Esquisitices
SÃO PAULO (esquisito e grande) – Bluebird é o nome da trapizonga eleita pelo blogueiro e imperador Marco Aurélio, em foto captada no velho circuito de Brooklands.
SÃO PAULO (esquisito e grande) – Bluebird é o nome da trapizonga eleita pelo blogueiro e imperador Marco Aurélio, em foto captada no velho circuito de Brooklands.
correto, o motor dele é um Rolls-Royce aeronáutico. Os carros anteriores do MAlcom Campbell utilizavam motores Napier.
Me desculpem alguns, mas algumas informações parecem equivocadas a respeito desse carro. Não conheço esse modelo mas, se essa foto é de 35, não pode ter motor a jato da Rolls Royce pq o primeiro motor a jato em fabricação e até em produção foi a turbina BMW que equipava o messerschmitt 262, que fez o primeiro vôo em 1943. Acho que esse carro pode ter sido equipado com o Rolls Royce 12 cilindros invertidos e turbocomprimido que foi usado nos spitfire na corrida aérea de 1938, qdo os spitfire perderam por muito pouco dos messerschmitt bf 109 que tinham motores Mercedes Benz 12 c invertidos também.
Essa coisa usava um motor de Spitfire. Acertei?
Por partes…são 19,30h:
Veloz, Vitão.
eu estava tão enrolado hoje cedo que me permiti perguntar a vcs, dos sites onde encontrar essas informações.
MUITO OBRIGADO mesmo.
Dei uma mini sapecada e sai depressinha pq senão, o trabalho literalmente EMPILHA, mas, voltarei lá em outro momento.
Comendattori:
Em Santos não tem History Channel, e em São Paulo, larguei mão da Net pq não tenho tempo para assistir.
De qualquer forma, o que não faltará é minha curiosidade no assunto.
Imagino que seja alguma memória perdida que a foto do engenho reavivou de alguma forma. Sei lá.
Veloz: adoraria poder construir mansões pq é menos complicado negociar preço. Ou o ‘milionario’ tem grana, ou só tem sobrenome e, nesse caso, provavelmente é um falido. É mais fácil ‘depurar’. Em contrapartida, classe mérdia quer vidro bizotado por preço de jornal a quilo. Aí, fica dificil Melhor mesmo é construir casinha de 40m2 financiada em 50 anos pela Caixa.
O duro mesmo, é convencer as ‘otoridades’ de plantão que estamos fazendo uma coisa boa e que, portanto, merecia impostos condizentes, mas qual o que. A turma do ‘queroomeu’ tem um ‘puder’ daqueles… e vamos em frente.
Sabado no Templo….até
B.R.M. British Racing Motor
Si comendatore, io a visto questa pelíccola.
Tem também um filme muito legal que já deve ter passado até na Sessão da Tarde na Rede Esgoto onde é narrada a história do Donald Campbell. É bem fiel à realidade e tem até imagens verídicas. O ator principal é o Antony Hopckins (deve estar escrito errado).
Já existe em DVD e vale cada centavo que custar.
Abração.
Fascinante a história desses pioneiros, que como tantos outros merecem respeito e admiração por abrir espaço para a busca de limites inimagináveis, cada qual à sua época…verdadeiros heróis.
Mais um ancestral do batmovel…
nos sites 1 e 4 que relacionei abaixo tem fotos do acidente e da recuperação do bluebird a jato.
Semana retrasada passou um documentário muito bom no History Channel sobre a morte do Campbell na sua tentativa de quebra de recorde na água. É bom procurar na programação da TV a cabo, normalmente reprisam.
Depois disso ele inventou….a sopa.
PS: se alguém perder o emrpego não vão colocar a culpa “ni mim” . Peçam uma pizza e naveguem à vontade, nesses dias de frio.
Reginaldo, especificamente o modelo da foto é de 1935 e a usina é Rolls-Royce. Os Napiers (aeronáuticos) são anteriores. Tem quilos de informação nos sites abaixo, devidamente quebrados:
1-http://www.racingcampbells.com
/content/cars.asp
2-http://www.beaulieu.co.uk/
motormuseum/motordisplay.cfm?
C=R
3-http://www.sirmalcolmcampbell.com/
4-http://www.bluebirdproject.com/
Se é horroso não sei, mas o piloto tinha que ser muito macho. Perguntem para o FG se sentar no 96 também não dá um friozinho na barriga.
Leiam sobre o acidente de sir Donald na água e como levaram 34 anos para recuperar o corpo dele (site bluebirdproject).
Reginaldo,
eu amigo fazendeiro agropecuarista e construtor de mansões, bom dia.
Esse barco tinha, como o Vitão já comentou, um motor Naiper aeronautico, portanto, à jato.
A embarcação era no estilo catamarã com o reator no meio.
Existem vários sítios no mundo onde você encontrará tranquilamente fotos e dados técnicos dessa caranga aquática. Vá ao Google e aparecerá uma pilha deles.
Eu tenho um livro inglês enorme que conta a saga dos Campbell que comprei na Itália a anos atrás mas, já o ví anunciado no Submarino.com para venda sob encomenda.
Se você precisar de mais dados dele como editora e quem o escreveu, poderei fornecê-los a você somente à noite quando chegar em casa.
Grande abraço e continue acelerando.
Horroroso. Deve ser daqueles carros para quebrar recordes de velocidade.
PELO TAMANHO DA BAGAÇA ELA POSSUI UM MOTOR V-36 COM 465 VALVULAS….
Vitão – Veloz :
Fiquei fascinado e extremamente curioso a respeito desse carro. Nunca havia ouvido falar. E, se não estou voando, motor Napier, era utilizado em aviões. Agradeceria se indicassem sites para conhecer a história e o histórico. Abração
Ps. Já se deram conta que, praticamente não tem visão frontal? Pilotá-lo devia ser uma aventura e tanto.
Donaldo Campbell é o único recordista mundial a ter os dois recordes simlutaneamente , em água e em terra; morreu em 1965 (?) quando o barco de recorde voltava de uma tentativa num lago na Inglaterra. O corpo dele só foi encontrado ao redor do ano 2.000 (estava enroscado no fundo e foi encontrado numa dragagem).
Esse carro foi pilotado pelo pai dele, década de 20. Tinha motor Napier e estava no museu em Boulieu , sul da Inglaterra.
Sir Malcon Campbell (deve estar escrito errado) um dos meus heróis na minha infância.
Batedor de recordes de velocidade em carros fantásticos como esse, construidos com muita intuição e até ajuda de mecânicos da RAF.
Passou seus conhecimentos e paixão ao filho Donald Campbell, que ampliou os horizontes da família veloz batendo recordes também na crista da água.
Morreram cedo, mas felizes.
Grandes Campbells.
Pelas roupas creio que a foto é do final dos anos 40 ou início dos anos 50……
Uma manhã inglesa no boteco…
Olha…se eu não estiver errado é dos anos 20 ou 30 essa foto…
Acho que este é um dos primeiros modelos da “série” Bluebird, que terminou com o modelo a turbina que quebrou a barreira do som em Boneville….
Abraços e bom dia a todos,
Marcelo Foresti
Que ano é essa foto???