Senna x Schumacher
SÃO PAULO (calma, calma) – Não, não se trata de um duelo com uma espada para cada um. É apenas uma comparação de voltas em Suzuka separadas por dez anos, Ayrton em 1989, Michael em 1999. É incrível como os carros melhoraram. O asfalto também, creio.
Mais uma cortesia do Torquato Neto Filho.
Ai, ai…
Olhem pros movimentos do volante, não pra quanto vibra. Por algum motivo, na média me pareceu que Senna tinha que corrigir muito mais a trajetória, enquanto o volante do Schumacher estava praticamente estático em vários casos.
Vejam que eu disse POR ALGUM MOTIVO, mas não sei qual. Carro pior? Pista pior? Sincronização de vídeo? Piloto pior? (ah, não, essa não vale por que ele é brasileirinho…) :O)
Salve, video para se ver de joelhos dois pilotos absurdamente geniais.
O vídeo do Senna está no tempo certo, o áudio é dele, já vi várias vezes. Mas o do Schumacher foi sincronizado, pra ser mais exato foi da zebra da primeira curva até a zebra da última.
McLaren…rsrsrs
È…cada um a seu tempo, os melhores, mas eu gostaria de ver o tedesco com um carro debaixo do braço, como o Tenna, ah, isso eu queria…o carro dele parece um rolls roye e o Maclaren, um fordeco…
cambio manual era outra coisa, toda hora o piloto tocava o carro com uma mão só no volante. infelizmente essa idéa de cambio automatico facilitou muito a vida dos pilotos mediocres. e ainda tem controle de tração . Acabou a dificuldade, acabou a graça
Pole position GP Japão 1989: Senna com 1:38.041
Segue link com as informações da corrida (inclusive indicando a desclassificação de Senna)
http://en.wikipedia.org/wiki/1989_Japanese_Grand_Prix
tecnologia de carro, de camera, de amortecedoes, de tudo enfim, o que me espanta que p/ o mundo o melhor é sempre o Senna, mas p/ os Brasileiros…………………………………………
Por favor, sem comparações entre os dois.
O vídeo vale apenas para analizar a evolução tecnológica dos carros de F-1.
Só consegui a melhor volta durante as corridas , não consegui o tempo da pole , e se não me falha a memória nos tempos do Senna inclusive utilizavam um motor diferente do da corrida com mais potência .
Só uma curiosidade… cronometrei o tempo de volta no vídeo que ficou por volta de 1.37, a julgar pelos tempos fornecidos pelo colega Rodolfo I. Vieira F., seria o vídeo do Senna que estaria acelerado para caber no tempo de volta do Schumacher ?
Analisando as imagens não consegui chegar a uma conclusão.
Mesmo com os vídeos sincronizados a diferença nos carros é absurda na parte mais travada do circuito. Dá pra ver perfeitamente pq a FIA se preocupa tanto em reduzir a velocidade em curva dos carros de F1.
Já quanto ao estilo dos dois pilotos me parece que Schumacher consegue aproveitar cada milímetro da pista, enquanto que Senna, até pelo que o carro pula vai se virando como dá pra manter o carro na pista… tive a impressão que Senna trabalha muito mais ao volante também, mas claro que esta impressão é acentuada pela falta de amortecimento na câmera da McLaren.
Realmente, é impossível comparar os estilos. Ambos foram gênios.
Mas deveria ser obrigatório piloto, hoje, trocar as marchas manualmente.
Volta mais rápida na prova em 1989 Senna 1.43.024 , mas acabou desqualificado , 1999 Hakinnen 1.41.319 , 10 anos de diferença e somente 2 segundos separando eles , imagina o Senna correndo nesses carros mais modernos , baixaria 1 segundo do Hakkinen ?
O vídeo do Schumacher foi sincronizado, para as voltas ficarem com o mesmo tempo, mas ainda assim a diferença no meio é grande.
Como muda a F1 em um, dois anos…
Só para se ver, em 2003 os F1 não tinham esses apêndices enormes na lateral que tem hoje, que diminuem o arrasto.
10 anos então, é uma eternidade.
Mas por favor, não comparem os dois pelo estilo. Como eu disse, o vídeo do Schumacher está mais lento, a pista e os carros tinham comportamento bem diferente. Se o Senna chacoalhava mais, se o Schumacher pareceu mais polido, tudo isso não significa nada numa comparação entre ambos.
A câmera do Schumi é amortecida mas reparem que aa cabeça sacodem praticamente a mesma coisa. Quanto ao Senna brigara com o carro, o McLaren já não era esta coisa, só a genialidade do Senna o fazia andar. Por sinal, nos últimos anos que ele brigava contra os carros da Wiliams, eu temia a cada classificação, um acidente fatal dele. Era sempre a beira de um desatre…
Não vi diferenças “gritantes”. Parece que a maior diferença é mesmo a câmera pulando…
A posição do cockpit do carro do Senna é bem mais frente perto do eixo dianteiro ?
As diferenças são gritantes. O Sena brigava ocm o carro o tempo td, talvez em razão das ondulações da pista, mas, mesmo assim a diferença de tocada é muito grande. O Schummy parece (eu disse parece) deslizar e o Sena parece montado num boi meio chucro. O que os engenheiros fizeram nesses 10 anos é incrível. Inegável é o talento dos dois.
Por uma incrível coincidência eu estava vendo este vídeo ontem à noite. Eu ia inclusive mandar para você. Não mandei para não te apurrinhar. Vi um com acidente que resultou na morte de F. Cevert. Aliás, digitar CRASHES no buscador do youtube, vai ver as mortes mais bestas do mundo!!! É muita morte, pela amor de Deus!!!
Flavinho, procede a informação de que o Nelsinho faz hoje o primeiro treino livre no lugar do Kovalainen?
Alguém aí sabe dizer se as câmeras on-board têm alguma espécie de amortecimento hoje em dia? Porque não é possível, os caras parecem que estão pilotando num sofá.