Sepang: Massa na pole
SÃO PAULO (o café está fumegando) – Uma bela pole fez Felipe Massa agora há pouco em Sepang. Enfiou quase meio segundo em Raikkonen, que ficou em terceiro, e que reclama do carro desde a sexta-feira. A maior ameaça a uma vitória do brasileiro está em segundo no grid: Fernando Alonso.
A diferença entre McLaren e Ferrari parece ter diminuído. Mas ainda existe. Se largar bem, Massa é o mais forte candidato à vitória. Absolutamente necessária, se quiser brigar de verdade pelo título. Para ele, é muito importante terminar a prova à frente de Raikkonen.
Pitaquinhos:
– A Williams continua surpreendendo, com Rosberguinho em sexto; em compensação, Wurz, com problemas, ficou na primeira degola.
– A Toyota vai entrar o ano todo entre os dez primeiros na classificação; assim, pelo menos um pontua, e o time não será um vexame completo. Para quem faz Corolla, está bom demais.
– A Honda, por sua vez, pode ir pensando em construir um carro novo. Ou pedir emprestado o da Super Aguri. Ou vir correr na Superclassic.
– A Renault só fez espuma no segundo treino de sexta. Estava na cara. Nem o time escondeu que andou de pneu mole e tanque vazio. A realidade apareceu na classificação, com Kovalainen em 11º e Fisichella em 12º. Um Twingo faria parecido.
– Não aguento mais Galvão falando que Hamilton é chamado de Robinho pelos brasileiros. Nem de ouvir “Kúbitza”. Porém, é ele que narra. Ou seja, vai ser assim a temporada toda.
– A faixa branca nos pneus funcionou.
O relato do treino, no famigerado Grande Prêmio, está aqui.
Realmente o Galvao passou dos limites chamando o Hamilton de “Robinho”, como se a unica caracteristica que o diferencia fosse a cor. Acho isso no minimo preconceituoso. Por que não chamar o Raikkonen de “Alemão” se o critério é esse?
Zeca Neto
Eu sei o que é a tal da força G. Só não sei medi-la. Por exemplo: Quando faço uma curva no meu kart ou na minha Belina, de quanto é esta força? 0,1? 1? 2? Não tenho como medir. Mencionei pilotos de avião, pois já ouvi alguns fazerem referência a isto. Sei-lá, talvez eles tenham algum dispositivo que messa isto (tomara que tenham, ou o cálculo é feito no papél?). Só sei que minha Belina e meu kart não possuem, e eu não tenho a menor idéia do que seja estar sob 1, 2, 3 ou 4 “Gs”.
Abraço.
desculpem…repeti ao final do meu post, o texto do Manoel
Manoel, um pequeno reparo: a “força G” não é propriamente uma medida da aceleração, mas sim o resultado da aceleração.
Aliás, força G é uma denominação pouco adequada, pois o efeito da aceleração pode ser sentido mesmo na ausencia de gravidade, sendo inclusive usado para produzir gravidade artificial.
O jargão “força G” acabou pegando porque a idéia é dizer o tamanho da força em múltiplos da força da gravidade. Por isso colocaram aquele G enorme no meio do gráfico, cada circulo do “alvo do Galvão” significa 1G e, portanto, quando a bolinha vai na borda (circulo maior) é o efeito de 5 (acho que colocaram 5 circulos) vezes a força da gravidade sobre o corpo do piloto.
Acho q é isto ai…
Para o pessoal que disse não saber qual a sensação da força G, saibam que a mesma é apenas uma medida de aceleração, relativa à aceleração da gravidade.
Logo, todas as vezes que estamos em um automóvel sendo acelerado ou freado, sentimos o efeito da aceleração. O mesmo acontece ao fazermos curvas.
Assim sendo, não é necessário \\”ter pilotado um avião\\” para sentir os efeitos da chamada Força G.
Para finalizar, apesar de não possuir um, acho o Corolla um carro muito bonito.
Para o pessoal que disse não saber qual a sensação da força G, saibam que a mesma é apenas uma medida de aceleração, relativa à aceleração da gravidade.
Logo, todas as vezes que estamos em um automóvel sendo acelerado ou freado, sentimos o efeito da aceleração. O mesmo acontece ao fazermos curvas.
Assim sendo, não é necessário “ter pilotado um avião” para sentir os efeitos da chamada Força G.
Para finalizar, apesar de não possuir um, acho o Corolla um carro muito bonito.
1º – NELSINHO PIQUET, estréia na etapa do BAHREIN;
2º – A HONDA copiou o carro da SUPER AGURI do ano passado;
3º – Acho que quase ninguém notou, mas ALONSO este ano correndo pela MACLAREN, tá com uma cara bem mais feliz e de alívio;
4º – Já tem pseudopiloto temendo a próxima temporada;
5º – O GAGÁ BUENO É RACISTA, BURRO, METIDO e metade da população brasileira não gosta dele, o restante odeia.
Infelizmente não dá para saber ao certo se o Kimi está poupando o motor. A Mclaren melhorou sensivelmente nos treinos, mas fica uma incognita quanto a corrida. É inegável a qualidade do Alonso, sem sonra de dúvida o melhor piloto.
O Massa está muito bem e tudo indica que é virtual candidato a ganhar a corrida nessa madrugada.
Acredito que algumas pessoas tiveram a sensibilidade de achar que essa pintura nos pneus seria na parte da banda de rodagem, em contato direto com o solo. Daí acharem que a tal listra branca não duraria cinco voltas e blá,blá,blá. Era óbvio que essa faixa nos pneus daria certo.
Por que a Globo faz um contrato de 100 milhões em 10 anos (é isso? me corrigiam se estou errado…) com esse cara?
Será que ela acredita mesmo que a audiência é por causa dele? Ela se esquece que não tem concorrência na tranmissão da F1.
É curioso porque o Galvão agora faz tanto esforço para pronunciar Kubica em polonês, logo ele que enchia a boca para gritar “MiCAEL Shumacher” quando nem em alemão, e muito menos em português se pronuncia Michael como Micael.
Oi Flavio, povo do blog…Realmente, acordar ( ou ficar acordado) pra ver a corrida, é muito mais difícil sabendo q o Galvao estará narrando… mA Globo poderia colocar no SAP o som ambiente e mais nadaas informaçoes, na maioria das vezes é gráfica mesmo..Coitado do Reginaldo Leme, q tem q aturar aquela malaca, e ainda tentar consertar as merdas q o Galvão fala..rsrssr
[s], boa corrida e boa páscoa para todos
Realmente o Galvão está insuportável. Eu até o aguentava antigamente, mas esta noite só não ouví a narração da CBN porque a transmissão estava péssima. Mas daquí prá frente buscarei alternativas de áudio. Não dá mais.
Porém, pior que o Galvão é o site Jornal de Debates fazendo uma pesquisa para saber se Massa é o novo Senna ou o novo Rubinho. É uma babaquice.
Mas naquele gráfico da força G eu concordo com o Galvão. Era melhor deixar do jeito que tava realmente.
Meu Deus, o que há de errado com o Corolla?! Não é possível…
Essa coisa de Robinho e de Kubtiça já deu mesmo. Chega, Galvão, por favor, chega!
Sou Brasileiro e realista, para levar o campeonato minha aposta é:
1º Alonso
2º Massa
3º Raikkonen
Felipe Massa pode ser campeão nos próximos anos, com o Galvão aposentando (sai uruca).
Esse GB não da pra aguentar mais, o cara é muito babaca
Em relação ao gráfico da força G que o GB criticou, eu achei bem interessante, eu só não gostei foi da aparencia com aquele baita G no meio, teria ficado melhor se colocassem acima do grafico “força G”.
Não é só o Galvão que fica enchendo com essa palhaçada de Robinho da F1. Vejam todas as notícias sobre f1 no globoesporte.com e vejam a infeliz alcunha toda hora…
Zeca Neto! Nunca vi ninguém fazer de forma tão eficiente uma “síntese de comentários”… hehe, assino embaixo.
Sintetizando:
1) O Galvão está sendo racista
2) O Galvão não sabe o que é “resultante do somatorio das componentes x e y” e por isso chamou o gráfico de “alvo”. Eu, na hora, fiquei vermelho de vergonha, só por ouvir isto.
3) Buton e Rubens são, de fato, vitimas da porcaria do carro da honda
4) não dá pra saber se massa foi bem, ou se kimi tá poupando o motor
5) Alguns bloqueiros tem corolla
Foi o próprio Galvão quem inventou esse negócio de chamar Hamilton de Robinho. Pode ser que ele esteja jogando uma praga no piloto, uma vez que Robinho só pedala, enquanto o Hamilton precisa acelerar.
Se chover o Rubinho ganhaaaaaaaaaaaaaaaaaaa….. irc!
o pior da transmissão de ontem foi o Galvão, quando aparecia alguém nos boxes da Ferrari, dizendo:
“esse aí é o… o… esqueci o nome, mas ele é uma pessoa muito legal”
“esse aí é o ´faz tudo´ da Ferrari, ele fala português, compra passagem, fala com todo mundo, mas eu não lembro o nome dele”.
Se a Honda começar a andar na Superclassic, eu ponho meu Laika lá também!
É melhor o FG parar de falar do Corolla pois pode levar uma chamada como a de alguns semanas que ele foi ate obrigado a se retratar aqui no blig. Aquela pegou mal…
Treino é treino, corrida e corrida. Aposto numa dobradinha da Ferrari, mesmo com a possível limitação do motor do Kimi para aguentar toda a corrida.
Bernardo, não quero começar discussõezinhas chatas, mas… O gráfico da força G já existia e passava uma informação semelhante a deste que foi mostrado hoje, porém menos sofisticada.
Se você acha a mensuração da força G mais importante do que a contagem de giros do motor, tire o conta-giros do seu carro (caso tenha) e ponha o outro aparelhinho. Assim você fica muito mais feliz. E fim de papo.
Ah… e o corolla é feio pra caramba!
E aí cadê os caras que falavam que a Williams ia fecharo grid?? hehehe (acho que cansei de comentar isso nos posts!!)… Mas é bom vê-la assim! Quanto à história de Robinho! quem falou aí embaixo de racismo tem toda a razão… Tem que ficar falando que o cara é negro o tempo todo? O cara é bom e merece o cockpit (eu mordi a língua nessa porque tenho a opinião de que novato não deve começar em time de ponta), mas ele merece!
1) Eu não aguento mais ouvir o Galvão dizendo que o gráfico da força G não significa absolutamente nada. Escola pra ele.
2) A Honda quer salvar o mundo economizando combustível.
3) Qual o problrma com o Corolla?
Se chover dá Alonso por uma avenida e o Massa vai ter dificuldades como sempre, inclusive acho que apanha para ficar entre os 6 primeiros. Kimi é um pouco mais regular no molhado, Hamilton eu não sei..
Quantos aos gráficos… Thiago, tu tem noção de como é rodopiar 18000 vezes por minuto? Ou então, tu sabe em qual proporção a rotação do motor se transforma em cavalos de força e quanto é perdido em calor emitido para o ambiente? Eu achei bastante interessante a nova informação trazida pelo gráfico de força G.
Acho que o alonso vai engolir o zacarias
Tá certo, quem faz Corolla tá fazendo volume na Formula 1 enquanto a Lada está em seu devido lugar: nas demolition race.
Se não chover, acho que dá Massa com Alonso em segundo (o espanhol tem andado bem o fim de semana todo).
Mas, sinceramente, gostaria que desse umas três pancadas de chuva durante a corrida.
Concordo quando dizem que o Galvão já encheu em chamar o Hamilton de Robinho, mas não vejo mau nenhum no fato dele pronunciar Kubitça (ou Kubitza ?) desde que esta pronuncia esteja correta. Quanto ao gráfico da força G, eu concordo com ele. Aquilo não serve para nada, pois alguém aqui sabe qual é a sensação de estar sob estas forças? De que adianta eu saber que o piloto está sob uma força de 4 Gs se eu não tenho a menor idéia da sensação que é isto. Isto só serve para uma meia dúzia de telespectadores que já pilotaram aviões e sabem do que se trata. E, se souberem. Deveriam colocar o conta-giros mesmo.
João esse negócio d oGB ficar chamando o Lewis Hamilton de Robinho, é para dar uma de gosotoso e dizer que conhece os pilotos, que é super amiguinho deles, que se precisar ele pega a escova de dentes emprestada, ridículo, o GB é pretencioso demais !
ele podia enfiar o robinho no kubtza dele…
Galvão Bueno, deprimente como sempre.
Sobre a Renault: o carro desse ano é uma carroça, mas o Kovalainen fez o que se esperava dele e ficou na frente do Fisico.
Essa Honda é uma vergonha, acho que optaram pela pintura “carro azul com musgo” para chamar atenção pelo layout, pois se fossem depender de resultados para se destacar…
Não sei se a vitória do Massa vai ser tão fácil assim… e se chover amanhã, vai ser uma prova de fogo pro brasileiro. Aí poderemos ver se ele realmente é um piloto preparado para disputar o título, seja enfrentando a pressão de um bicampeão, seja pelo simples fato de andar na chuva – pois nas duas vezes em que isso ocorreu, Massa não deixou uma boa impressão.
Eu não assisto a tv muda, porque tem o Reginaldo Leme que é legal e sensato. E tem o Burti, que pelo menos esteve lá…Agora, cagado reumatico…A honda no superclassic…Ta demais de bom hoje.
O que me surpreende é como a Honda caminha passivamente para o buraco. Nada de demissões, nada de soluções, tudo continua na mesma. Falando sério, o Button e o Rubens não são mais pilotos… são vítimas do carro.
Pior era ele dizendo que melhor seria ter o gráfico do giro do motor, que atualmente não faz a mínima diferença, pois todos giram na mesma rotação máxima e estamos carecas de saber das capacidades de giro rápido dos propulsores da F1… O novo gráfico de forças G é sensacional, principalmente nas freadas, impressionante o “soco” que o piloto deve levar com tamanha força.
Show do Massa!!! Espero que nessa madrugada continue…
Gomes, continuando a lista das chatices do Galvão, além das duas que vc disse, teve ainda a estupidez dele que foi incapaz de entender o novo gráfico da força G. Aquele que mais parece um “alvo” com um G no meio.
Gavão, aquele gráfico subistitui o antico que mostrava uma cruz, representando os eixos X e Y. O ponto andando pelo “alvo” representa a combinação das forças impressas sobre o piloto. Esse novo gráfico, ao contrário do que você disse (ele disse que o “alvo” não dizia nada), mostra com mais precisão todas as forças agindo sobre o piloto do que mostrava o gráfico antigo, pois o antigo mostrava apenas os vetores (na verdade, apenas as componentes X e Y) das forças agindo sobre o piloto. O que se ver agora é o “vetor resultante”, ou seja, a força exatamente impressa.
Vai estudar, cara…
TU É MUITO CHATO , NÃO ACEITA QUE FALEM MAL DAS MERDAHS QUE VC TEM NA GARAGEM , ENTÃO NÃO NÃO FALE MAL DO CARRO MAIS VENDIDO DO MUNDO , FALOU ?
Gomes! Só avisa o pessoal do Grande Prêmio para não cair na mesma da Globo com a história do Coulthard perder 10 posições por troca de motor! Ele troca o motor e não perde nada, pq não terminou a última prova e o regulamento permite a modificação sem punições daí.
pq que a honda não pega o carro do ano passado?
pior que isso não faria
Vamos ver se acerto , Galvão deve falar umas 6 vezes Kubitza, tres vezes ” fiquem de olho neste cara “, umas 4 vezes robinho….fora outras bobagens….
ate hj nao entendo a critica ao Corolla, um carro como aquele, mais vendido da categoria, bonito, confortavel, nao existe mta reclamacoes.. mas pra qm gosta de Lada neh!? eauhaeuhaeuhe
Caaalma gente! O Ruinzinho só vai parar (se é que andou algum dia, rsrsrsrs) depois do GP 1000. Só faltam setecentos e poucos. Até lá, deculpas atrás (onde ele sempre está no grid, rsrsrs) de desculpas. Pior que o Galvão vai acompanhá-lo até o fim.
O Galvão é um chato. A pseudo associação de Hamilton a Robinho é uma estratégia barata, sem graça, infantil e inútil. Ele parece estar tentando criar nos brasileiros um carinho em relação ao Inglês. Assim, se o Hamilton se der bem cria-se uma razão para que se continue prestigiando a F-1.
Não sei se isso é uma estratégia deliberada do Galvão ou de algum outro gênio da Globo. De qualquer forma, essa palhaçada é estúpida e cafona.
E o Kimi é carta fora do baralho na disputa pela vitória.
Vai correr do mesmo jeito que treinou: com potência reduzida pra poupar o motor e terminar a prova entre os primeiros.
Incrível!!!!
O Burrinho vai conseguir largar em vigésimo nono em um grid de 22!
Esse cara se supera a cada dia…
Gomes, seu xibumgo…qual seu problema como Corolla???
Só pq na garagem do seu prédio tem um monte deles?
Hein? Hein???
Gomes, você conhece o Galvão. Você tem o telefone dele.
Por favor, converse com ele… Diga que só pra ele tem graça chamar o Hamilton de Robinho. Diga que ele está insuportável.
Ou então vamos fazer o seguinte. Você também deve conhecer um punhado de deputados. Vamos colocar na lei da tv digital que áudio e vídeo devem ser independentes e que os telespectadores podem receber vídeo de uma emissora e áudio de uma fm ou am. Desta maneira, ficaria muito mais profissional escutar futebol e F1 pelo rádio enquanto vemos a imagem da Globo.