Pega!

SÃO PAULO (imaginem o caos) – No ar a última coluna Retrovisor no Grande Prêmio, hoje da lavra de Joaquim Lopes.

Uma zona no Aterro da Glória, no Rio. Um barato, como sempre, a história.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
joaquim
joaquim
16 anos atrás

Valeu pessoal, obrigado pelos comentários. São historietas que às vezes vi, outras ouvi e que vou repartindo com vocês. Saudações agradecidas…

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Stephan
Você, com este vídeo, matou minha saudade de ouvir o som do motor das Alfas, obrigado.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Caro Joaquim
Como sempre mais uma das suas boas histórias.
Não sei se foi nessa, mas Heitor Peixoto de Castro, grande amigo que correu algumas vezes por nossa equipe, nos contou uma passagem engraçada de seu irmão Sérgio Palhares Peixoto de Castro e sua Berlineta exatamente neste circuito.
Ele disse : Sérgio vinha com a Berlineta quando viu numa curva, na calçada, rente ao meio fio, um vendedor de biscoitos de polvilho, chamado aqui no Rio de “Mentira Carioca”, aquele que é vendido no Maracanã e hoje também nos sinais de trânsito.
Pois bem, ele deu uma entortada com a Berlineta, acertou em cheio o saco de biscoitos, disse que voou farinha de polvilho pra tudo que foi lado, parecia programa do Chacrinha quando jogava farinha no público.
Tempos agradáveis de brincadeiras inocentes.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Stephan:
muito legal o video. Pena que aí, como cá, as arquibancadas ficam às moscas hê? Uma pistinha bem travada, porém uma delícia para pilotar. Andar na reta qq um anda, basta ter coragem de acelerar, mas,…fazer curvas ô coisa boa…Aí, pelo menos, aparentam estar bem cuidados. Em compensação, cá na terrinha, qta diferença. Tudo caindo aos pedaços. Uma lástima.E vamos vivendo das lembranças. Ainda bem que os matuzas estão mantendo as memórias ativas. A minha, foi pro vinagre faz tempo. Maldito alemão que insiste em entrar em minha cabeça….Como diz meu filho, estou com problemas de junta. “junta tudo e refaz o layout” valeu…sorte sempre.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Mais uma história fantástica de Mestre Joa, como sempre contando muito bem… e é bem como o Caio falou, lia cada parte do texto e imaginava a gente no farnel ouvindo o mestre contando… aliás, fiquei imaginando a zona que deve ter virado, quando até ônibus de passageiros entraram no circuito para dar uns pegas, hehehehe…

Fosse hoje aqui em Sampa, diriam que é coisa do PCC… sinal dos tempos…

Stephan
Stephan
16 anos atrás

Vou dar in link para voces acompanharem esta pista aqui em New Hampshire:
http://www.giubilee.com/
clicar no EVENTS e depois CLICAR no TIME TRIALS e depois clicar no ”

Click here to view a video clip of an Alfa GTV doing more than a lap of the course!”
Esta e minha Alfa na pista.
Pista tem 1,6 km de traçado muito tecnico e com varios graus de dificuldade sem muito tempo para pensar entre uma curva e outra.
Disfrutem!

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Stephan:
Sabe ‘inveja boa?’, é como me sinto pensando no que vc faz por aí. Em contrapartida, por aqui, está uma draga daquelas meu amigo. Hoje, domingo, o “grande” evento é uma corrida de caminhões no Templo. Arrasta muita gente, porém, a maioria, é público corporativo, nem sabem o que estão fazendo por lá.
O consolo é que sábado que vem, teremos mais uma (a última) prova de super classic, (antes do fechamento da pista para as reformas para a F1),onde o pessoal corre pelo prazer da coisa. Um bando de abnegados isso que é.
Abraço e sucesso

Stephan
Stephan
16 anos atrás

Sergio: “Os lerdos da época achavam que ser \\”bacana\\” era fugir da PM. Hoje , o resultado, é essa falta de civilidade no transito. Que alguém nos proteja desses insanos.”
SITUACOES TOTALMENTE DIFERENTES mon camarade!

Zuquim
Zuquim
16 anos atrás

Mestre J:
Após ler quatro vezes a sua coluna de hoje, humildemente reverencio tua perspicácia e a já conhecida e folclórica memória.
Também aguardo o livro.
Saudações!

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

Os lerdos da época achavam que ser “bacana” era fugir da PM.
Hoje , o resultado, é essa falta de civilidade no transito. Que alguém nos proteja desses insanos.

Stephan
Stephan
16 anos atrás

Grande Lito! Grande abbbrrraço para voce! Acabei de falar com Ricardo sobre este blig e ele estava ainda hoje vendo as nossas fotos dos velhos tempos de fusca.

Zuquim: Este Kleber que vc conhece nao é o mesmo que eu conheço.

Grande Lito, que bom “ouvir” de voce!

Lito Cavalcanri
Lito Cavalcanri
16 anos atrás

Bons, maravilhosos tempos. O Stephan era um dos meninos que curtiam o Trevo dos Estudantes, aquela séria de curvas que encerrava o circuito do Aterro. Era, para nós, a consagração dos melhores . Quem viu Júlio Penafiel, Gustavo Machado, Paulinho de Santa Tereza, Ricardo Cosac, Tony Rocha e outros absolutamente de lado, pé no fundo e volante totalmente ao contrário, não se esquece do que é controlar um carro em plena derrapagem. Quem viu sabe do que estou falando. Pura arte. Mais ainda em dias de chuva. Velhos, bons tempos. Pardons par le peu. Eu vi.

Stephan
Stephan
16 anos atrás

Trata-se de minha Alfa Romeo GTV-2000 (ano 1973) numa corrida de time trial que tive aqui no circuito da New Hamshire International Speedway. Sou instrutor de um clube de time trial e corremos em pistas famosissimas: Watkins Glen (corremos em Abril onde ganhei na minha categoria e ainda bati o recorde na pista nova de mais de 5 segundos), Mont Tremblant, Mosport, Lime Rock.
Proxima corrida é na semana que vem em Calabogie, uma pista nova perto de Ottawa, no Canada.
Depois mando info para o Gomes – ele sabe da minhas peripecias.
link do clube: http://www.comscc.org

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Stephan:
vc me mandou um mail com o meu comentário aí de baixo (o primeiro) e uma foto pendurada. dá pra explicar quem, qdo e qual corrida tem a ver com ela? lindona a bichinha hein?
Gostei da bandeirinha no farol…abraço

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Kapetta:
Na ponta da praia, voltando pelo canal 6, assisto de camarote. Com o Papa prefeito? duvido. Ele é bom em cãominhadas….E o circuito sugerido, apesar de interessante, é inviavel., pela afluencia natural das pessoas. Aquario, Museu da Pesca, onde está a ossada da baleia, avenidas relativamente estreitas. Não funciona…Talvez pelos lados do Porto poderia haver um circuito. Mas, qual o quê! sonhos de uma tarde fria…

Stephan
Stephan
16 anos atrás

Ola Zuquim: Kleber Mansur nao sei se faleceu pois moro no exterior ha muitos anos.. mas este era um grandao que correu D-1 de VW, depois fez 25 horas com Ricardo Cosac e Tony Penha num Chevette e depois correu de Maverick e Formula V.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Mestre Joa, a pena de ler essa história e não de ouví-la, é que ao seu lado você arrasta uma história dentro da outra dando uma seqüência impagável!

Parabéns e obrigado!

Zuquim
Zuquim
16 anos atrás

Stephan:
O Kleber Mansur a que você se referiu é filho do Capitão Mansur? Tinha um irmão chamado Remaclo? Se se trata do mesmo Kleber, foi muito amigo meu. Pena já ter falecido, assim como seu irmão.
Ambos muito loucos…

Kapetta
Kapetta
16 anos atrás

O período de “vacas magras” da economia brasileira destruiu o automobilismo dentro do Brasil . Entendo que isso poderia ser revertido, a médio prazo, com as corridas de rua, que seriam mais uma atração turística para as cidades chamadas “estâncias balneárias”, que no período de baixa estação (fora do verão) ficam carentes de atrações. Desenhei dois circuítos de rua, um para Santos e outro para São Vicente, próximos a orla da praia, onde poderiam ser realizadas provas de Superclassic, por exemplo… o Circuito de São Vicente poderia até ser encurtado, pois apresenta duas pistas paralelas, na praia. Abaixo, deixo os links … http://flickr.com/photos/8445459@N08/504568748/
http://flickr.com/photos/8445459@N08/504568742/

Stephan
Stephan
16 anos atrás

Sou do Rio … e tinha 9 anos naquela epoca em 61. Meu avo me levou para este “evento” ainda on aterro nao estave totalmente completo. Andorinhas porque as Harleys eram azuis.
No começo dos anos 70 eu “treinava” no atterro para as vesperas de corridas de D-1 em Interlagos. Nossa equipe “Street Racing Team: tinha feras: Ricardo Cosac, Kleber Mansur, Toninho Rocha, Irmaos Penha, Otavinho Bulhoes de Carvalho (ele mesmo, filho do pai que fazia dinheiro), Roberto Cox, e outros da turma do posto Texaco na Rui Barbosa.
As andorinhas entao passaram a dirigir fusca “militrics” (acho que so Carioca entende esta, sao VW 1300 cc) pe-de-boi. eles vinham atraz da gente, nos davamos um cavalo de pau e saiamos pelos trevos a perde-los.
Treinavamos la especialmente na chuva para preparar para as garoas de SP. E para economizar pneus tambem.
Bela epoca. Hoje em dia nem pensando …
Obrigado pela reportagem!

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

ô Gomes,é off mas você percebeu que a Chrysler foi comprada por um grupo de investidores que encheram de membros do partido Republicano na diretoria da empresa?

Já pensou se fazem o mesmo no Brasil? Se os medalhões do PSDB ou do PT fundam um banco de investimentos e compram uma empresa?

Depois dizem que lá a coisa é mais limpa…

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Pô Joa! onde vc descobre essas histórias?..Eu me lembro de uma aqui em Sampa, começo dos anos 60 por aí, onde, a tuma ( ou seria melhor chamar ‘turba”), pegou um desavisado do antigo DET2, que andava de lambreta, fiscalizando o transito, deram um couro na ‘otoridade’ e jogaram a lambreta no rio Tiete. Alguém se lembra ou soube desse evento? Deu o que falar na época. A turma da Lapa/Pompéia não dava moleza não. Imaginem o que não aconteceria hj? Putz, tempos inocentes, apesar dos vandalismos meio inconsequentes, tal qual essa deliciosa história no Rio…Valeu Mestre.

VIRGO
VIRGO
16 anos atrás

Mestre Joa, a verve de sempre na lembrança de um tempo em que a vida era mais simples, e talvez mais divertida. Naquele temp se podia sair caçando algum carro da PM pelas ruas aqui de Sampa, sem correr o risco de ser chamado de terrorista!

abraço no amigo

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Já que não aconteceu nada de mais grave, deve ter sido bem engraçado. Eu me lembro dessas Harley-Davidson. Arrisco a dizer que são as mesmas até hoje.

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Fantastico!!!!
Joca, essa tem que por no livro.
Quando vai sair?