Chapéu de couro
SÃO PAULO (arretado) – Trapizonga enviada pelo Julio Duarte. “Fotos de um grupo V, categoria da época (1970/80), feito por uma tradicional revenda de Recife, que teve sucesso nas mãos de Ramon Cortizo. Como sempre ninguém sabe que fim levou”, diz o blogueiro.
Pode ser esquisita, mas parece muito bem feitinha…
POIS COMO UMA BOA NORDESTINA, ADOREI ESSE CARRINHOCOM CARRA DE FUSQUINHA…. AQUI NO CEARÁ TAMBÉM FABRICARAM UM CARRINHO QUADRADINHO E FEIO PRA DEDEU… E QUE AINDA VEJO RODANDO PELAS NOSSAS RUAS… CHAMAVA-SE GURGEL EU AMO TODO O bRASIL! ABRAÇOS!
eu acompanhei quando criança o puma de lulu geladeira e josé luis bastos eram mt rapidos… boas lembranças av.centenário…
Flavio, estou super orgulhoso, na segunda ft do post o puminha da cena de fundo é meu tiozão, Zé Luis Bastos.
Cara fala mais dessa época, e querendo algumas infos, fala comigo.
Abraço a todos
O Mario da moto está certo o leonardo godoy nunca foi piloto da escoderia AF(Adriano fernandes)Mas esquceude falar do nome do mauricio o Maurição que participou de uma corrida na escoderia AF na centenario.
Quanto a foto o puma era pilotado por lulu geladeira que por sinal ganhou a corrida.
luiz. Filho de lulu.
A equipe AF era composta por Lulu Geladeira André Burity Zé Luiz Bastos e Jhony Brussel . Leonardo Godoy nunca pilotou os carros da AF.
Se quiserem outros detalhes sobre a história da velocidade na bahia podom maNdar suas perguntas para meu e-mai ou entrem no bahiamotor.blog.terra.com.br. Obrigado!
Prezado Mario da Moto, desculpe ,mas voce esta enganado,Leonardo Godoi apesar de não ter feito parte da Escuderia AF, pilotou por ela em dupla com André Burity, nos 1000 km de Brasilia de 1970, sendo o outro Puma pilotado por José Luiz Bastos e Lulu Geladeira.
Tambem correram pela AF sem contudo fazerem parte da mesma, os pilotos Norman Casare e Ubaldo Lolli, nos 500km de Salvador em 1968.
Mandei essas fotos pro amigo Julinho Duarte. Consegui com Americo Lopes junto ao Ramon Cortizo.Trata-se de um Fusca, com teto de Karmann Ghia, motor 2000cc, carter seco, Weber 40, rodas aro 13″, pilotado por Ramon Cortizo, aqui nos anos 68,69,70. Não tinha pra ninguém, Opalas, Pumas, Gordinis, Berlinetas, Mavericks, tudo na rabeta da fera “Topo Gigio”.
Sou apaixonada por vários nordestinos, inclusive um João…
…Gilberto.
Mayara, que coisa mais feia!!! Preconceito com os nordestinos. Porque isto? Será que você foi apaixonada por algum cabra da peste e não esqueceu até hoje? Não tem problema, o amor é lindo
João
À Mayara:
Oh! Mayara!!!
Maraya!!! Oh! Mayara!!!
Marayaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!
Caras, eu nem acredito! Fui assistir à uma corrida destas qdo era pirralho (c/ menos de cinco anos, talvez). KGs correndo na Cidade Universitária… uma imagem q nunca esqueci e já estava achando q era imaginação.
Mayara…Mayara… vem aqui em Recife pra eu te mostrar o q é Coisa de Nordestino!
Tô curioso pra ver como ficou a traseira… Fico imaginando a mão-de-obra que deve ter dado casar a carroceria do Fusca com o teto do Karman-ghia.
Este é o Topogiggio. Não é à toa que tem o desenho do bichinho na carenagem.
Ramo Cortizo, grande figura e bom piloto, projetou este carro, um Fusca com parabrisa e teto de Karmann-Ghia, cárter seco, radiador de óleo, e andava muito bem.
Para se ter uma idéia, o Puma do Lulu Geladeira, um dos ídolos do Nordeste e que tocava muito bem, ficou pra trás nesta prova do circuito da CIdade Universitária.
Esta é uma das trapizongas comentadas no livro do Joaquim & turma.
Aliás, esta foto exclusiva estava destinada ao livro, né Julinho?
Mas, não se preocupem.
Tem muito mais no livro, muito mais…
Taí a inspiração do Bugatti Veyron!!!
Karmann – VW com cara de Bagre !
Achei parecido com o Audi TT
Grande Sidney Cardoso, quem sabe, sabe, basta olhar uma foto…
Você e o Pablo poderiam se juntar no próximo farnel e trocar umas idéias para ajudar a Deka… Tenho notado que o Patrão anda meio desanimado ultimamente..
E o Circuito é o da Cidade Universitária. Observem bem a quantidade de público. E tem gente que ainda se assusta quando a gente fala em 40.000 mil pessoas assistindo a uma dessas corridas de rua!!
Petrus, o Puma-VW lá atrás é o da Equipe AF, de Salvador. Corria com Lulu Geladeira, Leonardo Godoy e às vezes, André Buruty. Foi o primeiro Puma VW a estrear nas pistas brasileiras. Chegou a ser equipado com motor Porsche, creio que o 1600 cc do 356. Confirma aí, Júlio!!
É o fusca KG (ou KG-Fusca) de Ramon Cortizo, figurinha carimbada nas corridas do Nordeste.
olha o Puma la fundo, ou será um Puma Dkw?
é… mas soou meio preconceituoso…
não entendo muito (então provavelmente estou errado), mas acho que isso teria sido feito para aumentar a distância entre-eixo, não?
gosto é gosto… achei bem feio… mas num carro de corrida a coisa mais bonita que ele pode fazer é andar rápido, o resto é resto…
Acarloz,
Cruel???? Eu?????
Mas foi feito por uma tradicional revenda de Recife, não foi?????
Pô Mayara, vc foi cruel hein!
Eu ia meter a boca tb, mas aquele Topo Gigio na lateral amansou as minhas críticas e passei a achar meio simpático.
Abçs.
E depois o FG reclama da stock JR…
Coisa de Nordestino.
Muito interessante este Fusca, pelo visto tinha cárter seco, devido o radiador estar na frente.
Reparem também na janela, igual dos Karman-Ghia da Dacon, ou seja, de acrilíco para pesar menos e uma pequena entrada de ar para melhorar aerodinâmica.
Duas orelhas Topo-Gigio iguais as do Lorena para jogar mais ar no motor e capota de Karman-Ghia, também mais aerodinâmica.
Imagino pelo ano que deveria ser motor 1.800cc ou 2.000cc.
Deveria andar muito bem.
Mas precisava ter esse bico???
tem um Topo Gigio na lateral!!!
CARACA!!! Muito maneiro!!
Isso devia ser o cão pra acelerar…
Qual a mecânica??
Teto de KarmannGhia num Fusquete???