Lindoiadas – IV e V
SÃO PAULO (aos poucos, voltando) – Mais um pouco do encontro de Lindóia, semana passada. Fotos enviadas pelo Alexandre Bianchini, farneleiro de primeira hora.
O primeiro é um Itaipu da Gurgel, elétrico. O segundo, uma transformação do Passat em algo parecido com um Audi quattro que a Sulam fazia em SP nos anos 80.
passat dacon? veja aqui http://www.hpdopassat.com.br/dacon.htm
Prefiriria um Passat todo original, isso faria muito mais sucesso do que esse Sulam…
O Adamo ao lado é maravilhoso !!!
Ninguém tirou fotos daqueles belos Opalas que aparecem bem ao fundo da foto?
Esse Carro assim como os demais modelos que foram modificados tem a sua importancia no contexto
naquele periodo era quase impossivel se ter um carro diferente aqui no Brasil e existiam varas fabricas que arriscavam um mexida…
Oras deixem de bobagem o carro é bonito ,é interessante e tinha publico
É facil julgar agora que temos um monte de carrinhos de “primeiro mundo” rodando
Estava vendo os cometários aqui, a foto dos carros e me liguei numa corrida que vi hoje no Canal Speed (tem que gostar muito de carro pra ver aquela titica). Era o que Tio Gomes acharia o máximo A Stock-car australiana (V8 Supercar), com carros de série modificados para pista, ao invés das bolhas nacionais. Correm os Ômegas australianos (Holdens) e os Ford Mondeos. Acontece que para diferenciar uns dos outros eles trazem as marcas no alto dos pára-brisas. É tudo igual, como aqui no Brasil com Vectras, 506s, Boras etc etc etc..
Vendo estes carros aí e lendo alguns comentários idiotas (pior que opinião precoce só ejaculação ídem) cheguei a conclusão que estes bichos tem alma, coisa que falta aos carros atuais.
Me lembrei, vendo essa foto, do Passat Dacon, que era feito em 3 volumes, sonho de consumo da burguesia jovem do Rio de Janeiro, no final dos anos 70. Bota uma foto dele aí, Flavio!
Leo,
Este Passat Sulam não tem nada de Tuning. Tuning foi o que fizeram nele agora, com troca de Rodas, Retirada de maçanetas, troca do Capô, etc.
E ainda dizem que o tuning é modinha da garotada de hoje. E esse passat era o que?
Um carro tentando se passar por outro, a meu ver não há coisa mais ridícula.
Isso pra mim não passa de um trabalho mais dedicado que os daquele pessoal que cola as quatro argolas no porta-malas de Del-Reys, Unos e afins…
Luiz Z,
A Sulam (com M) ainda existe. Hoje faz carros blindados e versões conversíveis de Ka e Fusca – este último, uma belezinha igual aos Karmann alemães.
O Sulan já era cafona na época, Passat prá quem não podia ter Audi, 305 % de taxa de importação. Itaipú, horrendo, feito com dinheiro do BNDS ou similar. Ainda bem que os dois fabricantes sumiram do mapa.
R/T, acredito que seja possível reeditar um destes. Parece que tem um Passat sendo transformado em “Perua Dacon” no Rio. O triste é ser réplica da réplica, hehehe…
Ah, uma coisa que não ficou muito a vista na foto é que este Sulam está com (ai, meu deus…) as portas sem maçanetas. :-/
Não dá pra arrumar um Passat qualquer, dos ultimos, e mandar alguem que mexa com fibra reeditar esse Sulam, não ?
Se tivesse com “bala” pra um projeto paralelo ao meu R/T, arrumaria um Passat meio jogado (barato) pra tentar reeditar esse aí
Não acho que mereça nota zero. Tá certo que as “alterações” mudaram pra pior, mas nada que não possa ser recuperado. As rodas, por exemplo, mereciam ser estilo Voyage GLS 1.8, mas de 15, com pneus 205/45 ou 50. Capô e retrovisores do santana. E… PRONTO! Faltou o friso preto no para-brisa… Mas eu QUERIA UM!
Esse Passat Sulam, apesar de ser raríssimo como já citou André “Passatevski”, nossa maior autoridade nesse modelo VW, não tem só as rodas de diferente do kit original: o capô do motor também não era esse. Quando o kit foi lançado, a inspiração foi o Quattro S, que tinha um ressalto na parte dianteira do capô no melhor estilo “muscle-car”. Esse da foto tem o capô liso com uma saída de ar lateral vinda sabe lá de onde. Porém, eu que julgava todos os kit desse modelo devidamente destruídos pela conjunção tempo + boyzinhos, surpreendí-me com essa alva aparição. Quase que a foto não sai, pois eu estava rindo com uns pós adolescentes falando “Cara, que louco, eu não conhecia esse Audi, muito massa!” e coisas do gênero. Pior foi uma senhora, no melhor estilo Desperate Housewife, chamando o Itaipú de “ai, que gracinha, que lindinho”. Acho que os padrões de beleza andam meio distorcidos…
nossa a muito tempo eu nao via um me trouce muitas lembrancas meu pai tinha um branco acredito que nao seja esse esta muito diferente muitos tiram sarro mas naquela epoca q era quase imposivel inportar qualquer carro ouve muitas empresas que faziam adpetacoes algumas muito boas como a da sulam tendo o material e tecnologia da epoca sao os avos do tuni mas esse passat era show onde parava e andava muito lembro que o do meu pai tinha cabecote preparado e caburacao feita ele era 4cm mais largo de cada lado dava uma melhor estabilidade lembro varias vezes ela dar final era bem proxima a 200 minha mae gritava ele dizia era para descarboniza o motor hahaha muito bom
Pra quê essas rodas? Argh!
Desnecessário eu dizer que este Sulam é raríssimo. Levei um susto ao vê-lo na avenida da cidade quando voltada do almoço no domingo do encontro. Por sorte, parou na praça.
Como já falaram, merecia estar original, e não com estas modificações. O proprietário (ou talvez algum ex-proprietário) não deve ter a idéia exata do que é este fora-de-série. Principalmente por tentar “personalizar” um carro que já é exclusivo.
Jason, soube de um outro Sulam Audi Quattro rodando em Nova Iguaçu.
O Sulam merecia estar original da época . Esta completamente descaracterizado com essas rodas , espelhos. Nota Zero .
Caramba… até hoje, só vi um Passat Sulam quattro desses de perto. Foi no Bairro Peixoto, em meados da década de 80. Lembro que fiquei um tempão rodeando o carro estacionado e achando tudo um barato!
Esse da foto bem merecia umas rodas esportivas de época no lugar dessas modernas.
Legal e eu gostaria de ter na minha garagem é o Itaipu. Entre o Sulam e o Passat, prefiro o original.
Na época era meu sonho de moleque… Afinal um Audi Quatro era (e ainda é um sonho muito difícil de realizar).
Hj em dia eu não teria este carro nem por decreto… O Adamo tb me deixava babando !
Muito brega.
ESSE PASSAT É DEMAIS.
Vi esse Passat ontem à noite, aqui perto de casa em São Carlos…
Veloz, tem um vídeo especial sobre o que você disse quanto ao estilo desse carro. Sua beleza é para ser entendida, não apenas vista…
http://www.youtube.com/
watch?v=yJjBzSKN7LE
Grande abraço!
Gostei muito mais do lindo Adamo que está ao lado do Passat. Era um dos meus sonhos de muleke.
Essa década de 80 foi dificil de engolir.
Em todos os lugares do mundo eram feitos carros feios em todoas as categorias.
Até no automobilismo mundial a coisa não foi melhor.
Algumas exceções, é claro, mas no geral não tenho saudades dessa época no que se refere ao estilo.
Eu achava o máximo esse Sulam