J-Files

SÃO PAULO (será bom o almoço hoje) – Do baú empoeirado do Joaquim Lopes vem este retrato amarfanhado de um Corcel Bino, e mais não digo. Vamos ver se a turma sabe quem estava dirigindo. E onde. E quando. E o resto…

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Erik Oswaldo von Eye
Erik Oswaldo von Eye
16 anos atrás

entre 69 e 72, outras empresas além da Bino preparavam o motor do Corcel 1.3 (1289cc) com os Kits da CIMA e da VICSA, que usavam pistões de 77mm para chegar aos 1440cc, usando o girabrequim original. A receita basica de veneno consistia ainda na adoção de dupla carburação, e ia sendo incrementada com outros ítens, como comando mais bravo que o original de 160º, escapamento, cabeçote trabalhado, etc, conforme o bolso do freguês. Curioso é que a Ford, anos depois, usou no Corcel II 1.6 recursos semelhantes: Pistões de 77 mm (os 1555cc eram obtidos graças a um girabrequim de maior curso), comando de 172º, cabeçote com camaras maiores e carburador de duplo corpo.

carretera
carretera
17 anos atrás

E tá no pontilhão sobre o Eixo Monumental, descendo para o Hotel Nacional. Quem ganhou a prova foi o Toninho da Matta, naquele Opala azul que desceu a reta do hotel com faróis acesos e o braço para fora indicando aos chefes de equipe que estava com problemas e aos subir o balão em frente ao BC acelerou a barata e sumiu da galera.

Erik
Erik
17 anos atrás

O Corcel Bino de rua, na versão mais “mansa”, usava um Kit produzido pela Cima de 1.440cm3, e dupla carburação solex 32, Gerando 90HP, 0-100 em 15S e cerca de 150 km/h. Existiram versões intermediárias, mas o Top mesmo era a versão de pista preparada pelo Greco, com a mesma receita do Bino Mark II: Dupla Weber, comando, virabrequim, bielas e pistões forjados cabeçudos, além do cabeçote com câmaras hemisféricas do Renault R8 Gordini.
Gerava 120 HP e cerca de 185 KM/H
Em comum com o de rua, permanecia a cilindrada: os mesmos 1440 cm3.

Erik
Erik
17 anos atrás

Um Corcel Bino com as características da época é bastante raro. Até fotos de Corcel Bino de Rua são difíceis de achar. Posta umas fotos do bino do seu tio, com detalhes da frente, traseira, interior e motor do seu tio prá gente ver!!!!!!!!!!!!!!!!!

Adriana
Adriana
17 anos atrás

Claudio Bassi,
Se um dia ele quiser vender o carro eu quero comprar, ok? Obrigada e bom final de semana.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

É…
E a gente se achava o máximo….putz…que ridículo… (eu me incluo no modelito )
Eramos apenas contestadores, parte da geração que mudou o mundo.

jovino
jovino
17 anos atrás

Pô Brandão e Ceregatti, o Joaquim em 69 deveria ter uns 13 ou 14 anos, por isto, seria impossível ele ser um dos empurradores que já estavam ficando careca. Joaquim, eles estão de sacanagem com você.

Jovino

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Catso, Brandão !!
Visual burguês? Eu, no meu melhor modelito calça Lee (legítima), camisa LeeShirt e calçado Topa Tudo, era a própria encarnação da esquerda festiva do final dos anos 60!! E você invoca com uma inocente Instamatic? Ó tempus, ó mores…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Brandão, não entrega o homem, sô…
Mas que o Mestre Joa tá biiiiiiíííííííítooooooo, ah… Isso tá.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Caro Mestre Joaquim,
Pensei que eras um dos empurradores do Corcel Bino.
Não o reconheceria com aquela pinta de burguês com Instamatic na mão.
Jovino, não sei qual era o apelido, mas que o rapaz continua arrebatando corações, ah isso continua.
No Farnel conto mais de uma certa viagem recente de ponte aérea.

jovino
jovino
17 anos atrás

Joaquim, não vou revelar o seu apelido de infância. Fique tranquilo.

Jovino

Claudio Bassi
Claudio Bassi
17 anos atrás

Como coloquei no post abaixo, meu tio tem um 69 GT com os acessórios da Bino. A frente imitando o Mustang está guardada.
O motor recebeu algum incremento na época. Teto de vinil, lanternas traseiras dos ônibus Caio com pisca em série. Acho que os vidros tem o logo da Willis.

Adriana
Adriana
17 anos atrás

Jovino,
Playboy mesmo era o Nilson Clemente, irmão do Bird. Na época diziam que até a Nathaly Wood e tinha conquistado!!!

Adriana
Adriana
17 anos atrás

Tenho uma foto desse carro…quem estava pilotando era o Emerson. Sou louca por um corcel Bino de rua…que depois se tornou o corcel GT…se alguem souber de algum, me avisa.

gil
gil
17 anos atrás

Joaquim de cabelo? impossível rsrsrs

Mário Gurgel
Mário Gurgel
17 anos atrás

Com esse horizonte, só poderia ser na minha querida Brasília.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

O Jovino matou a charada!
Realmente, 200 Milhas de Brasilia, novembro de 69. O carro é o Corcel Bino da Cisa, #47, pilotado nesta ocasião por Bóris Feldman. O Emerson o havia pilotado em agosto numa prova em volta do Mineirão, mas não durou nem cinco voltas.
Se o Brandão nem o Ceregatti notaram, o mancebo de fartos cabelos (que saudade!!) caminhando ao lado do carro sou eu. Detalhe para a Kodak Instamatic pendurada no pulso.

Silvio Neto
Silvio Neto
17 anos atrás

Corcel Pilotado por Emerson Fittipaldi em Brasília acho que em 1970 ou 1971

cabral
cabral
17 anos atrás

GLAUBER ROCHA, Jovino , com G.

Fabio
Fabio
17 anos atrás

Boris Feldman.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Como o Mestre Joa aparece nessa foto, se não tem ninguem careca?
Careca não, perdão…
Calva pronunciada, é mais elegante e condizente com nosso gentil amigo.
E por falar em calva, repararam como a do FG está cada vez mais pronunciada, impressionante. Deve ser um problema na hora das provas: Bataclava escorregando no suor, e aquele capacetinho tamanho P folgadão naquela cabecinha…

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

E o galã, como sempre, conversando.
Como sabia da foto e de sua história, direto da fonte, não vou revelar mais nada.
Acho que quando o Joaquim se refere que, quando pilotava empurrva todos os da frente, vai ver que era assim!

jovino
jovino
17 anos atrás

Esta é foto é do Boris Feldman nas 200 milhas de Brasília em 1969, circuito do Hotel Nacional (berço na época dos atores e cineastas do famoso Festival de Cinema Brasileiro – onde hospedou-se Norma Belgel, Clauber Rocha, entre outros, e, nós, pobres mortais, ficávamos lá apreciando as beldades à beira da piscina) e o meu amigo “Maninho” ao lago do Corcel (um play boy convicto na época e que destruía corações). Não fique brabo.

Jovino

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Acho que foi o último carro pilotado pelo Emerson aqui no Brasil, antes de ser campeão mundial

Marcos B.
Marcos B.
17 anos atrás

Parece Interlagos

Claudio Bassi
Claudio Bassi
17 anos atrás

Não sei nada disso, mas uma coisa eu sei: meu tio tem um Corcel GT 69 equipado pela Bino. Está com todos os acessórios da época. Está guardada a frente imitação de Mustang feita em madeira.

Luiz Augusto de Souz
Luiz Augusto de Souz
17 anos atrás

falando em corcel, alguem se lembra de um corcel gt 72 preparado pela turma da FEI, não lembro o ano, encabeçado pelo Fernando Rebelato, que também não sei por onde anda, que correu com turbo?

jardel
jardel
17 anos atrás

Brasília, Corcel pilotado por Emerson Fittipaldi.

Tarsis
Tarsis
17 anos atrás

O onde….Interlagos’ claro…o quando a muito tempo atrás…e o quem, ñ sei, ñ é do meu tempo então…”no eqxiste”…

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Rapaz! Essa foto é do fundo do baú ,só o Joca mesmo, alias, parece que ele tá ajudando a empurar o Corcel.
Fala aí Joaquim!