Mistério

SÃO PAULO (por onde vou?) – Não tem cara de montagem, e quem mandou, o Rodolfo Costea, é um cara criterioso quando se trata de história da indústria automobilística brasileira.

E pergunto: que Belina de quatro portas é essa?

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Erik Oswaldo von Eye
Erik Oswaldo von Eye
16 anos atrás

É o primeiro prototipo da Belina, tenho uma 4R de 1969 com ela na capa

Vicente M.
Vicente M.
17 anos atrás

Torquato,
A frente da Renault 12 é mais inclinada, observe bem. A plataforma é a mesma. No sedan, a traseira também é mais inclinada. Os estilistas brasileiros foram mais felizes que nuestros hermanos.

Marcelo
Marcelo
17 anos atrás

Essa versão da Belina deve ter sido “arquivada” por puras questões de mercado mesmo.

Na verdade, sei que sou minoria absoluta, mas até os dias de hoje não me acostumei com carro de 4 portas.

Morro de inveja dos argentinos com a sua belíssima e exclusiva versão 2 portas do Ford Focus…

Será que sou tão minoria assim?

Será que só eu tenho ASCO de carros de 4 portas?(…)

David Santos
David Santos
17 anos atrás

Definitivamente, o carro mais ao fundo é uma Perua. E foi o FG que fez a montagem da foto.

vitão
vitão
17 anos atrás

Hewrik, era intriga da VW. Esse pessoal se pegava a tapa na via Ancheita.

Claudio Bassi
Claudio Bassi
17 anos atrás

Lembro-me que o carro de 4 portas que deu esse problema de fechamento de portas foi o VW 1600 (Zé do Caixão) além de outros problemas que ele apresentou.

TORQUATO
TORQUATO
17 anos atrás

Não é uma Belina, e sim um Renault 12 perua que a lateral e a trazeira são bastante semelhantes.

amaury
amaury
17 anos atrás

Com uma Belina iamos pra Ubatuba em quatro moleques dentro sem esquecer do amarrio das pranchas que só depois o velho perceberia de onde vinham aqueles riscos no teto, mas ai… pensando bem que micao um carro tao legal nao ter quatro portas??

Bruno Laporta
Bruno Laporta
17 anos atrás

Só complementando o que já foi dito, realmente naquela época os carros de 4 portas eram considerados carros de luxo… Meu pai diz que o meu avô teve um corcel 4 portas, se não me engano, e o pessoal sempre pegava no pé falando – E ai Taxista!!!!…
Os tempos mudam…

Giovanni
Giovanni
17 anos atrás

Observando bem, acredito ser montagem!

marcao fioretti
marcao fioretti
17 anos atrás

Agora, bonito mesmo é o Itamaraty que está atras!!!!
Show de carro!!!

Episcopo
Episcopo
17 anos atrás

Pena que não foi adiante !
Curti o carro !

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Ficou muito bonita, sem dúvida melhor do que o Corcel 4 p.

marcao fioretti
marcao fioretti
17 anos atrás

Pela sujeira de estrada do carro, com certezaéra carro de testes… pena que não foi pra frente… ficou bonita!

lulalelé
lulalelé
17 anos atrás

Trabalhei na Willys e na Ford Willys, na engenharia de matrizes, nunca em tempo algum ouví falar de problemas de fechamento nas portas do Corcel, problemas na suspensão dianteira tínhamos nos primeiros carros montados e foram logo resolvidos.

André Buriti
17 anos atrás

O Corcel II só vi a versão quatro portas em desenho, mas em uma das clínicas de público do Del Rey apareceu um protótipo com a frente do… Escort!
Estranho não?

Roberto Fróes
Roberto Fróes
17 anos atrás

Duas coisas:
Nunca ouvi falar o que o Erich disse, as porats do Corcel I 4 portas abriam perfeitamente, sem qualquer interferência das dianteiras com as traseiras. falo de cadeira, pois tive 2 desses (1968 e 1973). nenhum dos dois era taxi.
Outra coisa, quanto ao Corcel II:
Houve o 4 portas sim ! E o que era o Del Rey a não ser um Corcel II melhor acabado, com um nome diferente apenas por questões de mercado?

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

ficou interessante, nunca tinha visto essa foto.

era da época que se tinha preconceito com carro de quatro portas por parecer “carro de praça” embora seja muito mais lógico.

engraçado antigamente carro com quatro portas, ar-condicionado e câmbio automático era o cão chupando manga, a maioria preferia ver o cramulhão ao vivo do que ter um carro com esses “acessórios”.

ricardo
ricardo
17 anos atrás

isso me fez lembrar meus pais q casaram numa brasília 4 portas…. eu nunca ví nenhuma p/ ai + eles tem as fotos do casamento….

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

É protótipo e nunca foi lançado por razões mercadológicas, conforme o que já foi dito antes.
Apenas para lembrar : A Caravan nunca teve 4 portas, por razões de mercado.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
17 anos atrás

Com certeza não foi feita porque na época todo mundo odiava carro com quatro portas. Era para táxi como já falaram aí embaixo.

Herik
Herik
17 anos atrás

Pergunta para o pessoal que entende de Corcel: É verdade que aqueles primeiros modelos do Corcel com 4 portas tinham um problema de projeto que impedia a abertura das portas traseiras sem a abertura das dianteiras? Isso é verdade?
Já ouvi isso algumas vezes mas nunca tive certeza?

3=6
3=6
17 anos atrás

o pessoal aquí é rapido no gatilho.
pela vegetação e pelo piso acho que a foto foi tirada no litoral sul de são paulo.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Me lembrou o protótipo do Fissore SW.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

André,
Construtivamente é mais fácil fazer uma Belina 4 portas a partir de um Corcel 4 portas, visto que não se mexe nas colunas. Usa-se um teto com laterias traseiras e tampa de mala de Belina. Um amigo meu de SP fez uma Caravan 4 portas a partir de um Opala SS (4 portas) 1971 dessa maneira.

Jonas
Jonas
17 anos atrás

Pelas rodas e lanterna, parece uma perua do Ford Pinto americana.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Olá,
De Belina eu entendo um pouco (meu pai teve 5). Esta de 4 portas deve ter sido protótipo mesmo.
Vejo nos comentários que as 4 portas agradaram. Não sei se vocês se lembram, mas 4 portas naquela época não era de nosso gosto, tanto que o Corcel II nunca as teve (o Dodginho tambem não).
[ ]´s

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

O Buriti está corretíssimo, foi isso mesmo.
Houve casos desse tipo também com peruas Esplanada, Dodge Dart, Galaxie, Opala e até Uirapurú.
Eu, particularmente, acho muito mais lógico e prático que uma perua tenha 4 portas, afinal, é um utilitário.

Valmir Chicarolli
Valmir Chicarolli
17 anos atrás

Foi protótipo e naquela época (até final da década de 80), carro com 4 portas era carro de taxista. Ou de carros de luxo.

vitão
vitão
17 anos atrás

protótipo, nunca foi lançado. não se por problemas de torção ou pro questões mercadológicas.

André Buriti
17 anos atrás

Isso foi apenas um protótipo de desenvolvimento e testes, apareceu nas revistas da época, em 69, próximo do lançamento do Corcel. Mas acabaram lançando-a com duas portas porque agradava mais ao público.
O desenho desse carro é muito bonito e com as quatro portas parece mais equilibrado. Se tivesse sido produzido talvez vendesse bem.
Talvez alguém inspirado nas fotos tenha feito o seu em casa, pegando as portas de um Corcel e inserindo na carroceria da perua.
Se olhar bem tem um refletor no para-lama dianteiro e a lanterna traseira está diferente.
A julgar pela lama nas laterais o carro estava passando por testes de durabilidade, vai ver a estrutura do carro não era rígida o suficiente e descartaram essa versão pela de duas portas.