Baú do Sidney

SÃO PAULO (de chorar) – O Sidney Cardoso colocou no YouTube mais um filmete transformado em vídeo, agora da terceira etapa do Campeonato Carioca de Pilotos, em setembro de 1968.

De quebra, algumas fotos históricas, também, como das 3 Horas de Velocidade da Guanabara 68, Prêmio Jim Clark. “Naquela época saíam três carros de cada vez para dar três voltas”, conta Sidney. “Da esquerda para direita, Jorge Freitas com VW 1600 preparado por Reinner, eu com Karmann-Ghia Porsche que foi do Moco (minha primeira corrida com ele), meu irmão Sérgio Cardoso conversando comigo e o Malzoni de Celso Gerbassi. Cheguei a liderar esta corrida por uma volta, após Emerson quebrar com Fitti-Porsche, mas logo em seguida foi meu motor que quebrou.”

Deliciem-se. Com tudo, fotos e vídeo.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Sidney:
Mas estava “bunitinho”. Todo “combinandinho”!!!!

Júnior
Júnior
16 anos atrás

Ao Sidney;
Valeu. Eu também esqueci de mencionar a data apara você: Maio de 1967. Exatamente a 40 anos. Estou com 5.0!!! Faz tempo pra caraca!
Vá até o templo no sábado (Superclassic).
Acabei de assistir no Limite, a reportagem com o Flávio da última corrida. Exatamente de lá.
Abs.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Ludimar Menezes
Tenho quase certeza que possuo o mapa do traçado original do Autódromo, vou dar uma procurada agora.
César Costa
Te conheço, está de gozação né seu P. Mas vamos fazer de conta que é sua memória “fotogênica”, como vc fala.
Interessante que, como Caíque falou algum tempo, na época muitos pilotos copiavam a cor dos capacetes de outros, o meu havia copiado do Denis Hulme em 67, ou seja, branco com duas listras, depois para ele ficar nas cores da equipe acrescentamos mais uma listra.
O mesmo aconteceu com a Alfa Giulia, ela veio do Gancia com a cor branca e duas faixas vermelha e verde, cores da Itália. Depois repintamos a verde de azul pelo mesmo motivo.
Jovino
Entendi sua explicação sobre o Dodge

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Júnior
Cheguei, olha então não foi nenhum desses dois que você viu, mas a Rampson S.A. Comércio e Indústria que trouxe os motores, freios, velocímetros, conta giros, molas, etc para Paulo Goulart da Dacon, trouxe mais para serem vendidos, não apenas aqueles que correram, falo isso porque possuo os recibos.
Por que digo isto?
Porque o 1.600 de lata que adquiri era ano 64 e cor azul escura.
Este da foto, motor Porsche 2.000, sempre foi de fibra finíssima, foi montado pela Dacon somente para corrida, a cor deste era inicialmente aquela azul escura da Dacon com círculos brancos e com os números 2 na cor preta, na frente, atrás e dos lados, possuia também duas faixas brancas retangulares com as iniciais J.C.Pace A.C. Porto, em ambos lados nos pára-lamas dianteiros.
Quando a Dacon saiu das pistas José Carlos Pace comprou este de número 2 e pintou nas cores que aparece na foto, ou seja, predominância da branca com círculo preto e número 2 branco.
Adquirimos dele e na primeira corrida que foi no dia seguinte a sua compra, como não havia tempo de pintá-lo, corremos com a mesma cor e número dele com sua autorização.
Entendeu?

jovino
jovino
16 anos atrás

Sidney, na realidade o dodge não era charger, era um SE, mas foi colocada a frente do charger e o motor e câmbio. Mas fiz estas modificações nos pára-lamas e logo o vendi.

Jovino

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Gostei de ver o modelito do Sidney no filme. Capacete combinando com o carro…
Aliás, alguém lembra daquele guincho ao fundo? Fazia ponto aqui pela Zona Sul do Rio…

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
16 anos atrás

Alguém tem um mapa da pista original do autódromo de Jacarepaguá?

Júnior
Júnior
16 anos atrás

Ao Sidney Cardoso:
Era de lata, Sidney. A lataria parece que era cotada para caber a roda mais larga.
Eu acredito que o modelo era um K.Guia 66. Eu não tinha muita(ou nenhuma) noção de K.Guia-Porshe.
Para mim na época, foi um deslumbre.
Abs.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Junior
Sempre que sai alguma matéria em que esteja envolvido gosto de acompanhar e dar atenção, infelizmente, justamente hoje tenho compromisso o dia todo, já estou atrasado nem poderia ter vindo aqui, mas à noite responderei sua pergunta com maior prazer.
Fiquei numa dúvida onde você diz o seguinte: “Este K. Guia-Porsche eu conheci em Assis-SP. Era de cor prata e até onde eu sei não corria. Tinha as rodas traseiras maiores e para fora da lataria como nas fotos”.
Você estava se referindo a este da foto ou o que te falei que era de lata?
Até logo mais.

Júnior
Júnior
16 anos atrás

Ao Sidney Cardoso:
Este K. Guia-Porshe eu conheci em Assis-SP. Era de cor prata e até onde eu sei não corria. Tinha as rodas traseiras maiores e para fora da lataria como nas fotos. Fiquei babando por um bom tempo ao lado do carro, que estava na casa de amigos da família.
Pela sua explicação talvez o problema dele fosse falta de mecânico mesmo. Eu tinha 10 anos de idade e acredito mais no que você me diz, já que foi proprietário de uma dessas máquinas. Meu pai tinha um Fusquinha 66. Você uma imagina um moleque que gastava toda a sua mesada com revista 4Rodas, vendo um carro daqueles…
Quem não conhece o site do Obvio!, vale a pena conhecer. Li inteirinho: http://www.obvio.ind.br
Também fiquei encantado com o Obvio! pelo sucesso comercial e empresarial. Eu conhecia o site, mas de vez em quando a gente limpa o histórico…
Acho que serve de exemplo para os produtores artesanais, se associarem e lutarem. Aqui no Brasil para se virar, a gente tem que matar um leão por dia. E ainda aparece essa tais Operações Navalha, Zileudos, Valérios, etc.
O Anísio Campos se tivesse nascido nos EUA, estaria milionário. Ainda bem que encontraram políticos que entenderam a idéia que é obvia ululante!!! Pena que até hoje tem gente ainda não enxerga isto.
Se você for ao Templo(Torcida96) em Interlagos, no sábado me procure.
Abraços, valeu!!!

Engate
Engate
16 anos atrás

Grato pela atenção Sidney!

marcao fioretti
marcao fioretti
16 anos atrás

Belos carros… mas bonitos mesmo são os caminhoes que aparecem na segunda foto!!!!!

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Fitti
Provavelmente seja o Linus De Paoli, quando ele viu o filme entrou em contato comigo.
Como ainda contêm muitos erros, como por exemplo a cilindrada da Lola que era de 4.900, não 4.500, por exemplo, corrigi tudo, esta semana deverá estar entrando todos certos no youtube e depois vou encaminhar o DVD pra ele, pois no DVD por não ter que comprimir a imagem fica bem melhor.

Fitti
Fitti
16 anos atrás

Sidney,

realmente não sei,mas, assim que estiver com o De Paoli sobrinho, esclarecerei, mas é o mesmo que aparece na corrida que voce postou quando da estreia do GT40 ou do Lorena, esqueci agora, mas quando encontrei o sobrinho la na pista num treino extra, ele me contou que todos na familia ficaram contentes de rever aquela filmagem.

Abraço

Fitti – RJ

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Júnior
Tive um Karaman-Ghia Porsche 1.600 de lata, igualzinho aquele que o saudoso amigo e piloto Chico Landi venceu uma corrida no circuito de rua da Barra da Tijuca, estréia da Dacon e não havia problema de super aquecimento não.
O nosso de fibra, teve problema na bomba de óleo, mas não aquecia, caía a pressão, entendeu?
Depois Antônio ex-Dacon, descobriu onde era o problema levou a bomba num torneiro frezador e nunca mais tivemos esse tipo de problema.
Por falar nisso, talvez ainda nesta semana estaremos colocando no youtube o filme desta prova que o Landi venceu com o Karman-Ghia, ele veio abençoadamente cair em minhas mãos.
Ceregatti
É verdade, os cartolas conseguiram acabar com nosso automobilismo, querem muita grana em poucos dias.
Jovino
É o corte dos pá-lamas eram para aceitar as rodas maiores e, às vezes, para tirar peso.
Legal, não sabia que você corria, o Dodge era Charger?
Por coincidência, quando trabalhei com Fernando Calmon no programa Grand Prix, na extinta TV Tupi, testei um para a fábrica e o desempenho do motor foi excelente.
Caio
Pois é, os cartolas assim quiseram.
Petrus Portilho
O efeito do fogo nos pneus foi feito pelo Paulo Greco, perguntarei a ele como fazer e se você permitir, passarei seu e-mail.
Engate
Não, o entre-eixos era o mesmo dos Karman-Ghia comuns, apenas a suspensão era reforçada.
Eduardo S SP
Poxa, se você puder me enviar também as fotos dos Karman-Ghia Dacon, ficarei muito grato. Caso deseje é só clicar em meu nome que o e-mail está certo.
Fitti
Qual De Paoli o Máximo ou o Linus?

Fitti
Fitti
16 anos atrás

Caio, e todos

Será um evento muito legal, valem carros de qualquer categoria, pontuando separadamente é claro, com o mesmo regulamento do regional, sendo Marcas, carros com motor 1.6 injetado nacioanais, SuperLight, carros GOL com motores 1.6 carburado e Light, são Voyage 1.6 carburado, todos a Alcool, rodas 14, pneus P-6000.
Podem andar tambem carros Força Livre, prototipos, Endurance e outros.
Aproximadamente a cada 30 minutos havera uma parada para abastecimento, troca de piloto(obrigatória), troca de pneus e outros ajustes.
Para não escrever demais, no site da federação do Rio tem tudo.

Faremos farnel, se der apareçam.

Fitti – RJ

coelho
coelho
16 anos atrás

A Alfa eo KG demais, mas o caminhão dos bombeiros matou a pau! Aquele V8 era demais

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Fiiti, conte mais dessa Taça.
Dê detalhes!!!

Petrus, chiquérrimo…
Só vc e o Nick, mesmo!!!

Fitti
Fitti
16 anos atrás

Curti tudo isso na época, e continuo curtindo hoje, isto é, dia 09 e 10 de junho teremos a Taça Tres Horas, deem uma força, FG anuncie no LIMITE, o Autodromo ainda não morreu.
Nosso carro será um Peugeot vermelho, #35 da Equipe WestRacing do preparador Jose Claudio, pilotos Mauricio Teixeira e DePaoli, sim sobrinho do DePaoli que ja andou com S.Cardoso.
Aguardo no Box 1 e 2.
Valeu

Fitti – RJ

Eduardo S SP
Eduardo S SP
16 anos atrás

Flávio, mandei de novo umas fotos dos KG Dacon, década de 60 no Rio, e em cores

Engate
Engate
16 anos atrás

O entreeixos do KG era aumentado não?

Petrus Portilho
Petrus Portilho
16 anos atrás

CAIO !!!! você faz farnel?? Seu membro tabajara, vê se começa a agitar a o pessoal ai!!! e vê se vai ca…..

Petrus Portilho
Petrus Portilho
16 anos atrás

Sidney, proximo sabado você me ensina como se faz um karmann-guia deixar rastro de fogo no chão, temos que instalar esse capacitor de fluxo do DKW, vai ficar chiquerrrimo!
Abraço a todos

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Dá gosto de ver!
O engraçado (sem graça, claro!) é que hoje fazemos Farnel para ver os mesmos carros…

jovino
jovino
16 anos atrás

Sidney, o que eu mais curtia naquela época era o corte que vocês davam nos pára-lamas dos carros, principalmente nos fuscas, karmann ghias e gordinis, aliás, vocês mostram uma imagem em uma foto de um gordini com o pára-lama bem cortado assim meio retangular. Quando corri de Dodge aqui em brasilia no início da década de 80 dei um corte no pára-lama dele semelhante ao dos gordinis na época. Parabens mais uma vez pelas belas imagens.

Jovino

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Mais uma das preciosidades que o Sidney Cardoso expõe.
Imagens de quase 40 anos atrás, de um país e de um automobilismo que não existem mais.

Júnior
Júnior
16 anos atrás

Um problema crônico por Porshe antigos era a refrigeração. Não podia parar no trânsito. Isto contado pelo proprietário de um deles. Era muito amor ao automobilismo, tá louco!
Fazer curva de alta com K.Guia com motor Porshe, é coisa de louco. Para a época era um desempenho fora do normal.