Mônaco, o GP “MM”
SÃO PAULO (haja) – Lá na TV, a gente chama os famosos “melhores momentos”, na intimidade, de “MM”. “Ficou pronto o MM?”, pergunta o produtor. “Ainda não!”, responde o editor.
Se meus colegas tivesse de fazer um MM do GP de Mônaco hoje teriam dificuldade de preencher mais do que 10 segundos. Não houve nenhum bom momento. Até as batidas de Liuzzi e Sutil foram sem-graça. Não houve ultrapassagens, o que é o normal. Mas foi bem pior: não houve nenhuma TENTATIVA de ultrapassagem. Pior ainda: nenhuma AMEAÇA DE TENTATIVA de ultrapassagem.
Uma procissão sem sal, quase insuportável. Culpa de quem? São tantas, que deixarei para esta semana estou a fim de fazer um daqueles textos quilométricos que não explicam nada, mas impressionam.
Mas voltemos ao nosso MM. O que sobrou de interessante nessa corrida? O chute que um mecânico da Red Bull deu em alguma coisa que ficou na frente do carro de Coulthard num pit stop. Foi isso: o chute do mecânico, o melhor momento do GP de Mônaco. Um chute na F-1. Um pontapé no saco.
Mônaco foi um GP “MM”. A maior merda. Um lixo.
O relato da prova no Grande Prêmio, do inspiradíssimo Victor Martins, está aqui. Espetacular o trecho: Jenson Button, o companheiro [de Barrichello], seguiu estratagema semelhante, duas idas aos pits, e terminou na seqüência. Ambos chegaram atrás da Toro Rosso de Scott Speed. É o fim dos tempos para a Honda. É bom a equipe também começar a cuidar do apocalipse.
Escreve bem, esse meu pupilo.
Concordo com Hagar e Alessandro Neri, acrescentando apenas a administração do câmbio manual e pneus.
Hagar,
gracas a Deus tivemos o privilegio ( tenho 39 anos), de ver a F1 nos anos 70 e 80. A F1 atual e simplesmente um lixo, tanto na qualidade das corridas, quanto nos regulamentos. Somente quem nao viu a F1 nos anos 70 e 80 consegue ver alguma coisa digna de discussao nessa F1 atual. Volto a aconselhar garotos: Querem vem a verdadeira e inesquecivel F1 ? Revejam qualquer corrida anterior a 1990.
Neri,
É o que tenho escrito desde Março. A F1 levou um tiro em 82 e morreu em final de 1989, quando proibiram os motores turbo. Telemetria-lixo, Radio entre Piloto e Equipe – Lixo, penduricalhos aerodinâmicos- Lixo, Pilotos Robos – Lixo. Ainda bem que vi pilotos que acertavam carros, sentavam numa banheira de alumínio com 250 litros de Gasolina verde em volta, discos de freios de Metal, Sem pit- stops obrigatórios e carros com assoalhos retos do bico até o eixo traseiro. Deveria ter uma placa na FIA dizendo: F1, 1950 -1989.
Pit-stops obrigatorios, parque fechado apos o treino de sabado,autodromos com areas de escape asfaltadas e pneus raiados. Essas sao as razoes para a F1 ser insuportavelmente chata no seculo 21. Quer ver f1 de verdade ? Reveja qualquer corrida anterior a 1988.
Talvez não tenha sido notado, mas, todas às corridas este ano foram, de certa forma, uma procissão; No começo fica o mesmo “Deus nos acuda” que ocorreu na largada de Mônaco e depois os carros vão se acomodando em suas posições e ai ficam até o final das corridas.
Acho que para acabar com isso, a Fórmula 1 poderia adotar o mesmo sistema da IRL e Champ Car……manipulação total da corrida! Os americanos são bem cara-de-pau nisso……. qualquer besteira é motivo para dar bandeira amarela e entrar o safety car….. cocô de mosquito, uma cusparada que um torcedor dá na pista, uma formiga atravessando a pista, etc.
Quem sabe assim, acaba a “procissão”!!! Ou então, aqueles que só sabem criticar (criticar é muito mais fácil do que fazer algo que preste) poderiam ir trabalhar na FIA e mudar esse cenário, com suas brilhantes idéias.
FG,
Precisa passar todos esses comentários pro seu chefe Ecclestone.
Quem sabe ele alumia e volta atrás com a F1…
E falou, logo depois de explicar o erro sobre o S do Senna a frase mágica: O nosso inesquecível Ayrton Senna….
MM Galvao Bueno
1- Confundiu km/h com segundos
2- Confundiu S da Piscina com o S do Senna
3- Barrica ganhou duas posições na largada e Galvao disse que foi uma…
4- De novo com a história da tal Reta Curva
1) Foi chatíssimo…
2) O Galvão é burro que dói!
3) Adoro o cenário, mas tinham que colocar dois caminhões-pipa molhando a pista o tempo inteiro pra separar os homens dos meninos
Olha lá vai passando a procissão
Se arrastando que nem cobra pelo chão
As pessoas que nela vão passando acreditam nas coisas lá do céu
As mulheres cantando tiram versos, os homens escutando tiram o chapéu
Eles vivem penando aqui na Terra
Esperando o que Jesus prometeu
E Jesus prometeu coisa melhor
Prá quem vive nesse mundo sem amor
Só depois de entregar o corpo ao chão, só depois de morrer neste sertão
Eu também tô do lado de Jesus, só que acho que ele se esqueceu
De dizer que na Terra a gente tem
De arranjar um jeitinho prá viver
Muita gente se arvora a ser Deus e promete tanta coisa pro sertão
Que vai dar um vestido prá Maria, e promete um roçado pro João
Entra ano, sai ano, e nada vem, meu sertão continua ao Deus dará
Mas se existe Jesus no firmamento, cá na Terra isso tem que se acabar
( Procissão, de Gilberto Gil )
só complementando…
o pior mesmo na minha opinião, é ver o time de narração que tanto criticou a Ferrari por beneficiar o Shummi em detrimento ao Barrichelo, TORCENDO para o Felipe chegar na frente do Kimi, e para a Ferrari tomar logo a decisão de colocá-lo em primeiro plano na equipe.
Alguém mais notou uma certa Hipocrisia ou fui só eu?
Na minha modesta opinião, Mônaco não se encaixa nem um pouco na F1 atual, pode ter charme, glamour e ser o evento mais badalado do ano, a imprensa adora e comparece… podia até se manter no circuito da F1, mas talvez como prova extra-campeonato, ou então que fosse obrigatório aos carros corrrer sem as asas no mínimo….
corridinha horrível.
1- pra que tanta crítica pra a Honda? pelo menos eles terminaram a corrida (atrás da Toro Rosso, mas terminaram).
2- Para o trabalhador aí em baixo: quem nasceu pra comer marmita não chega a currascaria rodízio. Qualquer evento de automobilismo é mais importante que esse lixo chamado futebol.
Parem de chorar!!! Mônaco nunca teve ultrapassagens… vi as preliminares de GP2 e Super Renault e foram a mesma coisa. Na super Renault que são carros muito mais lentos e sem tanta ‘Aero’, o Sebastien Vettel passou a corrida inteira atrás do Português e não conseguiu passar. Corridas como Mônaco temos que apreciar de outra maneira.
Alguém tem que falar com o Galvão… tá ridículo, é um erro atrás do outro.
Sempre que começa um GP de Mônaco eu lembro porque eu fico com gosto azedo na boca depois da corrida… Ô circuitinho chato… Dessa vez, não tive dúvidas, calculei os tempos de volta e programava o despertador para assistir os pitstops… Programei também para assistir as últimas 10 voltas… Errei por 2, tudo bem… Só assisti as últimas 8… Perdi alguma coisa?
Mônaco sempre é chata, mas essa foi demais, parecia um desfile, inacreditável. As 500 milhas, em comparação, foram emocionantes pra caramba!
Galvão continua a mesma MALA. Quer dizer que o S do Senna, em Mônaco, era por causa da exposição? Ah, aposenta Galvão…
E aquela alça no McLaren hein? Coisa estranha seo…
Olha, nem Freud explica, mas neguinho aqui reclamando que nem tentativa de ultrapassagem teve, mesmo só pra fazer número, no entanto, quando Massa tentou e saiu da pista um monte de gente, inclusive o Gomes, reclamou que ele foi afobado, imaturo e que devia haver esperado. Por sinal, enquanto o garoto nao ganhar cinco corridas consecutivas e fazendo hat trick, vai ter sempre alguém dizendo: ainda espero mais dele, nao é essa coca-cola toda, falta provar isso e mais aquilo outro. Entao lhes pergunto: e o Kimi, que recebe trocentas vezes mais que o Massa, tá com essa bola toda? O Hamilton que teve uma putha sorte (e bastante habilidade, reconheço) de nao arruinar a corrida é incensado como um gênio, mas caiu numa equipe que NAO escolhe primeiro piloto, que TEM um carro muito bom e que o APADRINHOU durante uma década! Pra mim, ou é uma maneira de eventualmente valorizar o título do Alonso ou estimulá-lo. Nao digo que o garoto nao seja bom, hein? É bem superior à maioria, mas daí a alça-lo como gênio… Se chega a ganhar o campeonato, calo a boca e nunca mais volto aqui, mas duvido que tenha que chegar a tanto.
Quanto à corrida, parece que a Ferrari sente falta de um estrategista melhor. O Massa chegou a estar menos de 10 segundos das McLaren mas nao conseguiu aproveitar isso de alguma forma, ou talvez tenham cometido algum erro nos boxes, sei lá. No mais, a corrida foi mais chata ainda que a última, mas acredito que a próxima seja um pouquinho melhor.
Abçs.
A corrida foi o de sempre. Uma %!@$&@# Sem disputa, sem ultrapassagens, sem nada.
Melhor ver a GP2.
Uns dizem que é o pneu, outros que é a pressão aerodinamica que não deixa pegar vacuo, outros que é o freio de carbono, outros que é o controle de tração, alguns culpam a telemetria, outros falam que as pistas e em prol da segurança tiraram as ultrapassagens.
Afinal, o que esta de errado na F1, cade a emoção???
A corrida foi chata sim, tão chata quanto as anteriores.
Saudades do tempo em que esperava com expectativa o GP de Mônaco por ser um dos mais emocionantes do calendário. Abaixo os freios de fibra de carbono e o controle de tração! Essas m… acabaram com as ultrapassagens na F-1. Até dou um desconto para os apêndices aerodinâmicos, pois no tempo dos carros-asa, que grudavam no chão, ainda havia ultrapassagens.
A F 1 já vem morrendo há algum tempo…. Melhor voltar ao câmbio manual,sem controle de tração,
sem telemetria,sem ajustes realizados eletrônicamente Em resumo: chega de viadagem !!!
A emoção se foi por causa do excesso de tecnologia….Deixou de ser um “esporte” para ser mais um evento comercial. Que LIXO !!! E,viva
a MotoGP (por enquanto.porque logo logo vai ter câmbio automático tambem…) Eu tenho saudades da época em que as largadas das corridas de moto eram com o motor desligado e vc. tinha que fazer ela pegar no tranco….
corrida muito chata
até a Indy foi melhor ontem
pena que choveu
Alonso colocou o Robinho no lugar dele que é o de um competente escudeiro.
E Massa fez o que tinha que fazer, garantir 6 pontos. não tem nada pra comentar desta corrida
Saudades de quando o Senna dava um show em Mônaco. Tempos que não voltam mais. Aquilo era corrida
A Formula 1 acabou há 13 anos
A corrida foi muito chata, Alonso disparou, Robinho escoltou e Massa pontuou.
Saudades da época em que Senna dava um show em Mônaco
Eu simplesmente determinaria Assoalho reto da ponta do Bico até o eixo traseiro, Uma asa no spoiler e uma asa traseira, MAIS NADA, fora todas as asinhas existentes.
Realmente, a diversão nessa corrida insossa ficou mesmo com o Galvão. Além das pérolas do “S do Senna” e dos elogios ao GP de Mônaco (um dos melhores), rolei de rir a respeito do que ele falou sobre a velocidade dos carros no fim do túnel. Comparando a McLaren com a Honda, ele disse que a McLaren chegava a até 288 km/h, enquanto que e Honda chegava no máximo a 280 km/h. “Uma diferença de quase 10 segundos!” Putz! Confundir velocidade (km/h) com diferença de tempo (segundos) foi tão ridículo que não agüentei e caí no riso. Quem disse que corrida em Mônaco não é divertido? É só ouvir as trapalhadas do Galvão. É diversão na certa!
Saudades do tempo em que esperava com expectativa o GP de Mônaco por ser um dos mais emocionantes do calendário. Abaixo os freios de fibra de carbono! Essas m… acabaram com as ultrapassagens na F-1. Nem sei se a culpa também recairia sobre os apêndices aerodinâmicos, pois no tempo dos carros-asa, que grudavam no chão, ainda havia ultrapassagens. E era em Mônaco que bons pilotos em equipes ruins tinham uma chance de se sobressair.
Realmente eu não entendo. Cada ano eles fazem alguma coisa para melhorar as ultrapassagens na F1 e todo ano piora. Quando existem uma pista com uma reta que proporciona alguma emoção, eles inventam uma chincane e acaba com a emoção.
FG, escreve esse texto que estas pensando, vai cair bem nesse momento!!!
Mexer com a eletrônica dos carros é muito complicado, pois envolve interesses muito complexos.
Mas para começar a melhorar sugiro a volta dos descartes obrigatórios (os 5 piores resultados seriam descartados), a mudança da pontuação (para 12-8-6-5-4-3-2-1), e a concessão de 1 ponto para a pole, e 1 ponto para a volta mais rápida. O piloto com certeza arriscaria bem mais !
… e se puder, acabem com esses chatíssimos pit stops !! Eles só servem para o Reginaldo Leme contar o ‘tempo total” perdido pelo piloto … rs … eles são a antítese de uma corrida de automóveis ! … rs …
Sobre o GP em si, não há o que comentar. Mas dá pra tirar algumas conclusões, minhas conclusões para esclarecer:
– Raikkonen é muito bom, mas instável. Não fosse o erro no sábado, estaria no pódium.
– Hamilton é forte e tive impressão que poderia ganhar hoje, se o circuito não fosse Mônaco.
– Massa ainda não provou que anda bem na chuva (até porque não choveu) e que pode largar de trás e ultrapassar. Para mim, ainda tá devendo um pouco, mas é candidato sério ao título.
– Alonso é o que reúne constância, sorte, talento e competência, por isso acho o mais forte de todos na corrida ao título.
– A Renault de Fisichella andou razoavelmente. Bom pra F1.
– Acredito que as BMW (as duas mesmo) venham mais fortes no Canadá e EUA. Bom para a F1
– Tem muita gente que acha que a corrida foi chata. Eu também. Mas quando Senna ganhava de ponta-a-ponta era genial. Pra pensar…
– A Honda ainda nem teve o seu “aquecimento global” e tá devagar. Imagine a hora que os sinais começarem a aparecer.
– Speed desembestou. Fogo de palha.
– É melhor que Ralf se aposente, pois o nome Schmacher é um nome à zelar, e não à melar.
– Poucos abandonos para uma corrida que exige muito das máquinas.
– Poucos acidentes para um circuito “absurdo” para os padrões atuais.
– Galvão Bueno queimou a língua de novo ao dizer que “na prática, a F1 em Mônaco é um espetáculo”. Foi um desfile, na verdade.
Um abraço.
A F1 já era!
A constatação é triste e confesso que vinha me recusando a reconhecer isso nos últimos anos, desde quando os carros passaram a não mais suportar a aproximação de quem está na frente e, com isso, ultrapassar virou exceção.
A corrida de hoje foi o maior exemplo do que virou a F1, na qual ninguém nem mais tenta passar, sequer para “fazer um bonito” para a platéia…
Hoje, qualquer torneio de baralho é mais emocionante do que essas procissões em alta velocidade. Graça mesmo, só os treinos – e olhem lá!
Minha paciência acabou hoje. De agora em diante, aos domingos me dedicarei ao meu curso de Origami à distância…
Odeio, simplesmente odeio, os floreios do Victor Martins. Quer dizer, se quisesse ler esse tipo de coisa, leria algumna das colunas do GPTOTAL, coisa que abandonei a tempos.
Simplesmente não aguento mais ouvir comentários jocosos sobre a Honda. Acabou a graça exatamente após a primeira vez, agora temos que ver essas piadinhas toda corrida.
É um sujeito culto, não há dúvida, que sabe muito do que faz. Mas deveria, pra variar, se concentrar mais em informar que aparecer.
Nos podcasts, ele sempre mostra um clareza e objetividade, coisa que não se traduz no texto. Um sujeito talentoso assim não devia perder seu tempo com tais besteiras de vaidade.
Gp chatíssimo.
Só foi MM porque o massinha (linha) não ganhou!!!!
O GP da Espanha também foi MM. Mas por que ninguém falou isso? Estavam todos os jornalistas ocupados falando mal do Papa? Ou foi por que o Massa ganhou?
De qualquer forma, só gostaria de propor esta pergunta.
A corrida foi realmente ruim, a pior do ano até agora. Mas parece que os “donos” da F1 não estão preocupados. A partir do ano que vem poderemos assistir além de Mônaco, mais 3 corridas em circuito de rua: Cingapura, Valência e Emirados. Assim vai ficar um saco. Na corrida de hoje só teve um momento de emoção: o Hamilton forçando a barra pra cima do Alonso e se esfregando no guard-rail, teve sorte de não quebrar a suspensão.
Pôrra, esse cara que assina Brasil não é o Galvão ???!! Parece…
Taí uma prova em que poderiam ter posto a missa do papa no meio da prova. Não iriamos perder nada!!!!
Que corridinha besta !!!
A corrida foi burocrática mesmo, bem chatinha….Mas pior ainda foi escutar n vezes o Galvão chamar a matéria sobre o Massa no esporte espetacular…vejam o que ele fala sobre amigos na F1….rs…menos Galvão, please!
preparem-se para a grande novidade!!!! Schumi de volta!!!!!!!
Só um adendo: a BICA do meca da RBR ( hahaha) foi porque a outra asa ( do lado esquerdo, na visao do piloto) soltou. Ficou solta por ali, e o meca meteu a bica.
Podem ver no replay.
Abraco.
a muito tempo que a fórmula 1 não vê mais ultrapassagens…. só se ganha corrida em poles ou pit stops, em anos…..
muito pouco para quem se acha a categoria top do automobilismo mundial.
outra coisa: esse lance de discursos politicamente corretos dos pilotos também é a coisa mais desanimadora do mundo…. saudades das décadas de 70, 80, e início dos 90……
que coisa, era feliz e não sabia.
da próxima vez que minha filha tirar nota baixa na escola, ela vai ter que ver corrida de F1 de castigo.
Saudades do Schumi!!! Sempre que saía lá atrás era garantia de espetáculo (vide ano passado). Esse finlandês consegue ser mais burocrático que um membro do governo soviético. Deve ser por isso que gosta de Ladas (brincadeirinha, FG!!!)
ricardo…a maclarem decidiu que o pole nao seria ameacado…e o ALONSO foi SUPERIOR ao ROBINHO em tudo …inclusive volta mais rapida e foi justo pois se fosse o contrario o ROBINHO seria o privilegiado no gp…e ele pilotou mal forcando desnecessariamente e rabiscou o muro varias vezes ele ainda tem que aprender muito…deu muita SORTE… pois merecia o muro…
não vi ng comentar , que a mc laren chamou oi hamilton bem antes pro 2º pit stop , pq se ele fica mais umas 3 voltas na pista , faria o pit e saíria na frente do mala espanhol !! tanto que no 2º pit ele só demorou 5 s !! ou seja , foi antecipado !! armação total !! ai se fosse a ferrari e o schummy que fizesse isso , já tavam pedindo a pena de morte prá eles ! dois pesos e duas medidas !!
corigindo 10 pontos em cima do KIWI !!! o que na atual fase do campeonato… esta EXCELENTE …. he he he he he he …..VALEU!!!!!!!!!!!!
Corrida sonolenta. Destaques: Luciano Burti, como sempre, acertando tudo.Dicas do rodízio de pneus, sensor dentro dos pneus para checar pressão, até quando as equipes falam no rádio com os pilotos, o Galvão Bueno chama-o para a tradução.
Galvão Bueno não deixa ninguém falar. Interrompe toda hora.
Essa chicane no final da reta da saída do tunel ficou ridícula. Mais um pouco, vão ter que manobrar alí.
A asa dianteira da Mclaren está mexendo (fletindo?) até em Monaco. Impressionante.