Eppur si muove – II

SÃO PAULO (malandrinhos) – Já tem gente reclamando, também, das asas da Red Bull. São as ironias dos slogans publicitários… Mas o fato é que elas parecem se mexer com gosto, como mostram estas imagens aceleradas do GP da Espanha.

Quem mandou foi o blogueiro Joseph Octavius.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
JR
JR
16 anos atrás

No início pensei seria normal pela velocidade nas retas, ação do vento, etc. Lógico que a 320km/h será difícil uma peça ficar estática. Mas não tem desculpa mesmo… é um exagero

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Milton, acho que me expressei mal com “pistão”. Devia sewr uma mola. O fato é que aqueles apêndices dianteiros da Ferrari, quando na velocidade, puxavam um mecanismos, devia ser uma mola, não um pistão. A asa mudava de ângulo , abria, e a pontinha que fica hoje presa no bico é justamente a parte onde ficava a mola…

Não estou conseguindo explicar. Vou ver se acho imagem.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Bruno,

Seu trabalho ficou demais. Depois disso, não há mais dúvidas. Parabéns!

Pedro Jungbluth ,

Você poderia explicar melhor esse lance do pistão que saltava para fora na Ferrari? Eu não entendí direito. Obrigado.

Bruno
Bruno
16 anos atrás
Bruno
Bruno
16 anos atrás

pra quem ta duvidando, só pausar o vídeo e mexer aquela bolinha do controle do video. vai travar em duas imagens que você pode comparar tranquilamente. e realmente ficou feio é pro lado da fia. to baxando o vídeo. ja tiro umas screens dele e jogo as imagens no corel com umas réguas pra comparar os que ainda tão falando de diferença na posição da luz.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Vamos comentar a novela completa.
Quando as asas flexíveis foram proibidas, estipulou-se o teste de pressão de 50N para a asa não envergar nem um milímetro. Mas na corrida, as asas passam por até 200N de pressão, dependendo até mais. Portanto, o que não mexe no teste pode mexer na corrida.

Ano passado, a Ferrari que vinha em recuperação técnica, resolveu abusar da regra e fazer uma asa flexível, que apenas resistisse ao teste de verificação. Chegou a colocar um pistão que saltava pra fora no momento de tensão da asa. Esse pistão feria claramente as regras, e a Ferrari tirou.

Depois, alguns times indignados com a flexibilidade das asas Ferraristas questionaram a FIA.
“devemos fazer asas que não vergem no teste ou que não vergem nada nunca?”
Jean Todt alegou que todas as asas de todos os times se mexiam, o que é verdade, nenehuma é absolutamente rígida, pois isso acarretaria peso.
Mas ficava óbvio que precisavam atualizar o teste, para evitar dos times tirarem vantagem dessa margem.

A Michelin, em 2003, fazia um pneu que dilatava durante a corrida. Mais largos, mais aderência, fora do regulamento.
Quando a FIA recebeu queixa da Ferrari, não podia punir, pois imagens de vídeo não são aceitas, mas mudou os testes de agura, pois eles deveriam ser verificados logo após sair dos carros, e não apenas antes.

Nesse caso das asas flexíveis, deveria ter tomado o mesmo caminho. Mas com a conhecida amizade FIA/Ferrari, foi considerado então que asas que passam no teste de apenas 50N estão liberadas.

Tdos os times, então, tem que abusar dessa definição da própria FIA, ou então ficam defasadas em relação a Ferrari.
Mas de fato, liberaram a asa flexível. Até que alguma quebre e alguém morra, vai ficar assim.

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

Mexe mesmo! sem dúvidas.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Saco, o Youtube não carrega por aqui!
Acho que é a pecinha….

Alguém tem Aspirina aí???

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Mais do que a incidencia de luz sobre a asa o que nos faz acreditar que ela se movimente mesmo é a nitidez com que as letras do slogan se acentuam .

Jairo Alvarenga
Jairo Alvarenga
16 anos atrás

Red Bull te da AAAAssssssaaaassss!!!

Deu uma boa pro Couthard.

Dú
16 anos atrás

Slogans perfeitos! Mensagem Subliminar! Tal história recente, a música do latino do ap. Lembraram né! E uma antiga, do filme Fantasia que num cinema da Augusta eu vi. Acontece que a mídia, e aqui malandros do esporte à motor, onde o mais bobinho que comenta, viu acontecer. Para a turma da frigideira, que o óleo detona o asfalto? Interlagos! Casa da Mãe Joana, Existe hj. 1 categoria que está em dia com a Federação. A qual, é do cara que lá vai com seu dois tempos e com sua saudade. Este Blig, Blog, ou Spock, ficou bom Spock, mandou ver. Flavio, estudei com o Tutinha, e acredito que quando vc. deu um up-grade na JP tempos atrás, foi de boa. Neste fim de semana, um cara, cuja família vive do esporte se deu muito bem. Jorge Balbi Jr. A Mariana mandou legal sábado e, são brazucas estampando a Bandeira. Ví a Viviane ontem na tv com o Bernie. Está errado o Nélson vazar da mídia? Sei não, é tanto barraco que quando vou à Interlagos me recordo das 24 horas de Moto, de quando começaram o lixão na 3, e que hj., se houvesse uma CBA e uma CBM, voltadas para o esporte….! Quanto ao vídeo do Galvão……..AVE PAPA, já comentei aqui. Grande Moreno, o Piquet que não deu certo! Senão teriamos 2! Afinal para o Automobilismo Brasileiro, seria demais. Emérson, Nélson e Ayrton. Aguém acha que o Moreno não é feliz?

Érico Calixto
Érico Calixto
16 anos atrás

Será que eles pensam que ninguém notará as asas se deformando? Talvez eles devessem liberar asas flexíveis duma vez por todas e em troca banir todas as aletas e apêndices aerodinâmicos.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
16 anos atrás

E depois tem uns iludidos que falam que a FIA age em favor da Scuderia

Piada né, deram aval as asas da McLaren, sendo que ao contrário desta filmagem, aquela não em influencia de luz, e move mesmo

Aliás, de longa data a condescendencia da FIA com a McLaren é alta, em 1999 eles correram o ano inteiro com controle de tração e largada, e no entanto que quase foi punida por um defletor de 3 mm a mais foi a Scuderia, piada isso

Rodrigo Meira
Rodrigo Meira
16 anos atrás

Fico com o comentário do Berger

Parece-me que a idéia de movimento se dá pela variação da incidência de luz sobre a asa.

É complicado afirmar que a asa se movimenta.

A FIA não faz testes sobre as ASAS colocando pesos sobre elas? Se as ASAS continuam se movendo, surge aí 2 duvidas:

– Ou os testes realizados pela FIA são meros teatros, e não servem para nada;

– Ou a FIA é cúmplice de algumas equipes. Vide Ferrari e Honda na temporada passada com a mesma acusação que a RB vem sofrendo.

Enfim…

Aguardar para ver!!!

Ps.: E se for verdade q a asa traseira da RB realmente se movimenta, sempre averá um engenheiro, projetista, tentando “burlar” ou buscar frestas no regulamento para conseguir-se maior velocidade.

Abcs

Carlos Müller
Carlos Müller
16 anos atrás

Eu sempre fico com o pé atrás quando o assunto é asa dos carros de F-1. Caraca… todo mundo sabe que tem câmera até para vigiar piloto fazendo xixi e todos os carros são vistoriados. O risco de ser pego com um elemento móvel no carro não seria muito grande? E como medir se vale a pena ver seu carro chegando em 5º em uma corrida e então ser desclassificado pelas próximas 4 ou 6?
Complicado….

Arthur GerhardBerger
Arthur GerhardBerger
16 anos atrás

Mais parece-me que a idéia de movimento se dá pela variação da incidência de luz sobre a asa. Precisa-se estudar mais imagens.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Bem…
De asas eles entendem, então……….

Off post:

Ô Caio….cadê vc pô ????????