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SÃO PAULO (vai ser bonito, pelo menos) – Repasso como recebi, do pessoal que faz assessoria para a futura GT3 brasileira:
Estão próximos de desembarcar no país os seis primeiros bólidos que participarão do Brasil GT3 Championship, torneio que terá seu início nos dias 11 e 12 de agosto em Tarumã. Os cinco Ferrari F430 GT3 e o Lamborghini Gallardo GT3 virão de navio e serão os primeiros a aquecer os motores nas nossas pistas. Fazem parte da estrutura da equipe CRT, que além dos bólidos de GT3 mantém esquemas de competição no Campeonato Brasileiro Maserati.
A organização do torneio prevê ainda para o mês de junho a chegada de, pelo menos, mais cinco carros de outras marcas. Segundo informações não oficiais, serão dois Dodge Viper e três Porsche 997 GT3.
Dois dos Ferrari F430 já têm destino. Serão pilotados pelas duplas Walter Derani/Cláudio Ricci e Rafael Derani/Alencar Júnior.
O Brasil GT3 Championship prevê cinco etapas em 2007 ― cada uma com duas corridas. Além das estréia nos dias 11 e 12 de agosto, em Tarumã (RS), estão agendadas as seguintes provas: 01 e 02 de setembro, Brasília (DF); 29 e 30 de setembro, Rio de Janeiro (RJ); 03 e 04 de novembro, Curitiba (PR), e 01 e 02 de dezembro, em São Paulo (SP).
Esperar e ver. Conheço algumas pessoas envolvidas no projeto do campeonato, e uma delas é amigo do peito, irmão camarada. Foi ele quem esteve na Itália para negociar a compra dos carros. E voltou com meia-dúzia debaixo do braço.
Vai ser brincadeira de milionário? Sim. Mas se os magnatas estiverem dispostos a brincar e divertir a patuléia, fica bem melhor. Por divertir a patuléia entenda-se promover, levar público, informar, divulgar.
E não se esconder em provas secretas para comemorar de noite tomando conhaque caro e fumando cachimbo com fumo de chocolate. Carros como esses são para ser vistos. Por muita gente. Só assim se estimula a paixão pelo automobilismo.
Se for mais um campeonato secreto criado para alimentar egos e colocar pilotos sorridentes de terno Ermenegildo Zegna em programas babacas na TV, não contem comigo.
Sou comunista, lembrem-se.
Ate aqui tudo bem, os carros são maravilhosos, tem troca de pilotos, tudo equalizado, tudo amarradinho, bonitinho, dentro do vidrinho,mas HCS enfiado na curva do Tala Larga eu vou serrar o pé de apoio, e não vou mais ver corrida nenhuma, Sr. Luis Roberto Souza. Come, bebe,não paga e ainda fica com o melhor lugar do autodromo??? Vamos se respeitar, né amigo? Não estou afirmando que será lá mas como todos os HCS colocados em Tarumã foram ali, já comecei a ficar com medo de ter que ver outra espremido entre os convivas de luxo. Ou voce já tentou ir a uma prova e ver do Tala sem fazer parte da galera corporativa? Duvido!!! Só no tempo em que se corria com gasolina verde!!!Não estou malhando a categoria antes de começar, mas é um alerta de um fanatico por corridas e não por comes e bebes. A não ser do churrasco que se fazia na curva do Tala Larga sem aperto e sem locutor de rodeio na orelha, só sinfonia de cilindros!! E tenho dito!!
Luis Roberto Souza, com certeza estaremos lá!!
Flavinho,
Obrigado pelo Post e pela oportunidade de tão estimulantes comentários. Com o trabalho que este projeto está nos dando é reconfortante saber que estamos no caminho certo.
É, amigo, além da gestão do projeto de “Cabreuvaring”, o Derani, o Hermann e o Ratel me deram a tarefa de conduzir este projeto do GT3 Brasil.
O Dr. Paulo está corretíssimo como sempre em sua descrição da categoria. Exceto por um detalhe importante: as duas baterias são disputadas em provas de uma hora, com troca obrigatória de pilotos entre os minutos 23 e 37, numa janela de 14 minutos. É um componente fantástico das provas de endurance que cria novas possibilidaes nas estratégias das equipes. Mas a parada é só para a troca de pilotos, sem mexer no carro.
A todos os amigos daqui do blog deixo um compromisso: nosso campeonato não é prova secreta, hobby, clube privado. Vamos fazer um espetáculo para o público, com organização profissional, para quem quiser e gostar poder ir, levar os filhos, a família, enfim, como deve ser um lazer saudável. Queremos fazer a melhor divulgação de tudo, mostrar como são os carros, como é feita a equalização, enfim, mostrar o lado de dentro do esporte.
Além do campeonato europeu, neste ano a SRO está organizando também a primeira temporada do GT3 na Alemanha e na Bélgica.
No Brasil esta será a primeira vez na história que correremos um campeonato de automobilismo com os mesmos regulamentos e equipamentos de campeonatos europeus.
Queremos oferecer ao público essa oportunidade incrívelo de apreciar e ouvir essas máquinas zunindo. Mas isto é também um business, e portanto Hospitality Centers e TV por assinatura fazem parte do jogo. Porém, pretendemos transmitir as provas ao vivo pela internet, abrindo as possibilidades de audiência para todos os fãs.
Conto com a força da imprensa para fazer desta uma categoria de sucesso e dos amigos aqui do Blig do Gomes, para estar presentes no show ao vivo.
Um abração,
Luís Roberto Souza, Manager SRO Latin America
Entendo que o estado do automobilismo atual tem a ver com como tratamos o esporte no país… só se valoriza o futebol, que infelizmente tem um poder de atrair trapaceiros que é uma grandeza… os outros esportes só se pensa na hora de cobrar medalhas nas olimpíadas, sem nunca ter dado apoio ou ter uma politica governamental, mesmo que seja de não atrapalhar, mas regulamentar e organizar as coisas, para quem quiser participar e patrocinar.
Concordo com tudo que os colegas escreveram, e acrescento que há também o lado sinérgico, macro: um evento desse movimenta uma estrutura que vai desde vigias de autódromo a engenheiros competentes que não tem onde aplicar seus conhecimentos e recuperar o que investiram em suas carreiras, sem falar nos mecânicos, promotores, patrocinadores, buffett e eventos etc etc etc.
Além do governo organizar e incentivar todas as atividades esportivas, recreativas ou competitivas, pergunto no caso específico do automobilismo:
* para a CBA automobilismo brasileiro se resume apenas ao GP Brasil de F1, F Truck e Stock????
* E as Federeações também???
abraço a todos
Mora numa cobertura, têm uns 20 carros…..
É realmente um comuna de boutique….
Quer dividir com alguém????
…nao se sinta culpado, até Lenin gostaria dar um ralo nessa Ferrari!!
Os carros do GT3 são maravilhosos.
Quem foi nos 500Km de Interlagos, pode ver o que uma Ferrari faz de barulho, ou melhor, de som de speedrock, porque elas gritam e muito.
Espero poder ver todos estes carros de sonhos, tais como Ferrari, Lambo, Corvett, Aston, dentro do Templo.
Estarei lá, quase com certeza.
Muito bom ter uma nova categoria no Brasil. Quanto a pergunta da Mayara, eu acho que os estudantes deveriam ESTAR COBERTOS DE PORRADA. A policia deveria prender essa minoria de vagabundos.
Não tem ninguém na categoria precisando de um engenheiro apaixonado não??
Tomara que sejam pessoas corretas e sérias pra levar à diante.
Seria bom para o Rio, mais uma prova de automobilismo.
Vamos ver… se vingar, 29 e 30 de setembro estou em Jacarepaguá para prestigiar.
Acho que os estudantes estão cobertos de razão.
Pow,
Ano passado vi a Porshe Cup como preliminar da F1 em Interlagos.
Sensacional
Depois esse ano fui à Jacarepguá no RJ ver a porsche cup.
Sem sacanagem… Moro em Niterói.
Domingo, se não for de carro, vc não chega ao autódromo. E sem fala na divulgação que foi feita pra corrida.
Liguei na terça feira pro autódromo para perguntar sobre o evento. Ninguem sabia me responder qual categoria iria correr no finde.
Chegando nno autódromo domingo, entrei com minha carteira de Imprensa Esportiva e fui ao setor das arquibancadas. Queria curtir a corrida e ainda iria fazer campeonato estadual de futebol a tarde como repórter.
Fiquei pasmo !!! Contando as pessoas nas arquibancadas, não chegava a 50.
Ainda me constroem um parque aquático, um ginásio que após o PAN vãi virar meros elefantes brancos.
É muito triste.
Impressionante
E esse blog ainda se dá ao luxo de ter as explicações do Dr. Paulo Aidar, esclarecendo brihantemente as duvidas sobre a nova categoria, entre nós.
Nada como ouvirmos as opiniões de quem está lá dentro.
Como nem tudo são flores, o Paulão ainda carrega um pesado fardo.
É l’avvocato del Commendatore Vacca Pazza. Que dureza…!!
Vitão:
Agora que vc mencionou começo a desconfiar de um requerimento de inclusão na categoria Platina de um piloto que utilizou o pseudônimo Michael Monteiro ou MM se preferir, tendo por base a subida ao pódio na ultima etapa da Superclassic ( só não especificou em qual categoria e em que lugar chegou).
Mas vamos analisar o pedido dele bem como definir a conta na qual vc vai depositar o cheque ok ?
Ceregatti : sempre ao seu dispor (dd que quitados os honorários).
Aí, Paulão Aidar…
Esclareceu pra turma como vai ser a Categoria.
Não vejo a hora de assistir uma prova dessas, com carros de verdade, verdadeiros puros-sangue de fábrica. E vão virar em Interlagos na faixa de 1min30 a 1min40. Rápido pra caramba.
Ahhh… Quanto ao texto do Paulo Aidar: Não é à toa que trata-se de meu advogado.
Carésimo, claro. Mas vale cada centavo nessas minhas demandas virtuais com o FG e fotógrafos abelhudos…
Abraço, garoto. E que venha a GT3 dos nossos sonhos.
Beleza Paulão, é isso aí. Parece que riqueza incomoda. Sempre aceditei na meritocracia (como dizia um professor meu de finanças, Lourenço Frugolli, que está assessorando São Pedro com a revisão do orçamento corporativo: “da opulência expoliativa à falência fraudulenta, o resultado corresponde ao seu esforço e capacidade”). Corrida de carro sempre custo muito $$ e graças a Deus existem pessoas que investem o seus recursos naquilo que gostamos. Já imaginou se eles investissem em futebol (arghh!) , ou concurso de miss ( ok, esse pode). Se não fosse assim até o glorioso 96 correria com o adesivo “a inveja é uma m.i.e.r.d.a”. Vamos torcer para que o campeonato dê certo e prospere . Agora , a pergunta que nào quer calar é : o FG é piloto o quê? café com leite? chumbo (cérebro, não pé) ? latão? alumínio (pelo menos é levinho, nào pesa nada pro 96)? A conferir no farnel . abraços .
PS : eu mando o cheque da Lambo pra onde ?
Paulo Aidar, você está certo, se esta categoria fosse lançada na Argentina já teria um penca de pssoas aqui pra aplaudir e jogar confetes. Porque lá “eles gostam de automobilismo de verdade”. Mas como é aqui vem logo a turma malhar antes de nem mesmo saber o que é ou assistir as corridas. Uma Ferrari e uma Lamborguini disputando uma curva não tem preço.
Em tempo, esqueci de comentar que as provas serão em rodadas dunplas com um piloto para cada uma delas.
Os pilotospor sua vez serão dividisos em categorias Platina, Ouro, Prata e Bronze conforme os seus retrospectos, desempenho e carreiras desenvolvidas no automobilismo, sendo que as duplas serã equilibradas e compostas com , sempre um Prata ou Bronze, ao lado de um Platina ou Ouro e nunca por dois das mesmas categorias maiores, o que permitirá, aliado ao equilibrio das máquinas, também um equilibrio na capacidade dos condutores.
É isso aí.
Estamos tão (mal) acostumados com o nascimento e perecimento de categorias no nosso automobilismo que diante da primeira possibilidade de implantação de uma novidade o primeiro sentimento é o de desconfiança.
Neste momento é que se distinguem quem são os interessados, os empreendendores, os executantes e quem são os predadores, os interesseiros os usurpadores.
Tenho acompanhado o andamento da implantação d GT3 e posso afiançar que por trás, ou por diante, dela encontram-se pessoas idôneas, competentes e sérias.
A despeito de algumas vezes ser taxada como brincadeira de riquinho, penso que automobilismo relamente é um esporte de elite em qualquer esfera.
Seja na adorável Superclassic, na badalada Stock, na competentíssima Porsche Cup ou na bem vinda GT3.
E ao contrário do pensamento depreciador, entendo que é uma categoria de gente grande para gente grande, que fará com que os apreciadores de máquinas fantástica, conduzidas por pilotos ao seu nível, proporcionem aos apreciadores deste esporte fantástico o que há de melhor no mundo do Turismo.
De cara temos um equilibrio regulamentar que não permite alterações nos carros que são produzidos especificamente para esta categoria, no mundo todo, sim eu disse no mundo todo.
O regulamento da GT3 é igual no Brasil, nos EUA, na Europa ou em qualquer outro canto do mundo.
E é válido por 5 anos.
Os carros são equacionados para que haja uma real competitividade,o que tornará possível a vitória de até agora uma das 5 Ferraris 430, ou da Lambo ( é isso mmo Vitão, ainda há chance), ou dos 2 Vipers (em Interlagos a subida do Café mostrará quem é e quem), dos 3 Porsches 997 (dá-lhe garoto !!!) , da Corvette..do Aston DBR..do Ascari..da Maseratti…e por aí vai.
As alterações possíveis, são as básicas, alinhamento, cambagem, calibragem…e nada mais, lembrando não só a presença do grande Edgar no projeto mas também de um cara extremamente competente no aspecto técnico, de engenharia e de acerto, que é o Sérgio Burger.
A desconfiança faz parte de nossa natureza ? sim faz, mas também a crença , e nisso somos experts, de que estamos no limiar do surgimento de uma categoria..CATEGORIA..com letras maiúsculas.
Quem puder que esteja em Tarumã….será imperdível..
Meu amigo, vc pode ser aquilo que vc quizer ser, mas, comunista?….acho bom rever seus conceitos…Voce é um tremendo gozador , isso sim. ;-)))))) Modelito Calvin Kleinchovisk, por aí…
O que o comunista FG está achando da ocupação do prédio da reitoria?
Também prefiro comentar o assunto GT3, mas não sou comunista. Sou uma pseudo-neoliberal, né, ih,ih.
Vai ser lindo ver esses carros correndo. Mas também vai ser lindo ver alguns deles sendo destruídos caso se confirme o prognóstico de brincadeira de riquinho entediado.
Carro de verdade, motor de verdade, velocidade de verdade.
E imaginem o som desses motorzaços uivando reta abaixo…
Em conversa com nosso amigo Paulo Aidar na última etapa, ele já tinha passado a ficha.
Com público ou sem público, estarei lá babando, nem que seja encarapitado no muro, pelo lado de fora.
Ferraris, Porsches e Lamborghinis rasgando o asfalto novinho do Templo é imperdível.
Vamos estar participando dessa também. Luis Eduardo… impedido?? conta o que aconteceu..
De pleno acordo com FG. Minha paixão por Porsches ficou abaladíssima depois que fui impedido de entrar no autódromo em Curitiba para ver uma das etapas do torneio da marca. É muita boçalidade.
Que bom que vem a Brasília. Vou lá ver as feras.
Jovino
Milton, deve ser porque os poucos informados preferem essa outra coisa feita em Modena cujo símbolo é um jerico controcendo-se com cólica menstrual…A Murciélago venceu a primeira prova do FIA-GT na China …Se o problema é cash diz quanto é que mando o cheque pelo motoboy……
Brasília em setembro?
mas quem é que vai capinar aquele matagal que já foi o autódromo para descobrir se ainda existe uma pista ali embaixo?
Uau! Só a foto dessa vermelhinha aí, já me arrepiou a espinha.
Tomara mesmo que esse pessoal tenha cabeça na hora de divulgar essas provas.
Não é possivel que só no Paraná e no RGS tenha publico para automobilismo.
E se o calendario anunciado anteriormente estiver valendo, dia 1º de dezembro tambem tem um etapa da Super Classic.
Será que a GT3 vai fazer a “nossa” preliminar?
Forza Ferrari!
As Ferraris F430 já têm destino certo. O único problema é que ninguém está querendo ficar com o Lamborguini Gallardo GT3. Por que será hein, Vitão?
Amaciada? Por quem me tomas, caro blogueiro… Não posso desancar uma categoria que ainda não existe, não começou, não teve nenhuma corrida. Apenas disse o que espero. Posso ser chato, mas não sou injusto.
Conversando com um dos organizadores, ele confirmou que o custo será menor que o da Stock Car. Concordo com o gomes, tomara que a categoria não vire uma Maserati Trofeo ou Porsche Cup.
Parece que terá transmissão para Tv.
quando vi o primeiro press release da categoria, ja com as etapas agendadas, eu ja fechei com uns amigos meus uma caravana pra ir a curitiba em novembro.
“prova secreta” ou não, estarei lá.
Senti que deu uma “amaciada” nos comentários, em virtude do tal amigo do peito.
Mas, em se tratando de quem é, pelo que li nos comments, tá perdoado…
… e vê se fala praquele homem voltar a escrever pro GrandePremio, porque ele faz falta !!
Aproveitando o post, um pequeno trecho da fantática Targa Flório, com o inglês Vic Elford que na época pilotava um Alfa Romeo. http://www.youtube.com/watch?v=5wnZq9KBBfc
Comunista?
hahaha
Realmenre…
As expectativas são boas, pois pelo menos aqui em Curitiba as provas de automobilismo tem sido bem divulgadas, haja vista o campeonato de Arrancada e o WTCC. Espero que este siga a linha, para podermos apreciar de perto esses bólidos
Espero que dê certo , recentemente fui a argentina e voltei morrendo de inveja , até corrida de fiat 600 a arquibancada tá lotada e nem se fala das torcidas organizadas….
da tc 2000 nem falo senão vo ter que chingar a stock plasticar
Putz, vai ser bem bacana mesmo… tomara que realmente esteja aberto a nós, pobres mortais, podermos vê-los em ação… quem sabe até de pertinho mesmo… e isso sim é carro, não aquelas enganações stockianas…
é, o EMF sabe escolher carro. Pelo menos não comprou nenhum Lada, Trabant, etc…
Seu Gomes!? Achei o Edgard de Mello Filho aqui em Porto Alegre por ocasião das Maserati em Tarumã! E sabendo do envolvimento dele com as vermelhinhas ja to babando na gravata faz tempo, só esperando esses bixinhos uivando reta acima. Mas é bem como tu defendes. É pra correr com a arquibancada cheia de apaixonados pela sinfonia de cilindros e não musiquinhas xaropes enquanto um animador de rodeios fica enchendo o saco da gente espremido entre dois HCS. Estaremos lá!!
Só acredito vendo…
Se precisarem de um piloto, podem me chamar que estou a disposição. E não faço feio não…
Se tiver exposição mesmo, vai ser bem legal, só carro de verdade e de marca com história em corridas, sendo assim, torçamos para que consigam por em prática
Por isso o nosso FG é destaque entre os jornalistas esportivos: além de muito capaz, diz o que bem entende. E como entende!
Sua luta pela popularização do automobilismo ficará na história.
Boa, Gomes.