRO ALVARENGA
17 anos atrás

Afinal isto vai trazer o campeão de volta? não então não é melhor nem falar…..sinto muita tristeza ao comentar isto….

Marcog
Marcog
17 anos atrás

Olha, acho que nem a Tamburello tem culpa na história. Tudo bem que Piquet e Berger se lascaram por lá, mas… todo mundo dizia que era um trecho tão besta, uma “reta curva”.

Prefiro acreditar que chegou a hora do cara, e só. R.I.P.

Rafael Mello
Rafael Mello
17 anos atrás

É…. realmente este assunto acabou faz tempo…
Tambem concordo com o FG, acho que um dia desses o FW deveria vira publico falar… com o coração, nao sob juizo como o fez nas unicas vezes que tratou deste assunto…
Aposto que isso ainda o atormenta…

Edward
Edward
17 anos atrás

Não sei se mais alguém já viu, mas teve um episódio do programa “Last Seconds” (Últimos Segundos) que estudavam o acidente. É muito bem feito e dão uma teoria plausível para o acidente.
Quem tiver a oportunidade de assistir seja na TV ou fazendo download na internet acho que vale a pena.

Ghost Rider
Ghost Rider
17 anos atrás

Concordo não faz sentido hoje 13 anos depois ficar levantando mais poeira desse assunto, deixemos Senna vivo em nossa memória pelas alegrias e esqueçamos toda a maldita tragédia daquele dia,

Torcedor Brasileiro
Torcedor Brasileiro
17 anos atrás

Para mim, desde o dia do acidente, ficou claro que a verdadeira culpada foi a FIA… Explico, quando é para liberar INTERLAGOS para corrida, implica com qualquer cisco na pista e com todos as proteções de muro e áreas de escape. Incrivelmente, TAMBURELO, uma curva de alta, tinha área de escape em cimento e terminava em uma parede de concreto, receita da tragédia…..
No mais, que Senna descanse em paz…
Abraços

lulalelé
lulalelé
17 anos atrás

Fiquemos todos nós com as lindas lembranças do nosso grande campeão….deixemos o passado onde realmente deve ficar.

DEVAGAR CV
DEVAGAR CV
17 anos atrás

Ridícula a decisão da Polícia Italiana. Deixem o Senna descansar em paz.