Mais picante ainda

SÃO PAULO (geração após geração) – Mas picante mesmo é o Nissan Skyline, que está fazendo 50 anos e ainda não recebeu as devidas homenagens deste blog.

Material espetacular, como de costume, está no BestCars. É sabido que no Japão os caras gostam de manter um nome por várias gerações, e portanto o primeiro Skyline não tem nada a ver com os últimos.

Mas as séries esportivas sempre foram fantásticas, nas pistas, inclusive. Meu bom amigo Ricardo Divila, que trabalha na Nissan até hoje e vive no Japão, vira e mexe manda informes sobre as vitórias da marca pelas bandas orientais.

Para o meu gosto, esse GT-R 1990 é o que há.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ToRReSMo FRiTo
ToRReSMo FRiTo
16 anos atrás

Comparar RB 26 com AP é msm coisa que comparar %!$&#com Chocolate.

renato
renato
16 anos atrás

o willian falar que o R e um carro dificil de guiar e que sai de traseira?ta esquecendo que o GT-R e tracao integral?divisao 70/30 sendo a maior parte pra traseira.talvez o que vc tenha esquecido de mencionar e que muitas pessoas simplesmente nao conseguem conviver pacificamente com os seus 280cv pra andar no dia-a-dia.e claro que nao estou discutindo seu gosto apenas uma observacao.blz?

Henri Toivonen
Henri Toivonen
16 anos atrás

Nunca gostei, um tanto parrudo e deselegante demais….o excesso de balanço da traseira deveria ser um abraço para fazer as curvas só com o eixo traseiro, sorte de quem conseguia dominar. Pessoalmente, da escola nipônica sou mais adepto aos super-sedans tipo mitsu Lancer e o Scooby (Subarus), talvez mais pela minha tradição ralizeira…..

HM
HM
16 anos atrás

dos japas esportivos, de longe o meu favorito é o honda nsx.

William Takahashi
William Takahashi
16 anos atrás

Por isso que é bom sempre revisar o que se escreve. Antes que alguém me chame de analfabeto, eu sei que é “à calhar” que se escreve, e não aquela coisa medonha que saiu na pressa. rsrs.

Raphael - Recife - P
Raphael - Recife - P
16 anos atrás

O Skyline, junto com o NSX da Honda, o RX-7 da Mazda, o GTO (3000 GT aqui no Brasil) da Mitsubishi e o Supra da Toyota eram os esportivos Japoneses que faziam frente aos americanos e europeus, e não faziam feio não.
Mas o meu favorito e o 3000 GT.
Entre os Skyline o melhor era o R-34

William Takahashi
William Takahashi
16 anos atrás

Às vezes é difícil de entender o gosto dos frequentadores desse blog. Para alguns carros fantásticos, parece que ninguém dá muita bola, agora prá outros… Mais de 35 comentários por causa do Skyline?!
Logo que cheguei ao Japão, o Skyline era mesmo o carro preferido de 10 entre 10 brasileiros que chagavam por aqui. Afinal era um carro que pelo seu desempenho e pelo que custava, estava há anos luz de qualquer coisa que existisse no Brasil até então. E infelizmente, ainda hoje não existe nada na indústria brasileira que mereça o título de esportivo de verdade.
Talvez o que chamava mais a atenção era a sua configuração mecânica. No meio de tanta coisa bizarra que existia por aqui, encontrar um carro com 6 cilindros em linha e tração traseira era algo bastante familiar e empolgante. Talvez saudades do nosso velho Opala. Particularmente não gosto do Skyline, à não ser o R32, esse da foto. Mas não a ponto de adquirir um. O grande trunfo desse carro está mesmo no motor. Como já disseram, parece não existir limite prá tirar potência dele. O problema é que não se faz carros esportivos apenas com motor. O conjunto é o que determina sua qualidade. Graças à sua potência, em linha reta e em arrancada ele é realmente impressionante, principalmente a versão GTR, mas é um carro muito instável em curvas. Devido ao porta-malas pronunciado e da grande distância entre eixos, fazer curvas de uma forma um pouco mais “ousada”, é uma temeridade. Em dia de chuva então…
A cada 10 brasileiros que já tiveram um, 10 já tiveram algum susto com ele, que não avisa ao motorista quando já se chegou ao seu limite e que pela proposta do mesmo, este limite ainda deveria estar bem mais longe. É claro que estou falando dos carros originais de fábrica. a receita básica por aqui é colocar pneus bem mais largos na traseira (de 225 prá cima) e trocar os amortecedores por modelos de competição que são reguláveis em altura, os famosos shakucho.
Não é um carro confortável e nem prático no dia-a-dia, principalmente na neve, mas de madrugada numa montanha deserta, sua tendência à sair de traseira vem bem acalhar. Aí, ele se torna irresistível!

Henrique L Rocha
Henrique L Rocha
16 anos atrás

Marcelim, esse 350Z que vc mencionou com preparação Nismo está a venda em alguma agência aqui do Rio ou é particular?

Leandro hOTfORtEACHE
Leandro hOTfORtEACHE
16 anos atrás

Carro lindo, muito superior em desenho a essas merdas de hoje em dia que mais parecem um monte de kinder ovo sobre quatro rodas… 1990, última safra de carros bons e bonitos, a partir de 1991 veio essa tendência ridícula de predominância de formas arrendondadas que voga até hoje infelizmente

Fabricio
Fabricio
16 anos atrás

Tem lá a sua história, sua importância, mas não consigo gostar de carros japoneses. Não compraria um, não acho bonito.
Prefiro um Porsche.

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
16 anos atrás

Carro de drifting.

1GT
1GT
16 anos atrás

Teve um ano que os sky correram em Lemans…a francesada baba até hoje lembrando do ronco da criança no retão…
Pelo tamanho, jeitão e carisma…é o opalão dos japas!
Abraço.

Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

Espetacular esse carro. O meu preferido no Japão.
Um R-34 Nurbur azul com rodas grafite…
Beeem mais barato e não perde nada para Porsches ou Ferraris.

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Maravilhoso o Best cars ,é parada obrigatoria sempre!
E o Skyline tem uma bela historia, é o Grand Turismo japonês .
Mas não é una Ferrari.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Também gosto desse. Desse e daquele do Velozes e Furiosos não-sei-qual e de todos aqueles do Grand Turismo 3. (Skyline, Nismo, GT-R…)

Episcopo
Episcopo
16 anos atrás

Complementando:
Acho que o único esportivo japonês que continua a ser espetacular é o pequeno Honda S2000, e seu fantástico motor aspirado de 120cv/litro !!

Episcopo
Episcopo
16 anos atrás

Os Skylines R32 (como o da foto), R33 e, principalmente, o R34 são carros que coloco entre os grandes esportivos dos últimos tempos.
Infelizmente não foram substituídos a altura, como tb não foram os outros inspirados esportivos japoneses desta época: Honda NSX, Mazda RX7 e Toyota Supra (este é o único que me deixa babando tanto quanto o R34).

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Edward, o Skyline considerado original, que é esse quadradão feioso, saiu de linha há alguns anos, por isso não compete em categoria alguma, exceto arrancadas e provas de drift, mas sem apoio de fábrica.

Fábio, mas realmente o motor do Skyline tem tudo a ver com o AP: é ultrapassado e poluente, tanto que foi tirado de produção, não conta com a mesma sofisticação tecnológica dos motores Toyota e Honda, porém é extremamente robusto e versátil.

Tanto que assim como existem AP com absurdos 700 cavalos, existem motores RBDETT do Skyline com 1.300 cavalos.

Edward
Edward
16 anos atrás

Flávio, vc pode perguntar pro seu amigo no japão aonde o Skyline ainda corre? Pois na categoria principal de turismo japonês (SuperGT) ele foi subtituído pelo 350 Z a uns 2-3 anos.

Fabio Tust
16 anos atrás

Muito bom ter lembrado deste carro lendario Gomes. Eu infelizmente não o conhecia até assitir Velozes e Furiosos e jogar Gran Turismo com meu irmão mais novo no Playstation. Infelizmente é dado muito espaço para carros europeus e americanos na midia “popular” e acabamos desconhecendo as maravilhas japonesas…
Agora por favor sem comparações entre o motor do Skyline e os APs brasileiros do século passado heheheh

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Eu acho que o Gomes elogiou o carro porque ele é quadrado e cafona mesmo.

Afinal o Divilla não tem nada a ver com o design(horroroso) do carro…

Benito Santos
Benito Santos
16 anos atrás

R34 GT-R 98, pode ser do azul, ou de qualquer outra cor que tá ótimo!

Caio
Caio
16 anos atrás

Ah, um carro com “C” maiúsculo! Para quem é apaixonado como eu: http://www.youtube.com/watch?v=jSBW2ZwTzPE

Patrick Depailler
Patrick Depailler
16 anos atrás

O Gomes sempre excomungou carros japonesses falando absurdos e inverdades a respeito deles..

Não se iludam ele só está elogiando o Nissan pq o Divilla trabalha lá e o Gomes não quer insultar o Divilla..aliás ele não é nem louco de fazer isso, quem é ele perto do Divilla?

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Muito cultuado no japão. Principalmente agora pelos drift (é assim mesmo que se escreve?)

Adilson
Adilson
16 anos atrás

Morava no Japão quando esse modelo foi lançado. Olhando a foto hoje não impressiona muito. Mas em 1990 era o máximo.

Rodrigo Romão
16 anos atrás

Belo carro que você escolheu, Flávio! Como disseram, os RB26DETT (código do motor) são como os APs fuçados, heh.

O recordista de Tsukuba é um Skyline R34 da Top Secret, se não me engano. 58.38 secs… 650 ps.
O bicho não é fraco não, heh.

E sobre o “Skyline” novo, eu acho que ele nem vai se chamar Skyline. Na verdade, o nome dele é GT-R, ele é mais um sucessor do Skyline mesmo.

Não acho o R32 um primórdio em termos de design, mas acho que ele tem a sua beleza própria. É como um Audi Quattro do Grupo B. Ele não é bonito para os padrões normais, mas mesmo assim, eu acho ele bonito.

E esse Skyline comandou a antiga copa de turismo japonesa (antes de JGTC e Super GT), com aqueles Calsonic R32 azuis…
http://www.datsun510.net/gallery/photo/nismo/03r32cal.jpg

Se não me engano, a copa se chamava Grupo A… E eu realmente gosto desses Skys de corrida, especialmente porquê eles parecem carros reais.

Pablo
Pablo
16 anos atrás

O quê?
Carro de verdade no blog?
E não é alemão?

Pelo menos escolheu bem, Sr. Gomes. Esse carro torceu meu braço com relação as japoneses. Máquina fantástica, entra na minha Top Ten fácil fácil… Pena que foi descontinuado e o motorzão RB26 provavelmente não volta em um futuro lançamento… Inline 6 é a minha configuração predileta…

José Luiz
José Luiz
16 anos atrás

Parece um Escort “tunado”…brancadeira…é bonito.

Marcos Rosa
Marcos Rosa
16 anos atrás

Quadrado gosta de quadrado.

Eric
Eric
16 anos atrás

Mais uma piada de mal gosto, dando a um modelo comum o nome de um modelo lendário. Esse Infiniti G35 não tem nenhuma vaga lembrança do Skyline original.

Arthur
Arthur
16 anos atrás

Pensei que o Flávio Gomes não gostasse de carro japonês. Vide suas imerecidas críticas ao Corolla. Pelo menos agora demonstrou sensatez: belo carro esse GT-R!

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Em tempo, o tal do ATTESA é o controle de tração.

E se for o V6 de 400 cavalos, vai ser o atual motor do G35 com um kit turbo da Nismo, tem até um Z350 à venda no Rio de Janeiro com esse kit.

:D

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Eu já morei no Japão e nunca tive o skyline como sonho de consumo.

Talvez porque a maioria é fuçado e barulhento e esta na mão da molecada, me lembrando perfeitamente dos APzeiros do Brasil com seus gols fuçados até o talo.

E talvez porque eu gostasse mais de Aston Martins, Bentleys e Lamborghinis do que de carros japoneses.

Ou porque a Nissan nunca foi lá grande coisa em termos de design, apesar de sua mecânica ser reputadamente uma das mais resistentes das marcas japonesas.

Quanto ao ATTESA e outros blábláblá, não é nada que a BMW, Audi e Mercedes dispusessem, só que com outros nomes.

O grande feito do Skyline é o seu motor, que como o AP, aguenta qualquer tipo de maluquice, existindo algumas versões com 1300 cavalos e uma pressão absurda no turbo.

Não devem aguentar mais de meia hora sem explodir, mas tirar toda essa potência de um 6 inline é um belo feito.

Mas em termos de tirar mais cavalos com menos cilindrada sem que o motor exploda com um mês de uso, a Honda é insuperável, com seus VTEC e afins.

E o Skyline recordista de Nurburbring é uma versão preparada pela Blitz, que sequer serve para andar na rua por não funcionar abaixo de certas rotações.

Mas não deixa de ser um dos carros mais legendários da história do automobilismo.

Henrique L Rocha
Henrique L Rocha
16 anos atrás

Marcelim, o novo GT-R deverá vir com um V6 biturbo de uns 450hp, e não com um V8. Repare que, no entanto, o novo GT-R não terá parentesco algum com o Skyline, a Nissan aparentemente já tomou a decisão de não manter o nome Skyline nesta versão.
Um dos meus maiores sonhos de consumo é um GT-R R34… É um expoente da engenharia automobilística japonesa, um carro que tem um sistema de tração nas 4 rodas fantástico (ATTESA-ETS) , um motor que aguenta preparações fortes e que faz o GT-R andar junto com superesportivos muito mais caros. Sem falar que, a dupla Nürburgring + GT-R é insuperável.

AFFONSO PAZZINI JUNI
AFFONSO PAZZINI JUNI
16 anos atrás

Detalhe: muitos dos brasileiros que se encontram no Japão vêem o Skyline seu sonho de consumo..

fabio
fabio
16 anos atrás

demorou, gomes, pra falar do skyline…aliás, excelente texto do BestCars!
meu preferido é o R34…mas lembro que a primeira foto minha quando criança dentro de um carro foi no C110…

Alex
Alex
16 anos atrás

Um dois meus maiores sonhos de consumo é um R-34…

sandro Lembo Neto
sandro Lembo Neto
16 anos atrás

O R32 foi um monstro das pistas tanto q o campeonato japonês de turismo teve seu formato alterado para resgatar a competitividade, mas o meu favorito é R34.

Alexandre Alves
16 anos atrás

Cada vez menos eu entendo esse Gomes. Ele sempre disse que odiava carros japoneses e agora se diz fã do Skyline. Vai entender…

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

o motor do Skyline é o AP japonês: meio ultrapassado, mas aguenta qualquer tipo de maluquice na preparação, incluindo aumento da cilindrada, adaptação do bloco australiano, turbo com pressões absurdas e o diabo a quatro.

Vai ser substituido na versão GT-R pelos motores V8 4.5 que equipam os Infiniti nos Estados Unidos.

E para quem quiser, a versão nova do modelo mais comportado está a venda no Brasil como Infiniti G35.

Sakher
Sakher
16 anos atrás

Ja ta saindo do forno a nova geracao do modelo, que talvez ate comece a ser vendida nos EUA. Quem sabe a gente nao ve um rodando por aqui. Pelas informacoes o novo modelo vai ter mais de 400 cv. Um foguete. Esse carro tem muito moral no circuito de carros superesportivos na europa, principalmente na Inglaterra.

Abracos