Au revoir

SÃO PAULO (tudo acaba) – Bernie Ecclestone avisou que este é o último ano em que a F-1 passa por Magny-Cours. Ele detesta o lugar. Disse que a corrida só foi para lá — e é verdade — por manobra politica de Guy Ligier junto a François Miterrand.

Tenho doces lembranças de Magny-Cours, de viagens que fiz pelo interior da França, da família Benoit em Varennes-Vauzelles, do bife na pedra…

Toda cidade tem seu encanto, por menor que seja. Nessa corrida a gente vivia em Nevers, cruzando o Loire dez vezes por dia por essa ponte aí embaixo. E foi lá que nos últimos anos fizemos os mais memoráveis churrascos da F-1, na casa que o pessoal da Globo alugava.

Bem, tudo acaba. E se o GP da França, que já foi realizado em Paul Ricard, Reims, Dijon, Le Mans, Rouen e Clermont-Ferrand for parar num estacionamento da Disney em Paris é porque está na hora de repensar algumas coisas, mesmo.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel Médici
16 anos atrás

Aliás, falando em circuitos, estou curioso para ver a Fórmula 1 rasgando a nova reta dos boxes em Imola, enchendo o pé desde a Rivazza até a Tamburello, sem o Taguardo (ou seria a Variante Bassa?). Se o resto da volta não continuar sendo sonífera, eu vejo com bons olhos a volta do GP de San Marino.

Imola, para quem não sabe, foi desenhada com o auxílio de Enzo Ferrari himself! Claro, não foi ele quem projetou as 5 chicanes: Tamburello, Villeneuve, (antiga) Acque Minerale, Variante Alta, Bassa e Taguardo. É anti-horário, uma exceção nos padrões europeus (no início do século passado, acreditava-se que os carros corriam mais rápido em sentido horário). Enfim, tem mais história pra contar do que uma Sepang da vida.

Marcos B.
Marcos B.
16 anos atrás

Gostaria que voltasse para Paul Ricard. Alías, nesta pista Piquet fez belíssimas corridas.

Daniel Médici
16 anos atrás

Pra mim, a melhor notícia da temporada (talvez perca pra entrada de Valência). Passar 16 anos vendo o GP da França em Magny Cours era muito decepcionante, considerando a Mistral em Paul Ricard, os retões de Reims, os curvões de Dijon, a mini Nordscheleife em Cermont, e, pra mim o melhor, as curvas rápidas em descida de Rouen.
Acho difícil a Fórmula 1 parar num estacionamento de Paris. Paris, pra mim, não tem cara de Fórmula 1… Se acontecer, será igualmente triste.

Fiquei decepcionado com os comentários desse post. Muita gente com memória curta, que quer GPs na Turquia e não em Mônaco em Hungria. Em primeiro lugar , quem aqui já viu uma corrida legal de F1 em Istambul?? As duas primeiras foram um saco! Mônaco teve corridas interessantes de 2004 a 2006. 2007, a julgar pelos últmos anos, foi exceção. E Hungaroring foi a melhor corrida do ano passado, de longe!

Marcelo Borges
Marcelo Borges
16 anos atrás

Depois do que fizeram com Hockenheim tudo é possível.

Até hoje custo a acreditar que essa tragédia realmente aconteceu.

flying_jp
flying_jp
16 anos atrás

Acho que vai fazer falta…circuito técnico, com 1 único ponto de ultrapassagem, é verdade, mas pelo menos tem um…e foi lá que o Schummy, de Ferrari, levou um “X” do Barrica, que estava de Stewart.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Reginaldo, o que esperar desses caras que estão fazendo as obras do Pan, os mesmos que, na construção do Engenhão simplesmente não sabiam que ali no terreno havia uma adutora enterrada? E ativa! Até aliviou a nossa lenda do trator no Caninde, hehehehehe…

Pedro Neto
Pedro Neto
16 anos atrás

Para que há ponte?

Pedro Neto
Pedro Neto
16 anos atrás

Para que a ponte?

bafo
bafo
16 anos atrás

concordo com o Bruno: chega de Mônaco e Hungria! as corridas mais chatas da temporada.

Mantovanelli
Mantovanelli
16 anos atrás

Não vai fazer falta. Tomara que aconteça o mesmo com o GP da Hungria.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Os Deuses da velocidade estão bravos. Os prédios da cidade do Pan, estão afundando. Parece que ninguém sabia que, o sub solo é constituído de turfa….Só quero ver o que vão dizer para quem comprou os apartamentos por lá…..;-)))))))))))

Bichona
Bichona
16 anos atrás

Nem Magny Cours, nem Le Mans, nem Paul Ricard, nem Euro Disney!

Eu quero Pau!!!!

Uiiii

Mandrake
Mandrake
16 anos atrás

Ainda acho que aquele retão de Le Mans ia ser algo de novo na F1 atual…

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Agora que li a matéria, realmente vamos ter Mickey e companhia no novo GP da França! Podem crer nisso.

vitão
vitão
16 anos atrás

podiam correr am Pau; afinal quem anda em Monaco não tem direito de reclamar de nada; bife de pedra? pensei que a carne deles fosse bem mais macia…

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

O lugar é lindo mas o circuito não deixará saudades nenhuma. Imola já foi, tomara que não volte, Magny Cours já vai, tarde, torçamos agora para a Hungria caia fora, e a Turquia faça umas 4 corridas por ano.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Sem querer ferir os saudosistas: “Por falta de adeus, tchau!!!”
Não gostava dela, e não é porquê tem história que deva ter F-1. com certeza corrida de Clássicas haverão.
E serão históricas também!!!

Gustavo Espósito
Gustavo Espósito
16 anos atrás

Esse texto da sua viagem ta massa demais.
Vontade de conhecer a fabrica da Audi.
Outro dia fui lá na Audi, aqui em BH, porque chegou o TT novo.
Perfeito o carro.

E o melhor, os caras que trabalham lá conhecem quem gosta realmente de carro.

Abraços.

Dr. Koroiva
Dr. Koroiva
16 anos atrás

Até o circuito encurtado de Paul Ricard é bem melhor que esse kartódromo.
O problema é que vai sair de lá e ir para um estacionamento ou pista rua.
Em vez de melhorar, piora consideravelmente.

Bruno
Bruno
16 anos atrás

Finalmente! agora só falta monaco (dane-se o glamour, eu quero é ver ação) e hungria. dae as pistas começam a ficar interessantes.

Dú
16 anos atrás

Seria aquêle que carinhosamente chamamos de Tio Bernie, pela sua amizade com o Nélson e respeito ao Ayrton? Outro dia, este não menos doido que eu, e muitos daqui, o chamou de Napoleão. Está explicado nesta parada da França, e na Espanha deu no meio dos olhos do touro. Ah, se a Rita Lee, a dos boxes lembra Veloz, ainda preciso te conhecer, o Moto Jornal era do Plínio Lima, visse isso hj.. Tio Bernie tirando a Disney Europa da lama e matando fãns de tourada na Espanha. Dia outro, vagando pelo santo google, vaí nisso, http://averdadedopan2007.blogspot.com/ . É de arrepiar, pois interagindo nos sites, e na busca, observei que ou editores de jornal são c.u.z.õ.e.s , ou a mídia virou Pan. Ainda bem que o Galvão parou com a de Robinho, senão ia falar que era o Hamilton que estampava as caixinhas do chocolate Pan.. Trocadilho? Nada disso, tem stock este fds e algém poderia me confirmar onde foram os classificatórios da jr.?
Abçs e até breve!

Allan
Allan
16 anos atrás

Magny Cours já vai tarde! Pistinha de m…, péssima, com uma reta longa e cheia de curvinhas fechadas (lembra alguma coisa do presente?), sem charme… Enfim…
Mas trocar por estacionamento é de doer! Lá vem Las Vegas de novo… Se bem que as provas em Las Vegas foram melhores que em Magnu.
Mas saudades mesmo Reims e Clermont-Ferrand, circuitos pra machos…

Rodrigo Meira
Rodrigo Meira
16 anos atrás

Corrigindo a Tempo:

Ano: 2002

Hehehehehe

Rodrigo Meira
Rodrigo Meira
16 anos atrás

O Pateta já deu a bandeirada na F1.

Local: GP Brasil

Ano: 1992

O que foi aquela bandeirada do Pelé?!?

Carlos Maciel
Carlos Maciel
16 anos atrás

A BAND NÃO VAI PASSAR A INDY NOVAMENTE, MAS UMA ETAPA.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Pois é… concordo com os amigos, se for para sair de lá, que se volte para Le Mans ou Paul Ricard… agora, Eurodisney não, seria a força da grana estragando coisas outrora belas… já imaginou o Mickey dando a largada, o Pato Donald e seus sobrinhos como comissários de prova e o Pateta dando a bandeirada final?

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

Quer saber? nem assim a Eurodisney vai dar lucro.

além do mais, fica mais fácil controlar os carrinhos de rádio controle no estacionamento, a visão é melhor e não tem interferência…

o lado bom -se é que existe – é que essas pistas que vão sendo descartadas podem ficar disponíveis para nós, mortai, como essas da França, Spa, Nurbrurgring antigo e por aí vai..

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
16 anos atrás

Disney é a cara da F1 moderna, que já tem vários dos já famosos “Mickey Mouse Circuits”.

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Isso mesmo Tohmé,a pista é uma porcaria ,muito chata, sou da opinião de que voltasse Paul Ricard, não tenho certeza ,mas parece que teria condições para isso.

Jonny’O

Rodrigo Meira
Rodrigo Meira
16 anos atrás

Quando o titio Bernie falou sobre a prova na Disney, onde ele assinaria por 99 anos o contrato, ela já imagina o retorno que isso daria à categoria.

É disso que a F1 vive hoje em dia. por isso hoje ela é tratada como um negócio.

P_H_O_D_A – S_E o caráter esportivo.

Mesma coisa acontecem com essa mudanças que a F1 terá em 2011. A cada mês tio Bernie e to Max anunciam alguma nova inclusão no pacote de mudanças.

Pra que isso: Marketing. vamos fazer as pessoas falarem de F1.

No final das conats, das 100 mudanças declaradas pelos chefões, apenas meia dúzia delas vigorarão.

Abcs

Mandrake
Mandrake
16 anos atrás

Por quê não correr em Le Mans?

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Realmente o interior da França é belíssimo. Porem a pista de Magny Cours é uma %!$&# E o que interessa para os telespectadores é a prova ser realizada em uma pista que proporcione belas ultrapassagens, com boas retas e larga o bastante.

Renato Muller
Renato Muller
16 anos atrás

Caramba, Flavio! Assim não vale! Lembrar de pistas deliciosas como Paul RIcard (com a Mistral quilométrica), Reims, Rouen e Clermont-Ferrand, para depois fechar com o estacionamento do Mickey, é sacanagem!

Rodz
Rodz
16 anos atrás

Que pena! essa é minha pista predileta no playstation….

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Visitei Reims uma vêz e achei espetacular.
Era formado pela ligação de 3 estradas formando um triângulo de altíssima velocidade. Tinha também diferenças de nivel entre elas e então havia o charme de longas subidas e descidas ladeadas por campos e plantações. Lá está também os antigos boxes com as arquibancadas em frente bem no meio de uma longa descida para a Curva 1, a mais espetacular de todas. Magnífico.
Em Rouem o traçado já é mais travado, porém, existe um trecho em descida formando um S de alta que é a coisa mais deliciosa de se fazer de moto.
Por que não usá-los novamente ?
Porque a F1 morreu. Só não vê quem não quer.

Helder Paiva
Helder Paiva
16 anos atrás

Calma pessoal, o tio Bernie disse que se arrumarem um prova em Paris ele assina o contrato por 99 anos!
Flavio, nestes churrascos na casa do pessoal da Globo, o Galvão já encheu a cara? se encheu, ele falou mais do que já fala ou é daqueles que fica mudo quando tá de porre? se ele fica mais falante, qual a maior besteira que ele falou? é maior do que a que ele fala nas transmissões?
abs

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Nós acompanhamos o esporte porque gostamos.
É um virus do qual não conseguimos nos livrar (nem queremos na verdade)
Fosse levar em conta o que estão fazendo, a maioria já tinha trocado por outra coisa qualquer.
Pelo andar da carruagem, só restará ……lembranças.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

A F-1 fica cada vez menos européia…

Jegue do Pantano
Jegue do Pantano
16 anos atrás

Pois é, provavelmente vão trocar de Magny Cours pra algum emirado abastecido por petróleo onde o “Rei” come caviar enquanto o povo morre de fome…

Ah e vai passar aqui de madrugada….porque afinal de contas, que se lasquem os brasileiros…