Au revoir
SÃO PAULO (tudo acaba) – Bernie Ecclestone avisou que este é o último ano em que a F-1 passa por Magny-Cours. Ele detesta o lugar. Disse que a corrida só foi para lá e é verdade por manobra politica de Guy Ligier junto a François Miterrand.
Tenho doces lembranças de Magny-Cours, de viagens que fiz pelo interior da França, da família Benoit em Varennes-Vauzelles, do bife na pedra…
Toda cidade tem seu encanto, por menor que seja. Nessa corrida a gente vivia em Nevers, cruzando o Loire dez vezes por dia por essa ponte aí embaixo. E foi lá que nos últimos anos fizemos os mais memoráveis churrascos da F-1, na casa que o pessoal da Globo alugava.
Bem, tudo acaba. E se o GP da França, que já foi realizado em Paul Ricard, Reims, Dijon, Le Mans, Rouen e Clermont-Ferrand for parar num estacionamento da Disney em Paris é porque está na hora de repensar algumas coisas, mesmo.
Aliás, falando em circuitos, estou curioso para ver a Fórmula 1 rasgando a nova reta dos boxes em Imola, enchendo o pé desde a Rivazza até a Tamburello, sem o Taguardo (ou seria a Variante Bassa?). Se o resto da volta não continuar sendo sonífera, eu vejo com bons olhos a volta do GP de San Marino.
Imola, para quem não sabe, foi desenhada com o auxílio de Enzo Ferrari himself! Claro, não foi ele quem projetou as 5 chicanes: Tamburello, Villeneuve, (antiga) Acque Minerale, Variante Alta, Bassa e Taguardo. É anti-horário, uma exceção nos padrões europeus (no início do século passado, acreditava-se que os carros corriam mais rápido em sentido horário). Enfim, tem mais história pra contar do que uma Sepang da vida.
Gostaria que voltasse para Paul Ricard. Alías, nesta pista Piquet fez belíssimas corridas.
Pra mim, a melhor notícia da temporada (talvez perca pra entrada de Valência). Passar 16 anos vendo o GP da França em Magny Cours era muito decepcionante, considerando a Mistral em Paul Ricard, os retões de Reims, os curvões de Dijon, a mini Nordscheleife em Cermont, e, pra mim o melhor, as curvas rápidas em descida de Rouen.
Acho difícil a Fórmula 1 parar num estacionamento de Paris. Paris, pra mim, não tem cara de Fórmula 1… Se acontecer, será igualmente triste.
Fiquei decepcionado com os comentários desse post. Muita gente com memória curta, que quer GPs na Turquia e não em Mônaco em Hungria. Em primeiro lugar , quem aqui já viu uma corrida legal de F1 em Istambul?? As duas primeiras foram um saco! Mônaco teve corridas interessantes de 2004 a 2006. 2007, a julgar pelos últmos anos, foi exceção. E Hungaroring foi a melhor corrida do ano passado, de longe!
Depois do que fizeram com Hockenheim tudo é possível.
Até hoje custo a acreditar que essa tragédia realmente aconteceu.
Acho que vai fazer falta…circuito técnico, com 1 único ponto de ultrapassagem, é verdade, mas pelo menos tem um…e foi lá que o Schummy, de Ferrari, levou um “X” do Barrica, que estava de Stewart.
Reginaldo, o que esperar desses caras que estão fazendo as obras do Pan, os mesmos que, na construção do Engenhão simplesmente não sabiam que ali no terreno havia uma adutora enterrada? E ativa! Até aliviou a nossa lenda do trator no Caninde, hehehehehe…
Para que há ponte?
Para que a ponte?
concordo com o Bruno: chega de Mônaco e Hungria! as corridas mais chatas da temporada.
Não vai fazer falta. Tomara que aconteça o mesmo com o GP da Hungria.
Os Deuses da velocidade estão bravos. Os prédios da cidade do Pan, estão afundando. Parece que ninguém sabia que, o sub solo é constituído de turfa….Só quero ver o que vão dizer para quem comprou os apartamentos por lá…..;-)))))))))))
Nem Magny Cours, nem Le Mans, nem Paul Ricard, nem Euro Disney!
Eu quero Pau!!!!
Uiiii
Ainda acho que aquele retão de Le Mans ia ser algo de novo na F1 atual…
Agora que li a matéria, realmente vamos ter Mickey e companhia no novo GP da França! Podem crer nisso.
podiam correr am Pau; afinal quem anda em Monaco não tem direito de reclamar de nada; bife de pedra? pensei que a carne deles fosse bem mais macia…
O lugar é lindo mas o circuito não deixará saudades nenhuma. Imola já foi, tomara que não volte, Magny Cours já vai, tarde, torçamos agora para a Hungria caia fora, e a Turquia faça umas 4 corridas por ano.
Sem querer ferir os saudosistas: “Por falta de adeus, tchau!!!”
Não gostava dela, e não é porquê tem história que deva ter F-1. com certeza corrida de Clássicas haverão.
E serão históricas também!!!
Esse texto da sua viagem ta massa demais.
Vontade de conhecer a fabrica da Audi.
Outro dia fui lá na Audi, aqui em BH, porque chegou o TT novo.
Perfeito o carro.
E o melhor, os caras que trabalham lá conhecem quem gosta realmente de carro.
Abraços.
Até o circuito encurtado de Paul Ricard é bem melhor que esse kartódromo.
O problema é que vai sair de lá e ir para um estacionamento ou pista rua.
Em vez de melhorar, piora consideravelmente.
Finalmente! agora só falta monaco (dane-se o glamour, eu quero é ver ação) e hungria. dae as pistas começam a ficar interessantes.
Seria aquêle que carinhosamente chamamos de Tio Bernie, pela sua amizade com o Nélson e respeito ao Ayrton? Outro dia, este não menos doido que eu, e muitos daqui, o chamou de Napoleão. Está explicado nesta parada da França, e na Espanha deu no meio dos olhos do touro. Ah, se a Rita Lee, a dos boxes lembra Veloz, ainda preciso te conhecer, o Moto Jornal era do Plínio Lima, visse isso hj.. Tio Bernie tirando a Disney Europa da lama e matando fãns de tourada na Espanha. Dia outro, vagando pelo santo google, vaí nisso, http://averdadedopan2007.blogspot.com/ . É de arrepiar, pois interagindo nos sites, e na busca, observei que ou editores de jornal são c.u.z.õ.e.s , ou a mídia virou Pan. Ainda bem que o Galvão parou com a de Robinho, senão ia falar que era o Hamilton que estampava as caixinhas do chocolate Pan.. Trocadilho? Nada disso, tem stock este fds e algém poderia me confirmar onde foram os classificatórios da jr.?
Abçs e até breve!
Magny Cours já vai tarde! Pistinha de m…, péssima, com uma reta longa e cheia de curvinhas fechadas (lembra alguma coisa do presente?), sem charme… Enfim…
Mas trocar por estacionamento é de doer! Lá vem Las Vegas de novo… Se bem que as provas em Las Vegas foram melhores que em Magnu.
Mas saudades mesmo Reims e Clermont-Ferrand, circuitos pra machos…
Corrigindo a Tempo:
Ano: 2002
Hehehehehe
O Pateta já deu a bandeirada na F1.
Local: GP Brasil
Ano: 1992
O que foi aquela bandeirada do Pelé?!?
A BAND NÃO VAI PASSAR A INDY NOVAMENTE, MAS UMA ETAPA.
Pois é… concordo com os amigos, se for para sair de lá, que se volte para Le Mans ou Paul Ricard… agora, Eurodisney não, seria a força da grana estragando coisas outrora belas… já imaginou o Mickey dando a largada, o Pato Donald e seus sobrinhos como comissários de prova e o Pateta dando a bandeirada final?
Quer saber? nem assim a Eurodisney vai dar lucro.
além do mais, fica mais fácil controlar os carrinhos de rádio controle no estacionamento, a visão é melhor e não tem interferência…
o lado bom -se é que existe – é que essas pistas que vão sendo descartadas podem ficar disponíveis para nós, mortai, como essas da França, Spa, Nurbrurgring antigo e por aí vai..
Disney é a cara da F1 moderna, que já tem vários dos já famosos “Mickey Mouse Circuits”.
Isso mesmo Tohmé,a pista é uma porcaria ,muito chata, sou da opinião de que voltasse Paul Ricard, não tenho certeza ,mas parece que teria condições para isso.
Jonny’O
Quando o titio Bernie falou sobre a prova na Disney, onde ele assinaria por 99 anos o contrato, ela já imagina o retorno que isso daria à categoria.
É disso que a F1 vive hoje em dia. por isso hoje ela é tratada como um negócio.
P_H_O_D_A – S_E o caráter esportivo.
Mesma coisa acontecem com essa mudanças que a F1 terá em 2011. A cada mês tio Bernie e to Max anunciam alguma nova inclusão no pacote de mudanças.
Pra que isso: Marketing. vamos fazer as pessoas falarem de F1.
No final das conats, das 100 mudanças declaradas pelos chefões, apenas meia dúzia delas vigorarão.
Abcs
Por quê não correr em Le Mans?
Realmente o interior da França é belíssimo. Porem a pista de Magny Cours é uma %!@$&@# E o que interessa para os telespectadores é a prova ser realizada em uma pista que proporcione belas ultrapassagens, com boas retas e larga o bastante.
Caramba, Flavio! Assim não vale! Lembrar de pistas deliciosas como Paul RIcard (com a Mistral quilométrica), Reims, Rouen e Clermont-Ferrand, para depois fechar com o estacionamento do Mickey, é sacanagem!
Que pena! essa é minha pista predileta no playstation….
Visitei Reims uma vêz e achei espetacular.
Era formado pela ligação de 3 estradas formando um triângulo de altíssima velocidade. Tinha também diferenças de nivel entre elas e então havia o charme de longas subidas e descidas ladeadas por campos e plantações. Lá está também os antigos boxes com as arquibancadas em frente bem no meio de uma longa descida para a Curva 1, a mais espetacular de todas. Magnífico.
Em Rouem o traçado já é mais travado, porém, existe um trecho em descida formando um S de alta que é a coisa mais deliciosa de se fazer de moto.
Por que não usá-los novamente ?
Porque a F1 morreu. Só não vê quem não quer.
Calma pessoal, o tio Bernie disse que se arrumarem um prova em Paris ele assina o contrato por 99 anos!
Flavio, nestes churrascos na casa do pessoal da Globo, o Galvão já encheu a cara? se encheu, ele falou mais do que já fala ou é daqueles que fica mudo quando tá de porre? se ele fica mais falante, qual a maior besteira que ele falou? é maior do que a que ele fala nas transmissões?
abs
Nós acompanhamos o esporte porque gostamos.
É um virus do qual não conseguimos nos livrar (nem queremos na verdade)
Fosse levar em conta o que estão fazendo, a maioria já tinha trocado por outra coisa qualquer.
Pelo andar da carruagem, só restará ……lembranças.
A F-1 fica cada vez menos européia…
Pois é, provavelmente vão trocar de Magny Cours pra algum emirado abastecido por petróleo onde o “Rei” come caviar enquanto o povo morre de fome…
Ah e vai passar aqui de madrugada….porque afinal de contas, que se lasquem os brasileiros…