Ferrari na Indy
Foto de Márcio Vigillanti, na Galleria Ferrari, julho do ano passado
SÃO PAULO (já vi isso) – O Glauco Martins pede para que neste mês de maio, mês das noivas e das 500 Milhas de Indianápolis, contemos algumas histórias sobre a corrida. Começando pela aventura da Indy2.htm" target="_blank">Ferrari em Indy, que não passou de uma ameaça do comendador de deixar a F-1 por birras com a FIA e a FISA.
Esse carro chegou a ser construído e testado, no final dos anos 80. Na foto, quem guia é o Alboreto. Mas era uma brincadeira do velho Enzo, que nunca considerou seriamente a possibilidade de trocar as pistas européias pelas americanas.
Alboreto, anos depois, me contou que foi a pior coisa que guiou na vida. Digo “me contou” sem nenhuma presunção. É que quando fui cobrir as 500 Milhas pela primeira vez, em 1992, vi esse carro exposto numa loja de pneus da Goodyear perto do Speedway, vejam só…
Aí, na corrida seguinte da F-1 perguntei a ele sobre a história e ele deu boas risadas. Não sei onde está esse carro. Acho que no museu da Ferrari em Maranello, mas não tenho certeza.
Eu ac]ho que a Ferrari deveria tentar correr na IRL, pelo desafio. O marketing em torno disso seria incrível. Uma lenda européia correndo em solo americano. Estes, como sempre, já estariam escutando o barulho das caixas registradoras… ; )
coisinha do cão….
O carro que aparece no artigo do Gomes é de facto um Ferrari, mas aquele que aparece no artigo linkado, na foto do centro é que é um March de Indycar, inicialmente conduzido em Fiorano pelo Bobby Rahal.
Que bicho feio dos infernos! Parece ter sido feito por alunos de algum curso profissionalizante de serralheria ou de moldagem de fibra de vidro.
Marco,
eu fui no início de junho e ela estava em exposição, mas é um carro estranho e mal acabado, ainda mais no meio daquela coleção. A Ferrari troca os carros da galeria frequentemente.
No museu não está não. Estive lá o ano passado e não vi nem sinal de um carro como esse.
FG,
Estive lá ano passado, em setembro. Se este modelo ” Indy ” estiver lá, só se for em um depósito de sucata.
Foi na epoca em que se preparava para a F1 voltar a usar somente os motores aspirados, e o regulamento novo seria somente motores V8, e o Enzo queria que os V12 fossem liberados ,daí surgiu este negocio de correr em Indy, mas pelo que já li por ai ,o carro era muito ruim mesmo.
O pior foi que com essa luta toda vencida pela Ferrari quem se deu bem mesmo foi a Honda ,que fez um V10 ,venceu tudo ,e mostrou ao mundo o caminho a ser seguido.
Talvez se só com os V8 a coisa poderia ser diferente, foi um tiro no pé!
Bonito .
Caro Flávio.
A Ferrari Indy está no museu da Ferrari em Maranelo.
No fim do ano passado a SESC TV mostrou um especial sobre este museu, com uma pequena mostra deste carro.
Um abraço.
Oh …que maravilha!!
Agora sim!
então vamos trocar a foto!
Tudo bem ,grande lembrança ,esta historia é deliciosa ,mas este carro da foto não é uma Ferrari, e sim um March de 1985 provavelmente com o motor italiano.
O Ferrari Indy foi desenhado por Gustav Brunner e lembra um pouco o Ram de 1985.